domingo, 3 de novembro de 2013

Jornalistas franceses são sequestrados e mortos no Mali

Dois jornalistas franceses foram encontrados mortos horas após terem sido sequestrados em Kidal, norte do Mali. 

Nota no site da rádio RFI, onde trabalhavam Ghislaine Dupont e Claude Verlon, afirma que os dois foram sequestrados por quatro homens após entrevistarem Ambeiry Ag Rhissa, líder do grupo separatista tuareg MNLA (Movimento Nacional de Libertação do Azawad).
AFP
Os jornalistas Ghislaine Dupont e Claude Verlon.
Os jornalistas Ghislaine Dupont e Claude Verlon.
"Quando eles saíram, ouvi um barulho estranho do lado de fora. Imediatamente fui checar e quando abri a porta, um homem de turbante apontou uma arma para mim e me disse para voltar", disse Rhissa à "Reuters" pelo telefone. 

Segundo o comunicado do Ministério de Relações Exteriores da França que confirmou a morte dos jornalistas, os corpos foram encontrados baleados a 12 km da cidade. 

Após um breve golpe de Estado em março do ano passado, o Mali entrou em grave crise política e social. 

Algumas semanas depois do golpe militar, rebeldes tuaregs aproveitaram para proclamar a independência do norte do país, mas foram derrotados por milícias de extremistas islâmicos ligadas à Al Qaeda, que tomaram o controle das principais cidades da região. 

Uma intervenção militar liderada pela França combateu as milícias, mas ainda há redutos insurgentes. 

Mesmo após a eleição realizada em agosto, os franceses mantém presença militar na área, ao lado de tropas do governo malinês e das missões de paz da ONU. 

O sequestro de estrangeiros, especialmente de cidadãos franceses, tem sido utilizado por grupos ligados à Al Qaeda que atuam no norte da África para bancar suas operações. 

Quatro dias antes do sequestro dos jornalistas, foram libertados quatro franceses sequestrados no Niger e mantidos reféns desde setembro de 2010 no Mali. 

 http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1366154-jornalistas-franceses-sao-sequestrados-e-mortos-no-mali.shtml

Sérgio e Rodrigo são o primeiro casal gay a oficializar a união no Uruguai

Foi na chamada Noite da Nostalgia, que acontece todo 24 de agosto no Uruguai, que Sérgio Miranda, 46, e Rodrigo Borda, 39, se conheceram naquele ano de 1999. 

Nessa data, véspera do feriado da independência do país, bares, boates e festas costumam tocar músicas de outras décadas. 

Os dois estavam em uma boate gay de Montevidéu e trocaram olhares no fim da madrugada. "Eram 5h e vi um sorriso que me encantou. Fomos embora juntos e, desde então, nunca mais nos separamos", conta Miranda à Folha por telefone. 

Dois dias antes de completar 14 anos daquele encontro, eles entraram em um cartório da capital uruguaia para se casar. 

Foram o primeiro casal gay a oficializar a união quando a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor no país. 


Diego Roche/Divulgação
O casal uruguaio Sergio Miranda (à esq.) e Rodrigo Borda em sua festa de casamento em uma boate gay de Montevidéu
O casal uruguaio Sergio Miranda (à esq.) e Rodrigo Borda em sua festa de casamento em uma boate gay de Montevidéu   
"Como nação, o Uruguai sempre foi de vanguarda. E o governo de Mujica [José Mujica] está conseguindo muitos avanços na questão dos direitos igualitários", diz Miranda. 

"A cena gay no país teve avanços significativos nos últimos 20 anos. Há mais tolerância, aceitação. Mas não significa que a sociedade daqui seja a mais mente aberta de todas." 

Ele, que dirige a revista "Friendly Map", voltada ao público GLS, afirma não ser militante. E conta que a decisão de se casar foi um o despertar de um lado romântico. "Eu pensei: Por que não? 

Um dia a gente precisaria de um contrato para algumas questões burocráticas", diz. "Comecei a imaginar a festa, o convite, o bolo..." 

Um dia, ele preparou o jantar e surpreendeu o companheiro com duas alianças de prata com pedras olho-de-tigre. Fez o pedido formal e Borda aceitou. 

