sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ministério da Saúde alerta que apenas 1,9% da população é doadora de sangue

No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (14), o Ministério da Saúde alerta que apenas 1,9% da população doa sangue. O ideal para suprir as necessidades seria que esse índice subisse para 3%. Dados do Hemocentro de São Paulo mostram que até quatro pessoas podem ser beneficiadas com uma doação.

Para o técnico administrativo Jarbas Rocha, doar sangue é uma rotina. Há cerca de 30 anos, ele doa três ou quatro vezes por ano. “Comecei a doar porque alguém do trabalho precisou, depois continuei doando já que sempre tem alguém precisando”.

Foi vendo o pai doar que o analista de sistemas Raoni Rocha, filho de Jarbas, também resolveu, aos 18 anos, adotar essa rotina. “É só uma picadinha, não dá para assustar. Vale a pena, ajuda muita gente”, disse.

“Quando a gente precisa é que vê o quanto é importante fazer a doação rotineira”, lembrou o fisioterapeuta Lívio Fortes, que há três anos teve dengue hemorrágica e precisou receber planquetas - as células do sangue cuja função é ajudar na coagulação, evitando sangramento em excesso. “Como eu era doador, tinha prioridade para receber a transfusão, mas meu sangue não é muito comum e não tinha em estoque, o AB positivo, e meus amigos correram atrás de doadores compatíveis”, lembrou.

A quantidade de sangue colhida não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão a doação. O sangue doado é testado para doenças como hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV, sífilis e doença de Chagas.

Podem doar pessoas maiores de 18 e menores de 68 anos, que tenham mais de 50 quilos. Jovens com 16 ou 17 anos também podem doar, desde que tenham autorização do responsável legal. No dia da doação, é preciso apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Mulheres grávidas, que tiveram parto normal há menos de 90 dias ou cesariana há menos de 180 dias ou  que estejam amamentando, ficam temporariamente impedidas de doar sangue. Pessoas resfriadas devem esperar o desaparecimento dos sintomas e quem fez tatuagem deve aguardar 12 meses para fazer a doação.

De acordo com o Decreto-Lei 5.452, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada. Esse direito também se estende ao funcionário público civil de autarquia ou militar, conforme preconiza a Lei Federal 1.075.

 http://br.noticias.yahoo.com/minist%C3%A9rio-da-sa%C3%BAde-alerta-que-apenas-1-9-da-popula%C3%A7%C3%A3o-doadora-de-sangue-110310043.html

Homem morre esfaqueado por irmão em casa na zona rural de Brotas, SP

Segundo a PM, os dois tinham discutido, mas ainda não se sabe o motivo.
Suspeito de 26 anos foi indiciado por homicídio e levado para a cadeia.

Um auxiliar de serviços gerais de 29 anos morreu esfaqueado em casa, no bairro Patrimônio, zona rural de Brotas (SP). O homicídio aconteceu na noite de sexta-feira (14) e, segundo a Polícia Militar, o irmão da vítima, de 26 anos, é o autor do crime.

Ainda segundo a PM, os dois tinham discutido antes do homicídio, mas não se sabe o motivo. Eles moravam na mesma casa e no momento da briga, que ocorreu volta das 20h30, apenas a esposa da vítima estava no local.

O auxiliar de serviços gerais foi socorrido pela ambulância da cidade, mas morreu ao dar entrada no hospital. O irmão, que também é auxiliar de serviços gerais, foi indiciado por homicídio e encaminhado à cadeia de Rio Claro.

 http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/06/homem-morre-esfaqueado-por-irmao-em-casa-na-zona-rural-de-brotas-sp.html

Vídeo mostra confusão após rato aparecer em churrascaria de SP

Clientes subiram em cadeiras e tiraram toalha de mesa para conter o bicho. Restaurante lamenta e diz que estabelecimentos são detetizados.

