quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PM que usou spray de pimenta contra jornalista é afastado



Foto: Reprodução/Globo
O policial militar flagrado lançando spray de pimenta em jornalistas que cobriam manifestação na Rua do Catete, perto do Largo do Machado, Zona Sul do Rio, na noite de segunda-feira (19), foi afastado das ruas, informou a assessoria da PM através de nota. De acordo com a corporação, o policial mostrado no vídeo será submetido a atendimento psicológico e ficará afastado de suas funções operacionais enquanto durar o procedimento. Ainda segundo a nota, o vídeo será tema de um estudo de caso do qual toda a tropa do Batalhão de Polícia de Choque participará.

A Corregedoria da PM abriu sindicância para apurar os fatos e se ficar comprovada a agressão aos jornalistas o policial será punido. Durante o ataque, outras pessoas que estavam ao redor também foram atingidas. Uma mulher que tentava se proteger também foi atacada.

Antes, ele havia discutido com advogados que acompanhavam o protesto contra o governador Sérgio Cabral e contra a composição da CPI dos Ônibus. "Na porta da delegacia vocês são advogados. Aqui, não", disse o PM.

Na sequência do uso do spray de pimenta indiscriminado, um segundo policial começou a disparar tiros de borracha. Uma mulher chegou a passar mal, desmaiou na 9ª DP (Catete) e teve de ser socorrida pelos bombeiros. 



O relações-públicas da Polícia Militar, coronel Cláudio Costa, disse que vai avaliar as imagens para ouvir o PM sobre o episódio. Se for comprovado que houve excesso, o policial vai responder pelos atos.

Concentração na Câmara Municipal

A concentração dos cerca de 300 participantes do ato foi marcada para o início da noite em frente à Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia. De lá foram até a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e, ao chegar ao local, parte do grupo adepto à tática de protesto Black Bloc decidiu fazer um cordão humano para impedir que policiais militares os revistassem. Quando os agentes da PM tentaram iniciar a revista, os integrantes se recusaram, originando uma confusão. Houve correria e a polícia utilizou choque elétrico e cassetetes para reprimir o grupo. Um rapaz identificado apenas como Vitor foi detido e levado para a 5ª DP (Mem de Sá) e, por isso, pouco antes das 21h, o grupo deixou o local e foi até a 5ª DP (Mem de Sá).

Da delegacia, os manifestantes seguiram para o Largo do Machado, onde ficaram concentrados por cerca de uma hora. Os manifestantes se dispersaram sem que o protesto chegasse ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, que estava cercado pela PM.

O protesto começou por volta das 19h05 desta segunda-feira por ruas do Centro do Rio. Eles pediam a saída do governador Sérgio Cabral e a mudança dos integrantes da CPI dos Ônibus. A caminhada fechou a Avenida Rio Branco por volta de 19h30, depois Avenida Beira-Mar e a Avenida Presidente Antônio Carlos. Todas já estavam liberadas por volta de 20h15.

Apesar de algumas revistas realizadas pelo Grupamento de Policiamento de Proximidade de Multidões (GPPM), o clima estava tranquilo no início do ato. Palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral eram as mais comuns, mas também se repetiram gritos de "Cadê Amarildo?". Outro alvo comum dos ativistas era o vereador Chiquinho Brazão (PMDB), presidente da polêmica CPI dos Ônibus.

Jovem detido irá a audiência

Pouco antes das 22h, advogados do jovem foram até a porta da delegacia, onde informaram aos manifestantes que Vitor se comprometeu a comparecer em audiência para responder por um suposto crime de menor potencial ofensivo. Ele é acusado de ter depredado a vidraça de uma agência bancária.
Confusão e correria em manifestação em frente à Alerj (Foto: Henrique Coelho/ G1)Confusão e correria em manifestação em frente à Alerj (Foto: Henrique Coelho/ G1)

Aéreas pedem “socorro” ao Governo




Brasília (AE) - Fortemente sob impacto do aumento do câmbio, as companhias aéreas voltaram a pedir ontem, um pacote de socorro ao governo. Sem desonerações e medidas que reduzam o custo do querosene de aviação, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) alertou que os preços das passagens continuarão aumentando. O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, pediu dez dias para analisar os pedidos, mas adiantou que o governo não poderá atender todos os pleitos dos empresários.

“Nossa primeira demanda é por uma nova fórmula de calcular o preço do querosene, que o aproxime do custo internacional”, afirmou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, após reunião com autoridades na SAC. O executivo também pediu a unificação do imposto estadual (ICMS) em 6%. Atualmente, as alíquotas variam de 12% a 25%, a depender da Unidade da Federação.

A escalada do combustível é o principal alvo de queixa dos empresários. “Nosso querosene tem um custo entre 30% e 40% maior do que o verificado em países com quantidade de passageiros semelhante ao Brasil. Por outro lado, nossa tarifa média é de US$ 100, uma das mais baixas desse grupo de países”, afirmou o diretor-presidente da Gol, Paulo Kakinoff. Mas o ministro adiantou logo que dificilmente as companhias obterão uma nova fórmula de cálculo do querosene. A questão, ressaltou, depende da Petrobras, que vem pedindo ao governo reajuste dos combustíveis. “Acho difícil que se avance nessa área”, completou Moreira Franco.
Menos tributos

A Abear pediu também a isenção de PIS/Cofins para o transporte aéreo, o que, segundo Sanovicz, teria impacto de 3,65% no faturamento das empresas. Uma medida provisória tramita no Congresso Nacional com a isenção para transporte de massa terrestre, e a associação defende a aprovação de uma emenda que estenda a medida para as empresas aéreas.

“Nesse caso, nossa capacidade de atuação é somente política, porque a decisão cabe ao Congresso Nacional”, respondeu Moreira Franco. Além disso, o Ministério da Fazenda diz que não há mais espaço para novas desonerações. As empresas propuseram ainda a ampliação temporária - por 180 a 240 dias - da cobertura pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) de tarifas de navegação e aproximação de aeronaves nos aeroportos do País. Atualmente, o fundo só cobre as taxas em aeroportos com até 1 milhão de passageiros por ano. Segundo Sanovicz, as cobranças representam 6% do custo das companhias aéreas.