A sonhada festa aconteceu em 10 de outubro, quase dois meses depois do casamento no civil. Teve bolo, champanhe e uma DJ animando a pista de dança da boate gay Il Tempo, palco da celebração para os 300 convidados, entre familiares e amigos mais íntimos. 

Borda escolheu um quimono de seda preta e um penteado estilo samurai. "Não queríamos nada convencional. Acho que deu pra notar [risos]", diz. 

Miranda optou por uma camiseta de paetês e um paletó preto e amarelo cheio de tachas pontudas. "Chorei o tempo todo. É lindo quando você sente as pessoas te mandando amor", diz Borda. 

No dia do registro, eles contam que se surpreenderam com a quantidade de fotógrafos que os aguardava na porta do cartório. 

"Não imaginava essa repercussão", diz Borda. "Não somos políticos, não somos militantes, mas acho que a visibilidade do nosso casamento pode ajudar de alguma maneira." 

Para Miranda, a certidão de casamento, na prática, não muda nada. "Outro dia tive de preencher uma ficha e pude escrever pela primeira vez: 'casado'. É como se aumentasse a responsabilidade", disse. 

 http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1365817-sergio-e-rodrigo-sao-o-primeiro-casal-gay-a-oficializar-a-uniao-no-uruguai.shtml

Delegação brasileira vai ao Uruguai expor oposição à legalização de maconha

Uma comitiva de autoridades brasileiras se reunirá na próxima semana com parlamentares uruguaios para adverti-los sobre os riscos que o país e a região correm com a legalização da compra, da venda e do cultivo de maconha, que estão prestes a serem aprovados no Uruguai, conforme informaram fontes legislativas. 

A delegação será encabeçada pelo deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), médico de formação, ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul e colaborador próximo da presidente Dilma Rousseff. Também integram o grupo Marcelo Dornelles, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Rio Grande do Sul, e Vitore Maximiano, secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça. 

"Terra se comunicou comigo porque no Brasil há uma opinião muito negativa sobre o projeto de lei de legalização da maconha, atualmente em estudo pelo parlamento uruguaio", disse à EFE o senador Alfredo Solari, presidente da Comissão de Saúde do Senado. A comissão, integrada por representantes da coalizão governista de esquerda Frente Ampla, pelo Partido Nacional (ou "blanco") e pelo Partido Colorado --os dois principais da oposição-- receberá na próxima terça-feira a delegação brasileira. 

"Nos pediram uma reunião para discutir os problemas do projeto e aceitamos com gosto", afirmou o legislador uruguaio. Solari, contrário à legalização da compra e venda de maconha, disse ainda que se o governo uruguaio atingir o objetivo de baixar o consumo a partir da flexibilização da oferta, seria o primeiro caso do mundo. 

O projeto de lei que legaliza o comércio e o cultivo de maconha no Uruguai será votado em meados de setembro no Senado, onde conta com os votos para aprovação devido à maioria governista. Dessa maneira, a lei poderia entrar em vigor antes de dezembro, segundo fontes legislativas. 

O projeto está sendo debatido na Comissão de Saúde, "mas já foi tomada a decisão de submetê-lo à votação perto do dia 15 de novembro, sem modificações e da mesma maneira que veio da Câmara dos Deputados. Portanto, após a aprovação do Senado, faltará apenas a ratificação presidencial.", afirmou recentemente à EFE o senador governista Luis Gallo, que também integra a comissão. 

Impulsionado pelo presidente José Mujica, o projeto legaliza a compra, a venda e o cultivo de maconha, além de estabelecer a criação de um órgão estatal regulador que se encarregará de emitir licenças e controlar a produção e distribuição da droga. 

Os consumidores registrados previamente poderão comprar maconha em farmácias habilitadas, até um máximo de 40 gramas por mês, ou cultivar em casa até seis plantas que não produzam mais que 480 gramas por colheita. 

Recentemente, o secretário geral da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada, informou à imprensa que, se a lei entrar em vigor como está prevista, o novo sistema poderá estar em marcha no segundo semestre de 2014. 

