sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Polícia encontra bebê morto com mordidas de rato em Fortaleza

A Polícia Militar do Ceará encontrou, na manhã desta sexta-feira (23), em Fortaleza, um bebê morto e que apresentava mordidas de ratos. A criança foi encontrada dentro de uma residência no Bairro Bela Vista. Um dos membros do corpo havia sido comido pelos roedores.

De acordo com informações repassadas pelo Comando de Policiamento da Capital, a suspeita é de que a mãe, usuária de drogas, tenha saído de casa e deixado a criança sozinha, para consumir drogas. Ela foi levada para o 11º Distrito Policial.

O corpo do bebê será examinado para identificar se a casa da morte foi devido ao ataque de ratos.

http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nordeste/noticia/2013/08/23/policia-encontra-bebe-morto-com-mordidas-de-rato-em-fortaleza-438363.php

Empresa desenvolve equipamento para estudantes com baixa visão

A Bonavision – empresa fundada por um pesquisador da clínica oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – desenvolveu um sistema para que estudantes com visão abaixo de 30% ou subnormal – que enxergam em um campo de visão a até 20% do normal – possam enxergar de forma ampliada e com maior comodidade o que está na lousa e o que eles copiam no caderno, em sala de aula.

Resultado de um projeto realizado com apoio dos Programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI), da FAPESP, o equipamento é mais ergonômico e custa a metade do preço de produtos importados voltados para essa finalidade, afirma o oftalmologista José Américo Bonatti, um dos diretores da empresa.

“O preço de um equipamento importado é por volta de R$ 8 mil, enquanto o sistema que desenvolvemos custa R$ 4 mil e é mais ergonômico”, disse Bonatti à Agência FAPESP.

De acordo com o pesquisador, os equipamentos importados são compostos por uma câmera de vídeo com ajuste para longe e para perto, presa a uma base fixa com haste flexível para cima e para baixo e conectada a um monitor de computador ou TV – como uma webcam.

Para o estudante enxergar ampliado na tela do monitor com o equipamento, colocado sobre a carteira escolar, é preciso ajustar com a mão a câmera de vídeo para cima, em direção à lousa. Já para ver também de forma ampliada o que se está escrevendo, é preciso virar a câmera para baixo, em um ângulo de 90º, a fim de focalizar o caderno.

Ao retornar o foco da câmera de vídeo para a lousa e vice-versa, no entanto, perde-se o ponto em que se estava. “Se o estudante esquecer o que estava escrito na lousa quando estiver copiando, com a câmera focalizada no caderno, ele terá que direcioná-la novamente para a lousa e, com muita dificuldade, procurar o ponto em que estava antes. Isso desestimula o aprendizado”, avaliou Bonatti.

Nos últimos quatro anos, o pesquisador e sua sócia, a doutora em design pela Faculdade de Arquitetura da USP Fernanda Bonatti, estudaram uma forma de contornar esse problema. A solução a que chegaram foi um sistema com duas câmeras de vídeo com alternância, conectadas a um mesmo monitor.

A primeira câmera de vídeo do equipamento, voltada para a lousa, é presa a um suporte vertical fixo com haste flexível para cima e para baixo e para os lados, apoiado sobre a carteira escolar. Já a segunda câmera de vídeo, voltada para perto, desliza sobre um trilho de uma prancha para leitura e escrita desenvolvida anteriormente pela empresa.

A fim de alternar o uso das duas câmeras, sem que a primeira perca o foco da lousa e a segunda o do caderno, os pesquisadores desenvolveram um botão de controle que pode ser acessado pelo usuário no momento em que desejar.

“Com o botão de controle, o estudante pode alternar o uso das duas câmeras de vídeo na mesma tela. Quando estiver escrevendo e esquecer o que estava escrito na lousa, basta apertar o botão e a imagem exata do que estava copiando aparecerá na tela. Ao apertar novamente o botão, surgirá a imagem do caderno e assim sucessivamente”, exemplificou Bonatti. 
Sistema inclusivo

O equipamento começou a ser comercializado no início deste ano por meio do site da empresa. Além de possibilitar a alternância das câmeras e ampliar de dez a 15 vezes o foco para longe, outras vantagens do equipamento, segundo Bonatti, são a facilidade de uso e a inclusão do estudante com deficiência visual, dispensando a necessidade de ser acompanhado por uma pessoa em sala de aula para ler o que está escrito na lousa.

“Há casos de professores de estudantes com deficiência visual que têm de ficar ao lado do aluno para ler o que está escrito na lousa ou de estudantes que têm de ficar com o rosto muito próximo à lousa para ler o que está escrito e voltar para a carteira para copiar”, disse Bonatti. “As duas situações são extremamente cansativas”, avaliou.

O produto é o quarto lançado pela empresa. O primeiro, em 2008, foi uma lupa especial para leitura que amplia textos em sete vezes. Já em 2009, os pesquisadores da empresa lançaram uma prancha de leitura acoplada à lupa. Em 2011, desenvolveram uma versão eletrônica da prancheta, na qual se basearam para desenvolver o sistema com alternância de câmeras.

Assim como os outros equipamentos, o sistema foi desenvolvido para ser utilizado com treinamento mínimo do usuário, ressaltou Bonatti. “Procuramos desenvolver um sistema simples, que permite ao usuário memorizar o que está na lousa linha por linha ou mais linhas, dependendo da capacidade de memorização dele, e fácil de usar. Demoramos mais para desenvolver uma solução de uso simples do que para desenvolver a tecnologia em si”, disse Bonatti.

O pesquisador fez uma apresentação sobre sua experiência com o desenvolvimento de equipamentos de apoio à leitura para pacientes de baixa visão no dia 14 de agosto, durante a 5ª Semana de Propriedade Intelectual & Inovação, promovida pela Agência USP de Inovação.

