quinta-feira, 16 de maio de 2013

Imprensa mundial noticia casamento gay no Brasil

Os principais jornais do mundo reproduziram a decisão anunciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nessa terça-feira, 14, que obrigou cartórios de todo o Brasil a aceitar o registro de casamento de homossexuais. Na manhã desta quarta-feira, a notícia era a mais compartilhada pelos internautas do "Le Monde", de Paris, à frente do texto sobre a decisão da atriz norte-americana Angelina Jolie de retirar os seios após saber que tinha 87% de chance de ter câncer. A manchete dizia: "Justiça exige o registro dos casamentos homossexuais."

O assunto repercutiu em outros países da Europa. O "The Telegraph", de Londres, lembrou que, "como o Brasil é o maior país católico do mundo, o casamento gay é uma questão decisiva". O texto ainda dizia que o Brasil foi o terceiro país da América Latina a dar "sinal verde para o casamento de pessoas do mesmo sexo", após Argentina e Uruguai. O texto publicado no site do espanhol "El País" afirma que, até então, nem todos os juízes aceitavam o casamento civil entre gays.

Nos Estados Unidos, o tema apareceu em dois dos maiores jornais do país. O "New York Times" declarou que a decisão do CNJ "abre caminho para que casais gays do maior país da América Latina possam casar". Ao relatar a decisão, a notícia publicada no endereço eletrônico do "Washington Post" afirmou que "os esforços de aprovar uma lei no Congresso Nacional têm sido frustrados por legisladores evangélicos conservadores". O "Clarín", de Buenos Aires, afirmou que o CNJ "decidiu acelerar os passos para a concretização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, já que falta uma lei, que ainda tramita no Congresso".

 http://atarde.uol.com.br/brasil/materias/1504049-imprensa-mundial-noticia-casamento-gay-no-brasil

Rio: estudante de 12 anos cria aplicativo para calcular notas

Aluno do 7º ano, Natan Gorin desenvolveu o aplicativo para ajudar os colegas a calcular os pontos necessários para passar de ano

Natan Gorin, 12 anos, criou aplicativo que calcula a nota dos alunos Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
Natan Gorin, 12 anos, criou aplicativo que calcula a nota dos alunos
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
Um estudante de apenas 12 anos desenvolveu um aplicativo que calcula as notas necessárias pelos alunos para garantir a aprovação de ano. O sistema criado por Natan Gorin, que estuda no 7º ano de uma escola particular do Rio de Janeiro, já alcançou mais de 28 mil downloads no site da Apple Store em pouco mais de dois meses. 

A ideia de criar o iBoletim surgiu no final do ano passado, em meio à correria dos colegas para garantir a aprovação de ano. "Todo mundo me perguntava quantos pontos era preciso para passar de ano. É um cálculo simples, e eu sou considerado bom em matemática, mas como eram muitos colegas e são 15 disciplinas, acabava dando trabalho. Para facilitar, eu resolvi criar o aplicativo", disse o adolescente ao afirmar que os amigos aprovaram a ideia.
O iBoletim está disponível para download gratuito no site da Apple Store
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
O iBoletim está disponível para download gratuito no site da Apple Store Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoDurante as férias, ele aprimorou o sistema até conseguir publicar na loja virtual da Apple para download gratuito. O aplicativo, disponível para iPad, iPod e iPhone, funciona como uma espécie de gerenciador das notas, já que o aluno pode inserir o desempenho em cada disciplina e verificar quantos pontos faltam para passar de ano. O iBoletim permite escolher o sistema de notas (de 0 à 10 ou de 0 à 100), o tipo e o número de períodos e ainda o número de matérias.

Apaixonado por matemática e tecnologia, Natan contou que aprendeu a linguagem de programação sozinho e que desde 2011 tinha vontade de desenvolver um aplicativo. A próxima etapa será disponibilizar a ferramenta para o sistema Android, o que deve acontecer dentro de um mês.