Calzada indicou que o preço da grama de maconha será o equivalente a um dólar para que "se possa competir" com os narcotraficantes e tirá-los do mercado, que é o objetivo principal do presidente Mujica. 

 http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1366160-delegacao-brasileira-vai-ao-uruguai-expor-oposicao-a-legalizacao-de-maconha.shtml

Brasileiro foi detido por incitar 'causa política'

Segundo o jornal britânico "Guardian", o motivo pelo qual o brasileiro David Miranda foi detido, em agosto deste ano no aeroporto de Heathrow, em Londres, teria sido o de promover "causas políticas ou ideológicas". 

Miranda é namorado do jornalista Glenn Greenwald, responsável pela publicação no jornal britânico "Guardian" das denúncias sobre o programa de espionagem do governo dos EUA. 

A agência Reuters, entretanto, cita informações da polícia e de documentos de inteligência que afirmam que o parceiro de Glenn Greenwald estaria envolvido com "terrorismo", tentando transportar documentos do ex-agente de inteligência norte-americano Edward Snowden. 

Após a sua libertação e retorno ao Rio, Miranda entrou com uma ação judicial contra o governo britânico exigindo a devolução dos materiais apreendidos com ele por autoridades britânicas e uma revisão judicial da legalidade de sua detenção. 

Um documento divulgado em uma audiência relacionada à ação de Miranda nesta semana afirma que "a inteligência [britânica] indica que Miranda provavelmente está envolvido em atividades de espionagem, com potencial para agir contra os interesses da segurança nacional do Reino Unido". 

Segundo a Reuters, uma nova audiência sobre a ação de Miranda está marcada para a semana que vem. 

ACORDO
Também consequência das informações vazadas pelo ex-técnico da NSA, Edward Snowden, o mal estar entre EUA e Alemanha pode ter um fim, de acordo com o jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung".
Segundo a publicação, os países estudam assinar acordo sobre espionagem. 

 http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1366219-brasileiro-foi-detido-por-incitar-causa-politica.shtml

Política do filho único gera tensão na China

Shi Hui tinha 46 anos quando uma gravidez tardia a pegou de surpresa. Mas ela já tinha um filho e, se tivesse o segundo, seria forçada a pagar uma multa pesada por violar a política chinesa de filho único.
Decidiu abortar. 

Passados dois anos, seu filho, de 21 anos, contraiu um linfoma que em poucos meses o matou. A perda devastou os pais e levou ao fim da união. Um ano depois, o casal decidiu se divorciar. 

O drama da secretária aposentada é um dos mais cruéis efeitos colaterais do sistema chinês de controle de natalidade, implantado em 1979 e em vigor até hoje. 

Conhecidas como "shidu" (filho perdido, em mandarim), as famílias chinesas que perderam o filho único formam um grupo amargurado de um milhão de pessoas. Segundo estatísticas oficiais, a cada ano, 76 mil casais se tornam "shidu". 

"O governo se preocupa com o crescimento da população, mas não pensa nas consequências da política do filho único para as pessoas", lamenta Shi, 50. "A vida era dedicada ao nosso filho. Quando ele morreu, sentimos que perdemos tudo." 

Desamparada, Shi buscou ajuda na internet e achou o grupo "Ninho Vazio", que dá apoio psicológico e material a casais que viraram órfãos do filho único. Hoje ela é voluntária do serviço. 

A professora de filosofia Xu Kun, fundadora do grupo, diz que desde 2006, quando foi criado, o serviço de apoio telefônico já recebeu mais de 35 mil ligações de pais. 

Ela explica que a carência não é só emocional, mas econômica. Pela tradição, o chinês tem o papel de cuidar dos pais na velhice. 

Num país em que quase metade da população não tem plano de aposentadoria, o filho é um investimento.
"Muitos asilos recusam pais que perderam os filhos porque eles não têm ninguém para servir como responsável", diz Xu. 

Recentemente, surgiu uma nova onda de especulações de que a política de planejamento familiar estaria prestes a ser alterada. Na semana passada, foram negadas pelo governo. 

Desde que foi implantada, a política sofreu algumas alterações. Pais que são filhos únicos podem ter um segundo filho. Nas áreas rurais, a permissão vale somente para os que têm uma menina primeiro. 

MULTA MILIONÁRIA
 
De forma geral, porém, a proibição é aplicada de forma severa, e quem a descumpre está sujeito a pagar altas multas, calculadas conforme a renda do casal. 