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2013/08/23/empresa-desenvolve-equipamento-para-estudantes-com-baixa-visao/

Estudante brasileiro de medicina morre após explosão na Bolívia

O brasileiro Antonio Costa, 22 anos, morreu nesta quinta-feira em Cochabamba, na Bolívia, após sofrer queimaduras em uma explosão em seu apartamento no bairro Huanuni. Segundo o jornal boliviano Opinión, o jovem era natural de São Mateus do Maranhão e estudava medicina na Universidade Técnica Privada Cosmos (Unitepc).

A assessoria do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou a morte e disse que está prestando o apoio necessário à família. Costa sofreu queimaduras de terceiro grau em 97% do corpo após o incêndio provocado por vazamento de gás ocorrido na última quarta-feira no apartamento que alugava. 

Segundo o relatório preliminar, foi constatado um vazamento no botijão da cozinha. Como as portas e as janelas estavam fechadas, o gás se acumulou no apartamento. De acordo com o comandante e capitão Marcelo Sanchez, o "estopim ocorreu quando o estudante ligou o computador". 

O capitão disse que a cama, o computador e o corpo de Costa foram imediatamente queimados. Ele correu para o banheiro em busca de água, mas caiu devido às lesões sofridas. Levado ao hospital, Costa morreu no dia seguinte. 
 
 http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/08/23/estudante-brasileiro-de-medicina-morre-apos-explosao-na-bolivia/

Coreias selam acordo para retomar encontros entre famílias separadas

As Coreias do Sul e do Norte chegaram a um acordo histórico nesta sexta-feira para retomar os encontros entre as famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953), suspensos desde 2010 devido à tensão entre os dois países.

Os primeiros encontros entre as famílias acontecerão em 25 e 30 de setembro no monte Kumgang, situado em território norte-coreano e onde ambos os países compartilham um projeto turístico conjunto paralisado desde 2008.

Segundo o Ministério sul-coreano de Unificação, neste primeiro encontro participarão até 100 famílias de cada um dos dois países, que estão em estado técnico de guerra porque a Guerra da Coreia terminou com um cessar-fogo e não um tratado de paz.

"As duas partes chegaram a um acordo, além disso, sobre a necessidade de realizar outro encontro entre famílias em novembro", detalhou o porta-voz da Unificação, Kim Hyung-souk, em declarações divulgadas pela agência "Yonhap".

O acordo aconteceu após apenas um dia de reuniões, depois que hoje os dois países enviaram emissários à fronteiriça "Aldeia da Trégua" de Panmunjom com o objetivo de retomar este intercâmbio, bloqueado desde o final de 2010 por conta da piora das relações entre os dois países.

Para a Coreia do Sul, era prioridade poder retomar esses encontros, muito solicitados por cerca de 73 mil sul-coreanos com parentes no Norte, dos quais, além disso, 80% superam os 70 anos, segundo dados facilitados pela agência sul-coreana.

Enquanto isso, ainda falta saber quando as duas partes se reunirão para tentar resolver outro de seus assuntos pendentes como é o do projeto do Monte Kumgang, um complexo turístico dotado de hotéis, restaurantes, um campo de golfe e outras instalações do Sul, que permanece fechado desde a morte de uma turista sul-coreana em 2008 por disparos de um militar do Norte.

Apesar de Seul ter proposto 25 de setembro como data para realizar uma primeira aproximação em, Pyongyang mostrou sua preferência por acelerar as negociações e chegar a um acordo antes da primeira semana do próximo mês.

Ambos os gestos acontecem depois que na semana passada as duas Coreias acordaram, após sete rodadas de negociações, a histórica reabertura do polígono industrial conjunto de Kaesong, fechado por mais de quatro meses. 

http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/coreias-selam-acordo-para-retomar-encontros-entre-familias-separadas,ed00983c717a0410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Contratar cubanos como governo anunciou é irregular, diz procurador

Brasil fez acordo com Opas, que repassará dinheiro ao governo cubano.
Para procurador do Ministério Público do Trabalho, contratação fere a lei.

O procurador do Ministério Público do Trabalho José de Lima Ramos Pereira, que também é presidente da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes das Relações do Trabalho, afirmou nesta sexta-feira (23) que a contratação de médicos cubanos para atuar em áreas carentes no país nos moldes como foi anunciada pelo governo é irregular e "fere a Constituição".

Na quarta-feira o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, havia assinado  termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil. O acordo prevê, até o final do ano, a chegada de 4 mil médicos cubanos.

De acordo com o anúncio do ministério, o governo brasileiro pagará à Opas o valor equivalente à remuneração dos demais profissionais contratados pelo programa Mais Médicos (R$ 10 mil), e a organização repassará esse dinheiro para o governo cubano.

"A forma de contratar cubanos não se enquadra na Constituição Federal nem na legislação trabalhista. A CLT fala que o empregador é aquele que contrata, dirige e assalaria. Como é que você vai ter uma relação de trabalho instalada entre o profissional e o governo federal com mais duas intermediações [da Opas e do governo cubano]? ", afirmou o procurador José de Lima Ramos.
 
Para ele, a contratação seria "uma tereceirização piorada".

"Dificulta até mesmo o próprio profissional. Amanhã ele tem acidente de trabalho, vai falar com quem? Cuba? Aqui no Brasil? E outra: vai pagar quanto [de salário]? Quarenta dólares? Cem dólares? Existe um piso aqui no Brasil", afirmou.

Para o procurador, a contratação de médicos de outras nacionalidades dentro do programa Mais Médicos também não segue a legislação brasileira.

"O governo federal tem que contratar por concurso público. Isso está na Constituição Federal. O primeiro obstáculo é esse. Algumas situações há em que você pode contratar sem concurso. A lei permite por tempo determinado contratação sem concurso, em caso de calamidade, emergência, saúde pública. Mas tem processo seletivo, ou seja, o candidato é submetido a um processo seletivo. Vamos imaginar, tem um miniconcurso".

