quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mesmo identificado, ladrão foge após omissão da polícia em roubo no Centro

Se não bastasse a ousadia do ladrão, um funcionário de uma empresa localizada no Centro de Santos ainda teve que aguardar quase três dias para que a polícia realizasse perícia no local invadido e, enfim,  pudesse voltar ao lugar de trabalho. Ciente da situação, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que irá apurar o que ocorreu e sugeriu à vítima que prestasse queixa contra o atendimento.

O crime ocorreu na manhã de segunda-feira. Por volta das 7 horas, um homem, ainda não identificado, vestido com trajes sociais e com uma mochila nas costas, entrou em um prédio, localizado na Rua Brás Cubas. "Ele perguntou ao porteiro se tinha alguém no nosso escritório e, mesmo com a negativa, decidiu subir, pois disse que tinha a chave", relatou a gerente da empresa, que pediu sigilo.
N/A
"Tudo foi flagrado pelas câmeras de monitoramento. Ele ainda teve a ousadia de sorrir para uma delas"
Em seguida, segundo o relato, ele entrou no escritório e conseguiu ter acesso, após arrombamento, a uma das salas que ficam trancadas. "Tudo foi flagrado pelas câmeras de monitoramento. Ele ainda teve a ousadia de sorrir para uma delas", disse. A ação foi rápida e durou pouco menos de 10 minutos. "Ele levou  computadores e luma quantia em dinheiro de aproximadamente R$ 1 mil.

"O que nos deixou indignado foi a polícia", afirmou a gerente. De acordo com ela, que chegou ao escritório minutos depois que o ladrão saiu do prédio, houve omissão e até mesmo descaso. "A Polícia Militar demorou 20 minutos para enviar uma viatura. Quando chegaram, os policiais disseram que 'não podiam fazer nada e que estavam lá só para somar às estatísticas'".

Em seguida, ela foi orientada pelos soldados a ir até o 1º Distrito Policial de Santos registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que deveria encaminhar perícia ao local para iniciar as investigações. "Lá, eles me disseram que eu deveria ir até o 4º DP, na Avenida Conselheiro Nébias". A empresa fica distante quase duas quadras do Palácio da Polícia, no Centro, e o 4º Distrito mais de um quilômetro.

"Cheguei em outra delegacia e esperei mais duas horas para ser atendida. Fui orientada pelo delegado a preservar o espaço, que seria periciado ainda naquele dia", explicou. No entanto, como a empresa dela ocupa um conjunto inteiro no prédio, os funcionários tiveram que limitar o trabalho em somente um espaço. "Passou um dia, dois,  e chegamos ao terceiro já sem poder trabalhar direito", disse na quarta.

Em resposta, o delegado titular da Delegacia Seccional de Santos, Rony da Silva Oliveira, por meio da Secretaria de Segurança Pública, esclarece que a orientação é  registrar todas as ocorrências que cheguem aos distritos policiais, independentemente da sua circunscrição. "O caso será averiguado e, se for constatada irregularidade, serão tomadas as medidas cabíveis", afirmou.

Quanto ao atendimento prestado pela Polícia Militar, ainda segundo a SSP, a instituição solicita que a vítima compareça à sede do Comando de Policiamento do Interior 6 (Santos), na Ponta da Praia, para que sua queixa seja registrada formalmente e as devidas providências sejam tomadas.

Após a reportagem contatar a polícia, diante da situação, a Superintendência da Polícia Técnico-Cientifica informou que a perícia foi realizada às 14h30 desta quarta-feira, na presença da vítima. O atraso, no entanto, não foi justificado pela assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, apesar de ter sido questionada.
 
 http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/mesmo-identificado-ladr%C3%A3o-foge-ap%C3%B3s-omiss%C3%A3o-da-pol%C3%ADcia-em-roubo-no-centro-1.339668

Operação contra tráfico tem avião abatido e policial morto

Um policial federal foi morto na noite desta quarta-feira em Bocaina, no interior de São Paulo, durante um confronto com traficantes e um avião de pequeno porte foi abatido pela Polícia Federal. Fábio Ricardo Paiva Luciano foi baleado no peito, chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada na Santa Casa de Jaú, município vizinho a Bocaina. Já o avião, pegou fogo antes de aterrissar, em meio a um canavial. 
 
