sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ministros-candidatos abusam da FAB para voos pré-eleitorais

Antes que seja tarde, os ministros pré-candidatos abusam do conforto dos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) em visitas às suas bases eleitorais.

De 20 a 22 de Dezembro pelo menos dois deles fizeram agenda de pré-campanha com desculpa de acompanhar programas.

Escolhido por Lula para disputar o governo de São Paulo, Alexandre Padilha (Saúde) fez seis voos. De São Paulo (Congonhas) para Ribeirão Preto, Marília, Guarulhos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, de volta a Guarulhos e dali para Brasília.

A agenda entrega Padilha: visitas para assinaturas de portarias e liberação de verbas, usualmente realizadas no gabinete. E visitas a hospitais e UPAs – onde recebeu aplausos, sorrisos e abraços.

Candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados – e até cotado para o Senado – Pepe Vargas (PT), do Desenvolvimento Agrário, voou para visitas a aliados em Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Segundo a assessoria, o ministro foi participar de cerimônia de entrega de diplomas de 700 alunos do Pronatec, e entregou máquinas agrícolas. As cidades supracitadas são parte de sua base eleitoral.

Não são poucos os ministros que têm utilizado os jatos da FAB semanalmente para agendas pessoais – uma prerrogativa do cargo. Depois que a Coluna citou o vaivém do ministro da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, apagado no cargo, em voos semanais de Brasília para casa, e vice-versa, ele passou a citar ‘A serviço’ ao requerer os jatinhos.

O Comando da FAB não pode fazer nada a não ser acatar as ordens do vaivém de suas excelências. O ponto positivo é que os pilotos acumulam experiência.

__________________
MADAMES AIR
Uma prova de como a FAB sofre sob a vaidade e comodismo dos ministros: Na noite de Domingo, 22, duas ministras vizinhas deixaram suas cidades de origem rumo a Brasília. Gleisi Hoffmann (Casa Civil) decolou de Curitiba às 19h15. Ideli Salvati, uma hora depois levantou voo de Florianópolis. Num simples telefonema as ministras poderiam negociar carona numa só aeronave e economizar o bolso do pobre cidadão, que além de custear a farra, sofre nos aeroportos lotados e dentro de aviões-gaiolas atrasados.

NATAL DOS MENSALEIROS 
A comida do presídio da Papuda, em Brasília, apesar da divulgação de que não teria menu especial de Natal, teve arroz, feijão, peru com farofa na embalagem de alumínio. A mistura na rotina dos presos é alguma carne de boi ou frango, e suco de fruta.

CHECK IN MINISTERIAL
O Ministério do Turismo , por portaria, criou fiscalização com poder para advertir, multar e até interditar hotéis que não prestarem bons serviços durante a Copa. O ministro Gastão Vieira, do Turismo, está inconformado com a baixa adesão de hotéis à classificação de estrelas criada pelo ministério.

http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2013/12/27/ministros-candidatos-abusam-da-fab-para-voos-pre-eleitorais/

Joaquim Barbosa autoriza prisão domiciliar por 90 dias para Genoino



O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, autorizou nesta sexta-feira (27) o ex-presidente do PT José Genoino a passar 90 dias em prisão domiciliar. Após o período, novos exames serão realizados para saber se o ex-deputado tem condições de cumprir o resto da pena num presídio ou terá de seguir casa. 

Os 90 dias concedidos por Barbosa serão contados a partir de novembro. Mas, como a íntegra da decisão ainda não foi disponibilizada, não está claro se o prazo será contado a partir do dia 15, quando ele foi preso, ou do dia 21, quando passou mal e teve de deixar o presídio da Papuda rumo ao IC-DF (Instituto de Cardiologia do Distrito Federal), onde passou por exames.
 
Condenado a 6 anos e 11 meses de prisão no processo do mensalão, Genoino está desde o dia 25 de novembro, quando recebeu alta do IC-DF, na casa de um familiar, em Brasília. O presidente do STF havia autorizado a permanência dele em prisão domiciliar até que pudesse avaliar o pedido de sua defesa, que quer o cumprimento integral da pena em casa. 

