terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

STF diz que Barbosa não é amigo de Mahfuz

 

Uma foto do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ao lado do empresário Antonio Mahfuz...
 
Barbosa, num bar."
Joaquim Barbosa ao lado de Antonio Mahfuz
Joaquim Barbosa ao lado de Antonio Mahfuz
 

 

Uma foto do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ao lado do empresário Antonio Mahfuz serviu de combustível para ataques de petistas ao ministro. A imagem foi divulgada na página do Facebook do empresário, que se referiu a Barbosa como "justiceiro". Mahfuz vive há cerca de 15 anos nos Estados Unidos, após ter a prisão decretada no processo de cobrança de uma dívida superior a R$ 144 milhões com o Chase Manhattan Bank. Ele era proprietário de uma das mais tradicionais redes de lojas do interior paulista na década de 80.

No Twitter, o vice-presidente do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR), e até Delúbio Soares, condenado no processo do Mensalão, não deixaram a imagem de Joaquim ao lado de um foragido da Justiça brasileira passar despercebida.

A publicação da foto foi comentada com ironia pelo deputado petista: "Joaquim Barbosa tira foto em Miami com empresário foragido. Cadê os moralistas da mídia brasileira? Se fosse o Lula!", escreveu Vargas.

Delúbio Soares retuitou um comentário na rede social e deu destaque para a foto. "Antonio Mahfuz: 221 processos, prisão decretada, foragido do Brasil. Em Miami, com Joaquim Barbosa, num bar."

O advogado e ex-deputado federal pelo PT Luiz Eduardo Greenhalgh publicou pelo menos quatro retuítes em seu perfil sobre o assunto. "Barbosa em foto em Miami com foragido da Justiça Brasileira, Antonio Mahfuz, estelionatário que fugiu do Brasil...", dizia um dos comentários publicados.

"O empresário que aprontou aqui e depois fugiu para os EUA, poderia escapar da Justiça do modo mais simples: filiando-se ao PSDB. Pronto", retuitou a provocação Francisco Rocha da Silva, conhecido como Rochinha, que um militante histórico do PT. "Eu vejo o povo tirando foto com artistas, jogador de futebol, palhaços, Papai Noel, camelo, elefante de circo, etc", respondeu Rochinha a uma internauta.

Assessores do STF informam que Joaquim não é amigo de Mahfuz e que o ministro costuma atender aos pedidos para posar em foto com admiradores. "Ele não pede o RG de ninguém", disse um assessor.
 
 
 

No Congresso, provocação e cotovelada virtual em Barbosa

 

Petista André Vargas sugere vontade de agredir presidente do STF em mensagem

 

No Congresso, provocação e cotovelada virtual em Barbosa
"Ao lado de Barbosa, André Vargas repete gesto de petistas condenados no mensalão"
BRASÍLIA - Vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR) sugeriu ontem durante uma troca de mensagens pelo celular enquanto participava da cerimônia de abertura do ano legislativo que gostaria de dar "uma cotovelada" no presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que estava ao seu lado naquele momento.
 
Na troca de mensagens, o interlocutor do petista pergunta: "Ele puxou conversa com você?". Vargas responde: "Não". A pessoa lhe responde: "E aí? Não vai quebrar o gelo não? Nem um Olá? Pergunta pra ele se vai assinar a prisão do j. paulo?", numa alusão ao deputado condenado no julgamento do mensalão, João Paulo Cunha (PT-SP), que aguarda mandado de prisão. Vargas responde: "Da uma cutovelada (sic)". Procurado mais tarde pelo Estado, o deputado petista afirmou: "Não tenho nada a comentar, mas essa mensagem existe".
 
Ainda na Mesa Diretora da Câmara, onde se realizava a cerimônia, Vargas fez questão de repetir por várias vezes o gesto feito pelo ex-ministro José Dirceu e pelo ex-deputado Jose Genoino (PT-SP) quando foram presos, em novembro, em decorrência do mensalão: braço erguido com o punho fechado.
 
Vargas afirma que fez o gesto como forma de mostrar solidariedade a todos eles, uma vez que considera que o julgamento foi de exceção. O deputado petista disse ainda que Barbosa age com "sadismo" e de forma perversa com João Paulo Cunha, cuja ordem de prisão não foi expedida, embora a execução de pena já tenha sido determinada. "Parece que ele (Barbosa) está se comportando de forma sádica. Num dia, deu uma sentença negativa aos recursos do João Paulo. Esperava-se que ele já decretasse a prisão. O João Paulo veio para se entregar eventualmente, já que não teria outra alternativa. E ele não deu. Saiu de férias. E lá, das férias, criticou os ministros que não o fizeram. Em minha opinião, ele age de forma perversa ao se comportar desta forma. Deixou o João Paulo durante todo o recesso esperando o pior. É lamentável que aconteça (a prisão), mas é inevitável", disse.
 