Por fim, a associação propôs uma agenda de medidas operacionais, que passa pela aceleração de obras nos aeroportos e mudanças de procedimentos nos aeródromos. Em relação a esses pedidos, que estão mais ao alcance da SAC, Moreira Franco se comprometeu a implementar melhorias sistêmicas nos terminais aéreos. 
 http://tribunadonorte.com.br/noticia/aereas-pedem-socorro-ao-governo/258955

Planos de saúde questionam avaliação de queixas da ANS

Brasília (AE) - “Elencamos vários motivos para que os planos não fossem suspensos. O principal dentre aqueles que o desembargador acatou foi que a ANS contabilizou reclamações ainda não julgadas pela agência. Ora, se o caso ainda não foi analisado, como a operadora pode ser punida?”, questiona o advogado Guilherme Valdetaro Mathias, que atua no escritório de Sérgio Bermudes e representa a FenaSaúde.

Hospital privado: demora ou negativa de atendimento por planos levou à suspensão das vendasHospital privado: demora ou negativa de atendimento por planos levou à suspensão das vendas

Segundo ele, a decisão judicial que  pede a recontagem das queixas beneficia apenas os sócios da entidade. Mathias afirmou que nem todos os 135 planos de operadoras associadas à FenaSaúde atingidos pela medida da ANS foram beneficiados pela decisão judicial. Ele não soube dizer quantos foram excluídos da decisão. A decisão do desembargador Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, atendeu parcialmente ao pedido da Fenasaúde.

Operadoras

A Federação engloba 17 operadoras, que representam 35% do mercado. Pela lista da ANS, três empresas associadas à Fenasaude teriam que suspender a venda de novos planos: a Amil (91 planos atingidos), a Amico (31 planos) e a Sul América Seguro Saúde (13 planos). Durante a tarde, a Amil e a SulAmérica afirmaram que buscarão melhorias, mas pediram mais clareza sobre os métodos.

“Considerando um total de 23,3 milhões de atendimentos, entre consultas, exames e internações, que realizamos no último trimestre, em 99,99% do tempo conseguimos atender às necessidades de nossos clientes. Lamentamos cada uma das vezes que não conseguimos fazê-lo e, por isso, estamos trabalhando para aprimorar os nossos serviços”, disse a Amil, em nota.

Segundo o advogado, entre os motivos não acatados pelo desembargador para suspender a punição está o reparo imediato da reclamação. “Segundo as regras anteriores, se a operadora atendesse o cliente imediatamente após o registro da reclamação, essa reclamação não era contabilizada. Mas a regra mudou e agora, mesmo se o atendimento for prestado, a reclamação é contabilizada. A Fenasaude não concorda com isso, mas o desembargador não aceitou essa alegação”, disse o advogado. Ele afirmou que, embora nem todos os planos tenham sido beneficiados, “a princípio” o escritório não deve recorrer da decisão.

A ANS faz o monitoramento por reclamações desde dezembro de 2011 e começou as suspensões em maio do ano passado. Até agora, 618 planos de 73 operadoras foram proibidos de ser comercializados. Parte deles - 125 - foram liberados pela agência e podem voltar a ser comercializados.

http://tribunadonorte.com.br/news.php?not_id=258953

Beber 4 xícaras de café por dia aumenta risco de morte

TERRA
foto
Foto: Divulgação
O café contém inúmeras substâncias diferentes, que podem ter bons e maus efeitos para a saúde
Algumas pessoas não conseguem começar o dia antes de tomar café. Mas de acordo com um estudo publicado na revista Mayo Clinic Proceedings, consumir mais de quatro xícaras da bebida diariamente pode aumentar o risco de morrer antes dos 55 anos. As informações são do Daily Mail.
Pesquisadores descobriram que o consumo de 28 xícaras de café pro semana dobra o risco de morte prematura. Os resultados vêm de um estudo norte-americano feito com 43.727 pessoas com idade entre 20 e 87 anos. Pesquisadores suspeitam que o consumo de café em excesso pode afetar negativamente o metabolismo do corpo, superando alguns benefícios que a bebida traz à saúde.

Cerca de 2.500 mortes foram registradas durante os 16 anos de estudo. Pouco menos de um terço foi por causa do coração e doença arterial. Os participantes que beberam mais café também foram mais propensos a fumar e tinham corações e pulmões menos saudáveis.

O risco de morte por todas as causas aumentou 56% para os homens e mulheres com idade inferior a 55 anos que consumiam mais de 28 xícaras de café por semana.

O café contém inúmeras substâncias diferentes, que podem ter bons e maus efeitos sobre a saúde. Pesquisas recentes têm mostrado que o café é uma importante fonte de antioxidantes na dieta, e pode reduzir a inflamação e aumentar a função cerebral. Ao mesmo tempo, ele estimula a libertação de adrenalina, inibe a atividade da insulina e aumenta a pressão sanguínea e os níveis de homocisteína, um produto químico prejudicial à saúde, associado a doenças cardíacas e demência.

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/beber-4-xicaras-de-cafe-por-dia-aumenta-risco-de-morte_191095/

Caspas e Acne: Veja benefícios do limão para a saúde da pele

TERRA

Quando éramos crianças, nosso primeiro contato com o limão não foi muito amigável. Mas, agora que já somos crescidos, até que gostamos bastante do sabor e colocamos limão em frangos, carnes, biscoitos, doces e, principalmente, nos coquetéis.

A fruta é uma importante fonte de vitamina C, magnésio e potássio, além de minerais e antioxidantes que melhoram a aparência e textura dos nossos cabelos, pele e unhas. Por isso, o jornal Huffington Post listou 9 manerias de usar limão como um aliado na beleza. Vale lembrar que é preciso ter cuidado, já que expor-se ao sol depois de ter contato com a fruta pode causar manchas permanentes.

1) Eles curam acne e removem cravos: com propriedades que combatem fungos e bactérias, o limão é uma alternativa natural ao tratamento da acne. Simplesmente, corte uma fatia da fruta e esfregue em seu rosto. Outro modo é aplicar mel junto com o limão no local onde tem cravos, esperar de cinco a dez minutos, e enxaguar com água fria.