O garoto conta ainda que já está trabalhando em um segundo aplicativo, mas prefere não dar detalhes por enquanto. "É para não copiarem a ideia", disse em entrevista por telefone. Sobre os planos para o futuro, ele afirmou que quer fazer faculdade de engenharia da computação e seguir criando novas tecnologias.

 http://noticias.terra.com.br/educacao/,521d3ead969ae310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html?fb_ref=FBRecommPluginTerra

Rebeldes sírios prometem punir homem que arrancou coração de soldado

O Exército Sírio Livre (ESL) prometeu nesta quarta-feira "castigar com severidade" as atrocidades cometidas por seus homens, em meio à comoção mundial gerada por um vídeo que mostra um suposto chefe rebelde arrancando o coração e o fígado do cadáver de um soldado do regime de Assad.

No âmbito diplomático, a Assembleia geral das Nações Unidas condenou nesta quarta-feira o governo sírio pela "escalada" na guerra que assola o país e apoiou o papel da coalizão opositora nas negociações para a transição.

A Rússia se opôs à resolução, alegando que poderia ser um potencial obstáculo às negociações. Apenas 107 dos 193 membros da Assembleia apoiaram a resolução, contra 133 que fizeram o mesmo quando a Síria estava no centro dos debates do organismo multilateral, no ano passado.

Estados Unidos, Grã-Bretanha e França se juntaram aos países árabes no apoio à resolução, apresentada pelo Qatar e por outras nações árabes, que manifestaram a sua "indignação diante do rápido aumento do total de mortos".

O Brasil, junto com países como África do Sul e Índia, se absteve.
Em Beirute, a Coalizão Opositora Síria saudou a decisão da Assembleia Geral, interpretada como uma "mensagem clara" ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

A oposição síria "saúda o voto da Assembleia Geral da ONU que constitui uma mensagem clara ao regime de Bashar al-Assad para que pare com a repressão selvagem à rebelião", indicou a Coalizão em um comunicado.

A Coalizão pede nesse contexto que "todos os amigos do povo sírio intensifiquem seus esforços para garantir uma transição democrática do poder" na Síria, indicou o comunicado.

A Coalizão pediu também que o regime seja pressionado "para permitir o passagem de ajuda humanitária e garanta que os autores de crimes de guerra sejam julgados".

Mais cedo, o ESL prometeu justiça ao se reagir à divulgação de um vídeo que chocou o mundo.
"O culpado de abusos será castigado com severidade, mesmo que seja um membro do Exército Sírio Livre", indicou o Estado-Maior do ESL em um comunicado.

"Os autores deste vídeo serão detidos e julgados", prossegue o grupo no comunicado.
Segundo a Human Rights Watch (HRW), o homem visto no vídeo retirando os órgãos de um cadáver de uniforme e levando o coração à boca ameaçando devorá-lo é "um comandante da brigada rebelde Omar al-Farouk", do ELS.

Entrevistado via Skype pela revista americana Time, o rebelde, identificado como Khalid al-Hamad, diz ter agido deste modo depois de encontrar no celular do soldado morto vídeos mostrando que ele havia humilhado sua mulher, que estava nua, e suas duas filhas.

Nas imagens, o rebelde arranca o coração e o fígado do soldado de uniforme, antes de gritar: "Juramos diante de Deus que devoraremos seus corações e seus fígados, soldados de Bashar o cão!".
Em seguida, o insurgente afirma ter outro vídeo no qual é visto cometendo outras atrocidades, um fenômeno crescente na guerra entre as tropas do regime de Assad e a rebelião.

Desde o início de março de 2011, após a eclosão de uma revolta popular que se transformou em guerra civil, se multiplicaram os vídeos que mostram atrocidades no país. O regime e os rebeldes, que se enfrentam em um conflito que já deixou 94.000 mortos (segundo dados de uma ONG), trocam acusações de crimes de guerra e contra a Humanidade.

Ainda nesta quarta, o regime sírio rejeitou qualquer solução que implique uma saída de Assad do poder, diante da perspectiva de uma conferência internacional proposta por Estados Unidos e Rússia.
"A Síria não aceitará nenhuma imposição e seus amigos também não aceitarão", proclamou o vice-ministro sírio das Relações Exteriores, Faysal Moqdad, em entrevista na noite de terça-feira à rede oficial síria Al-Ijbariya. 