Vargas não quis dizer se João Paulo deveria ou não ser cassado - três deputados condenados no mensalão renunciaram antes de ir para a prisão. "É uma decisão que vai ser da coletividade, do plenário. E com o voto aberto todo mundo vai saber o que cada um acha na hora de votar."
 
Dentro do PT, Vargas é um dos principais defensores dos condenados no mensalão. Ele integra a mesma corrente interna dos condenados: a Construindo Um Novo Brasil (CNB), a mesma também do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 

Casal em carro é atingido por tiros em Ceilândia, no DF

 

Dois rapazes atiraram 4 vezes; mulher não corre risco de morte. diz polícia.

Homem foi atingido na cabeça e tem quadro grave, segundo a corporação.
 

Carrp alvejado por tiros na QNN 3; casal foi baleado (Foto: Lucas Nanini/G1)Carrp alvejado por tiros na QNN 3; casal foi baleado (Foto: Lucas Nanini/G1)
 
Um casal foi baleado dentro de um carro na QNN 3, em Ceilândia, no Distrito Federal, no fim da manhã desta segunda-feira (3). segundo a polícia, o homem foi atingido na cabeça e levado em estado grave ao hospital. A mulher levou tiros no tórax e no braço e não corre riscos, segundo a corporação.
 
O crime aconteceu por volta das 11h30. De acordo com a polícia, duas pessoas passaram ao lado do carro, que estava parado, e atiraram quatro vezes contra o vidro do motorista. A dupla fugiu em seguida.

Por volta das 15h, o local estava interditado à espera da perícia. Segundo a polícia, após os disparos, o veículo desceu e atingiu uma kombi estacionada na quadra.

Os agentes não informaram as idades das vítimas nem se elas possuem ficha criminal. Segundo a polícia, o local é utilizado para venda se drogas.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/02/casal-em-carro-e-atingido-por-tiros-em-ceilandia-no-df.html

Sargento afirma que policias 'foram esquecidos' pelo governador.

PMs do DF anunciam recurso à decisão que pôs fim à 'tartaruga'

Categoria participa de audiência na Câmara dos Deputados nesta terça.
O vice-presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do
Distrito Federal, sargento Manoel Sansão, afirmou na manhã desta terça-feira (4) que a categoria vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça determinando o fim da operação tartaruga. A associação foi notificada no final da tarde desta segunda.
 
Segundo o sargento, os militares acatarão a ordem mesmo sem concordar com a decisão e, por isso, continuarão com a mobilização.

Ele afirmou ainda que os policiais "foram esquecidos" pelo governador Agnelo Queiroz. "[Os PMs] querem e vão mostrar a verdadeira cara deste governador que promete mas não cumpre e não honra com seus compromissos", disse Sansão.

Nesta terça, policiais militares favoráveis à operação tartaruga têm uma audiência pública marcada na Câmara dos Deputados com os parlamentares do DF. Na quarta (5), o grupo se reúne com parlamentares na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

'Gente do governo'
Na segunda, o vice-presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal afirmou que os policiais partirão para outra forma de manifestação após a decisão da Justiça pôr fim à operação tartaruga.

“Vamos acatar, porque a gente respeita a Justiça. Só que aí vamos partir para outras operações. Vamos abordar todo mundo, inclusive gente do governo que a gente sabe que está irregular. Vamos colocar a criminalidade no zero. Vamos encher as delegacias. Não é isso que o governador quer? Então pronto. Então vamos ajudar a sociedade. Já que o governador não tem compromisso com os policiais e bombeiros, nós vamos mostrar que temos com a sociedade”, disse.

Ele não disse quem eram as pessoas que ele chamou de "gente do governo" nem quais eras as irregularidades supostamente cometidas por elas. Na quinta-feira passada, durante reunião do governador com a cúpula da segurança, Agnelo classificou a manifestação dos PMs de "política".

Cartaz afixado em parada de ônibus na área central de Brasília (Foto: Raquel Morais/G1 DF)Cartaz afixado em parada de ônibus na área central de Brasília (Foto: Raquel Morais/G1 DF)
Operação tartaruga

 Sem reajuste salarial, PMs do DF deflagraram em outubro a "operação tartaruga", enfraquecendo o policiamento ostensivo para cobrar aumento do salário, reestruturação da carreira e pagamento de benefícios aos que estão em atividade e reformados. Neste fim de semana, o Tribunal de Justiça acabou o pedido do Ministério Público para que a operação fosse declarada ilegal. O descumprimento da decisão tem como pen multa diária de R$ 100 mil.