Imagem de vídeo no YouTube mostra clientes apavorados com a presença de rato a churrascaria Fogo de Chão. (Foto: Reprodução/YouTube.com)



Um rato deixou apavorados os clientes da churrascaria Fogo de Chão da Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, no último dia 23 de maio

O restaurante possui 27 unidades, oito no Brasil –quatro só em São Paulo--, e o restante nos Estados Unidos. O caso veio à tona depois que um vídeo foi publicado no YouTube nesta quarta-feira (11). As imagens mostram funcionários correndo de um lado para o outro para pegar o rato.

Quando percebe que o animal pode estar ali, um cliente sobe em uma cadeira e, quando se sente seguro, corre para os fundos da churrascaria.

Outras pessoas que comiam se levantam e passam a olhar o chão em busca do animal. Um deles retira a toalha de uma das mesas para tentar apanhar o rato com ela.

“Pegaram uma bandeja, cara”, exclama uma pessoa sobre os esforços de um funcionário para conter o animal.

Em seguida, outros dois clientes também sobem em cadeiras para fugir do rato, em meio a muitos gritos de homens e mulheres.

Depois de muita correria, funcionários da Fogo de Chão se ajoelham em torno de uma mesa e se esgueiram para debaixo dela. De repente, um deles sai de baixo da mesa com o rato na mão.

“Catou na mão, fio (sic)”, diz uma das pessoas que assistiam à cena. Segundo informou a churrascaria, por meio de sua assessoria de imprensa, “no dia 23 de maio, data do acontecimento, houveram chuvas intensas em toda a cidade de São Paulo e, infelizmente, ocorreu o fato mostrado na Fogo de Chão Vila Olímpia”.

Veja a nota completa da churrascaria Fogo de Chão:

Em relação ao vídeo publicado no Youtube, a Fogo de Chão esclarece que na semana, inclusive no dia 23 de maio, data do acontecimento, houveram chuvas intensas em toda a cidade de São Paulo e, infelizmente, ocorreu o fato mostrado na Fogo de Chão Vila Olímpia. Todas as unidades da Fogo de Chão são detetizadas a cada 15 dias por empresas especializadas e que possuem certificações. A churrascaria preza pela qualidade e excelência dos alimentos e serviços prestados e pela satisfação do cliente.

 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/video-mostra-confusao-apos-rato-aparecer-em-churrascaria-de-sp.html

Incêndio florestal no Colorado mata duas pessoas

Fogo destruiu 360 casas e afetou outras 1.020 residências.
Ao menos 38 mil pessoas foram retiradas de suas casas.

Duas pessoas morreram em um intenso incêndio florestal no Colorado, nos Estados Unidos, informaram as autoridades nesta quinta-feira (13). Segundo o chefe de polícia da cidade de Colorado Springs, o fogo já destruiu 360 casas e afetou outras 1.020 residências, tornando-se o mais devastador incêndio florestal já visto no estado do oeste americano. Ao menos 38 mil pessoas foram retiradas de suas casas.
Casa totalmente envolvida em chamas no meio da Floresta Negra no nordeste de Colorado Springs (Foto: Helen H. Richardson, The Denver Post/ AP)Casa totalmente envolvida em chamas no meio da Floresta Negra, no nordeste de Colorado Springs. (Foto: Helen H. Richardson / The Denver Post / AP Photo)
Os corpos das duas vítimas foram encontradas próximas a seus veículos em uma zona de bosques, disse Terry Marketa, xerife do condado de El Paso. "Quando lidamos com um incêndio alimentado pelo vento, capaz de passar de árvore para árvore, significa que pode matar ao avançar muito rápido", afirmou Marketa.

O incêndio na Floresta Negra - o pior de vários que devastam o estado - provocou o esvaziamento de 13 mil lares em cerca de 38.040 hectares de terra, segundo Maketa.

Altas temperaturas, condições de seca e fortes ventos têm alimentado as chamas. "O vento é nossa ameaça número um. Tem sido um fator decisivo", redigiu Maketa em uma mensagem postada no microblog Twitter sobre o incêndio, que começou na terça-feira (11), perto de Colorado Springs.

