quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Acusada de integrar Black Bloc pode pedir asilo

Acusada pela Polícia Civil do Rio de envolvimento com o grupo Black Bloc, suspeito de incitar e cometer atos de vandalismo em manifestações, a universitária Maíra Cupolillo Alvarês, 22 anos, só voltará ao Brasil caso tenha a garantia de que não será presa, disse nesta terça-feira, 10, seu pai, o auditor da Receita Federal Ésio Alvarês. A jovem, estudante de Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense, viajou em 27 de agosto de férias para a Bolívia, e retornaria ao Brasil no próximo dia 17. 

"Antes de decidir se minha filha volta ou não ao País, preciso ter acesso às acusações contra ela. A polícia não diz nada, alegando que a investigação é sigilosa. Maíra nega que tenha a senha para administrar a página do Black Bloc. Ela apenas postava comentários, a maioria de cunho feminista e sobre corrupção. Temo que ela seja presa ao depor, como ocorreu com os outros acusados. Se ficar comprovado que Maíra está sendo perseguida por suas posições políticas, como criticar esse Estado corrupto, vamos pedir refúgio em outro país", afirmou Ésio Alvarês.

Segundo ele, a jovem já deixou a Bolívia e está em outro local da América do Sul. Ela estaria confinada num hotel, à base de calmantes. 

Na semana passada, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas de Maíra e seu pai, em Niterói, no inquérito que apura quem administra o perfil "Black Bloc RJ" no Facebook. Foram apreendidos computadores e pen drives. Alvarês diz que os policiais estiveram em sua casa porque Maíra, que costuma visitá-lo nos fins de semana, utilizou a internet em sua casa algumas vezes este ano.

No total, os agentes estiveram na residência de seis suspeitos. Detidos em casa, três jovens acabaram presos em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha armada e incitação à violência, após terem sido conduzidos à delegacia para prestar depoimento: Daniel Guimarães Ferreira, Henrique Palavra Vianna e Jahn Gonçalves Traxler. 

Outros dois menores também foram detidos no dia da operação acusados de atualizar o perfil "Black Bloc RJ" no Facebook, mas foram liberados após seus responsáveis se comprometerem a apresentá-los em juízo. Um deles é irmão de Daniel Ferreira, que também foi indiciado por corrupção de menores. Já Traxler também foi autuado por armazenar imagens de sexo explícito envolvendo menores, pois em seu computador foram encontradas fotos de crianças praticando sexo.

Na última sexta, 6, a juíza Simone Ferraz, da 27ª Vara Criminal, converteu em preventiva a prisão em flagrante do trio. O processo tramita em segredo de Justiça, mas o Grupo Estado teve acesso à decisão. "Chama a atenção desta magistrada à certeza de que a apreensão de armas brancas retráteis, máscaras contra gás lacrimogêneo, e artefatos cortantes, revestidos por pregos, conhecidos como `jacaré', capazes de causar não somente danos em bens materiais, como pneus de ônibus e viaturas policiais, bem como com potencialidade lesiva suficiente para dar causa a lesões corporais graves ou mesmo gravíssimas, dependendo do seu emprego (...). A apreensão de artefatos tais demonstra, no contexto dos autos, a preparação para os atos de graves contornos sociais os quais são nesta medida preparatória, investigados", diz trecho da decisão. 

 http://br.noticias.yahoo.com/acusada-integrar-black-bloc-pode-pedir-asilo-231000817.html

Número 2 Trabalho deixa cargo após operação da PF

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Roberto Pinto, pediu exoneração do cargo nesta terça-feira, 10, um dia após a Polícia Federal (PF) apontar o suposto envolvimento dele em esquema de desvio de verbas de convênios com uma entidade sem fins lucrativos. A informação foi confirmada pela pasta, que não deu detalhes sobre o pedido de Paulo Pinto, número 2 na hierarquia do MTE.

O ministro Manoel Dias (PDT) dará entrevista nesta terça às 17h30 sobre as denúncias envolvendo alguns de seus principais assessores. A Operação Esopo, deflagrada nesta segunda-feira, 9, pela PF, desbaratou suposto esquema para fraudar parcerias da Pasta com o Instituto Mundial o Instituto Mundial de Desenvolvimento e da Cidadania (IMDC), baseado em Minas Gerais, mas com atuação em diversos Estados. Segundo a PF, os envolvidos assediavam funcionários públicos para obter convênios, cujos serviços eram superfaturados ou nem sequer prestados. Há suspeita de que R$ 400 milhões possam ter sido desviados.