Na última sexta, o governador Agnelo Queiroz reuniu a cúpula da segurança pública do DF para pedir que eles cobrem da tropa o cumprimento das atividades. Também entre as medidas para diminuir a sensação de insegurança, ficou determinado que os oficiais iriam as ruas, atuando junto à população e fiscalizando as atividades dos praças.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/02/pms-do-df-anunciam-recurso-ao-fim-da-tartaruga-e-vao-ato-na-camara.html

Beltrame diz que ordens para ataques a favelas com UPP vêm de prisões

 

 
Um dia depois de mais um confronto entre criminosos e policiais em uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), que terminou com uma policial militar morta na comunidade Parque Proletário, no Complexo da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, disse nesta segunda-feira (3) que os recentes ataques a favelas ocupadas pela PM são ordenados de dentro dos presídios.
 
"Essa discussão deve considerar que armas não são feitas no Rio de Janeiro. Munição não é feita no Rio de Janeiro. Droga não é feita no Rio de Janeiro", afirmou Beltrame. "As ordens vêm dos presídios. Pessoas presas por crimes voltam rapidamente às ruas, porque há leis que legitimam isso [...] Hoje foi um dia complicado pra mim. Então, se se pretende discutir esse assunto, por que só as polícias do Rio de Janeiro têm que falar sobre as consequências dessas etapas que eu acabei de narrar?", declarou.
 
O comandante da Polícia Militar, coronel Luís Castro, afirmou nesta segunda-feira (3) que não há crise e que os recentes conflitos ocorridos em favelas ocupadas pela PM foram "casos pontuais".

Clique na imagem para ver em tamanho maior

  • Arte/UOL
"As UPPs não estão sob ataque. Se tivermos problemas, vamos atuar. Não vamos recuar", declarou Castro na Cidade da Polícia, em Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense, durante solenidade de posse do novo chefe de Polícia Civil, o delegado Fernando Veloso.
 
O secretário Beltrame também negou que as Unidades de Polícia Pacificadora estejam sob ataque, justificando que os locais onde houve confrontos com criminosos recentemente são muito populosos.
"Nós temos 36 UPPs, atendemos aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, são 9.200 policiais. Temos tido alguns incidentes, especialmente nas UPPs que têm mais de 100 mil habitantes, o que não é uma brincadeira. É maior do que 80% dos municípios brasileiros", afirmou.
 
O ataque ocorrido neste domingo, que resultou na morte da soldado Alda Rafael Castilho, foi classificado pelo secretário como "uma covardia". "Uma policial feminina de 22 anos, universitária, foi atingida pelas costas. Essa morte não foi somente dela. A sociedade foi atingida pelas costas, porque a sociedade quer o projeto e paga por ele. Esse incidente, sem dúvida nenhum, é muito triste", declarou Beltrame.
 
Sobre a situação da comunidade do Parque Proletário, onde morreu a soldado Alda Rafael Castilho durante um ataque de traficantes à sede da UPP local no domingo (2), o coronel Luís Castro afirmou que "aquele território agora é azul e branco".
 
"São as cores da Polícia Militar, são as cores do Estado. Não vamos recuar no domínio territorial armado. A nossa tarefa não fácil, o nosso trabalho é árduo, mas no final a gente vai conseguir alcançar a paz naquele local", declarou.
 
 

'PM cria monstros', diz ex-policial que defende desmilitarização

 

  • Darlan Menezes Abrantes, ex-soldado da PM que é a favor da desmilitarização da corporação Darlan Menezes Abrantes, ex-soldado da PM que é a favor da desmilitarização da corporação
Após ser expulso da Polícia Militar do Ceará em janeiro, acusado de distribuir seu livro intitulado "Militarismo, um sistema arcaico de segurança publica", dentro da Academia Estadual de Segurança Pública, o ex-soldado Darlan Menezes Abrantes, 39, voltou a criticar o atual modelo da PM e a militarização da corporação, da qual fazia parte há 13 anos. "Sou a prova viva de que esse sistema de segurança pública é falido" e "cria monstros", declarou, em entrevista ao UOL
  • A capa do livro de Abrantes, que defende a desmilitarização
"Quando eu era da cavalaria, fiz muitas coisas das quais me arrependo. Quando eu chegava em casa dizia para a minha esposa 'nossa, eu sou um monstro!'. O treinamento militar é opressivo, e faz com que o policial trate a população como inimigo, e não como um aliado", falou.
Para ele, a violência e os excessos cometidos pelos policiais nas ruas tem origem na opressão vivida pelos praças (PMs de patente inferior) dentro dos quartéis.
"Os oficiais têm poder total sobre os praças. Como uma polícia antidemocrática pode fazer a segurança de uma sociedade democrática? A PM tem uma estrutura medieval".
Ampliar

Veja cenas de violência policial e depredações em protestos pelo Brasil104 fotos

1 / 104
13.jun.2013 - Em São Paulo, policial militar atinge cinegrafista com spray de pimenta durante protesto contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, em frente ao Theatro Municipal, no centro da capital. Mais de 40 manifestantes foram detidos pela polícia .
 