2) Eles clareiam manchas escuras: marcas de acnes que dão trabalho para serem removidas podem ter a ajuda do ácido cítrico do limão para saírem de vez. Gradualmente ele vai removendo as manchas e tonificando a pele. Cuidado com feridas abertas e cortes que podem doer muito em contato com o suco.

3) Eles clareiam os dentes: tratamentos branqueadores podem custar uma fortuna. Economize dinheiro e tempo com um clareador caseiro usando bicabornato de sódio e suco de limão. Misture os ingredientes até formar uma massa espumante e aplique nos dentes. Deixe até, no máximo, um minuto (cuidado, pois o ácido é forte o suficiente para quebrar o esmalte do dente) e cuidadosamente retire a massa com a ajuda de uma escova de dentes.

4) Eles ajudam a acabar com a pele oleosa: passe um pouco de suco de limão com a ajuda de um cotonete na pele antes de dormir e retire na manhã seguinte.

5) Eles dão brilho ao cabelo: misture o suco de limão com um condicionador, passe nos fios, penteie, fique algumas horas com a mistura sob o sol, depois lave. Repita o processo algumas vezes durante o mês e terá um cabelo significativamente mais leve e brilhante.

6) Eles fortalecem as unhas: faça uma solução com azeite de oliva e limão e aplique nas unhas para fortalecê-las e desamarelá-las.

7) Eles acalmam o couro cabeludo e são um remédio para as caspas: esfregar no couro cabeludo uma solução de óleo de coco, azeite de oliva, mel e suco de limão pode ajudar a acabar com o ressecamento.

8) Eles acalmam os lábios rachados: esfregar limão nos lábios antes de dormir e lavar na manhã seguinte irá eliminar as células mortas da região deixando a pele mais macia.

9) Eles limpam o rosto e o corpo: um creme feito com suco de limão, iogurte e óleo essencial de lavanda ou camomila ajuda a retirar as bactérias da pele do rosto e do corpo, além de hidratá-la.

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/caspas-e-acne-veja-beneficios-do-limao-para-a-saude-da-pele_191236/

Proposta estende idade de dependente no IR para 32 anos

Idade foi ampliada de 21 para 28 anos - mas pode ser estendida até 32 se o dependente ainda estiver estudando em algum estabelecimento de ensino superior

Leão do imposto de renda e receita federal
IR: jovens poderão se enquadrar na categoria de dependentes até os 32 ano, segundo proposta (Cameron Spencer/Getty Images)
 
Integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovaram, nesta terça-feira, proposta que amplia de 21 para 28 anos a idade dos filhos ou enteados que um contribuinte pode incluir como dependente do Imposto de Renda (IR).

De acordo com o projeto, o contribuinte, que tem direito a deduzir de seus rendimentos tributáveis uma parcela fixa para cada dependente mais as despesas com saúde e educação que tenha com o mesmo no ano-calendário, poderá fazê-lo até quando o dependente completar 28 anos, desde que continue a ser declarado como seu dependente. Além disso, a possibilidade de dedução pode persistir até o dependente completar 32 anos, se ainda estiver estudando em estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau. Atualmente, essa prorrogação do benefício vai, no máximo, até 24 anos.

Pessoas com deficiência podem ter prioridade na restituição do IR
A proposta de autoria do ex-senador Neuto de Conto (PMDB-SC) tramita no Senado desde 2010 e foi aprovada no colegiado em caráter terminativo. Dessa forma, caso não seja apresentado nenhum recurso, a matéria segue direto para a apreciação da Câmara, sem necessidade de votação no plenário do Senado.
"O ingresso no mercado (de trabalho) tende a ser cada vez mais tardio. Hoje já se considera normal que isso ocorra por volta dos 25 anos de idade. Em compensação, é consenso que a idade de saída do mercado também seja postergada. Não é por acaso que o fulcro de todas as reformas no sistema previdenciário incluem algum mecanismo de indução ao prolongamento da vida laboral", justifica o ex-senador Neuto de Conto.

 Pessoas com deficiência podem ter prioridade na restituição do IR

De acordo com relator da comissão, proposta é dar um alívio financeiro para aqueles que costumam ter gastos elevados com saúde
Leão do imposto de renda e receita federal
Leão do imposto de renda e receita federal (Thinkstock)
 
Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira pode priorizar pessoas com deficiência no recebimento da restituição do Imposto de Renda (IR). De acordo com a Agência Brasil, o projeto é do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e passou pelo crivo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

O relator na comissão, senador Benedito de Lira (PP-AL), destacou que o texto concede às pessoas com deficiência, que costumam ter um gasto elevado com saúde, um certo “alívio financeiro”.

No texto analisado pela CAE foi incorporada uma emenda da Comissão de Direitos Humanos que mudou a denominação dos beneficiários no texto original – de “portadores de deficiência física” para “pessoa com deficiência”. “O substitutivo aumenta a abrangência do incentivo, pois inclui outros tipos de deficiência, como a mental, que merecem atenção do Poder Legislativo”, ressaltou o relator.

Devido às alterações, o projeto precisa de um turno suplementar de votação na CAE, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

  http://veja.abril.com.br/noticia/economia/proposta-estende-idade-de-dependente-no-ir-para-32-anos


Lula pode ser candidato a presidente, dizem jornais dos EUA e do Chile




Reportagens publicadas nesta semana em jornais internacionais como o americano Washington Post e o chileno La Tercera indicam a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar a se candidatar ao governo federal do país. O assunto já teria voltado a ser discutido dentro do governo, e seria motivado pela queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff.

Segundo os dois jornais internacionais, a presidente foi a maior afetada pela onda de protestos que atingiu o país em junho, e Lula seria a alternativa à queda em sua popularidade. 

Para a publicação da capital dos Estados Unidos, ela ainda teria como voltar a ganhar força política, mas se a força política de Rousseff piorar, o governo vai ao “Plano B”: Lula, diz o jornal citando entrevista com o deputado petista Jorge Bittar.