A opção da prisão domiciliar por 90 dias está de acordo com um parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Devido ao estado de saúde de Genoino, que é cardiopata e passou por uma cirurgia em julho, ele havia sugerido a Barbosa que mantivesse o ex-presidente em casa por três meses e depois fizesse novos exames para avaliar o ex-deputado. 

SÃO PAULO
A defesa do ex-presidente do PT enviou na quinta-feira ao STF um pedido para que ele pudesse ir para São Paulo durante o período de indefinição sobre seu pedido de prisão domiciliar. 

Tal pedido não foi deferido por Barbosa, que autorizou os 90 dias de domiciliar desde que o ex-presidente do PT fique em Brasília. 

 http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1390923-joaquim-barbosa-autoriza-prisao-domiciliar-por-90-dias-para-genoino.shtml

Empresário mineiro é identificado em vídeo de pichação da estátua de Drummond

A estátua de Drummond amanhece pichada no Rio no Natal

  • A estátua de Drummond amanhece pichada no Rio no Natal
Policiais da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) identificaram o jovem flagrado por uma câmera de monitoramento da Prefeitura do Rio de Janeiro enquanto pichava a estátua de Carlos Drummond de Andrade que fica na orla de Copacabana, na zona sul da cidade.

Ele foi identificado como Pablo Lucas Faria e também é suspeito de pichar a estátua de Zózimo Barroso do Amaral, no posto 12, no Leblon, e o monumento de Estácio de Sá, no Parque do Flamengo. Faria é empresário da cidade de Uberaba (MG) e foi identificado após uma pesquisa no sistema da delegacia.

De acordo com o delegado José Fagundes, as investigações continuam em andamento para localizar o suspeito. Ainda segundo o delegado, a mulher que aparece nas imagens foi identificada como sendo namorada de Faria, e é conhecida como Mel.
  • Divulgação/Polícia Civil Pablo Lucas Faria é empresário da cidade de Uberaba (MG) e foi identificado após uma pesquisa no sistema da delegacia
A imagem de Drummond foi pintada com uma tinta branca. A parte mais atingida foi a do rosto do poeta, mas também foram pichados o peito e as pernas da obra, que é um dos principais atrativos turísticos na orla carioca.

Os óculos do poeta também já foram alvo de vandalismo em oito oportunidades, a última dela em 12 de maio de 2012.  O reparo do acessório custa cerca de R$ 25 mil. 

A estátua, de autoria do artista plástico Leo Santana, foi instalada em outubro de 2002, em comemoração aos 100 anos do nascimento do poeta. Dois dias depois, o monumento amanheceu pichado.

 http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/12/27/empresario-mineiro-e-identificado-em-video-de-pichacao-da-estatua-de-drummond.htm

Procura-se uma praia: praticantes de nudismo buscam espaço no litoral paulista

A praia de nudismo mais próxima de São Paulo é Abricó, que fica na Praia de Grumari, no Rio de Janeiro

  • A praia de nudismo mais próxima de São Paulo é Abricó, que fica na Praia de Grumari, no Rio de Janeiro
A FBrN (Federação Brasileira de Naturismo) está em busca de um lugar no litoral paulista para virar a 9ª praia de nudismo no Brasil. Até hoje existem legalmente oito lugares à beira mar em que a nudez é permitida. Nenhum deles fica dentro de São Paulo --o Estado mais populoso do País, com 43,6 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e com a maior concentração de naturistas: cerca de 2.000 pessoas certificadas pela FBrN.

A praia de nudismo mais próxima, Abricó, fica no Rio de Janeiro. "Viajar até lá para praticar o naturismo não é muito prático e nem viável financeiramente", afirma Renata Freire, presidente do Conselho Maior FBrN e membro da entidade responsável por acompanhar o projeto Praia Naturista Região Sudeste. Moradora de Campinas (93 km de São Paulo), Renata afirma que seu grupo costuma se reunir mensalmente durante o final de semana em chácaras.