Mesmo para quem ganha pouco, a multa pode chegar a várias vezes o seu salário. 

Um caso recente movimentou as colunas de fofocas chinesas. A imprensa oficial noticiou que o cineasta mais famoso do país, Zhang Yimou, era investigado por ter sete filhos. Jornais locais estimaram que a multa poderia chegar a 160 milhões de yuans (R$ 59,2 milhões). 

Uma das críticas à política de filho único é que ela não se aplica aos abastados. A discriminação gera revolta e é um fator explosivo de instabilidade social. 

Há três meses, um homem matou a facadas dois funcionários da agência de planejamento de Guangxi (sul) ao ver negado o registro de seu quarto filho por não ter meios para pagar a multa. 

Em muitos casos, porém, mesmo quem tem condições financeiras de sobra respeita a lei, por ideologia ou para garantir a ascensão no serviço público ou numa estatal. 

O magnata do setor imobiliário Wang Jianlin, 58, recém-coroado o homem mais rico da China com uma fortuna estimada em R$ 49 bilhões, tem só um filho e ótimas relações com o Partido Comunista, do qual é membro desde os 22 anos. 

Mas não é preciso ter bilhões para romper o limite. Propinas a agentes do governo podem facilitar o registro do segundo filho. 

Muitas vezes basta saber usar o "guanxi", o jeitinho chinês de acionar uma boa rede de contatos. É o caso dos professores Sun Yong, 31, e Chen Yumei, 30, que têm um casal de filhos. 

Sem querer entrar em detalhes, eles contam que registraram a filha Beibei, 5, um ano mais nova que o primogênito, Jingjing, com a ajuda de conhecidos em sua província, Shandong (nordeste). 

A família destoa da paisagem dominada por filhos únicos e atrai olhares curiosos quando passeia pelo bairro de Pequim onde vive. "Muita gente acha que eles são gêmeos. Outros me param para perguntar: como conseguiram?" conta a mãe, Sun. 

 http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1366214-politica-do-filho-unico-gera-tensao-na-china.shtml

Justin Bieber é visto saindo acompanhado de boate erótica na zona sul do Rio


O astro teen Justin Bieber, 19, que chegou ao Rio na última sexta (1º) e se apresenta na cidade amanhã, foi visto saindo de uma famosa boate e sauna em Ipanema (zona sul) na noite de ontem, coberto por um lençol para proteger sua identidade e acompanhado de duas mulheres e de oito seguranças que tentaram impedir que o cantor fosse fotografado pelos papparazzi. A história foi relatada pelo site "Ego", que acompanhou o cantor até a entrada do lugar, e confirmada por funcionários do local ouvidos pela Folha

Bieber, que mais cedo havia aparecido na sacada do Copacabana Palace, onde está hospedado, e acenado para os fãs, teria chegado às Termas Centaurus no início da noite de ontem, com um grupo de cerca de dez pessoas. Após ficar algumas horas na boate, ele saiu às 20h54, coberto por um pano branco --imagens registradas pela agência Agnews mostram uma pessoa vestida de preto, com uma tatuagem grande no pulso esquerdo (mesmo local que Bieber tatuou). 

 
Justin Bieber deixa as termas enrolado em lençol branco
 
Os seguranças que o acompanhavam jogaram água nos fotógrafos para tentar impedir o registro; o vulto entrou em um carro e, na sequência, duas morenas saíram da casa noturna e entraram em outro veículo do comboio, também tentando esconder seus rostos. 

A Folha apurou com funcionários da Centaurus que o cantor permaneceu em uma área reservada durante todo o tempo que esteve no local. Fotos foram proibidas. Os funcionários da casa entravam no reservado para vê-lo e para servirem bebidas e salgados. 

A confusão chegou a atrapalhar o movimento da Centaurus. Quando decidiu ir embora, Bieber escolheu duas jovens recém-chegadas à casa. Na entrada da casa, diversos fotógrafos esperavam por ele. 