“Lula, cujos dois mandatos foram marcados por crescimento econômico robusto e grande queda nos níveis de pobreza, disse que não tem planos de se candidatar novamente”, diz o jornal, que ressalta que apesar disso ele mantém papel ativo e muito público na política brasileira. A publicação ainda cita uma entrevista da presidente, em que diz que Lula “nunca deixou” o governo.

Segundo o jornal chileno, antes dos protestos, pesquisas de intenção de voto indicavam que Dilma tinha apoio de 51% dos eleitores, mas o número chegou a cair para 30% e agora está em 35%. “Lula tem que voltar, como candidato e como líder”, disse ao La Tercera o deputado petista Devanir Ribeiro.

 http://noticias.terra.com.br/mundo/brazil-no-radar/blog/2013/08/20/lula-pode-ser-candidato-a-presidente-dizem-jornais-dos-eua-e-do-chile/?fb_ref=FBRecommPluginTerra

Comlurb considera quantidade de lixeiras suficiente no Rio


300 lixeiras estão espalhadas pelo centro da cidade Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter
300 lixeiras estão espalhadas pelo centro da cidade 
Nesta terça-feira, com o início da aplicação de multas a quem for flagrado jogando lixo nas ruas do centro do Rio de Janeiro, muitos cidadãos passaram a questionar se a quantidade de lixeiras seria suficiente para atender à pretendida mudança de hábito e também se os cestos estariam dispostos de forma adequada.

Segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a quantidade de papeleiras – lixeiras de cor laranja afixadas em postes – basta para atender a demanda. Na região do centro, existem 300 delas, distribuídas em maior número na avenidas Rio Branco, com 68, Presidente Vargas, onde há 85, e na rua Uruguaiana, 48.

Com capacidade para acomodar até 50 litros, as papeleiras são projetadas especialmente para os lixos de pedestres, incluindo uma mistura perigosa: cigarros acesos e papel, produto facilmente inflamável.
A Comlurb afirma que as papeleiras foram projetadas prevendo essa situação. “Uma de suas funções (da papeleira) é servir também de cinzeiro. Os cigarros devem ser apagados na chapa de ferro dessas cestas antes de serem jogados no interior delas. Assim, não se suja o chão e evita-se acidentes, como um incêndio no seu interior”, esclarece.

As papeleiras ficam especialmente concentradas em locais com maior fluxo de pedestres, pontos de ônibus, táxi, centros comercias e ruas movimentadas. Nos bairros residenciais, "a colocação segue um outro padrão, de acordo com o planejamento adequado para cada área", afirma o órgão.

Furtos e vandalismo
A administração municipal explicou, contudo, que sofre com atos de vandalismo e, principalmente, com furtos. Das 30 mil papeleiras espalhadas por todo o município do Rio, entre 1.800 e duas mil são furtadas por mês. Desse montante, de 60% a 70% são recuperadas e reinstaladas.

Atos de vandalismo, potencializados desde as manifestações populares do último mês de junho, foram responsáveis por danificar 564 papeleiras.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/vc-reporter-comlurb-considera-quantidade-de-lixeiras-suficiente-no-rio,4a78971556e90410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Polícia Rodoviária apreende quase duas toneladas de maconha no PR

Droga estava em caminhão que quebrou na BR-369 e passava por conserto.
Motorista confessou que levaria a droga até Campinas, em São Paulo.

A maconha foi levada para Polícia Federal de Londrina (Foto: Divulgação/PRF) 
A maconha foi levada para Polícia Federal de Londrina (Foto: Divulgação/PRF)
 
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na noite desta terça-feira (20), 1,8 mil quilos de maconha. A droga estava escondida em um caminhão, parado em uma oficina de Andirá, no norte do Paraná.

De acordo com a PRF, o veículo já estava sendo monitorado há algum tempo pela polícia. O caminhão quebrou enquanto trafegava pela BR-369, que corta a cidade e foi encaminhado para a oficina. A empresa comunicou os policiais que o caminhão passava por um conserto.

Quando chegou para vistoriar o caminhão, a polícia se deparou com uma carga de sofás. A droga estava escondida em um compartimento na frente da carreta.

O motorista, de 36 anos, foi preso em flagrante. Ele contou aos policiais que levaria a droga de Umuarama, no noroeste do Paraná, para Campinas, em São Paulo. O homem, a droga e o veículo foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Londrina, também no norte paranaense, que deve continuar com as investigações.

 http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2013/08/policia-rodoviaria-apreende-quase-duas-toneladas-de-maconha-no-pr.html

Suspeitos mortos em tiroteio em MS cometeram assalto na segunda-feira

Quadrilha vinha sendo investigada após roubo ocorrido na semana passada,
Cinco morreram durante tiroteio, um dos integrantes conseguiu fugir.

Suspeitos estavam armados e entraram em confronto com a polícia.  (Foto: Divulgação / Polícia Civil)Suspeitos estavam armados e entraram em confronto com a polícia. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Os suspeitos de roubo que morreram em tiroteio com a polícia nesta terça-feira (20) também teriam feito vítimas na noite de segunda-feira (19) em uma fazenda na zona rural de Nova Andradina, a 120 km de Campo Grande. O grupo estava sendo investigado após assaltar e manter reféns produtores rurais da cidade, na última sexta-feira (16), para levar as caminhonetes das vítimas.

As vítimas, de acordo com  o delegado Luiz Augusto Milani, da Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira (Defron), estavam na sede da propriedade rural quando os suspeitos chegaram ao local em uma caminhonete. Enquanto um deles fingiu pedir informações, os demais anunciaram o assalto.

Havia cinco pessoas na casa. Todas foram ameaçadas enquanto o grupo procurava objetos de valor na residência e depois levaram o carro delas. Apenas um dos integrantes não estava de capuz. Milani disse que uma testemunha afirmou que um dos assaltantes estava com uma escopeta calibre 12. Os demais portavam revólveres. Os suspeitos deram dois tiros durante o assalto.
Crimes
O grupo teria cometido ainda outro crime semelhante na cidade de Ivinhema, a 297 km de Campo Grande, na quarta-feira (14), em uma estrada vicinal que liga diversas propriedades rurais à MS-134.