Na operação, policiais federais das delegacias de Bauru e Araraquara aguardavam em campana a aterrissagem de uma aeronave de pequeno porte em uma pista clandestina localizada em meio a um canavial às margens do quilômetro 136 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255). Com a aproximação do avião, integrantes da quadrilha que aguardavam a entrega de drogas e armamento em solo, perceberam a presença dos policiais e começaram a atirar.

Antes de tocar o solo, a aeronave foi alvejada por disparos feitos pelos federais. A Polícia Federal não informou quais armas e seus calibres foram utilizados na ação. Em meio ao canavial, o avião pegou fogo gerando um imenso clarão. De acordo com o delegado José Fernando do Amaral Júnior, ninguém foi preso até o momento e, além disso, agentes da PF de São Paulo foram chamados para reforçar a equipe. 
Há informações de que entre as armas usadas pela quadrilha haveria fuzis AR-15. No momento, mais de 100 policiais participam da operação que também conta com apoio de homens da Polícia Militar. Não há informações sobre outros feridos. A PF não confirma, mas há informação de que um novo tiroteio entre policiais e traficantes ocorreu já no início desta quinta-feira. Parte do carregamento da aeronave teria sido consumido pelas chamas.
O policial morto durante a operação trabalhada em Bauru, distante 84 km de Bocaina, onde residia há apenas um ano vindo da capital paulista. Ação semelhante

A região de Bocaina tem se mostrado importante ponto de pouso para o tráfico internacional de drogas. Em 21 de janeiro deste ano a Polícia Federal de Araraquara realizou operação semelhante naquela região.

Na ocasião, equipes da PF montaram campana no entorno de uma pista clandestina em meio a um canavial de Boa Esperança do Sul, município vizinho a Bocaina, e acionaram a Força Aérea Brasileira (FAB) para monitorar via radar o deslocamento da aeronave clandestina. A presença do avião da FAB chamou a atenção dos membros da quadrilha que estavam em terra e a aterrissagem foi abortada.
 
Houve troca de tiros e a aeronave que pertencia aos traficantes conseguiu escapar do cerco e foi perseguida pelo avião da FAB, mas ela conseguiu passar para o espaço aéreo do Paraguai.

Durante a operação um vereador de Bocaina foi preso suspeito de integrar a quadrilha de traficantes. Ele foi encontrado pelos policiais federais próximo ao local onde a quadrilha faria a entrega de drogas e armas contrabandeadas. A ação policial terminou em tiroteio e um homem de 26 anos foi morto. Na operação a polícia apreendeu armas, munições e dois carros.
 
 http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/opera%C3%A7%C3%A3o-contra-tr%C3%A1fico-tem-avi%C3%A3o-abatido-e-policial-morto-1.339621
 

Vacina brasileira contra dengue começa a ser testada no País em outubro


O Instituto Butantan, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantan, nenhum outro país tem uma vacina como essa.

A  vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantan, em 2010.

A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso.

Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos. “Os estudos lá mostraram que é uma vacina segura e que foi capaz de fazer com que as pessoas produzissem anticorpos contras os quatro vírus”, disse ele. O pesquisador explicou ainda que, nesses voluntários, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sensação comum para vacinas.


O cientista disse que, com base em estudos publicados no Sudoeste Asiático e nos Estados Unidos, pacientes com histórico de dengue  poderão receber a imunização sem risco à saúde. “No início do desenvolvimento da vacina lá [nos Estados Unidos], algumas pessoas receberam vacina monovalente, só de um tipo, e depois outra dose de um vírus diferente, para ver se quem já tinha o passado de dengue correria risco”, explicou.