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, pediu que a oposição apoie os esforços de Moscou e Washington para organizar a conferência.

"É importante que todos os participantes da reunião expressem um claro apoio à iniciativa russo-americana destinada a implementar o comunicado de Genebra", declarou Lavrov, citado pelas agências russas.

No campo de batalha, o Exército sírio, apoiado por tanques e pela aviação, tentava deter um ataque de rebeldes contra a prisão central de Aleppo (norte), onde milhares de pessoas estão detidas, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH, próximo aos rebeldes).

Cerca de 4.000 presos, entre eles islamitas e criminosos de direito comum, estão detidos nessa prisão localizada na periferia de Aleppo, uma região controlada majoritariamente pelos rebeldes.

O registro dos combates e bombardeios ocorridos nesta quarta em diferentes pontos do país -Damasco, Hama, Homs (centro) e Deraa (sul), entre outros- era de 38 mortos durante a tarde, indicou o OSDH.

 http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio/rebeldes-sirios-prometem-punir-homem-que-arrancou-coracao-de-soldado,070c75434c8ae310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Conheça algumas das novas doenças da "Bíblia da psiquiatria"

Mesmo em luto, pacientes receberão diagnóstico de depressão após apenas duas semanas. Foto: BBC Brasil
Mesmo em luto, pacientes receberão diagnóstico de depressão após apenas duas semanas. Foto: BBC Brasil    
Diversas atitudes e sentimentos até agora considerados normais passarão a ser classificados como doença mental pela nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, ou DSM-5, na sigla em inglês), conhecido como a "Bíblia da psiquiatria", que será lançada neste fim de semana pela Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association, ou APA, na sigla em inglês).

Usados por médicos do mundo todo, inclusive do Brasil, o DSM traz uma lista de sintomas relacionado a cada doença e estabelece quantos são necessários para que um paciente seja diagnosticado com determinado transtorno mental.

Segundo críticos, a nova edição reduz o número de sintomas para o diagnóstico de alguns transtornos, além de ampliar o número de doenças, o que aumentaria os diagnósticos e, consequentemente, o uso de medicamentos e o mercado para a indústria farmacêutica.

Enquanto algumas alterações no manual - que está em sua quinta edição, a primeira desde 1994 - têm sido recebidas de maneira positiva, ou pelo menos indiferente, muitas vêm provocando críticas e discussões exaltadas.

Uma das mudanças mais polêmicas está relacionada ao diagnóstico de depressão.

Na edição anterior do DSM, pacientes que estavam em luto eram excluídos do diagnóstico, mesmo que apresentassem os sintomas, a não ser que o comportamento persistisse por mais de dois meses. Agora, após duas semanas, mesmo em luto, o paciente poderá receber diagnóstico de depressão.

Outra alteração controversa diz respeito aos critérios para o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

O número de sintomas permanece o mesmo. São 18, divididos em dois grupos - falta de atenção e hiperatividade/impulsividade -, e é preciso apresentar pelo menos seis sintomas em um dos grupos para receber o diagnóstico. No entanto, a idade para o surgimento dos sintomas, que era de até sete anos, passou a ser de até 12.

No caso da Síndrome de Asperger, a crítica é pelo fato de a doença ter sido transformada em um subtipo de autismo, incluída em uma nova categoria chamada de Transtorno do Espectro Autista.

Ao longo de sua trajetória, o DSM já foi alvo de muitas polêmicas. Até a década de 1970, por exemplo, o manual classificava a homossexualidade como doença.

Compulsão alimentar
O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, no qual a pessoa devora quantidades excessivas de comida descontroladamente e em um período delimitado, de até duas horas, passará a ser considerado uma doença mental.

Pessoas que registrarem esse tipo de comportamento pelo menos uma vez por semana durante três meses poderão ser diagnosticadas com a doença.

A compulsão alimentar já aparecia no apêndice da edição anterior do DSM, o que indicava a necessidade de pesquisas adicionais antes de definir o problema como uma doença.