A polícia suspeita que a quadrilha tenha sete integrantes. Cinco morreram nesta terla, um está preso em Nova Alvorada do Sul e o outro, foragido. Não é descartado o envolvimento de mais pessoas.

 http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/08/suspeitos-mortos-em-tiroteio-em-ms-cometeram-assalto-na-segunda-feira.html

Soldado Manning conhece sentença esta quarta-feira

 
Bradley Manning (foto AP)
 Acusado de disponibilizar milhares de documentos secretos dos Estados Unidos, o soldado Bradley Manning conhece a sentença esta quarta-feira
A informação foi avançada pela juiz militar Denise Lind. A acusação pede 60 anos de prisão para o militar, ainda que, a ser considerado culpado em tribunal militar, possa ser condenado a uma pena que pode chegar aos 90 anos de cadeia.

Já a defesa alega que Manning não deve cumprir mais do que 25 anos atrás das grades, uma vez que ao fim desse período os documentos deixem de ser secretos. 
 http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=422663

Efeito Waze: Google Maps agora exibe dados em tempo real do trânsito


Após comprar aplicativo por US$1,1 bilhão, gigante de buscas começa a adicionar recursos ao seu serviço de mapas. App também ganhou ferramentas do Maps.
Após comprar o aplicativo de tráfego social Waze por 1,1 bilhão de dólares, o Google começou a adotar alguns recursos da ferramenta nesta terça-feira, 20/8, em seu serviço de mapas.

O Google integrou as informações em tempo real sobre o trânsito do Waze com o aplicativo Maps, para que usuários iOS e Android de diversos países, incluindo Brasil, EUA, Reino Unido, França e Alemanha agora possam visualizar atualizações mais completas de acidentes e outros acontecimentos em vez de simples notificações informando “trânsito intenso”. Essas eram informações úteis, mas saber onde e por que esses carros na sua frente estão parados é ainda melhor. Em testes do IDG Now com o Google Maps para iOS, ainda não foi possível visualizar as mudanças.

wazegooglemaps01.png
O Waze assegurou aos seus usuários nesta terça que as informações incluídas no Google Maps não vão mostrar informações de perfil de usuários, e que eles continuarão a acumular pontos por informações de trânsito que fornecerem e edições de mapa que fizerem. O Waze depende de informações em tempo real fornecidas pelos próprios usuários.
Maps no Waze
Além disso, o Waze também começou a receber alguns recursos da gigante de buscas. O aplicativo adicionou o buscador do Google aos seus fornecedores de pesquisas, que já incluem Foursquare e Yelp. Agora os editores de mapa do Waze terão acesso ao Street View e imagens de satélite do Google Maps para tornar seus mapas ainda mais precisos. 

wazestreetview01.png
Apesar de as empresas estarem pegando o melhor da outra, Google e Waze ainda não anunciaram planos para tornarem-se um só formalmente.

 http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2013/08/20/efeito-waze-google-maps-agora-exibe-dados-em-tempo-real-do-transito/

Manifestantes invadem plenário da Câmara dos Deputados

Policiais de vários estados já tinham ocupado o Salão Verde da Casa.
Eles cobram votação de proposta que cria piso salarial nacional.

Policiais protestam no plenário da Câmara pela votação da PEC 300 (Foto: Fabiano Costa/ G1)Policiais protestam no plenário da Câmara pela votação da PEC 300 (Foto: Fabiano Costa/ G1)
 
Policiais militares, civis e bombeiros de vários estados que já tinham ocupado o Salão Verde da Câmara dos Deputados em manifestação pela votação da PEC 300, que cria um piso nacional para a categoria, invadiram o plenário da Casa no final da tarde desta terça-feira (20).

Assim que ocorreu a invasão, o deputado Simão Sessim (PP-RJ), que presidia a sessão, encerrou os trabalhos. Parte dos manifestantes se sentou nas poltronas reservadas aos parlamantares.
Em seguida, o presidente Henrique Eduardo Alves assumiu o comando da mesa e fez um apelo para que os manifestantes deixassem o plenário. Ele propôs criar um grupo de trabalho para discutir até 16 de setembro a proposta de emenda constitucional. Ao final do trabalho desse grupo, a Câmara decidiria se leva a proposta à votação em segundo turno.

Alves se irritou com as manifestações em plenário e ameaçou retirar a proposta de criação do grupo de trabalho. Mesmo assim, os policiais permaneceram no plenário.

"Esse tipo de comportamento não é respeitoso, nem democrático”, disse Alves. “Estou falando a pessoas sérias e responsáveis. Faço apelo a deputados que se dizem representantes dessa classe, porque eu não vou pautar essa matéria [...]. Faço apelo pela retirada dos senhores de forma educada e respeitosa”, disse.
Depois, deputados com vínculo com a categoria passaram a pedir aos manifestantes que deixassem o plenário.

Estudantes de medicina e de outras profissões da área de saúde que prostestavam contra e a favor dos vetos ao projeto do Ato Médico aproveitaram o tumulto para também entrar no plenário, mas se mantiveram ao fundo do recinto.

Cerca de 20 minutos depois de iniciado o tumulto, a maioria dos manifestantes já tinha deixado o plenário.

Henrique Alves disse ter ficado “surpreso” com a invasão do plenário. Ele disse que entende o “emocionalismo” dos policiais, mas afirmou que as dificuldades da categoria não justificam a medida. “Não é desse jeito que se convence o plenário a votar”, declarou.

“Eu me surpreendi com essa atitude que não engrandece, não ajuda o entendimento de nenhum voto dos parlamentares”, disse.

 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/08/manifestantes-invadem-plenario-da-camara-dos-deputados.html

Hackers fazem vaquinha para premiar invasor da conta de Mark Zuckerberg

 

O homem que invadiu a conta de Mark Zuckerberg no Facebook para expor uma falha de segurança está recebendo doações de hackers de todo o mundo, depois que a rede social se recusou a recompensá-lo por meio de um um programa que normalmente premia pessoas que relatam problemas em seus sistemas.

Khalil Shreateh descobriu e relatou a falha, mas foi ignorado pela equipe de segurança do Facebook. Em seguida, ele postou uma mensagem na página do bilionário para provar a existência do bug.