As autoridades alertaram não só pelo perigo das chamas, mas também pela densa fumaça que pode afetar os moradores da área.
Avião combate incêndio na Floresta Negra. (Foto: Michael Ciaglo  / The Colorado Springs Gazette / AP Photo)Avião combate incêndio na Floresta Negra. (Foto: Michael Ciaglo / The Colorado Springs Gazette / AP Photo)
Autoridades federais estão ajudando bombeiros estaduais e locais com recursos que incluem duas aeronaves C-130, anunciou o Departamento de Defesa.

O incêndio é mais destrutivo do que o de Waldo Canyon, no ano passado, a oeste de Colorado Springs, que queimou 347 casas.

Os bombeiros seguem tentando frear o avanço do incêndio, mas por enquanto não conseguiram controlá-lo. As equipes de proteção civil estão tendo problemas para chegar a algumas áreas residenciais e foram surpreendidas pela intensidade das chamas.

O governador do Colorado, John Hickenlooper, assinou ordem para declarar estado de emergência por desastre em três zonas afetadas, com um desembolso de urgência de US$ 10 milhões para serviços de proteção civil.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/incendio-florestal-no-colorado-mata-duas-pessoas.html

Proposta prevê até 30 anos de prisão para quem comete ato terrorista

Parecer apresentado nesta quinta define crime, ainda não regulamentado.
Texto deve ser votado no dia 27 em comissão, antes de Câmara e Senado.

Foi apresentado no Congresso nesta quinta-feira (13) relatório de um projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo, definindo o conceito e as penas para o delito. O parecer, elaborado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), prevê prisão de 15 a 30 anos para quem comete atentados no país, além de tratar da atuação de financiadores e de incitação ao terrorismo.

A previsão é que o projeto seja votado numa comissão especial no próximo dia 27. Depois, a proposta ainda precisará ser aprovada nos plenários da Câmara e do Senado.

A comissão especial de senadores e deputados que discutem o tema foi formada para legislar sobre mais de 100 normas constitucionais que ainda não foram regulamentadas. O colegiado é o mesmo que aprovou a regulamentação da emenda das domésticas na semana passada.

Embora esteja previsto na Constituição de 1988 como crime, o terrorismo até hoje não foi tipificado como tal na legislação brasileira, sem definição e penas específicas.
Pelo parecer de Jucá, é considerado terrorismo “provocar ou infundir terror ou pânico mediante ofensa à vida, à integridade física ou à privação da liberdade da pessoa”. O texto inclui terrorismo por motivo ideológico, religioso, político ou de preconceito racial ou étnico. A proposta determina que as penas devem ser aumentadas em um terço caso o ato seja cometido contra autoridades, como o presidente da República ou chefe de estado estrangeiro.

No que diz respeito às penas de reclusão, o texto de Jucá é mais brando que a proposta inicial, de autoria do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). Miro propunha pena mínima de 24 anos para todos os atos de terrorismo. Jucá estabelece que esta pena vale só para crimes que resultam em morte. Nas demais situações, fica, no mínimo, em 15 anos.

Por outro lado, o texto do relator avança em aspectos como o financiamento do crime, que é tipificado com a mesma para quem comete o ato terrorista em si. O relatório considera financiamento oferecer, guardar ou manter em depósito qualquer bem financeiro para promover a prática de terrorismo – ainda que os atos não sejam praticados.

Já a incitação ao terrorismo por divulgação de material gráfico, sonoro ou de vídeo deve ter pena prevista de três a oito anos.

 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/proposta-preve-ate-30-anos-de-prisao-para-quem-comete-ato-terrorista.html

'Prefeitura não pode se submeter ao jogo de tudo ou nada', diz Haddad

Quarto dia de protesto terminou com 200 pessoas detidas.
Prefeito de SP afirmou que aumento abaixo da inflação exige investimento.