Se for isso que ele [governo] está anunciando, a gente vai ter que tomar iniciativa de mostrar ao governo que isso está errado. O governo vai optar por resolver judicialmente ou administrativamente. Iniciado o programa com esse formato, esse formato não atende a legislação brasileira, fere a Constituição."
José de Lima Ramos Pereira, procurador do Ministério Público do Trabalho
 
Ramos Pereira disse ainda que, se as contratações de cubanos e de outras nacionalidades for feita da forma como o governo anunciou, o Ministério Público do Trabalho vai questionar o governo por meio de um inquérito.

"Por enquanto ainda não houve nada na prática. Então a gente vai ter que esperar que ocorra, dar início ao programa. Se for isso que ele [governo] está anunciando, a gente vai ter que tomar iniciativa de mostrar ao governo que isso está errado. O governo vai optar por resolver judicialmente ou administrativamente. Iniciado o programa com esse formato, esse formato não atende a legislação brasileira, fere a Constituição", concluiu.

Comissão especial
O deputado Rogério Carvalho (PT-SE), relator da medida provisória do programa Mais Médicos, que está em análise pelo Congresso Nacional, afirmou que o questionamento do Ministério Público do Trabalho em relação ao regime de contratação de profissionais do  programa é válido e o tema pode ser levado para a discussão dos parlamentares.

Carvalho é o responsável pelo parecer que poderá alterar o Mais Médicos, caso o texto seja aprovado por deputados e senadores. Na próxima terça-feira (27), a comissão especial mista que discutirá a MP se reunirá para definir o cronograma de trabalho. O prazo para a aprovação do relatório pelo Congresso termina em novembro.

É importante o Ministério Público colocar essa questão para a gente trabalhar e encontrar mecanismos que impeçam ou diminuam a dificuldade dos gestores de maneira geral em situaçãoes como essa, que é emergencial e atípica. Não estamos falando de situação normal."
 
Deputado Rogério Carvalho (PT-SE), relator da medida provisória do programa Mais Médicos
"Faltam médicos em centenas de cidades, faltam milhares de médicos. O governo lança um programa em parceria com a Opas, validado por órgãos de cooperação internacional, com seleção de profissionais com competência qualificada, para exercer profissão em áreas que tem necessidade. É importante o Ministério Público colocar essa questão para a gente trabalhar e encontrar mecanismos que impeçam ou diminuam a dificuldade dos gestores de maneira geral em situaçãoes como essa, que é emergencial e atípica. Não estamos falando de situação normal", afirmou o deputado.

'Semiescravidão'
Nesta quinta, o Conselho Federal de Medicina divulgou nota em que critica a contratação de médicos cubanos. Na argumentação do CFM, "médicos cubanos que participam de missões estrangeiras vivem sem direito a liberdades individuais, em regime análogo ao de semiescravidão".

“Tais regras ferem a legislação brasileira e não podemos concordar com tratamento desumano em nosso país”, afirmou na nota o presidente do CFM, Roberto d’Avila.

O CFM também criticou também o fato de os médicos estrangeiros que forem contratados não precisaram ter os diplomas revalidados para atuar no país. . “Quando é do interesse do governo, o governo faz coisas que contrariam a lei”, disse Emmanuel Fortes, vice-presidente do CFM, também na nota divulgada.

 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/08/contratacao-de-cubano-nos-moldes-apresentados-e-irregular-diz-mpt.html

Primeiros estrangeiros do Mais Médicos desembarcam no Brasil

A partir desta sexta, 244 profissionais formados no exterior vêm ao país.
Cubanos contratados por convênio não vêm nesta leva.

Médicos estrangeiros chegam em Porto Alegre (Foto: Luiza Carneiro/G1) 
Médicos estrangeiros chegam em Porto Alegre
Começaram a chegar no país os primeiros estrangeiros do programa Mais Médicos na tarde desta sexta-feira (23). Um grupo de cinco profissionais vindos da Argentina chegou ao Aeroporto de Guarulhos (SP) às 14h50. Entre eles há argentinos e médicos brasileiros que atuam naquele país.
Um dos médicos, identificado como Germán, disse ao G1 que veio de Córdoba e resolveu vir para o Brasil porque tem um filho com uma brasileira, de quem quer estar mais próximo.
Ele afirmou que irá para Praia Grande, no litoral paulista, para receber treinamento nos próximos dias.
Em Porto Alegre, quatro profissionais desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, sendo dois argentinos e dois brasileiros que estudaram na Argentina. A expectativa é que cheguem 10 médicos nesta sexta na capital gaúcha.  Já no Rio de Janeiro, um voo chegou pelo trajeto Moscou-Lisboa-Rio, trazendo 11 médicos portugueses e dois russos.
Onde chegam os médicos formados no exterior para o módulo de avaliação
Brasília
23
Fortaleza
18
Rio de Janeiro
68
São Paulo
47
Porto Alegre
40
Recife
19
Salvador
13
Belo Horizonte
16
Total
244
 Ao todo, devem chegar nesta primeira leva, nos próximos dias, 244 profissionais formados no exterior, sendo 99 de nacionalidade brasileira e 145 estrangeiros. A pasta marcou eventos de recepção dos profissionais em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre a partir das 14h.

Segundo o ministério, por enquanto chegam apenas os profissionais de diversas nacionalidades selecionados na primeira rodada de contratação do programa. Os cubanos contratados num convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) ainda não têm data confirmada de chegada.

Em Brasília, a recepção no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek será liderada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A partir da próxima semana os médicos estrangeiros começam um período de três semanas de acolhimento e avaliação, em que terão orientações sobre doenças comuns no país, aspectos éticos e orientações sobre o funcionamento do SUS.