Segundo Abrantes, "durante os treinamentos os superiores ficam dizendo que você não é nada, que você é um parasita. Lembro que na academia um superior me deu uma folha de papel em branco e disse: 'esses são seus direitos'. Aí quando o policial se forma, já é um pitbull."

PMs são investigados por agressões no CE

  • Jovens tiveram o rosto pintado pelos policiais
Para ele, o militarismo "serve para as Forças Armadas", e não para a segurança interna do país. "É preciso desmilitarizar a corporação e fundi-la com a polícia civil. A cada ano, a polícia perde de goleada para o crime organizado, e a solução está na modernização e desmilitarização da força".   
 
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará afirmou que à época do ingresso de Abrantes na corporação "a formação de policiais militares se dava pelo extinto Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM" e que o atual treinamento conta com um programa de formação cidadã, "trabalhando as concepções de cidadania, respeito aos Direitos Humanos e à diversidade étnica e cultural".

Expulsão

A controladoria da PM expulsou Abrantes "com base em vários artigos do Código Disciplinar e do Código Penal Militar", de acordo com o tenente-coronel Fernando Albano, porta voz da corporação. "Os atos praticados vão de encontro ao pudor e ao decoro da classe. Só isso que a PM tem a falar", disse ele.
 
A advogada do ex-soldado, Quércia de Andrade Silva, afirmou que já recorreu da expulsão e diz acreditar que a decisão possa ser revertida.  "Tem outro processo também na auditoria militar, mas que está ainda em fase inicial. Ele será ouvido pela primeira vez em maio. Estamos aguardando a resposta desse recurso [para possivelmente recorrer à Justiça comum]", diz Quércia.

Secretário de Transportes sugere policiais à paisana nos ônibus em SP

 

 
Como forma de coibir os ataques a ônibus em São Paulo, o secretário municipal de Transportes e presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Jilmar Tatto, sugeriu que policiais atuem à paisana dentro dos veículos de transporte coletivo. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Estadão nesta segunda-feira (3).
Ampliar

Ônibus incendiados em São Paulo em 2014                  

29.jan.2014 - Policiais ônibus que foi incendiado na zona leste de São Paulo, na noite desta quarta-feira (29). Com este caso, o número de coletivos incendiados na capital em 2014 sobe para 31 - mais de um por dia
 
"Nós temos conversado com a Segurança Pública no sentido de buscar uma ação efetiva de coibir essa ação, e uma das maneiras é colocar policial à paisana para pegar os bandidos que estão fazendo isso", afirmou.

Veja os Locais onde ônibus foram queimados em SP em janeiro de 2014

  • UOL
O secretário lembrou, sem citar data, que a Polícia Militar "já usou desse mecanismo, já colocou gente à paisana no passado". Na opinião dele, os policiais deveriam atuar nas regiões onde estão sendo registrados mais casos de ônibus incendiados.
 
De 1º de janeiro até hoje, 35 ônibus foram queimados em São Paulo, segundo a SPTrans, empresa responsável pelo transporte público por ônibus na capital paulista, e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Foram 42 em toda a Grande São Paulo.
 
"Nós esperamos que a polícia tenha competência no sentido de poder acabar com esse tipo de coisa ou inibi-la", afirmou Jilmar Tatto.

"Vai faltar ônibus na cidade"

Com os 35 ônibus queimados este ano, a capital registra média de um caso por dia. O número supera a quantidade registrada ao longo do primeiro semestre de 2013, quando 21 ônibus foram queimados na cidade. Em todo o ano passado, 53 ônibus foram incendiados em São Paulo.
 
"Se essa for a tendência, vai chegar uma hora que vai efetivamente faltar ônibus na cidade, tanto em função da renovação por exigência contratual como do ponto de vista dos ônibus que estão sendo queimados", disse Tatto.
 
Segundo o secretário, cerca de 1.000 ônibus e micro-ônibus são renovados por ano em São Paulo, para preservar a idade média da frota, exigida por contrato, de cinco anos.
 