Essa não é a primeira vez que o cantor é visto numa casa de prostituição --segundo a revista "In Touch", Bieber gastou cerca de US$ 10 mil em uma casa do gênero recentemente, em Houston (EUA). 

 http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/11/1366161-justin-bieber-e-visto-saindo-acompanhado-de-boate-erotica-na-zona-sul-do-rio.shtml

'Apanhamos da mídia, ele vem de Rei', escreve Caetano em ataque a Roberto Carlos

O racha entre os artistas que compõem a Associação Procure Saber, noticiado neste sábado pela colunista da Folha Mônica Bergamo, chegou a seu momento mais explícito: Caetano Veloso, um dos integrantes do grupo (ao lado de Roberto Carlos, Gilberto Gil, Chico Buarque e outros), criticou publicamente a atitude de Roberto Carlos, que "só apareceu agora, quando da mudança de tom" na discussão sobre as biografias. 

Em texto publicado em sua coluna dominical no jornal "O Globo", o baiano também critica a participação do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, 56, nas ações do grupo. 

"Kakay é advogado de RC, não fala oficialmente pela associação. E RC só apareceu agora, quando da mudança de tom. Apanhamos muito da mídia e das redes, ele vem de Rei. É o normal da nossa vida. Chico era o mais próximo da posição dele; eu, o mais distante", escreveu Caetano. 

Kakay presta consultoria a Roberto Carlos na disputa judicial em torno das biografias e frequentou reuniões do grupo Procure Saber, que apoiou publicamente a exigência de autorização prévia para a publicação de biografias --uma posição que sempre foi defendida por RC.

AFP
Caetano Veloso (à dir.) critica Roberto Carlos (à esq.) em texto do jornal 'O Globo
Caetano Veloso (à dir.) critica Roberto Carlos (à esq.) em texto do jornal 'O Globo'   
Com a má repercussão gerada pela atitude do grupo, acusado de censura, entrou em cena um "administrador de crises" convocado por Kakay e por Dody Sirena (empresário de Roberto Carlos), que sugeriu uma nova abordagem do assunto --depois disso, Roberto Carlos deu uma entrevista ao "Fantástico", no último domingo (27), em que afirmou ser a favor das biografias não autorizadas, desde que houvesse "certos ajustes" à legislação vigente. 

"Hoje (sexta), leio que um administrador de crises sugere que a Procure Saber seja desfeita, já que a mácula de atitude de censores pode sumir das imagens dos artistas, (...) mas não da de uma associação. Bem, o mínimo que posso dizer é que justamente meu desprezo pela ideia de cuidar de minha imagem como quem a programa para obter aprovação é o mesmo que me leva a tender para a liberação das biografias e a olhar com desconfiança para o conselho do especialista", escreveu Caetano em sua coluna. 

COLUNISTAS DA FOLHA
 
Caetano também cita em seu texto três colunistas da Folha que trataram do assunto na semana passada.
"O artigo de Fernanda Torres na 'Folha' diz o que eu gostaria de dizer, se minha cabeça fosse centrada como a dela. Ela diz: 'Sou a favor da liberação'. Mas: 'Por outro lado, alguns limites merecem atenção'", escreveu o músico. 

Sobre Ruy Castro e sua coluna da última sexta ("Jabuticabas jurídicas"), que defendeu a necessidade de independência dos biógrafos e criticou as "jabuticabas jurídicas --filigranas inéditas em outros países--, na forma de 'ajustes' ou 'meios-termos', para no fundo deixar tudo como está", Caetano escreveu que ela "mostra, em termos simples, a inutilidade do novo discurso moderado". 

"Mais veemente do que ele, Jânio de Freitas, um jornalista de histórico glorioso, viu na recente virada estratégica um desrespeito pior aos princípios democráticos do que na radicalidade dos primeiros pronunciamentos: ambos, Castro e Freitas, veem sobretudo dissimulação. Para mim, ressalta o fato de que não há novidade conceitual nenhuma", escreveu Caetano. 

O compositor afirma ainda que "a discussão está longe de ter chegado a um termo" e que "se o tom unilateral que tomou a imprensa me causou alguma revolta, as notas e matérias que deixam entrever manobras suspeitas provocam considerável mal-estar". No encerramento do texto, disse que "apesar de toda a tensão, continuo achando que estamos progredindo". 

 http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/11/1366170-apanhamos-da-midia-ele-vem-de-rei-escreve-caetano-em-ataque-a-roberto-carlos.shtml

Medicina na Bolívia tem mais brasileiros que curso da USP

Em 2010, quando era professor de medicina na Universidade Cristã da Bolívia (Ucebol), o médico Ruben (nome fictício) recebeu a carta de um aluno brasileiro conhecido pelo apelido de Psicopata. 