Esse módulo terá 120 horas com aulas expositivas, oficinas e simulações de consultas. Também haverá aulas de língua portuguesa  e avaliações para testar a comunicação dos médicos. Depois de avaliados, os médicos receberão um registro profissional provisório, restrito à atenção básica e às regiões onde serão alocados pelo programa.

No primeiro mês de seleção, 10.96 profissionais com diplomas do Brasil e 244 formados no exterior, confirmaram sua participação no programa federal. Eles estão distribuídos em 516 municípios e 15 distritos sonitários indígenas. Ao todo, 3.511 cidades solicitaram 15450 médicos.

Convênio
Nesta quarta-feira, o ministro Alexandre Padilha anunciou o convênio com a Opas para trazer 4 mil médicos cubanos para atuarem no Brasil até o final do ano. Pelo acordo, o governo brasileiro pagará R$10 mil à Opas e a organização repassará esse dinheiro para o governo cubano. O Ministério da Saúde não sabe informar o valor exato que Cuba vai pagar aos participantes.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (23), o Conselho Federal de Medicina (CFM) voltou a criticar as condições de trabalho a que os profissionais cubanos serão submetidos no Brasil. “Tais regras ferem a legislação brasileira e não podemos concordar com tratamento desumano em nosso país”, afirmou o presidente do CFM, Roberto d’Avila, em comunicado divulgado para a imprensa.

Na opinião do conselho, médicos cubanos que participam de convênios como o que foi firmado no Brasil "vivem sem direito a liberdades individuais, em regime análogo ao de semi-escravidão".

 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/primeiros-estrangeiros-do-mais-medicos-desembarcam-no-brasil.html

Yahoo! supera Google em acessos pela 1ª vez nos EUA em 25 meses

Sites da companhia foram acessados por 196 milhões em julho.
À frente dos 192 milhões do Google, audiência não computou o Tumblr.

Marissa Mayer, presidente-executiva do Yahoo, sorri durante entrevista no Fórum Econômico Mundial em Davos (Foto: Johannes Eisele/AFP)Marissa Mayer, presidente-executiva do Yahoo, sorri durante entrevista no Fórum Econômico Mundial em Davos (Foto: Johannes Eisele/AFP)
 
O Yahoo! superou o Google em número de visitantes nos Estados Unidos em julho deste ano pela primeira vez desde maio de 2011, mostrou o levantamento da consultoria de dados da internet comScore lançado nesta quinta-feira (22).

No sétimo mês do ano, os sites do Yahoo! foram acessados por 196,5 milhões de visitantes únicos, enquanto as páginas do Google receberam 192,2 milhões de internautas. Completam a lista Microsoft (179,6 milhões), Facebook (142,2 milhões) e AOL (117,3 milhões).
A ultrapassagem ocorreu sem que o comScore tivesse incluído na conta a audiência do Tumblr, que atingiu 38,3 milhões de visitantes únicos, o 28º site mais acessado do país.

Criado em 2007, o Tumblr funciona como uma rede de blogs e foi adquirido em junho por US$ 1,1 bilhão pelo Yahoo!. Foi a 11ª compra do Yahoo! desde que Marissa Mayer assumiu a presidência-executiva da empresa, em julho de 2012.

Durante a gestão Marissa, a empresa adquiriu mais companhias do que nos três anos anteriores à entrada dela (2011, 2010 e 2009).

A atual presidente-executiva deixou o Google em julho de 2012, em que estava à frente da área de geolocalização da empresa, responsável por serviços como Maps, Earth e Street View. Mayer era a funcionária número 20 da companhia.

Quando Mayer chegou ao Yahoo!, a empresa não adquiria uma companhia havia oito meses –a última havia sido a Interclick, empresa de estruturação de dados para publicidade on-line, por US$ 270 milhões, ainda em 2011.

Três meses após sua entrada, Mayer liderou a aquisição do Stamped, aplicação que permite aos donos de smartphones compartilharem restaurantes e músicas favoritas por meio do celular. A startup havia recebido financiamento do pop star Justin Bieber e do jornal “The New York Times”.

Além disso, o Yahoo! também fez parcerias com novas companhias do mundo da internet, como o Twitter.

Outros sites conhecidos do público brasileiro na lista dos mais acessados em julho nos EUA são os da Amazon (6º), com 110 milhões de acessos; Apple (11º), com 75 milhões; Ask (12º), com 75 milhões; LinkedIn (20º), com 52,9 milhões; Yelp (24º), com 41,8 milhões; Twitter (30º), com 36,4 milhões; Netflix (36º), com 30,9 milhões; EA Online (42º), com 26,9 milhões; e o Pinterest (49º), com 25,4 milhões.

 http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/08/yahoo-supera-google-em-acessos-pela-1-vez-nos-eua-em-25-meses.html

Vinda de cubanos para o Brasil é condenada por entidades médicas


A vinda de 4 mil profissionais cubanos para o Brasil foi duramente criticada pelas entidades médicas do País. Isso porque, apesar de reforçarem o Sistema Único de Saúde, eles não terão que revalidar o diploma estrangeiro para atuar na rede pública.

O acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) foi firmado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira. Parte dos profissionais já deverá desembarcar no Brasil neste final de semana. Segundo a pasta, estes profissionais irão preencher as vagas do Mais Médicos que não foram escolhidas por brasileiros e estrangeiros inscritos no programa.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo Júnior, disse, nesta quinta-feira, que nenhuma entidade médica é contrária à vinda de estrangeiros para atuar no Brasil. No entanto, condenou a decisão do Governo Federal de permitir a atuação sem a revalidação de diploma.

”Em todos os países do mundo, sem exceção, o médico tem que se submeter a um processo de revalidação do seu diploma para trabalhar. É uma garantia de qualidade dos médicos. A gente não sabe qual é o nível de formação destes profissionais e se eles têm qualidade mínima para atender a população brasileira”.

Azevedo Júnior destaca ainda que a medida adotada pelo ministro Alexandre Padilha é “irresponsável, demagógica e eleitoreira”.