Em resposta, a Polícia Militar do Estado de São Paulo disse tem se aproximado das "empresas de ônibus e terminais para conversar com todos os motoristas e cobradores para colher informações e dar instruções de segurança", além de ter colocado policiais militares à paisana (com escolta velada em viatura) acompanhando os ônibus nas linhas, de acordo com estratégia definida pela área de inteligência.
 

Apresentador da BBC se infecta com vermes para mostrar reação em documentário

 

  • Michael Mosley conseguiu desenvolver três tênias no intestino Michael Mosley conseguiu desenvolver três tênias no intestino
O médico e apresentador da BBC Michael Mosley se infectou com vários parasitas para compreender como eles afetam o corpo humano.

Mosley engoliu ovos de tênia, colocou uma sanguessuga no braço e tentou se infestar de piolhos, tudo para demonstrar os efeitos para um documentário da BBC.

Os vermes viveram no corpo dele por várias semanas, sem causar problemas de saúde.

Amostras de fezes coletadas em exames realizados durante a infestação serão usadas por cientistas para estudar os sinais da infecção pelo parasita.

Não é a primeira vez que Mosley resolve se transformar em "campo de testes" de seus experimentos. Ele já tomou o "soro da verdade", experimentou cogumelos alucinógenos e se submeteu à dieta do jejum, tudo para verificar os efeitos no próprio corpo.

Descoberta

Nesta última experiência, Mosley ingeriu três ovos de tênia obtidos de vacas infestadas no Quênia.

Semanas depois, o médico e apresentador engoliu uma microcâmera do tamanho de uma pílula, que passou pelos intestinos e transmitiu as imagens para um iPad.

Com as imagens, Mosley descobriu três vermes, de cerca de um metro cada um, presos à parede de seu intestino.
  • BBC 'Progresso' dos vermes foi acompanhado com microcâmera
"Quando vi os vermes pela primeira vez, estava em um restaurante indiano. Gritei: 'Caramba! Tem uma tênia em mim!' Os outros clientes pareciam muito surpresos", disse Mosley bem-humorado.

"Fiquei contente mas, ao mesmo tempo, foi horrível. Minha esposa também não aprovava a ideia. Mas eu disse para ela não se preocupar, este tipo de tênia é relativamente inócuo", acrescentou.

A tênia, nesse caso, uma Taenia saginata, pode ser transmitida de bovinos para humanos através da carne infectada.

No intestino, o verme pode chegar a ter dez metros de comprimento; ele se reproduz ao espalhar mais ovos através das fezes.

A infestação em geral não apresenta sintomas claros e Mosley não relatou efeito óbvios - a não ser o fato de ter engordado um quilo.

"Pode ser que o parasita tenha aumentado o meu apetite. Comi muito chocolate", afirmou.

"Ou seja, qualquer um que esteja pensando em se infectar com parasitas para perder peso, é melhor pensar duas vezes", acrescentou.

Apesar de parecer uma ideia absurda, existem cada vez mais evidências de que os parasitas podem trazer efeitos benéficos para a saúde em certos casos.

Eles estão sendo analisados para uso em tratamentos de alergias e doenças autoimunes, pois os parasitas parecem atenuar as respostas dos corpo a inflamações.

Mosley sofria de um caso mais leve de febre do feno (reação alérgica ao pólen de determinadas plantas), mas ficou decepcionado ao descobrir que os vermes não fizeram diferença nos sintomas do problema.

Sintomas precoces

Ao documentar suas experiências, o médico e apresentador espera ajudar cientistas da Universidade de Salford, em Manchester, que estão tentando identificar sintomas precoces de infestação por vermes.
  • BBC Mosley também colocou sanguessuga no braço
"Existem outras tênias que são muito ruins para humanos, especialmente a transmitida por suínos. Pode ir parar no seu cérebro e olhos", diz ele.

Se os cientistas conseguirem detectar as infecções a tempo, têm mais chances de tratar os pacientes. Mas, na maioria dos casos, a primeira pista da presença dos vermes só ocorre muito mais tarde, com a detecção de ovos nas fezes da pessoa infectada, por exemplo.

No programa, que será transmitido na Grã-Bretanha neste mês, Mosley também tentou se infestar com piolhos.

"Não fui bem-sucedido - eles não pegaram em mim", disse.

O médico e apresentador afirmou que a principal conclusão de suas experiências é que "parasitas, em geral, não são loucos por mim".

Outra conclusão de Mosley: não tente isto em casa.

"Não recomendaria comprar algo na internet e se infectar. Vai saber por onde (o verme) passou", disse.