Segundo o inquérito, Paulo Pinto teria favorecido o IMDC ao determinar à Controladoria-Geral da União (CGU) que o retirasse da lista de entidades proibidas de receber recursos federais, embora inúmeras irregularidades já tivessem sido atribuídas ao instituto. O secretário-executivo foi conduzido pela PF a prestar depoimento, e liberado em seguida. Assessor de Manoel Dias, Anderson Brito foi preso. A PF diz que ele recebeu propina para favorecer o IMDC no Trabalho, fazendo gestões para que recebesse verba pública. 

 http://br.noticias.yahoo.com/n%C3%BAmero-2-trabalho-deixa-cargo-opera%C3%A7%C3%A3o-pf-200100837.html

Morte de garota de 8 anos movimenta ativistas em torno do Iêmen

 ThinkStock

A morte de uma garota de oito anos no Iêmen, após a lua de mel com seu marido de 40 anos, movimenta ativistas e parte da comunidade internacional. Rawan foi vendida por seu padrasto por um saudita por cerca de R$ 6 mil e, no último sábado (7), morreu por conta de ferimentos internos no útero.

Ativistas de direitos humanos agora pedem que a família de Rawan e seu marido, que não teve o nome revelado, sejam responsabilizados e punidos pela morte da garota. Há também o pedido de que os países do Oriente Médio criem leis que proíbam o casamento de menores de 18 anos.

A mudança nas leis foi proposta em 2009, mas rejeitada pela ala conservadora dos parlamentares da Arábia Saudita, que julgaram a proposta como "não islâmica". Um ano depois, uma menina de 13 anos morreu após cinco dias de sangramento interno causados também após relações sexuais com seu marido, fruto de um casamento comprado.

Em entrevista ao jornal alemão Der Tagesspiegel, um ativista considerou o fato como "horrível e cruel".

 http://br.noticias.yahoo.com/morte-de-garota-de-8-anos-movimenta-ativistas-em-torno-do-i%C3%AAmen-185955350.html

Polícia pede quebra de sigilo telefônico de jovem degolada

Créditos: Divulgação
Jovem foi encontrada morta na Praia dos Sonhos

A Polícia Civil de Itanhaém, no Litoral Sul de São Paulo, pediu a quebra do sigilo telefônico da jovem que foi encontrada degolada em uma praia da cidade, no final do mês de agosto. O mesmo foi realizado em relação ao telefone do suspeito de matar a jovem. De acordo com a polícia, a ação pode ajudar a avançar nas investigações.

Ainda de acordo com os policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), uma segunda pessoa pode ter participado da morte de Solange dos Passos Pimentel, de 19 anos. Há uma semana, Felipe da Silva, de 23 anos, principal suspeito do crime, foi preso na Capital. De acordo com a polícia, o suspeito teria dito que estava na hora do crime, mas nega ter esfaqueado a jovem.

O caso
A jovem de 19 anos foi encontrada degolada no dia 29 de agosto, por volta das 11h, próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia dos Sonhos, em Itanhaém.

Solange dos Passos Pimentel estava desaparecida desde a noite de 27 de agosto.
Conforme o boletim de ocorrência registrado pela família da vítima após seu desaparecimento, a jovem teria mandado uma mensagem via celular para a família dizendo que estava bem, e que explicaria tudo quando voltasse. Depois disso, ela não deu mais notícias. 

Segundo exames preliminares no Instituto Médico Legal (IML), o crime teve requintes de crueldade. A jovem teve um dente arrancado e, além do corte, tinha marcas de cinco perfurações de 1 centímetro no pescoço.

Felipe está preso, temporariamente, por 30 dias. O acusado já tinha passagem por furto e respondia por estelionato.

 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=202890&idDepartamento=11&idCategoria=0

Pai e filho são vítimas de sequestro relâmpago no Embaré


Um homem e seu filho de 1 ano foram vítimas de um sequestro relâmpago no bairro do Embaré, em Santos. Os dois foram rendidos por ladrões armados quando saíam de casa. O crime aconteceu em plena luz do dia, na segunda-feira.

"Eu tinha acabado de colocar a criança no carrinho de bebê atrás e, de repente, vi os dois indivíduos passando e quando fechei a porta do carro, eles retornaram já com a arma na mão. A toda hora eu falava para eles terem calma, muita calma nesse momento, temendo pela vida até do meu filho que estava no banco de trás", disse o pai da criança, em entrevista à TV Tribuna, sem se identificar.

Um dos criminosos pegou o cartão de crédito do rapaz e tentou sacar dinheiro em um caixa eletrônico. O outro ficou dentro do carro com as vítimas. 

"Vi que ele tava aguardando o parceiro dele pra comentar que não ia conseguir sacar o dinheiro, pra ver se me levava ou alguma coisa nesse sentido. Vi que ele marcou bobeira ali com a arma no colo e aí peguei, tentei abrir a porta do meu carro e ele não me viu”.

Após a vítima sair do carro, o marginal arrancou com a criança dentro do veículo. Desesperado, o pai saiu gritando que tinham sequestrado seu filho e ele havia acabado de ser assaltado.

O carro foi encontrado minutos depois. O policial militar Agnaldo Santos conta que a criança estava na cadeirinha. Porém, foi retirada por populares no momento em que a polícia chegou ao local. Ninguém ficou ferido e por enquanto, ninguém foi preso.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=202909&idDepartamento=11&idCategoria=0