quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Menina de 4 anos denuncia abuso sexual no primeiro dia de aula


O primeiro dia de aula na vida de uma criança é inesquecível. Porém, para uma menina de 4 anos, a data ficará marcada de maneira negativa. Depois de se divertir com os novos amigos, a jovem teria sofrido abuso sexual dentro da escola.

O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Guarujá e as investigações correm de maneira sigilosa. Procurada, a dona do colégio de Ensino Infantil disse que tudo não passou de uma confusão. E que o suposto estupro teria sido cometido por uma outra criança.

”Homem grandão”

O caso foi descoberto pela mãe da vítima logo após a criança chegar da escola. Ao questionar a filha sobre o primeiro dia na escola, ouviu dela o relato do abuso de quem chamou de um “homem grandão”. Com uma colher em punho, a criança mostrou à mãe o foi obrigada a fazer no homem.

Imediatamente, a mãe da criança voltou à escola, mas encontrou os portões fechados. Diante disso, correu para o DP onde registrou boletim de ocorrência de estupro de vulnerável.

O delegado Josias Teixeira de Souza afirmou que o caso está sendo apurado e momentaneamente nenhuma informação será dada.
 
http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/menina-de-4-anos-denuncia-abuso-sexual-no-primeiro-dia-de-aula-1.362913

Acusado de esfaquear duas pessoas na Enseada confessa o crime

 
Capturado sob a suspeita de ter esfaqueado duas pessoas, na Enseada, em Guarujá, na tarde de domingo, Joselito Lima do Nascimento, de 36 anos, confessou o crime. Viciado em drogas, o acusado afirmou à polícia que atacou as duas vítimas porque elas fumaram as suas pedras de crack.

Após a confissão, o delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior pediu a prisão temporária de Joselito, mas a solicitação não foi atendida e o acusado posto em liberdade no final da tarde desta terça-feira. A expectativa é de que o pedido seja atendido e a prisão cumprida ainda hoje.

Essa não é a primeira vez que Joselito tem problemas com a Justiça. Na sua ficha de antecedentes criminais, constam algumas passagens por furtos.
http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/acusado-de-esfaquear-duas-pessoas-na-enseada-confessa-o-crime-1.362888

Carreta derruba passarela sobre carros e deixa quatro mortos

 
Pelo menos quatro pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas após a queda de uma passarela, por volta das 9h15 desta terça-feira, na Linha Amarela, sentido avenida Brasil, na altura do bairro Pilares, zona norte do Rio. A estrutura desmoronou ao ser atingida pela caçamba de um caminhão. Dois carros foram esmagados pelo equipamento, que mede 4,5 metros de altura.

Testemunhas do acidente disseram que o caminhão basculante, que atingiu a estrutura, trafegava com a caçamba aberta. O tráfego de veículos de carga nos dois sentidos da Linha Amarela é proibido das 6h às 10h, e das 17h às 20h, em dias úteis, segundo a concessionária Lamsa. O caminhão trafegava na pista sentido Ilha do Fundão. Na porta da cabine do caminhão, há adesivos da empresa Arca Aliança e da Prefeitura do Rio.
 
N/A
Segundo testemunhas, caminhão que atingiu a estrutura passou com a caçamba aberta. Passagem era proibida
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), chegou há pouco ao local do acidente, localizado entre as saídas 4 e 5 da Linha Amarela. Segundo ele, é possível que o motorista do caminhão não soubesse que a caçamba estivesse levantada. O motorista ficou ferido no acidente. O prefeito não soube confirmar se a empresa Arca Aliança presta serviço para a Prefeitura do Rio.

Paes confirmou que pelo menos quatro pessoas morreram com a queda da passarela. Segundo ele, um dos feridos foi levado de helicóptero ao Hospital Estadual Alberto Torres, no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana.

"Nossa prioridade é prestar atendimento às vítimas para depois liberar a Linha Amarela, que é uma via expressa importante para a cidade", disse Paes.

O Corpo de Bombeiros identificou os quatro mortos no acidente. Adriano Pontes de Oliveira, de 26 anos, caminhava pela passarela no momento em que a passarela desabou. Ele acabou caindo dentro do rio que separa as duas pistas da via expressa. Celia Maria, de 64 anos, moradora de uma comunidade próxima, também estava andando pela passarela. Já Renato Pereira Soares Júnior estava dirigindo o Palio prata que foi esmagado pela estrutura. O quarto morto foi identificado como Alexandre de Almeida. Ainda não há confirmação oficial de que ele seja o motorista do táxi, também atingido pela passarela.
 
De A Tribuna On-line

Governo português contraria versão do Planalto e diz que já sabia da visita de Dilma

 
 
N/A
Dilma teria que parar nos EUA, mas foi a Portugal
Tratada como segredo de Estado pelo Palácio do Planalto, a passagem da presidente Dilma Rousseff por Portugal já estava confirmada e foi comunicada ao governo local na quinta-feira, o que contradiz o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, segundo quem a decisão de parar em Lisboa só foi tomada “no dia da partida” da Suíça, no sábado passado.