”Irresponsável porque admite médicos sem atestar sua qualidade. Segundo, é demagógica porque não vai resolver o problema da saúde brasileira. O problema da saúde pública se resolve com mais financiamento. O Brasil investe muito pouco em saúde pública. É uma enganação, (o programa) que coloca em risco a população. E eleitoreira porque o ministro está agindo como candidato ao governo de São Paulo. É uma ação marketeira. Não vai resolver o problema da saúde pública, pelo contrário, pode até agravar”.

Ainda conforme o presidente do Cremesp, os profissionais que não tiverem o diploma revalidado não irão retirar o registro provisório. “Isso é ilegal, imoral e antiético. A vinda destes profissionais sem diploma é uma medida arbitrária, ilegal e inconstitucional. Não vamos aceitá-la”.

A distribuição destes profissionais por 701 municípios brasileiros ainda está sendo definida, mas já se sabe que a maioria (74%) irá atuar nas regiões Norte e Nordeste, conforme informou nesta quinta-feira o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Os 400 médicos da primeira etapa chegam ao País já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro.

Sindicato defende posição do Cremesp

O presidente do Sindicato dos Médicos de Santos (Sindmed), Álvaro Norberto, também é contrário à vinda de profissionais cubanos para o País. Segundo ele, além de infringir a lei, o programa também fere direitos trabalhistas.

“Existe uma lei. Qualquer profissional do exterior deve seguir as regras, e no caso da Medicina, estes profissionais devem passar pelo Revalida. Também questionamos o regime de trabalho destes médicos. O sindicato prima pelo vínculo empregatício, que deve ser pela CLT ou através de concurso público. Estes profissionais trabalharão no Brasil por uma bolsa, sem direito a férias, INSS, 13º. Isso é um trabalho escravo”.

Ainda conforme Norberto, não faltam médicos no País, nem tampouco na Baixada Santista. “Formamos todos os anos entre 16 mil e 18 mil médicos no Brasil. Não faltam profissionais, faltam condições para eles atuarem. Na rede pública, os médicos não conseguem trabalhar. Eles não tem o essencial”.

Apesar dos municípios da região não estarem na lista das cidades que receberão médicos cubanos, 12 profissionais estrangeiros deverão reforçar o atendimento na rede pública da região já em setembro. Estes profissionais foram selecionados na primeira fase do Mais Médicos e irão atuar em Bertioga (1), Guarujá (7) e Praia Grande (4), cidades consideradas prioritárias. 
 
 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=200991&idDepartamento=5&idCategoria=0

Sindicato defende piloto que barrou neto de coreógrafa em voo da Gol


O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) emitiu uma nota nesta quinta-feira, defendendo o piloto e os comissários da Gol que barraram o embarque do neto de 4 anos da coreógrafa Deborah Colker num voo entre Salvador e Rio, na segunda-feira. O menino tem uma doença de pele não contagiosa, chamada epidermólise bolhosa.

No comunicado, o SNA afirma existem diversas doenças infectocontagiosas caracterizadas por lesões cutâneas e que "não cabe ao aeronauta avaliar se há riscos de contágios ou não." O sindicato diz ainda que cumpriu normas regulatórias previstas pelas Agências Nacionais de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Aviação Civil (Anac) e pela International Air Transport Association (Iata).

Deborah disse esta semana que se sentiu constrangida e promete acionar judicialmente a companhia após ser barrada no voo com o neto. A filha dela e mãe da criança, Clara Colker, também se manifestou sobre o que aconteceu com T. no perfil no Facebook. "Meu filho foi discriminado, violentado verbalmente. Sofreu preconceito por ter sua pele diferente", afirmou.

A Anvisa anunciou nesta quarta-feira, que vai apurar os procedimentos adotados por piloto e comissários da Gol. Na terça-feira, 20, a Anac também enviou com um ofício para exigir explicações da companhia. A Anac investiga o caso para saber se houve infração ao Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer), que poderá provocar multas de até R$ 10 mil.


 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=200981&idDepartamento=8&idCategoria=0

Discrepância no valor da pena de Marcos Valério adia julgamento



Um impasse sobre qual pena deverá ser aplicada ao publicitário Marcos Valério no processo do mensalão fez com que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) adiassem para a próxima semana a conclusão da análise dos embargos apresentados pelo réu.

Valério é considerado com o operador do esquema de compra de parlamentares no Congresso ocorrido no governo do ex-presidente Lula.

Durante a análise dos recursos do publicitário nesta quinta-feira, o presidente do STF e relator do processo, Joaquim Barbosa, apontou "discrepâncias" nos valores das penas previstas a Valério pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O problema deve-se ao fato de que no voto vencedor, proferido no ano passado pelo ministro revisor Ricardo Lewandowski, há o valor de 30 dias multa para o crime de corrupção. Na ementa do acórdão, o valor é de 93 dias multa. Em uma proposta de reajuste feita pelo ministro consta um terceiro montante de 186 dias multa. Valores diferentes também constariam no dosimetria relativa à lavagem de dinheiro.

Na discussão entre os ministros sobre a aplicação das penalidades ao réu, o único consenso foi quanto ao valor da multa dia que passou de 15 salários mínimos para 10.

Lewandowski foi incumbido de trazer na próxima sessão, prevista para quarta-feira, 28, os valores que entende ser os corretos para as penas. Além dos dois crimes, Valério também foi condenado por formação de quadrilha, peculato e evasão de divisas. A pena prevista é de 40 anos de prisão mais o pagamento de multa de R$ 2,7 milhões.

Antes do debate sobre os valores das penas que deveriam ser aplicadas, os ministros rejeitaram os demais recursos apresentados pelo réu.