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, voltou a criticar na manhã desta sexta-feira (14) a violência dos protestos contra o aumento de tarifas no transporte público e reiterou que não pretende voltar atrás no reajuste. “A Prefeitura não pode se submeter ao jogo de tudo ou nada. Ou é do jeito que eles querem ou não tem conversa”, afirmou em entrevista ao Bom Dia São Paulo.
No quarto dia de protestos, mais de 200 pessoas foram presas. Manifestantes ficaram feridos. Um forte sistema policial impediu que o protesto chegasse à Avenida Paulista. O prefeito lembrou que na manifestação de terça-feira (11) foram divulgadas cenas de policiais sendo agredidos. “Hoje o Brasil está conhecendo cenas de violência que ensejaram uma abertura de investigação da parte da Secretaria de Segurança Público. São cenas lamentáveis que não condizem com o espírito da cidade de São Paulo”, disse.

“A Prefeitura fez um esforço enorme para que aumento fosse o menor possível”, declarou o prefeito. Haddad afirmou que a nova tarifa dos ônibus, com reajuste abaixo da inflação, exige o deslocamento de investimento de R$ 600 milhões de outras áreas. Caso fosse aplicado o reajuste da inflação acumulada no período pelo IPC/Fipe, o novo valor seria de R$ 3,40. De acordo com o prefeito, esse foi o menor reajuste dos últimos dez anos.
"Há um longo trajeto para melhorar o transporte. Isso vai se fazer em uma mesa de negociação com diálogo, com esclarecimento, com a verdade dos fatos, e não iludindo a respeito da possibilidade de zerar a tarifa e ninguém pagar mais o ônibus, como se isso fosse possível do dia para a noite, envolvendo R$ 6 bilhões de investimento", declarou.

"A Prefeitura não pode se submeter ao jogo de tudo ou nada. Ou é do jeito que eles querem ou não tem conversa", disse Haddad. “Nós queremos conversar, mas, quando a gente entra em uma conversa, tem que entrar com o espírito aberto, conhecer o orçamento, conhecer qual as outras áreas vão perder recurso", observou. Haddad afirmou que é dialogar com 11 milhões de pessoas e deixar claro de quais áreas que os investimentos vão sair.

Segundo Haddad, a Prefeitura tem costume de negociar com manifestantes. No primeiro protesto, ocorrido em frente à Prefeitura, a administração municipal estava disposta a receber a comissão de negociação. “Nós tínhamos uma comissão na porta da Prefeitura, esperando a constituição de uma comissão de negociação, que não foi formada, e os manifestantes se recusaram a entrar na Prefeitura para estabelecer diálogo. Acho que a postura deles talvez venha mudando e eles precisam de esclarecimentos.”

O prefeito afirmou ainda que, diferentemente do que é divulgado pelos manifestantes, os cobradores e motorista receberam aumento superior ao que foi repassado para a nova tarifa.

Protesto
A manifestação começou por volta das 17h em frente ao Theatro Municipal, no Centro de São Paulo. Enquanto lojistas fechavam as portas para evitar depredação, a Polícia Militar prendia dezenas para averiguação. Segundo a PM, foram apreendidos coquetéis molotov, facas e maconha. De acordo com a delegada Vitória Lobo Guimarães, at é o início da madrugada, 198 pessoas haviam sido detidas e encaminhadas ao 78º DP, nos Jardins. Todos foram liberados. Quatro vão responder termo circunstanciado; três deles por porte de entorpecentes e um por resistência à prisão. Outras cinco pessoas foram levadas para o 1º DP.

O ato ocupou a Rua Xavier de Toledo, o Viaduto do Chá e seguiu pela Avenida Ipiranga. Ao menos duas pessoas foram presas na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís por causa da depredação e pichação de um ônibus.

Os manifestantes, cerca de 5.000 segundo a PM, usavam máscaras e narizes de palhaço. “Não aguentamos mais sermos explorados”, dizia uma das faixas.