Agora, Marc Maiffret, diretor de tecnologia da empresa de segurança cibernética BeyondTrust, está tentando mobilizar hackers para levantar uma recompensa de US$ 10 mil para Shreateh, após a recusa do Facebook.

Maiffret, hacker autodidata que abandonou o colégio, disse nesta terça-feira (20) que até o momento arrecadou cerca de US$ 9 mil, incluindo os US$ 2 mil com que ele contribuiu inicialmente.

Ele e outros hackers dizem que o Facebook negou pagamento ao palestino Shreateh. A empresa distribui, ao menos, US$ 500 a indivíduos que chamam a atenção da empresa para erros de software.

Shreateh descobriu a falha no site da empresa que permite aos membros postarem mensagens na página de qualquer usuário, incluindo Zuckerberg. Ele tentou submeter a falha para revisão, mas a equipe de segurança do site não aceitou o seu relatório.

Em seguida, ele postou uma mensagem para o próprio Zuckerberg na conta privada do executivo, dizendo que ele estava tendo problemas para conseguir a atenção de sua equipe.

"Desculpe por violar a sua privacidade", disse Shreateh na mensagem.

O erro foi rapidamente corrigido e o Facebook emitiu um pedido de desculpas na segunda-feira por ter sido "demasiado apressado e indiferente" ao relatório do Shreateh. Mas não pagou-lhe uma recompensa.

"Nós não vamos mudar a nossa prática de não pagar recompensas a pesquisadores que testaram vulnerabilidades contra usuários reais", disse o vice-presidente de segurança Joe Sullivan em uma mensagem na rede social.

O Facebook informou ter pago mais de US$ 1 milhão no âmbito desse programa para os pesquisadores que seguiram suas regras.

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/hackers-fazem-vaquinha-para-premiar-invasor-da-conta-de-mark_191491/

Cerca de 1 milhão encomendou o PlayStation 4, que chega em novembro

 A Sony recebeu mais de 1 milhão de encomendas  em todo o mundo para o seu novo console PlayStation 4, produto líder de sua divisão de entretenimento SCE, informou a empresa nesta terça-feira (20).

O presidente-executivo da SCE, Andrew House, disse que o console estará disponível a partir de 15 de novembro na América do Norte e chegará às lojas na Europa a partir de 29 de novembro.

“A resposta que recebemos é nada menos que incrível”, disse ele em uma entrevista durante o evento Gamescom, maior feira de videogames da Europa.

O console está sendo comercializado em pré-venda por US$ 400 (cerca de R$ 960).

O executivo acrescentou que a console estará disponível em 32 países em todo o mundo durante a temporada de férias.




O console PlayStation 4 no estande da Sony na feira de games E3, de Los Angeles
O console PlayStation 4 no estande da Sony na feira de games E3, de Los Angeles

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5332159625981277870#editor/target=post;postID=1438109950319912541

Anac cobra informações da Gol por incidente com neto de Deborah Colker

Empresa pode ser multada em R$ 10 mil por conta do episódio

Neto da coreógrafa, em foto com a mãe, foi impedido de seguir em voo da Gol Foto: Facebook
Neto da coreógrafa, em foto com a mãe, foi impedido de seguir em voo da Gol 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entrou nesta terça-feira com um ofício para exigir informações da companhia aérea Gol Linhas Aéreas, depois que o neto de 3 anos da coreógrafa Débora Colker foi impedido de seguir em um voo pela tripulação da empresa. Segundo Débora, os funcionárias da companhia alegaram que o problema de saúde do menino poderia ser contagioso.

Segundo a agência, “caso seja constatada alguma conduta inadequada praticada pela empresa em questão, a Anac aplicará as medidas cabíveis que poderão gerar multas de R$ 4 mil a R$ 10 mil”.

Em nota, a Anac afirmou que, segundo o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer), o comandante da aeronave é autoridade em voo “e lhe é concedida a prerrogativa de desembarcar qualquer pessoa - desde que comprometa a boa ordem e a disciplina - que ponha em risco a segurança da aeronave ou das pessoas e bens a bordo”. 

“Tendo em vista o dever de comprometimento do comandante da aeronave com a boa ordem, com a disciplina e sem que haja excesso de poder, previsto no CBAer, o caso será avaliado pela Anac.”
Procurada, a Gol afirmou que ainda não foi notificada oficialmente pela Anac e que, por isso, não pode se pronunciar sobre o assunto.

Comandante criou momento constrangedor a menino

Após ser questionada pelos tripulantes sobre a doença do menino, a filha de Deborah contou que ele sofre de uma doença congênita, chamada epidermólise bolhosa, e que a condição não é contagiosa. O comandante não acreditou e, segundo o relato na rede social, criou um momento constrangedor ao chamar um médico para averiguar. 

"Estou muito triste com tudo isso que aconteceu, a única coisa que posso falar no momento é que amo muuuuito o meu neto!", disse a coreógrafa, por meio de seu Facebook.

http://noticias.terra.com.br/brasil/anac-cobra-informacoes-da-gol-por-incidente-com-neto-de-deborah-colker,8b8e9a0843e90410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Sobe para 8 o número de mortos por inundações nas Filipinas

Número foi atualizado pelas autoridades do país.
Inundações mataram, principalmente, fazendeiros.

As autoridades das Filipinas elevaram para oito o número de mortos em decorrência das fortes chuvas e inundações provocadas pela tempestade tropical 'Trami' no norte do país. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21).

A maioria dos mortos são fazendeiros das províncias do norte do país, enquanto na capital não foi registrada nenhuma vítima fatal, segundo o Conselho Nacional de Gestão e Prevenção de Desastres.
Morador atravessa rua alagada com água à altura do peito em Marinika, na região metropolitana de Manila, Filipinas. As chuvas de monção, somadas a uma tempestade tropical, inundaram metade da capital filipina, causando ao menos 7 mortes. (Foto: John Javellana/Reuters)Morador atravessa rua alagada m Marinika, na região metropolitana de Manila, Filipinas. (Foto: John Javellana/Reuters)
 
A água já baixou em muitas das áreas inundadas de Manila, que chegou a estar alagada em mais da metade de seu território, enquanto muitos dos escritórios governamentais e colégios permanecem fechados.