De acordo com o Ministério Público, ele criou o esquema que ajudar a financiar o PT e outros partidos, desviando recursos obtidos com contratos de publicidade firmados com o Banco do Brasil e a Câmara dos Deputados e usando empréstimos fraudulentos dos bancos Rural e BMG para disfarçar a origem do dinheiro.

Nos embargos, Valério questionou 11 pontos da decisão dos ministros que segundo ele tomaram decisão de forma açodada em "virtude da pressão da mídia".

"Senhores Ministros a rápida revisão dos seus votos e de suas intervenções no julgamento, o acórdão publicado, apesar de ter 8.405 folhas, revela-se rico em omissões que o tornam padecedor de obscuridade a justificar estes embargos declaratórios", diz trecho do recurso.

Entre as questões levantadas pela defesa do publicitário também está a possível contradição na não absolvição de Valério pelo crime de evasão de divisas. Os advogados dos réus alegam que assim como os publicitários Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, Valério também deveria ter sido inocentado por esse crime.

O ministro Joaquim Barbosa contestou os questionamentos e afirmou que ao contrário de Valério, Mendonça e Fernandes foram absolvidos pelo crime de evasão de divisas pelo fato de manterem depósitos não declarados no exterior o que seria "bem diferente" do realizado pelo réu.

No embargo, a defesa de Valério, pondera ainda que ele teria contribuído para as investigações e por isso deveria ter a pena reduzida.

Barbosa discordou dizendo que o réu ao contrário do que alega criou obstáculos com eliminação de documentos, falsificação das contabilidades das empresas envolvidas no esquema, entre outros.


 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=200998&idDepartamento=8&idCategoria=0

Centrais sindicais prometem paralisar a região no dia 30


As centrais sindicais prometem parar novamente a Baixada Santista, assim como fizeram no dia 11 de julho deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato dos Bancários, Ricardo Saraiva, o Big, que participou nesta quinta-feira de uma reunião para definir a greve nacional programada para o próximo dia 30.

”A paralisação deverá ser acertada no próximo dia 28, quando convocaremos todas as centrais sindicais da região para discutir os rumos do movimento”.

Segundo Big, as entidades estão revoltadas com o projeto de Lei 4.330, que tramita no Congresso Nacional, em Brasília, e prevê a ampliação da terceirização de diversos serviços. “O movimento também reivindicará melhorias na Saúde, Educação, o fim dos leilões da Petrobras, entre outras pautas”.

O Dia Nacional de Lutas, realizado em 11 de julho, contou com a adesão de 80 sindicatos representando oito centrais sindicais. Na ocasião, os manifestantes bloquearam pontos estratégicos de acesso, afetando principalmente o deslocamento dos munícipes entre Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá. 

 http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=200994&idDepartamento=5&idCategoria=0

Fuvest abre nessa sexta-feira o prazo de inscrição do vestibular 2014

Candidatos poderão se inscrever até o dia 10 de setembro.
Taxa de inscrição é de R$ 130; primeira fase acontece em 24 de novembro,

A Fuvest abre nesta sexta-feira (23) o prazo de inscrições do vestibular 2014. Estão em disputa 11.057 vagas de cursos da Universidade de São Paulo e 100 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. As inscrições vão até 10 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 130.

Neste ano, mais 75 vagas foram acrescidas com a criação do bacharelado em ciências biomédicas com ênfase em ciências básicas da saúde e em biotecnologia em saúde, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 25 vagas; e engenharia de computação com ênfase em sistemas corporativos, oferecido pela Escola Politécnica no campus USP Leste, com 50 vagas.
O número de cidades onde os candidatos poderão fazer a prova aumentou de 26 para 32, com a inclusão de Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Taboão da Serra, Fernandópolis, Jaú e Limeira.

A primeira fase será realizada no dia 24 de novembro, um domingo. A prova conterá 90 questões abordando português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A prova começa às 13h e a duração será de cinco horas.

A nota da primeira fase será utilizada tanto como critério para a progressão do candidato à segunda fase do vestibular, quanto para o cômputo da sua nota final.

A segunda fase será nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014. Serão três provas de caráter analítico‐expositivo, variando, no terceiro dia, de acordo com a carreira. As provas começam às 13h e duram quatro horas.
CRONOGRAMA DA FUVEST 2014
Inscrições 23 de agosto a 10 de setembro
Primeira fase 24 de novembro
Segunda fase 5 de janeiro (português e redação)
6 de janeiro (conhecimentos gerais)
7 de janeiro (conhecimentos específicos)
Primeira chamada 1º de fevereiro
Matrícula 4 e 5 de fevereiro (online)
12 e 13 de fevereiro (presencial)
Fonte: Fuvest
Veja o cronograma das provas:
1ª dia ‐ 5/1/2014 (domingo): português (10 questões) e redação.
2º dia ‐ 6/1/2014 (segunda‐feira): 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês.

3º dia ‐ 7/1/2014 (terça‐feira): 12 questões de duas ou três disciplinas (6 ou 4 de cada), de acordo com a carreira escolhida.

A primeira chamada será feita no dia 1º de fevereiro de 2014. A matrícula online será nos dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga, e a matrícula presencial será em 12 e 13 de fevereiro.

Bônus para pretos e pardos
Os bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para alunos oriundos de escolas públicas, poderão chegar a até 20%, sendo calculados segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do vestibular da Fuvest e assim será aplicado na segunda fase.

Além do aumento do bônus, um novo grupo de beneficiados foi criado:  pretos, pardos e indígenas (PPI) que tenham realizado integralmente o ensino básico em escolas públicas, poderão receber até 5% a mais, totalizando 25%, dependendo do desempenho na prova da primeira fase.

O Conselho Universitário da USP, aprovou como meta que, até 2018, 50% de alunos matriculados, em cada curso e em cada turno, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas (PPI) deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE.