A necessidade de uma praia vem da própria definição de naturismo: um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social. Ou seja, sem apelo sexual. "Não há nada de sexo. Somos respeitosos com as pessoas e entre nós, gostamos de praticar esportes e curtimos a praia como todos gostam de curtir", diz Renata. Entretanto, não existe uma lei federal que assegure os direitos dos naturistas, eles são regidos por leis municipais. Geralmente, o pedido para transformar uma praia em naturista é feito às prefeituras. Depois disso, ela debate com a população e pode aprovar ou rejeitar.

Praias de nudismo pelo Brasil

  • Arte/UOL Conheça belas praias espalhadas pelo litoral brasileiro para curtir o verão bem à vontade
Praia Brava: negociações interrompidas
A procura por uma praia se dá após um projeto frustrado de transformar em naturista a Praia Brava, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Localizada ao lado da praia de Boiçucanga, trata-se de um espaço de ondas fortes, pouco frequentada principalmente por causa ao difícil acesso. Lá só se chega por uma trilha de 2 km, com subidas e descidas íngremes, ou de barco. Há quase quatro anos, grupos praticantes tentavam se introduzir na comunidade local e divulgar os princípios do naturismo. Entretanto, depois de um início próspero e de diálogos abertos, moradores se demonstraram contrários à ideia.

"Tivemos um bom início de contato com reunião com a associação e apresentação de vídeo mostrando nossa prática. Também visitamos a praia ao lado de um guia oferecido pelos próprios moradores que, inclusive carregaram lanches e bebidas para comprarmos na praia e fazermos um piquenique", diz. Entretanto, após a visita, os moradores locais não concordaram em dividir o lugar. Em dezembro deste ano, um grupo naturista de 24 pessoas, entre elas crianças, foi convidado a se retirar da Praia Brava.

Eliane Bortoluzzi, moradora de Boiçucanga, local próximo à Praia Brava, é uma das pessoas que são contra o nudismo na região. "Moro muito perto e frequento a Praia Brava com a minha filha adolescente. Também há muitos jovens que visitam e até passeios de escola, com crianças. Não sou a favor de se transformar em praia naturista", diz. Uma outra moradora, que prefere não se identificar, aponta outro motivo: "Esse é um parque estadual, uma reserva. A lei não permite nenhum tipo de atividade que não preserve o parque. Isso não pode mudar. Sou contra qualquer tipo de movimentação. As poucas pessoas que frequentam a trilha já deixam lixo."

Contudo, os naturistas encontram simpatizantes entre alguns moradores, principalmente os que trabalham com serviços de turismo, como Mauro Moreira, morador de Boiçucanga e proprietário do Porangaba Camping. "Acho que atrairia mais turistas, principalmente um público segmentado. Não é muita gente que frequenta a Praia Brava, pois não é fácil de chegar nela", afirma. O morador José Benedito dos Santos, que faz passeios de barco para o lugar, também apoia a causa. "Não acho que os naturistas prejudicariam. Frequentar a praia sem roupas, para mim, está tudo bem. Seria maravilhoso ver gente bonita numa praia linda", afirma.

A Prefeitura de São Sebastião se mantém imparcial. "A posição do município não está formada", afirma Marianita Bueno, secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião. Segundo Marianita, isso acontece por causa da falta de uma lei estadual --a praia pertence à área de proteção ambiental do Parque Estadual Serra do Mar. "Uma praia de naturismo exige a aprovação de uma lei numa Câmara Municipal e audiências públicas para debater com a população. Isso não aconteceu em São Sebastião", diz a secretária.

Questionada sobre a possibilidade do naturismo fomentar o turismo na região, Marianita se mostrou cética. "Queria ver uma pesquisa de outras praias de naturismo para saber o quanto aumentou o número de turistas. Nós recebemos 1,5 milhão de visitantes por ano em São Sebastião. Não sei se faria muita diferença um grupo pequeno de 20 frequentadores a mais", afirma. Diante do debate, a FBrN preferiu recuar e pausar as negociações. "Não desistimos, mas precisamos de um tempo em silêncio para podermos avaliar outros espaços que possam nos atender", diz Renata.
Ampliar

Evento com pelados propõe ignorar preocupações com o corpo13 fotos

Homens e mulheres entram nus no mar para nadar, em Sydney (Australia), neste domingo (17). Eles participam de evento que incentiva as pessoas a tentarem algo diferente e estimula que se joguem fora as preocupações com a imagem corporal William West/AFP

A praia perfeita

Orla tranquila, areia deserta, com poucos moradores e número pequeno de frequentadores. Se estiver cercada por costões, encostas de morros ou por árvores e mato alto, ainda melhor. O acesso um pouco mais difícil também é um quesito importante. "Geralmente, os frequentadores de lugares menos acessíveis não se incomodam com a nudez. Alguns são até adeptos de tomar sol de corpo inteiro", afirma Renata.