Dilma ficou na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial, de quinta-feira a sábado. Seu destino seguinte, segundo a agenda oficial, seria Cuba, onde está hoje. A presidente e sua comitiva porém, desembarcaram em Lisboa, onde passaram o sábado e a manhã de domingo. Jantaram em um dos restaurantes mais badalados da cidade e se hospedaram nos hotéis Ritz e Tivoli - 45 quartos foram usados. Nada foi divulgado à imprensa.

Após o jornal O Estado de S. Paulo revelar o paradeiro de Dilma no sábado, o Palácio do Planalto afirmou que se tratava de uma “parada técnica” não prevista. A versão foi dada primeiro pela ministra Helena Chagas (Comunicação Social), no fim de semana, e reiterada ontem por Figueiredo, em Havana.

Pela versão oficial, o plano era sair da Suíça no sábado, parar nos Estados Unidos para abastecer as duas aeronaves oficiais e chegar a Cuba no domingo. Mas o mau tempo teria obrigado a comitiva a mudar de planos na véspera e desembarcar em Lisboa.

Desde quinta, porém, o diretor do cerimonial do governo de Portugal, embaixador Almeida Lima, estava escalado para recepcionar Dilma e sua comitiva no fim de semana. Joachim Koerper, chef do restaurante Eleven, onde Dilma jantou em Lisboa com ministros e assessores, recebeu pedidos de reserva na quinta-feira.

O chef postou em uma rede social uma foto ao lado de Dilma no restaurante - um dos poucos de Lisboa a ter uma estrela no Guia Michelin, um das mais tradicionais publicações sobre viagens do mundo.

Mal-estar

A divulgação da parada em Lisboa aborreceu Dilma e criou mal-estar quando ela desembarcou em Havana. Ontem, o ministro das Relações Exteriores foi destacado para falar à imprensa sobre o assunto. Primeiramente, repetiu a versão oficial: “Havia duas possibilidades: ou o nordeste dos Estados Unidos, ou parando em Lisboa, onde era o ponto mais a oeste do continente. Viu-se que havia previsão de mau tempo com marolas polares no nordeste dos Estados Unidos. Então houve uma decisão da Aeronáutica de que o voo mais seguro seria com escala em Lisboa”.

Depois disse que cada um dos integrantes da comitiva presidencial que jantaram no Eleven pagou sua própria despesa. “Cada um pagou o seu e a presidenta, o dela, como ocorre em todas as viagens. Foi com cartão pessoal.”

A Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto se limitou a informar que, “por questões de segurança”, “não tece comentários sobre detalhamentos das equipes, cabendo apenas ressaltar que elas são compostas a partir de critérios técnicos e adequadas às necessidades específicas previstas para cada viagem”.

A ida de Dilma a Lisboa só passou a constar da agenda oficial da presidente às 13h50 de domingo, horário de Brasília, quase 24 horas depois de a presidente chegar à capital portuguesa. Naquela hora a presidente já tinha decolado em direção a Havana.

Oposição

Líderes da oposição classificaram o episódio como “mau exemplo” de Dilma. Criticaram o fato de a viagem não ter sido divulgada e o preço do hotel onde a presidente ficou. Na tabela, o pernoite numa suíte do Ritz custa R$ 26 mil. (Colaboraram Andreza Matais, Débora Álvares, Jamil Chade e Vera Rosa, enviada especial a Havana).
 
Estadão Conteúdo

Países não atingirão meta de melhorar a educação


 
O compromisso assumido por 164 países, entre eles o Brasil, de melhorar a qualidade da educação até 2015 não será atingido globalmente. A previsão está no 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O relatório registra, no entanto, que muitos países alcançaram avanços significativos.

O compromisso Educação para Todos traz seis metas que integram o Acordo de Dacar (Senegal), assinado em 2000. Pelo acordo, até 2015, os países devem expandir cuidados na primeira infância e educação, universalizar o ensino primário, promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens e adultos, reduzir o analfabetismo em 50%, alcançar a paridade e igualdade de gênero e melhorar a qualidade da educação.

As metas, no entanto, continuarão a ser perseguidas depois de 2015 e serão definidos critérios claros e mensuráveis e objetivos específicos de financiamento para a educação. “É vital que se coloque em prática uma sólida estrutura educacional global pós-2015 para solucionar problemas pendentes e, ao mesmo tempo, lidar com novos desafios”, acrescenta o relatório.

O pior resultado, de acordo com o documento, foi na meta de reduzir o analfabetismo entre adultos. Apenas 29% dos países conseguiram cumprir o compromisso. A paridade de gênero no primeiro nível do ensino secundário teve o melhor resultado - 70% dos países alcançaram a meta.

“Na medida em que nos aproximamos de 2015 e determinamos uma nova agenda a ser seguida, todos os governos devem investir na educação como um acelerador do desenvolvimento inclusivo”, ressalta o texto.
 