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, após extensas pesquisas, os resultados sustentam "a validade e a utilidade clínica" de definir o transtorno como uma nova doença.
Distúrbio de Hoarding

A acumulação compulsiva - e a incapacidade de se desfazer - de objetos, inclusive lixo, conhecida como "hoarding" em inglês, era até agora considerada um sintoma do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

A nova edição do DSM define esse tipo de comportamento como uma doença separada, caracterizada pela "dificuldade persistente de se desfazer ou se separar de suas posses, independentemente de seu valor real".

Provocar escoriação da pele
Esse transtorno, chamado de "skin-picking" em inglês, consiste em cutucar a pele constantemente, o que resulta em ferimentos.

A nova doença foi incluída no capítulo sobre transtornos obsessivos-compulsivos e doenças relacionadas.
Transtorno Disfórico Pré-Menstrual

Considerado uma forma mais grave de TPM (Tensão Pré-Menstrual), o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual figurava no apêndice da edição anterior do DSM, indicando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

No DSM-5, é classificado como uma doença mental, com base em "sólidas evidências científicas", segundo a Associação Americana de Psiquiatria.

Os sintomas da doença incluem tensão, alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, raiva, tristeza, letargia, mudanças no apetite e insônia, entre outros, manifestados nas duas últimas semanas do ciclo menstrual, durante a maioria dos ciclos menstruais do último ano.
Transtorno disruptivo de desregulação do humor

Crianças ou adolescentes de até 18 anos de idade que apresentam "irritabilidade persistente e episódios frequentes de extremo descontrole comportamental" em um período de pelo menos três vezes por semana, ao longo de um ano, poderão ser diagnosticadas com esta nova doença.

A Associação Americana de Psiquiatria diz que decidiu incluir o novo diagnóstico no DSM-5 em resposta aos temores sobre a possibilidade de um excesso de diagnósticos e tratamento de transtorno bipolar em crianças - é cada vez maior o número de crianças diagnosticadas com transtorno bipolar nos EUA.

A criação desse novo diagnóstico alternativo teria o objetivo de evitar esse número crescente de crianças sendo medicadas para transtorno bipolar, às vezes com base em um diagnóstico errado. No entanto, a decisão vem cercada de muita polêmica.

"Meu temor é que crianças normais com ataques de birra sejam diagnosticadas equivocadamente e recebam medicação inapropriada", diz o psiquiatra Allen Frances, que comandou a força-tarefa responsável pela quarta edição do DSM.

Professor emérito da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Frances é um dos maiores críticos do DSM-5. "O DSM-5 corre o risco de tornar uma situação que já é ruim muito pior", escreveu Frances em seu blog no portal de notícias The Huffington Post.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2013/05/15/internas_cienciaesaude,439603/conheca-algumas-das-novas-doencas-da-bibli

Atualização do Google Maps traz cards, personalização e outras novidades

O serviço de mapas do Google recebeu uma grande atualização em sua apresentação no Google I/O nesta quarta-feira (15). Tanto em sua versão web como também no app mobile, o Google Maps está de cara nova, com mais opções de personalização e uma grande variedade de recursos que prometem deixá-lo ainda melhor.

Google Maps permite ver lugares de todos os ângulos, como a Basílica de São Pedro (Foto: Reprodução/ YouTube)Google Maps permite ver lugares de todos os ângulos, como a Basílica de São Pedro (Foto: Reprodução/ YouTube)
 
Brian McClendon, vice-presidente responsável pelo produto, entrou no palco para falar sobre o assunto com pouco mais de duas horas de keynote. Ele iniciou a sua apresentação falando que o programa, agora, é realmente mundial, com a inclusão da Coreia do Norte, e revelou que há mais de um milhão de sites usando a plataforma atualmente.

Depois foi a vez de abordar, de fato, as novidades do Maps. Primeiramente, no aplicativo. Dando leves alfinetadas na Apple e no Foursquare, foram anunciadas a maior precisão do Google Maps e também o início de parcerias com muitas lojas de todo o mundo para dar ao usuário cupons de descontos baseando-se em suas visitas registradas no Google+.