Antes de efetuar um pedido de legalização de nudismo a uma prefeitura, os grupos naturistas costumam frequentar as praias e conscientizar a população local sobre a prática do nudismo. "Visitamos e observamos a frequência da área e perfil dos usuários. Vamos entrando em contato e experimentando a nudez para verificar a aceitação", explica Renata. Somente com a aceitação dos moradores é feito o pedido à prefeitura.

"Também devemos ter um grupo de naturistas por perto que possa estar sempre pela praia. Se não marcarmos presença, os moradores que não aceitam a nudez acabam ocupando o espaço", diz Renata Freire. Por isso mesmo, ela está dando mais um passo em direção à primeira praia de nudismo de São Paulo. Ela está estruturando um grupo em São José dos Campos, cidade que fica mais próxima do litoral. 

 http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/12/27/procura-se-uma-praia-praticantes-de-nudismo-buscam-espaco-no-litoral-paulista.htm

Depoimentos de afegãs mostram a realidade dos casamentos forçados


A ONU Mulheres lançou um relatório sobre experiências violentas vividas por afegãs durante 30 anos, entre 1978 e 2008. Os depoimentos foram colhidos pela agência das Nações Unidas em sete províncias, incluindo Cabul e Kandahar.

Para a ONU Mulheres, o relatório "Como um Pássaro com Asas Quebradas" dá voz às civis afegãs que "foram negadas a um lugar na História". Nos depoimentos, elas relembram episódios de violência física ou sexual e falam sobre seu trauma psicológico.

Código Penal

A agência nota que as mulheres ficaram especialmente vulneráveis durante o regime Talebã, com medo de que seus filhos fossem sequestrados. Muitas afegãs contaram que não acreditam em justiça para os criminosos.

O cotidiano dos moradores do Afeganistão42 foto

Menina transforma rede destruída em balanço, na periferia de Cabul, capital do Afeganistão Ahmad Nazar/AP
 
Segundo a ONU Mulheres, pelo código penal do Afeganistão, estupros são muitas vezes tratados como adultério e tanto o responsável como a vítima podem enfrentar sanções criminais. Em alguns casos, as mulheres são obrigadas a se casar com o estuprador para "manter sua honra."

Medo

Outro destaque do relatório vai para os casamentos forçados. Uma mulher conta que aos 14 anos, foi obrigada pelo próprio pai a se casar com um homem de 65 anos. O pai tinha medo de que a filha fosse sequestrada pelo Talebã. O marido morreu cinco anos depois, a deixando com dois filhos.

Já uma moradora de Kandahar relata que aos 13 anos, foi vendida para um homem estranho para que seu pai pudesse saldar suas dívidas. Outra afegã foi obrigada a se casar com um comandante do Talebã.

Recomendações

Segundo a ONU Mulheres, metade das entrevistadas tinham entre 10 e 14 anos de idade quando foram forçadas a se casar. O relatório conclui que estupros e outras formas de violência sexual foram usados como arma de guerra e que o conflito exacerbou os casamentos forçados.

A ONU Mulheres pede ao governo do Afeganistão que ponha um fim imediato à cultura da impunidade e garanta que os autores de crimes de violência contra mulheres e meninas sejam responsabilizados por seus atos.

 http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/radioonu/2013/12/27/depoimentos-de-afegas-mostram-a-realidade-dos-casamentos-forcados.htm

Após fuga, Justiça manda fechar Fundação Casa de Caraguatatuba

Após a fuga de 53 adolescentes no último dia 18 de dezembro, a Justiça determinou a interdição da Fundação Casa de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Segundo a Vara da Infância e da Juventude, as instalações não têm condições e nem segurança para abrigar os internos. Na véspera de Natal houve outra briga, contida pelos agentes. Até esta quinta-feira, 41 jovens foram recapturados e levados para outras unidades da Fundação Casa no Estado.