 
Agência Brasil

Neymar pai alega ter pedido ao Santos para vender o filho ao Barcelona

 
N/A
Neymar pai também atendeu perguntas da imprensa
Em pronunciamento na manhã desta terça-feira, na sede da NR Sports, em Santos, Neymar pai divulgou bastidores da transferência de seu filho para o Barcelona. Ele alegou que a família recebeu 40 milhões de euros (maio/2013-105.872.000,00) do Barcelona como espécie de garantia e pediu diretamente ao Santos para que seu filho pudesse acertar com o time espanhol.
 
Neymar pai disse que recebeu, inicialmente, 10 milhões de euros (maio/2013-R$ 26,4 mijhões) do Barcelona, como espécie de garantia, já que a preferência do filho era pelo clube catalão.
 
 Depois da negociação ter sido concretizada, recebeu mais 30 milhões.   "Não foi um pré-contrato", afirmou Neymar pai. Caso Neymar não fosse para a Espanha, ele teria de devolver o valor.
Apelo pela venda de Neymar
"Em junho de 2013, o Brasil já tinha escolhido seu herói. Eu, como pai e empresário, sabia que se perdêssemos a Copa com manifestações no Brasil os estádios seriam quebrados, e o vilão seria o Neymar. Por isso falei ao Laor (presidente do Santos à época) e ao Odilio (atual presidente): permitam que meu filho vá embora. Por favor, é um pedido de pai. Não quero sair com tudo ou nada, mas permitam que o negócio seja realizado. Ele podia sair por zero dinheiro em 2014, e eu teria mais de € 120 milhões sozinho, porque tinham propostas de outros clubes nesse valor. Espero que seja a última vez que eu tenha de vir às câmeras esclarecer isso. E que a torcida do Santos fique tranquila", disse.
 
Cabeça tranquila depois da negociação
"Eu pedi para o Barcelona quebrar a confidencialidade do contrato, mas é algo que existe para proteger a pessoa física e a família do Neymar. A gente não expõe valores, mas pedi ao Bartolomeu para abrir o contrato. Foi a primeira e a última vez na história do Barcelona que o salário foi divulgado. Não devo nada às Receitas da Espanha e do Brasil".
 
Por fim, Neymar pai explicou que não quer o nome do filho envolvido em mais rumores e especulações, por isso o motivo de seu pronunciamento. Ele alegou que fez a mesma coisa no ano passado, para que Neymar pudesse disputar a Copa das Confederações de cabeça tranquila, já que sua transferência ao Barcelona ocorreu pouco mais de 20 dias antes da competição na qual o Brasil se sagrou campeão.
 
O Santos alega ter aceito proposta de 17,1 milhões de euros do clube catalão. Pela divisão dos direitos econômicos de Neymar, o Santos ficou com 9,84 milhões de euros do valor total da venda do atacante.
A Tribuna on-line

Meninas são 54% da população fora da escola, aponta relatório

Agência Brasil
 
As meninas representam 54% da população mundial fora da escola. A situação é mais grave nos estados árabes, onde essa proporção é 60% e não sofreu alterações desde 2000. O desequilíbrio que prejudica as matrículas de meninas nas escolas é maior nos países de baixa renda. Os dados estão no 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Eliminar as disparidades de gênero na educação é uma das metas a serem cumpridas até 2015 pelos 164 países que assinaram o Acordo de Dacar (Senegal), durante a Conferência Mundial de Educação em 2000. De acordo com o relatório, em 2011 apenas 60% dos países atingiram esse objetivo no nível primário e 38% no nível secundário.

Nos países de renda média e alta, é mais comum haver equilíbrio entre os dois sexos. Nos casos de disparidades, a situação se inverte e prejudica mais os meninos quando se refere aos níveis da educação secundária, indica o relatório.

É o que ocorre no Brasil, onde há equilíbrio entre meninos e meninas na escola e a situação chega a ser inversa, explica a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero. “Felizmente, no Brasil não temos muito esse problema. Até temos uma inversão, as meninas chegam mais ao ensino médio que os meninos”, disse.

Quanto ao desafio de garantir o acesso das meninas à educação nos países árabes, ela lembrou que é possível adotar ações que contribuam para melhorar esse panorama. “Mesmo que se crie salas de aula só femininas, há mecanismos que podem ser usados dentro desses países, modificando aos poucos, respeitando a questão cultural e religiosa”, acrescentou.

O relatório destaca que além de garantir a presença das meninas na escola, é necessário que elas tenham igualdade no processo de aprendizagem. “A igualdade de gênero também pressupõe ambientes escolares apropriados, práticas livres de discriminação e oportunidades iguais para meninos e meninas desenvolverem seu potencial”.

O relatório traz dados que reforçam a importância da educação das mulheres. De acordo com o texto, se todas as mulheres completassem a educação primária, a mortalidade materna seria 66% menor. Oferecer educação secundária a elas nos países pobres reduziria o nanismo em 26%.