Dentre as novidades do programa, estão as buscas mais personalizadas e com recomendações de amigos, visual bem mais clean e agradável, além de maiores detalhes sobre estabelecimentos e notificações sobre trânsito. Um preview da edição desktop, inclusive, já está disponível no Google.
É possível ver alguns lugares por dentro (Foto: Reprodução/ YouTube)É possível ver alguns lugares por dentro (Foto: Reprodução/ YouTube) Alterações deixam app mais fluido e funcional
 
O visual do aplicativo móvel mudou e a estética dos mapas em 2D está bem mais simples, com informações organizadas de forma melhor e usabilidade mais simples. Além disso, há um sistema de classificação de estabelecimentos com estrelas, cards de locais com visual apurado e sugestões baseadas em locais marcados pelos amigos no Google+.

O sistema de direções passou a contar com recomendações automáticas de rotas alternativas que possam ter menos trânsito ou sejam mais rápidas do que a que o usuário buscou. Há um recurso de alertas de incidentes no tráfego em rotas que o usuário decidir tomar, também muito mais eficaz. Além de um “quê” de Foursquare.

É o modo “Explore”, que mostra o que fazer por perto do local onde você deseja ir ou está no momento. Caso esteja em uma cidade desconhecida, por exemplo, ele te mostrará os estabelecimentos, pontos turísticos e pontos de interesse ao seu redor. Infelizmente, não há confirmação de quais recursos funcionarão no Brasil, e o lançamento do Maps novo para aplicativos móveis acontecerá somente no meio do ano.

Lugares no Maps têm avaluiação de amigos e usuários em um sistema de cinco estrelas (Foto: Reprodução/ YouTube)Lugares no Maps têm avaliação de amigos e usuários em um sistema de cinco estrelas (Foto: Reprodução/ YouTube)
 
Mudanças grandes também na versão web
Após a apresentação dos recursos mobile, dois funcionários do Google subiram ao palco para falarem da versão web do Maps. E também houve mudanças no serviço – além do visual, vazado antes da hora e confirmado oficialmente no evento. O site agora tem um sistema de "pontos de interesse", que serão exibidos quando houver uma busca por termos específicos, como restaurantes, shoppings e galerias de arte.

Além disso, há maior preocupação com a exibição de informações de um estabelecimento, com as fotos de usuários sendo expandidas e criando uma visualização imersiva semelhante ao recurso Street View. Outro destaque fica por conta de maior detalhamento nas rotas que passam por caminhos estreitos e que antigamente poderiam ser ignorados pelo Maps.

No novo Google Maps é possível ver  a estrutura de estabelecimentos comerciais (Foto: Reprodução/ YouTube)No novo Google Maps é possível ver a estrutura de estabelecimentos comerciais (Foto: Reprodução/ YouTube)
 
A interface é mais clean, as buscas são mais inteligentes e há opções de personalizar seus mapas e rotas de forma mais completo (com adição até de busca por voos na barra de opções de meios de transporte). Além, é claro, do ponto social: agora, tudo o que os amigos do Google+ avaliarem será exibido para os usuários de acordo com sua localização.

No transporte público, as cidades ganharam agendas visuais integradas ao Maps e muito bem estruturadas – porém, isso ainda não funciona no Brasil. As novidades mais curiosas ficaram para o final: mesclagem de imagens dos usuários para criar ambientes internos e externos em 3D, além de um serviço de meteorologia que mostra as nuvens em tempo real e até a posição da Terra em relação ao Sol caso o usuário afaste o mapa.

 http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/atualizacao-do-google-maps-traz-cards-personalizacao-e-outras-novidades.html

Vai a 6 o nº de mortos após passagem de tornados no Texas

Nº de mortos pode aumentar pois há feridos em estado grave.
Tormentas deixaram 100 feridos; 14 pessoas estão desaparecidas.