 Ali estava escrito que o estudante havia tentado o suicídio no passado e que, caso Ruben o reprovasse pela terceira vez, seria o responsável pelo que viesse a ocorrer. 

A ameaça não evitou um novo fracasso, mas, no ano seguinte, para surpresa do professor, o Psicopata estava na cerimônia de graduação. 

"Não sei como se formou, mas é um perigo para quem cair em suas mãos", disse o médico à Folha

Cansado do baixo nível dos alunos brasileiros --a grande maioria nas faculdades privadas da cidade-- e de irregularidades, que incluem compra de notas, Ruben abandonou a sala de aula. 

Psicopata faz parte de uma verdadeira invasão de brasileiros nos cursos de medicina bolivianos. São cerca de 25 mil alunos em instituições do país vizinho, segundo a Embaixada da Bolívia no Brasil. 

Boa parte deles vem dos Estados próximos, como Acre e Mato Grosso, mas há alunos de quase todo o país. 

Esse contingente equivale a 23% dos estudantes de medicina matriculados no Brasil no ano passado --110.804 alunos, segundo censo do Ministério da Educação. 

O número de brasileiros estudando medicina na Bolívia é ainda 16 vezes maior do que os colegas que cursam na Universidade de São Paulo. 

Os brasileiros são atraídos para a Bolívia por dois grandes motivos: a ausência de vestibular --basta o diploma de ensino médio para fazer a matrícula-- e o custo baixíssimo das faculdades. 

Na Universidade de Aquino (Udabol), onde estudam cerca de 5.000 brasileiros, o estudante que pagar à vista desembolsará cerca de R$ 10.500 por cinco anos. 

Na Santa Casa de São Paulo, essa quantia não cobriria sequer três meses do curso --a mensalidade é R$ 3.940. 

Graduar-se, porém, não é simples. Formalmente, o processo dura ao menos sete anos. Inclui um ano de internato, três meses de trabalho obrigatório e aprovação no exame de graduação, feito fora da universidade. 

Depois, está a difícil volta ao Brasil: apenas 2,1% dos formados na Bolívia passaram, em 2012, no Revalida, exame federal para validar o diploma de medicina estrangeiro. 

"Aqui é o contrário, o vestibular fica pro final", compara a farmacêutica goiana Tatiane de Azevedo, 29, que no ano que vem estudará medicina na Udabol. 

 http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1366119-medicina-na-bolivia-tem-mais-brasileiros-que-curso-da-usp.shtml

Sala de irmão de ex-aliado de Kassab e secretário de Alckmin foi QG de grupo preso

O escritório que os quatro auditores da prefeitura usavam como QG para cobrar propina de incorporadoras foi alugado pelo irmão do deputado federal licenciado Rodrigo Garcia (DEM-SP). O grupo chamava o local de "ninho". 

Rodrigo foi secretário de gestão da prefeitura entre 2008 e 2010, quando Gilberto Kassab era o prefeito, e atualmente ocupa a secretaria de Desenvolvimento Econômico do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Ele foi um dos aliados mais próximos de Kassab até 2011, quando romperam. 

O irmão de Rodrigo, o empresário Marco Aurélio Garcia, confirmou ontem à Folha que aluga o escritório e emprestou-o no começo deste ano a Ronilson Bezerra Rodrigues, apontado como o líder do grupo pela Promotoria e Controladoria Geral do Município. 

Os quatro auditores são acusados de cobrar propina para reduzir o valor do ISS (Imposto sobre Serviço) que os imóveis novos têm de recolher para obter a autorização para serem ocupados. 

O QG era usado para fazer reuniões com empresários que tinham problemas tributários. Foi lá também que o grupo traçou estratégias para justificar o patrimônio de R$ 80 milhões que os quatro haviam acumulado assim que a corregedoria convocou-os para explicar a incompatibilidade entre salário e bens. 