Em uma primeira etapa dos testes brasileiros, que começam nesta semana, serão recrutados 50 voluntários da capital paulista, todos adultos saudáveis e que nunca tiveram dengue, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos. Eles vão ser imunizados em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
A próxima etapa vai incluir pessoas com histórico de dengue e a vacina será aplicada em dose única. Serão 250 voluntários da capital paulista e da cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado.

“Nós trabalhamos com a hipótese de que ela [vacina] será trabalhada em uma dose, mas nos primeiros 50 voluntários serão duas doses”, disse Precioso.“Os resultados de lá [Estados Unidos] demonstraram que a vacina já atua apenas com uma dose. Como ela vai ser, pela primeira vez, utilizada em uma região endêmica de dengue, vamos avaliar os dois esquemas [uma ou duas doses] e os dois tipos de população [já tiveram ou nunca tiveram dengue]”, acrescentou.

A terceira e última fase vai recrutar pessoas de diversas partes do país, de várias idades. “Ela vai gerar o resultado de que nós precisamos para solicitar o registro na Anvisa e, a partir daí, a vacina estará disponível”. A previsão dos pesquisadores é de que a vacina chegue à população em cinco anos.

 http://www.atribuna.com.br/brasil/vacina-brasileira-contra-dengue-come%C3%A7a-a-ser-testada-no-pa%C3%ADs-em-outubro-1.339755

Família recebe 200 sem-teto em banquete após cancelamento do casamento da filha


Foto: Jonathan Philips/NYDaily News

O cancelamento de um casamento, normalmente, causa raiva e desapontamento. Mas uma família da cidade norte-americana de Atlanta achou uma maneira de transformar isso em uma situação bonita. Carol e Will Fowler precisaram cancelar o casamento da filha Tamara, apenas 40 dias antes da cerimônia.

Mas em vez de lamentar a situação, tiveram uma ideia brilhante: chamaram 200 moradores de rua da cidade e ofereceram um banquete no mesmo local onde seria a recepção e festa de casamento da filha do casal. Para organizar essa operação, contaram com a ajuda de Elizabeth Omilami, da ONG Hosea Feed the Hungry. Elizabeth pensou que era um trote, tamanha a surpresa com a ligação dos Fowler.
 
A filha Tamara compareceu ao evento, batizado de Celebração do Amor da Família Fowler. Os Fowler pretendem repetir o jantar em 2014. 70% dos moradores de rua de Atlanta são crianças, então um palhaço foi contatado para animar o evento para as crianças presentes ao jantar. Sensacional, né? (vi no Yahoo EUA)

 http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/fam%C3%ADlia-recebe-200-sem-teto-em-banquete-ap%C3%B3s-203127979.html

Médicos criam nariz artificial na testa de paciente na China


























Um paciente na China vem passando por um tratamento inusitado. Após ter seu nariz danificado por uma grave infecção, Xiaolian, de 22, possui agora um órgão olfativo artificial na testa, que será transplatado futuramente para o lugar do outro.


O homem sofreu um acidente de carro em agosto de 2012. Após vários meses, uma infecção que não foi tratada corretamente corroeu a maior parte da cartilagem de seu nariz, impossibilitando assim a reparação completa.

(Foto: Reuters)

Desta forma, uma equipe do hospital de Fuzhou, na província de Fujian, optou por criar um novo nariz para substituir o antigo. Os médicos colocaram um expando de tecido da pele no formato do órgão na testa do chinês.

Já a cartilagem para a construção do nariz veio a partir de uma de suas costelas. De acordo com os cirurgiões, em breve o nariz já poderá ser transplantado. Taí algo que não se vê todo dia...

 http://br.noticias.yahoo.com/blogs/eita/m%C3%A9dicos-criam-nariz-artificial-na-testa-paciente-na-125918928.html