O que levar
Documento de Identidade ‐ Em todas as provas é necessário apresentar o original do Documento de Identidade. Além disso, é preciso levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, e borracha. Na segunda fase, o candidato deverá levar régua e uma foto 3x4 que poderá ser solicitada pelo fiscal. Para as provas que contenham questões de Matemática, poderá levar também esquadros, transferidor e compasso.

É importante levar água e alimentos leves.

O que não levar
Nos locais de prova, será terminantemente proibido portar qualquer tipo de equipamento eletrônico, material impresso ou para anotações, canetas que não as recomendadas, gorros, bonés ou quaisquer outros materiais que a Fuvest julgar inadequados à situação.

 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/08/fuvest-abre-nessa-sexta-feira-o-prazo-de-inscricao-do-vestibular-2014.html

Contra alta do dólar, BC fará leilões diários até o final do ano

Para dar liquidez ao mercado, BC fará leilões todos os dias. Programa se estenderá, pelo menos, até dezembro de 2013, informou.

Processo se assemelha a 2002, que ficou conhecido como 'ração diária'.

Com o objetivo de ofertar “hedge” (proteção) cambial e dar "liquidez" ao mercado de câmbio, o Banco Central informou nesta quinta-feira (22) que terá leilões diários de "swaps cambiais" - instrumentos que funcionam como venda de divisas no mercado futuro - entre segundas e quintas-feiras de cada semana, além de venda de dólares com compromisso de recompra, nas sextas-feiras.

A estratégia visa conter o a disparada do dólar. A moeda norte-americana alcançou a maior cotação em quase cinco anos, desde dezembro de 2008, na última quarta-feira.

O BC informou que, de segunda a quinta-feira, diariamente, ofertará "swaps cambiais" de US$ 500 milhões por dia. Às sextas-feiras, acrescentou a instituição, será oferecida ao mercado, por meio de leilão de venda com compromisso de recompra, linha de crédito no valor de US$ 1 bilhão. Esse programa se estenderá, pelo menos, até 31 de dezembro de 2013, acrescentou a autoridade monetária. "Se julgar apropriado, o Banco Central do Brasil realizará operações adicionais", concluiu.

Ao todo, o novo programa de oferta de "swaps cambiais" ao mercado envolverá cerca de US$ 37 bilhões até o fim deste ano, ao mesmo tempo em que a oferta de linhas no mercado à vista, com compromisso de recompra, totalizará cerca de US$ 20 bilhões. Deste modo, o pacote total do BC envolve mais de US$ 55 bilhões neste ano.

O novo programa do BC se assemelha do processo anunciado pela autoridade monetária em 2001 e 2002. Na ocasião, o diretor de Política Monetária da instituição, Luiz Fernando Figueiredo, informou que o BC iria atuar diariamente no mercado de câmbio, com vendas de recursos no mercado à vista. O processo ficou conhecido, naquele momento, por "ração diária".

Naquela ocasião, entretanto, o processo diminuía as reservas cambiais - o que não está previsto para acontecer atualmente - visto que os leilões de linha, previstos para as sextas-feiras, preveem o retorno posterior dos recursos para as reservas internacionais brasileiras. Atualmente, as reservas estão acima de US$ 370 bilhões.

 http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2013/08/para-dar-liquidez-ao-mercado-bc-fara-leiloes-todos-os-dias.html

Fotógrafa é vítima de estupro coletivo na Índia

Novo caso aconteceu em bairro de luxo de Mumbai.
Jovem de 23 anos foi atacada por cinco homens; ela foi internada.

Uma fotógrafa foi vítima de um estupro coletivo em Mumbai, ao mesmo tempo que um amigo da vítima era agredido, em um caso muito similar ao ocorrido no fim de 2012 e que provocou comoção na Índia.

Em um bairro de luxo de Mumbai, cinco homens atacaram na quinta-feira (22) à noite a jovem de 23 anos que fazia fotos de edifícios antigos para uma revista, ao lado de um colega de trabalho.
"Os agressores atacaram o homem, prenderam e violentaram a mulher em um local isolado do bairro de Shakti Mills", afirmou uma fonte policial que pediu anonimato.

A mulher, com muitos ferimentos internos, foi internada. Ela conseguiu ouvir os nomes de dois agressores durante o crime, segundo a polícia.

"Vários suspeitos foram interrogados, mas ninguém foi detido", disse a fonte policial.
Policiais inspecionam área onde mulher foi vítima de estupro coletivo perto de Mumbai (Foto: Rafiq Maqbool/AP)Policiais inspecionam área onde mulher foi vítima de estupro coletivo perto de Mumbai (Foto: Rafiq Maqbool/AP)
 
Uma estudante também de 23 anos foi brutalmente agredida e estuprada, depois jogada no asfalto, por cinco homens em Nova Délhi em dezembro do ano passado. O namorado da vítima foi agredido. A jovem morreu em consequência dos ferimentos.

Após meses de grandes manifestações, o Parlamento indiano aprovou leis mais rígidas para os crimes sexuais.

Os manifestantes também criticaram a polícia e os hospitais pela pouca atenção aos crimes sexuais.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/india-tem-novo-caso-de-estupro-coletivo.html

Ban Ki-moon prevê 'consequências graves' por uso de armas químicas

Em Seul, secretário-geral da ONU citou 'crime contra a humanidade'.
Ban Ki-moon disse ainda que a intervenção da ONU é 'questão de tempo'.

A utilização de armas químicas na Síria, se confirmada, constituirá 'um crime contra a humanidade' e terá 'graves consequências', declarou nesta sexta-feira (23) o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em visita a Seul.

Ban Ki-moon disse ainda que a intervenção da ONU na crise da Síria é "uma questão de tempo", além de ter pedido apoio internacional no conflito. "Todos os preparativos técnicos e logísticos estão completos. O momento no qual vamos poder fazer e no qual as partes vão estar prontas para participar (na tarefa de resolver a escalada de violência na Síria) é questão de tempo", afirmou, em declarações recolhidas pela agência de notícias "Yonhap".