Mais de 200 mil pessoas tiveram que ser transferidas aos centros de evacuação por causa das inundações da capital, declarou o diretor da Cruz Vermelha nas Filipinas, Gwendolyn Peng, ao canal 'ABS-CBN'.

O tráfego aéreo também se viu afetado com o cancelamento de mais de 160 voos domésticos e internacionais do aeroporto de Manila.

Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas até o momento e quatro estão desaparecidas, afirmou o porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Prevenção de Desastres, Reynaldo Balido, que elevou para 600 mil o número de pessoas afetadas em todo o país pelas inundações.

O serviço meteorológico filipino informou que mantém o máximo nível de alerta e prevê que as precipitações continuarão pelo menos até quinta-feira.

A favelização, o acúmulo de lixo nas águas e no esgoto e as más infraestruturas transformam em desastres as chuvas de monção que todos os anos causam várias vítimas nas Filipinas.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/sobe-para-8-o-numero-de-mortos-por-inundacoes-nas-filipinas.html

Tribunal proíbe CEF de fazer débito em conta de empréstimo atrasado

Decisão foi tomada em caso de GO, mas vale para todo o país, diz TRF-1.
Caixa informou que recorreu e que débito foi negociado com cliente.

A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) proibiu a Caixa Econômica Federal de debitar valores referentes a empréstimos ou financiamentos em atraso de contas correntes ou de contas específicas para recebimento de salários.

Segundo o TRF-1, a decisão foi tomada em uma ação civil pública de Goiás, mas vale para todo o território nacional. O tema foi julgado no dia 31 de julho, mas a decisão só foi publicada no dia 12 de agosto e divulgada nesta terça (20) pela assessoria do tribunal.
 
A Caixa informou que o débito em conta no caso em questão foi negociado com o cliente. O banco disse que recorreu da condenação e aguarda decisão da Justiça.

"O débito em conta questionado na decisão foi negociado com o cliente e amparou a contratação do empréstimo. A Caixa recorreu e aguarda a decisão final do Judiciário", informou a asessoria por email.

A prática de debitar valores da conta do cliente é recorrente entre os bancos. O TRF-1 entendeu, porém, que o desconto do valor é vedado mesmo quando constar em cláusula contratual.

O tribunal também condenou a Caixa a devolver, em dobro e com correção, os valores debitados de forma irregular em contratos firmados nos últimos dez anos. Se descumprir, há previsão de multa de R$ 20 mil por dia para o banco.

A ação, protocolada pelo Ministério Público Federal, contestou a norma utilizada pela Caixa porque o Código de Processo Civil e a Constituição preveem que valores de verbas alimentares, como os salários, são impenhoráveis.

Segundo o tribunal, a Caixa disse que não se trata de penhora, mas de negociação legítima entre as partes, prevista em contrato, para solucionar eventual inadimplência. Pediu que a decisão valesse apenas no caso em questão, mas o pleito foi rejeitado.

Com relação aos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do INSS, porém, o tribunal entendeu que os descontos em folha podem ser feitos desde que dentro do limite de 30% estipulados em lei.
 
 http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/08/justica-proibe-caixa-de-debitar-de-contas-valor-de-emprestimo-atrasado.html

Japão considera grave vazamento de água radioativa de Fukushima

Água contaminada pode chegar ao Oceano Pacífico.
300 toneladas de água radioativa vazaram da Central Atômica.

As autoridades do Japão qualificaram nesta quarta-feira (21) de nível 3, correspondente a um "incidente grave" na escala internacional de eventos nucleares, o vazamento de 300 toneladas de água altamente radioativa da central de Fukushima nos últimos dias.

A classificação de nível 3 da escala de 0 a 7 corresponde ao vazamento de grande volume de material radioativo no interior da instalação. O acidente de Fukushima, em 11 de março de 2011, atingiu o nível 7, o mais elevado e que define efeitos consideráveis para a saúde e o meio ambiente.
 
Cerca de 300 toneladas de água radioativa vazaram de um tanque da usina nuclear japonesa, e segundo a operadora do complexo, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), há poças com níveis extremamente elevados de radiação, de 100 millisieverts por hora.

"Isso significa que, em uma hora, você fica exposto ao nível de radiação permitido para um trabalhador de uma usina nuclear em cinco anos", informou um porta-voz da empresa.
Água contaminada vazou de um tanque em Fukushima. (Foto: Tepco / AFP Photo)Água contaminada vazou de um tanque em Fukushima. (Foto: Tepco / AFP Photo)
 
Desde o tsunami que atingiu Fukushima, afetando os sistemas de refrigeração do reator e provocando colapsos, já ocorreram quatro vazamentos similares de tanques do mesmo tipo. Porém, o vazamento mais recente é o pior em termos de volume, disse o porta-voz da Tepco.

A companhia admitiu que a água tóxica pode contaminar as águas subterrâneas e desaguar no Oceano Pacífico, mas disse estar trabalhando para evitar que isso ocorra.

"Estamos transferindo a água contaminada de um tanque com problema de vazamento para tanques intactos, recuperando a água que vazou e o solo em torno dela. Também estamos reforçando as barragens existentes em torno dos tanques", disse o porta-voz.

A Tepco, que enfrenta enormes custos de limpeza, tem lutado para resolver o problema do grande volume de água radioativa acumulada em função da contínua injeção para resfriar os reatores.

A companhia admitiu em julho, pela primeira vez, que as águas subterrâneas radioativas haviam deixado o local do vazamento.

Os problemas levaram o governo japonês e sua instituição reguladora nuclear a afirmar que ficariam mais diretamente envolvidos na limpeza de Fukushima, ao invés de deixá-la por conta da operadora.