A fuga aconteceu durante a noite e foi registrada por volta das 22h30. Até as 18h30 do dia seguinte,  23 deles já tinham sido recapturados. Grande parte dos menores foi recapturada por meio de denúncias no 190 de pessoas que perceberam movimentação estranha nas imediações e ou estranharam encontrar adolescentes com roupas (macacão na cor cáqui) sujas de barro.

Os internos fizeram uma rebelião na noite da fuga, quebraram paredes na unidade e fugiram pelo setor de lavanderia, após escalarem um muro de cerca de 10 metros de altura. Não houve servidores reféns e ninguém ficou ferido.

A Fundação Casa de Caraguatatuba foi construída há 4 anos e tem capacidade para 56 adolescentes.

 http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/ap%C3%B3s-fuga-justi%C3%A7a-manda-fechar-funda%C3%A7%C3%A3o-casa-de-caraguatatuba-1.357787

Defesa quer prisão domiciliar 'provisória' para José Genoino


O ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino pretende passar o Ano Novo com a família em São Paulo. A defesa de Genoino afirmou nesta quinta-feira, ao Broadcast Político, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, que vai entrar esta tarde com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele passe a cumprir prisão domiciliar provisória na sua casa no Butantã, na capital paulista. Ele está preso desde o dia 15 de novembro após condenação no processo do mensalão por corrupção ativa.

No dia 21 de novembro, o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, concedeu autorização provisória para que Genoino cumpra prisão domiciliar até que a Corte dê a palavra final sobre se a Penitenciária da Papuda, na capital federal, oferece condições para ele fazer seu tratamento de saúde. Desde então, ele está, segundo seu advogado Luiz Fernando Pacheco, na casa de um familiar em Brasília. No meio do ano, o ex-presidente do PT passou por uma cirurgia cardíaca.

Luiz Fernando Pacheco argumentou que foi o próprio Genoino quem manifestou interesse em voltar para São Paulo, na casa onde reside há 30 anos. Atualmente, segundo o defensor, está na casa de um contraparente em Brasília. Ele não quis revelar a identidade do hóspede do condenado nem o endereço onde o ex-presidente petista se encontra. A Vara de Execuções Penais informou que a localização de Genoino está sob sigilo.

"É um pedido particular dele. Ele está há muito tempo incomodado com essa indecisão sobre onde vai ficar", afirmou o defensor de Genoino. Segundo Pacheco, a intenção do seu cliente é ficar na sua casa, em São Paulo, até uma palavra final do STF. Se for mantida a prisão domiciliar, o ex-presidente do PT continuaria na capital paulista. Caso o Supremo rejeite o pedido, ele iria querer voltar a cumprir pena na Penitenciária de Brasília.

Domiciliar
Independentemente do pedido de transferência provisória para São Paulo, a decisão de Joaquim Barbosa sobre a concessão de prisão domiciliar definitiva deve ficar para depois das festas de fim de ano. Barbosa consultou as Varas de Execuções Penais em Brasília e São Paulo para saber delas se haveria condições do ex-presidente do PT cumprir pena em presídios em uma das duas localidades.

Em Brasília, a Vara de Execuções indicou que há condições para recepcionar presos com problemas de saúde. Em decisão do último dia 20, o juiz substituto Bruno Ribeiro mandou ofícios para a Secretaria de Saúde e para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário solicitando "que continuem envidando esforços no sentido de prestar aos sentenciados em cumprimento de pena no Distrito Federal a assistência à saúde e, em caso de necessidade a pronta transferência para a rede hospitalar de referência, sem prejuízo da estrita observância das recomendações clínicas que cada caso requer".
A Vara de Execuções de São Paulo, segundo apurou a reportagem, teria dado uma resposta evasiva.
 
http://www.atribuna.com.br/brasil/defesa-quer-pris%C3%A3o-domiciliar-provis%C3%B3ria-para-jos%C3%A9-genoino-1.357776