Marco Aurélio diz que conheceu Ronilson por meio de advogados, que recomendaram-no para fazer consultorias contábeis e tributárias para as empresas que tem no sul do país. Ele é dono de uma rede de supermercados em Santa Catarina desde 2010. 

Ele conta que alugou o imóvel em 2010 para uma das empresas dele, a LBG Consultoria e Gestão, mas logo em seguida comprou a rede de supermercados. 

O escritório fica num edifício chamado Ouro para o Bem de São Paulo, na região central de São Paulo, e pertence à Santa Casa. 

O aluguel de uma sala de 25 metros quadrados custa cerca de R$ 500, com um condomínio de R$ 400.
O secretário Rodrigo Garcia nega ter qualquer relação com os quatro auditores da prefeitura. "Não sei onde é essa sala, nunca estive lá e não tenho relações comerciais com meu irmão", afirma. 

Ele diz que nunca se relacionou com os auditores, mas diz lembrar-se de Ronilson da época em que estava na prefeitura por causa do cargo que ele ocupava: o auditor foi subsecretário de Receita do município na gestão Kassab. O ex-prefeito não quis se pronunciar sobre o assunto. 

Marco Aurélio diz não ter relação comercial com o irmão nem com políticos.

 http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1366197-sala-de-irmao-de-ex-aliado-de-kassab-e-secretario-de-alckmin-foi-qg-de-grupo-preso.shtml


Quatro concursos públicos abrem quase 600 vagas no Estado de São Paulo

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que compreende os estados de (São Paulo e Mato Grosso do Sul), abre na segunda-feira inscrições para 260 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. Dessas, 17 são reservadas às pessoas com deficiência. Os salários são de R$ 4.635,03 e R$ 7.566,42, respectivamente.
 
Os cargos de nível superior destinam-se às áreas de Direito, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Engenharia (civil e mecânica), Informática, Medicina (cardiologia, ortopedia, e psiquiatria), Psicologia e Serviço Social.

> Acesse o Blog Sua Chance

As vagas de nível médio/técnico são para as áreas jurídica, de segurança, transporte, telecomunicações, eletricidade, contabilidade, enfermagem, informática e segurança do trabalho.
 
As inscrições seguem até 29 de novembro pelo site www.concursosfcc.com.br. As taxas são de R$ 65, (médio/técnico) e R$ 75,00 (superior). As provas devem ser aplicadas em 19 de janeiro em São Paulo, Santos e cidades do interior.

Conselho Regional de Química
 
O Conselho Regional de Química da 4ª Região, em São Paulo, faz seleção pública para 10 vagas. Os cargos de níveis médio/técnico e superior têm salários entre R$ 1.357,92 a R$ 5.108,95. As oportunidades são para Santos, São Paulo e cidades do interior do Estado.

Os cargos de nível superior são para as áreas de programação e rede, biblioteca, fiscalização e jornalismo.  Já as vagas de nível médio/técnico são para administração, manutenção predial (elétrica, alvenaria, hidráulica e pintura), financeiro, atendimento, RH, contabilidade, informática, entre outras.  As inscrições seguem até 1º de dezembro pelo site www.quadrix.org.br. A taxa varia de R$ 39,50 a R$ 54,50. As provas serão aplicadas na data provável de 15 de dezembro.

Emplasa-SP

 A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) divulgou edital de concurso público com 91 ofertas em cargos de níveis médio e superior.  As vagas de nível médio são para assistente administrativo e assistente técnico. A remuneração é de R$ 2.619,60. Os cargos de nível superior são para analista administrativo, analista de desenvolvimento urbano e regional, analista de geomática e analista jurídico. O salário é de R$ 3.734,92.

As oportunidades destinam-se à cidade de São Paulo, porém, há possibilidade de transferência.  As inscrições podem ser feitas até as 16 horas de 29 de novembro, pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 45,00 (nível  médio) e R$ 75,00 (nível superior). A prova objetiva está prevista para 2 de fevereiro de 2014, na cidade de São Paulo.
 
Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos divulga três editais de concurso público com 245 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. No edital 8/2013, são disponibilizadas 146 vagas na área da educação, sendo 20 para agente escolar e 10 para assistente de gestão escolar. As outras oportunidades são para docentes em Educação Básica, Educação Infantil, Ciências Físicas e Biológicas, Língua e Cultura Portuguesa e Educação Artística. Já no edital 9/2013, há 76 vagas para médicos de diversas especialidades.