Enquanto ninguém é oficialmente registrado como vítima fatal em decorrência direta dos colapsos dos reatores de Fukushima, as grandes áreas em torno da usina tiveram que ser abandonadas. Dezenas de milhares de pessoas ainda não puderam retornar para as suas casas.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/fukushima-tem-incidente-grave-com-fuga-de-agua-radioativa-1.html

Congresso mantém vetos de Dilma à Lei do Ato Médico e ao FPE

Apuração parcial do Senado assegurou pontos defendidos pelo Planalto.
Secretaria-Geral do Senado ainda não concluiu contagem de todos os votos.

A Secretaria-Geral da mesa diretora do Senado informou à 0h23 desta quarta-feira (21) que os senadores mantiveram os vetos da presidente Dilma Rousseff aos projetos do Ato Médico e do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A Secretaria, no entanto, ainda não detalhou o placar final da votação.

Segundo o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), a apuração parcial do Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) apontou que apenas 38 senadores votaram pela derrubada do veto ao projeto que retira da União a obrigatoriedade de compensar estados e municípios pelo dinheiro do FPE retido devido a desonerações fiscais. Ainda conforme o deputado cearense, 27 senadores votaram pela manutenção do veto ao FPE e outros cinco se abstiveram.

No Senado, eram necessários ao menos 41 votos para derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff à proposta. Até a última atualização desta reportagem, o Prodasen ainda não havia concluído a apuração dos votos dos deputados federais.
 
Ainda de acordo com o líder petista, 40 senadores votaram pela manutenção dos vetos da chefe do Executivo à Lei do Ato Médico. Outros 30 senadores se posicionaram a favor da derrubada dos 10 trechos vetados por Dilma.

Desses vetos, nove ocorreram em um único artigo, que tratava das atividades exclusivas aos médicos. O ponto mais polêmico foi o veto que acabava com a determinação de que somente médicos poderiam fazer diagnósticos e prescrever tratamentos de saúde. Também havia no projeto original – que foi vetado pela presidente da República – dispositivo que tornava restrita a médicos a realização de acupuntura e a indicação de procedimento ortopédico temporário.

Para derrubar os vetos presidenciais era necessário que ao menos 41 senadores e 257 deputados votassem a favor. Além disso, se a Câmara ou o Senado avalizasse a manutenção dos vetos, já ficaria valendo a decisão do Executivo, independentemente do resultado obtido na outra casa legislativa.

A apreciação dos 42 pontos rejeitados por Dilma nos quatro projetos aprovados por deputados e senadores foi concluída às 21h44 desta terça (20), pouco menos de duas horas após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), autorizar o início da votação.

O resultado final só foi conhecido nesta quarta em razão de os votos terem sido preenchidos manualmente. Ao final da sessão do Congresso, as cédulas depositadas em nove urnas foram enviadas ao Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) para serem digitalizadas e processadas.

Segundo Renan Calheiros, que acumula a presidência do Senado com o comando do Congresso, 458 deputados e 70 senadores depositaram seus votos nas nove urnas distribuídas no plenário da Câmara. Em meio à votação, o senador de Alagoas havia solicitado que os partidos com representação no Congresso indicassem nomes para integrar a comissão que iria acompanhar a contagem dos votos.

Além dos vetos ao projeto do Ato Médico e ao do FPE, os parlamentares apreciaram nesta terça a rejeição da presidente da República à medida provisória que trata do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e da que trata da desoneração de itens da cesta básica.

A Secretaria-Geral do Senado ainda não divulgou se os vetos nas duas MPs foram mantidos ou rejeitados. A apuração no Prodasen irá se estender durante a madrugada, mas não há previsão do horário que será divulgado o resultado final.

Nova regra
A sessão desta terça do Congresso foi a primeira destinada à votação de vetos presidenciais sob as novas regras de apreciação das matérias rejeitadas pela chefe do Executivo.

Pelo novo rito, vetos feitos a partir de 1º de julho passam a trancar a pauta do Congresso 30 dias após serem protocolados. Os congressistas pretendem apreciar mensalmente os vetos presidenciais, sempre na terceira semana do mês.

Cesta básica e Pronatec
Os dois vetos presidenciais que ainda estão indefinidos dizem respeito a programas educacionais e à desoneração de itens da cesta básica. No primeiro caso, o veto de Dilma impedia que instituições municipais participassem do Programa Universidade para Todos (ProUni) e que profissionais de educação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tivessem formação obrigatória sobre deficiência e acessibilidade no ambiente educacional.

Já o projeto da desoneração da cesta básica concentrou o maior número de vetos da presidente da República: 29 pontos vetados. Os trechos rejeitados por Dilma garantiam a redução tributária de alguns itens da cesta. Entre os pontos vetados e analisados pelos parlamentares estão a desoneração do camarão, de biscoitos e do gás de cozinha.

Virada do governo
A primeira rodada de apreciação dos vetos presidenciais sob a nova regra do Congresso foi antecedida de uma série de reuniões, manifestações e até mesmo a invasão do plenário da Câmara. Ao longo do dia, diante dos sinais de que os congressistas poderiam derrubar os vetos da presidente ao projeto do FPE, os líderes do governo na Câmara e no Senado chegaram a demonstrar resignação com a eventual derrota do Planalto.

Considerando quase irreversível a derrubada dos vetos às regras de repasse de recursos aos estados, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que lidera os partidos governistas na Câmara, já falava em recorrer à Justiça para evitar que a União tivesse de bancar a compensação das desonerações fiscais.

“Dos vetos que estão aí, a fragilidade maior está na derrubada do veto do FPE. Se isso ocorrer, o governo já deixou claro que vai haver judicialização. Na nossa opinião, institucionalmente, não cabe ao Congresso legislar sobre essa matéria”, advertia Chinaglia.

Ao confirmar que o Planalto havia conseguido manter os vetos aos dois projetos polêmicos no Senado, o líder do PT, José Guimarães, celebrou o resultado. Ele, contudo, reconheceu que o resultado desses dois vetos deve ser desfavorável aos interesses do Executivo entre os deputados federais.

"É um resultado positivo [a votação no Senado]. O governo atuou bem no Senado. Os senadores estão de parabéns. Agora, vamos aguardar o resultado da Câmara, disse ao G1 o deputado petista.

 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/08/congresso-nacional-mantem-vetos-de-dilma-lei-do-ato-medico-e-ao-fpe.html