"Toda utilização de armas químicas, em qualquer lugar, por quem quer que seja e em qualquer circunstância, viola o direito internacional. É um crime contra a humanidade que deverá ter graves consequências para quem o praticou", advertiu o secretário-geral da ONU.
"É um desafio grave para a comunidade internacional em seu conjunto, e para a humanidade que temos em comum, especialmente porque teria ocorrido enquanto a missão de especialistas da ONU está no país".

"Não consigo pensar em qualquer boa razão para que qualquer parte - governo ou oposição armada - recuse a oportunidade de se procurar a verdade sobre esta questão", disse.

Ban qualificou as informações sobre ataques com armas químicas de 'muito alarmantes e chocantes'.
A oposição síria acusa o regime em Damasco de matar mais de 1.300 pessoas em ataques com armas químicas contra os arredores da capital, e divulgou vários vídeos de vítimas civis na Internet.

Já o governo do presidente Bashar Al-Assad atribuiu a ação à oposição armada.

A comunidade internacional e organizações dos direitos humanos exigem que os especialistas da ONU na Síria verifiquem as denúncias da oposição no local dos massacres.

A ONU já pediu formalmente ao governo sírio autorização para que seus especialistas investiguem as denúncias do uso de armas químicas na periferia de Damasco, e espera 'receber rapidamente uma resposta positiva'.

Ban Ki-moon também decidiu enviar a Damasco sua representante para a questão do desarmamento, Angela Kane, que obteve no final de julho autorização do regime de Bashar al-Assad para que especialistas investigassem outros três locais sob suspeita de ataque com armas químicas.

De acordo com funcionários da ONU, o chefe da missão de inspetores na Síria, o sueco Aake Sellstrom, iniciou as negociações com as autoridades em Damasco para visitar o local do último ataque.

O Conselho de Segurança respalda o pedido de inspeção da ONU, destacando que o incidente deve ser esclarecido por uma 'investigação completa, imparcial e rápida.'

O presidente francês, François Hollande, mencionou nesta quinta 'uma provável utilização de armas químicas', em conversa por telefone com Ban Ki-moon, e seu ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, pediu uma 'forte reação'.

A porta-voz da diplomacia americana, Jennifer Psaki, informou que 'neste momento' os Estados Unidos 'são incapazes de determinar definitivamente se foram usadas armas químicas' na Síria, acrescentando que 'o presidente (Barack Obama) ordenou que os serviços de inteligência reúnam o mais rapidamente possível relatórios adicionais' sobre tais alegações.
arte síria versão 21.08 (Foto: Arte/G1)

Governo Federal vai enviar médicos cubanos para 26 municípios de AL

Relação prioriza localidades com baixo IDH que não foram escolhidas.
Profissionais receberão treinamento e deverão atuar a partir de setembro.

Ministro Alexandre Padilha fala sobre programa: total de selecionados representa 10,5% da demanda de médicos solicitados pelos municípios. (Foto: BBC)Ministro Alexandre Padilha fala sobre programa
'Mais Médicos'. (Foto: BBC)
Alguns dos 400 médicos cubanos que atuarão na primeira etapa do Programa Mais Médicos, por meio de acordo entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), serão direcionados para os 26 municípios alagoanos que não despertaram o interesse de nenhum profissional, brasileiros e estrangeiro, inscrito na seleção da primeira etapa do programa federal.

São eles, segundo o Portal do Ministério da Saúde, os municípios de: Água Branca, Canapi, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Novo Lino, Olho D'Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pariconha, Piaçabuçu, Pindoba, Quebrangulo, São Brás, São José da Tapera, São Sebastião, Tanque D'Arca, Teotônio Vilela e Traipu.

Estes municípios são prioritários porque a maioria deles apresenta os piores Índices de Desenvolvimento Humano do país (IDH), sendo considerados muito baixos ou baixos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e porque estão no interior do Nordeste em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.
Parceria
O Ministério da Saúde assinou termo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na quarta-feira (21), para atrair médicos estrangeiros ao Brasil. Pelo acordo, fica definida a vinda de 4 mil profissionais de Cuba para as vagas que não foram escolhidas por brasileiros e estrangeiros na seleção individual.

Na primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao país já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. A distribuição desses profissionais nos 701 municípios brasileiros – ente eles, 26 alagoanos – ainda está sendo definida.


http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/08/governo-federal-vai-enviar-medicos-cubanos-para-26-municipios-de-al.html

Manifestantes entram em confronto com seguranças do presidente da CPI dos Ônibus


A Polícia Civil informou que 11 pessoas foram detidas pela Polícia Militar depois de se envolverem, nesta quinta-feira (22), em uma briga na saída do presidente da CPI dos Ônibus, vereador Chiquinho Brazão, da Câmara Municipal do Rio, após a primeira sessão de depoimentos da comissão parlamentar de inquérito.

Chiquinho Brazão deixava o prédio pela saída lateral, na Rua Alcindo Guanabara, na Cinelândia, quando os manifestantes e os seguranças do parlamentar se enfrentaram. Das 11 pessoas encaminhadas à delegacia, nove foram classificadas como vítimas do crime de ameaça (ameaça recíproca). Todos os envolvidos foram liberados.

Os integrantes da comissão ouviram hoje o atual secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório. Participaram também o ex-secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, e o presidente da Comissão de Licitação, Hélio Borges.

Nesta quinta-feira, a juíza da 5ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, Roseli Nalim, suspendeu os trabalhos da CPI até que o presidente da Casa, vereador Jorge Felippe, dê informações solicitadas pela Justiça. A juíza analisa pedido da oposição, que deseja rever a indicação dos integrantes da CPI.

 http://www.ribeiraopretoonline.com.br/nacional/manifestantes-entram-em-confronto-com-segurancas-do-presidente-da-cpi-dos-%C3%94nibus/70629