A Cavalaria da PM uniu-se ao Choque na Rua Maria Antônia, onde começaram os confrontos. A Universidade Mackenzie, que fica na esquina, fechou as portas.

Segundo o major da PM Lídio, o acordo era para que os manifestantes não subissem em direção à avenida Paulista, o que não foi cumprido. “Se não é para cumprir acordo, aguentem os resultados”, disse.

 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/prefeitura-nao-pode-se-submeter-ao-jogo-de-tudo-ou-nada-diz-haddad.html

Relator da Lei da Copa diz concentrar pedidos de ingresso de deputados

Parlamentares buscam entradas para jogo do Brasil, diz Vicente Cândido.
'Eu repasso demanda [...]. O telefone não para de tocar', afirmou petista.

O deputado Vicente Cândido no plenário da Câmara (Foto: Gustavo Lima / Agência Câmara) 
O deputado Vicente Cândido no plenário da Câmara (Foto: Gustavo Lima / Agência Câmara)
Às vésperas da abertura da Copa das Confederações, em Brasília, o celular do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) não para de tocar. Do outro lado da linha, parlamentares em busca de ingressos-cortesia para os camarotes do Estádio Nacional Mané Garrincha, palco do jogo de abertura da competição, neste sábado (15), entre as seleções do Brasil e do Japão.

Relator da Lei Geral da Copa e dirigente da Federação Paulista de Futebol, o deputado petista se transformou em uma espécie de interlocutor dos congressistas com as entidades do futebol.

De acordo com o parlamentar, que tem trânsito na Fifa e na CBF, cerca de cem deputados e senadores já o procuraram para tentar garantir entrada gratuita no jogo deste sábado.

“Eu repasso demanda. Com a aproximação da data do jogo, o pessoal está mais tenso. O telefone não para de tocar. Não vejo a hora de chegar as 18h de sábado”, brincou Cândido, referindo-se ao horário previsto para o término da partida.

Quando eu aprovei a Lei Geral da Copa o pessoal já dizia: 'Não esquece de mim'. E, de vez em quando, encontro com alguém que diz: 'Ó, estou lá na lista'."
 
Vicente Cândido, deputado federal (PT-SP)
O deputado disse ao G1 que não distribui ingressos. Segundo afirmou, ele apenas encaminha os pedidos à Fifa, à CBF e ao governo do Distrito Federal, que adminstra o estádio de Brasília.

Vicente Cândido afirmou que cada congressista solicita, em média, de dois a quatro ingressos. No total, ele disse que já requisitou em torno de 350 bilhetes-cortesia para atender os parlamentares e seus  familiares.

“Pedem tudo. Pedir não é proibido. Eles dizem que querem trazer o filho, a esposa”, explicou.
Cândido contou que a maioria das reivindicações de ingresso tem sido atendida pelo governo do Distrito Federal.

Embora organizadora do evento, a Fifa tem disponibilizado poucas entradas gratuitas, informou o deputado. Segundo ele, o camarote da entidade é pequeno e tem sido reservado, majoritariamente, para os chefes das delegações estrangeiras.

O deputado afirmou que não enfrenta muitas dificuldades para atender aos pedidos de deputados e senadores porque o estádio de Brasília é um dos maiores da Copa das Confederações.

“Até agora, está dando para atender. Como é um estádio de 70 mil lugares, há vários camarotes reservados aos poderes”, observou.

Os apelos para Vicente Cândido intermediar cortesias de ingressos não se limitam ao evento preparatório para a Copa do Mundo. Segundo o petista, muitos parlamentares já o procuram para assegurar um assento nos jogos do Mundial da Fifa, em 2014.

“Quando eu aprovei a Lei Geral da Copa o pessoal já dizia: ‘Não esquece de mim’. E, de vez em quando, encontro com alguém que diz: ‘Ó, estou lá na lista”, relatou Cândido.

 http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/06/relator-da-lei-da-copa-diz-concentrar-pedidos-de-ingresso-de-deputados.html