Ainda, o edital 10/2013 tem 23 ofertas para as funções como agente de manutenção de automotores, ajudante de necropsia, operador de máquina, prático em farmácia, técnico de diagnósticos, enfermeiro e especialista (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, farmacêutico, médico veterinário e nutricionista).

O cadastro de participação está disponível em www.ibamsp-concursos.org.br, até às 23h59 de 12 de novembro. As taxas variam de R$ 39,00 a R$ 75,00. 
 
 http://www.atribuna.com.br/cidades/quatro-concursos-p%C3%BAblicos-abrem-quase-600-vagas-no-estado-de-s%C3%A3o-paulo-1.347553
 

Universitária de 18 anos baleada na Dutra morre após 4 dias internada


A estudante universitária Isabela Pavani Castilho, 18 anos, que foi baleada na cabeça na rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (SP), na noite de terça-feira, morreu na madrugada deste sábado.
 
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital Nipo-Brasileiro, onde a jovem estava internada, a morte cerebral da garota foi constatada às 2h48, após a realização de todos os exames protocolares. Segundo o hospital, a família da garota autorizou a doação dos órgãos de Isabela.
 
Universitária é baleada na rodovia Presidente Dutra

Isabela foi baleada na cabeça, por volta das 20h de terça-feira, na altura do quilômetro 215 da rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.´
 
Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Cristiano Razeck, os bandidos atingiram o carro da vítima, um Hyundai X35 blindado, na traseira. A garota então desceu do carro, pensando se tratar de um acidente, quando foi abordada.
 
A polícia ainda não sabe apontar a razão, mas dois disparos foram efetuados contra a garota. Um deles atingiu a universitária na cabeça.
 
Ao chegar ao local, os policiais não encontraram os assaltantes na região. A garota foi socorrida e encaminhada ao hospital Nipo-Brasileiro, na zona norte de São Paulo. Segundo o hospital, ela seguirá em observação por 48 horas, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Seu estado de saúde é gravíssimo.
 
O caso está sendo investigado pela delegacia de Vila Galvão, em Guarulhos. 
 
 http://www.atribuna.com.br/cidades/universit%C3%A1ria-de-18-anos-baleada-na-dutra-morre-ap%C3%B3s-4-dias-internada-1.347496

Assessor envolvido em fraude em São Paulo é exonerado


A Prefeitura de São Paulo exonerou, neste sábado, 2, o assessor técnico da pasta de Relações Governamentais, Fabio Camargo Remesso, um dos envolvidos na investigação sobre o esquema de pagamento de propina na gestão Gilberto Kassab. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da cidade. Filiado ao PMDB, o ex-chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS) foi indicado como operador de um esquema paralelo de desvio de Imposto sobre Serviços (ISS).

Na época em que atuava na Secretaria Municipal de Finanças, durante a gestão Kassab, segundo a investigação, Remesso integrou um esquema paralelo chefiado por Ronilson Bezerra Rodrigues, apontado também como o chefe da quadrilha que atuava desde 2007 na Prefeitura. Conhecido como Fabinho, ele é citado como operador de um esquema que ajudava a Construtora Alimonti a burlar o pagamento de ISS devido. Ele teria passado a atuar, conforme a apuração, com a empresa por ter mais "flexibilidade" em relação aos valores da propina.

Funcionário de carreira da administração municipal, Remesso assumiu, no início no ano, a chefia de gabinete da SMADS, cuja titular é Luciana Temer (PMDB), filha do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Em 26 de junho, foi exonerado a pedido. Com indicação do vereador Nelo Rodolfo (PMDB), ele assumiu o cargo de assessor técnico da Coordenaria de Articulação Política e Social, cujo titular é o petista João Antonio. Seu salário na pasta de Relações Governamentais era de R$ 19,9 mil. Ele era pré-candidato a deputado estadual, com base eleitoral na zona norte de São Paulo.

 http://www.atribuna.com.br/brasil/assessor-envolvido-em-fraude-em-s%C3%A3o-paulo-%C3%A9-exonerado-1.347497