Ventos das tormentas viraram e jogaram o baú de um caminhão contra um carro. (Foto: Tom Fox / The Dallas Morning News / Via AP Photo)Ventos das tormentas viraram e jogaram o baú de um caminhão contra um carro. (Foto: Tom Fox / The Dallas Morning News / Via AP Photo)
 
Chega a 6 o número de mortos após a passagem de vários tornados pela cidade de Granbury e seus arredores, no Texas, Estados Unidos, na noite de quarta-feira (15), informou o xerife do condado de Hood, Roger Deeds. Ao menos 14 pessoas estão desaparecidas.

Os tornados causaram graves danos materiais nas casas e infraestruturas da região e pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, das quais 28 tiveram que ser atendidas em um hospital local.
Segundo o jornal "The Dallas Morning News", alguns dos feridos estão em estado grave, e, por isso, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

Os tornados acompanharam as fortes tempestades que atingiram o norte do estado do Texas.
O Sistema Meteorológico Nacional dos EUA informou que pelo menos 10 tornados chegaram a tocar na terra.

A polícia local ressaltou que a zona mais afetada pelos ventos foi a conhecida como Rancho Brazos e algumas áreas próximas ao Lago Granbury, informou a "CBS".

De acordo com a emissora americana, os residentes de uma zona conhecida como Rancho Decordova também tiveram que ser retirados devido a um vazamento de gás ocasionado por uma tempestade. Por sua parte, o xerife do condado explicou que havia aproximadamente 110 casas na principal região afetada.
Ferido em Granbury é levado a uma ambulância. (Foto: Mike Fuentes / AP Photo)Ferido em Granbury é levado a uma ambulância. (Foto: Mike Fuentes / AP Photo)
 
O funcionário ressaltou que os danos causados pelos tornados tinham transformado a população e os arredores "em uma zona de guerra". Para atenuar a situação, a Cruz Vermelha Americana instalou vários refúgios para acomodar os desabrigados.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, outro tornado, de 1,6 km de diâmetro, foi registrado em Cleburne, a cerca de 25 km ao sudeste de Granbury. Dezenas de casas ficaram destruídas nesta cidade, embora as autoridades não tenham confirmado a existência de vítimas.

Um terceiro tornado afetou a pequena cidade de Millsap, situada a 65 km ao oeste de Fort Worth, também no Texas, onde várias casas também ficaram destruídas.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/05/passagem-de-tornados-deixa-ao-menos-6-mortos-e-14-desaparecidos-no-texas.html

Americano que seguia a pé dos EUA para o Brasil morre atropelado

Uma bola debaixo do braço, uma mochila e um plano: estar em São Paulo na abertura da Copa do Mundo. A caminhada do apaixonado por futebol Richard Swanson terminou em tragédia.

Na costa oeste americana, terminou em tragédia a caminhada que um homem apaixonado por futebol pretendia fazer até o Brasil.

Uma bola debaixo do braço, uma mochila e um plano: estar em São Paulo na abertura da Copa do Mundo.

“Bom dia para todos. Eu estou muito feliz. Hoje será um dia maravilhoso", diz ele em um vídeo. Horas depois de publicar o vídeo na internet, Richard Swanson morreu atropelado.

A caminhada de 16 mil quilômetros de Seattle, nos Estados Unidos, até o Brasil, que duraria um ano, terminou prematuramente com apenas 14 dias.

Richard descobriu a paixão pelo futebol há cinco anos, quando decidiu trocar a vida de detetive particular pela de desenhista gráfico. Pouco depois, se juntou a um projeto internacional que distribui bolas de futebol para meninos carentes. No site da organização está a mensagem de despedida: “Nós estamos extremamente tristes. Ele era um homem muito inspirador”.

Em entrevista pela internet, o filho mais velho, Devin, recordou a última conversa com o pai:
"Ele me disse que estava seguindo seus sonhos. E falou para eu fazer o mesmo".

Devin postou uma mensagem em uma rede social: “Um dia vou completar a viagem em seu nome, pai”.


 http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/americano-que-seguia-pe-dos-eua-para-o-brasil-morre-atropelado.html

Suspeito de atirar contra multidão em Nova Orleans é preso, diz polícia

Rapaz foi identificado por câmara de segurança e por testemunhas.
Polícia diz que prendeu o jovem Akien Scott, de 19 anos, no leste da cidade.

Imagens divulgadas pela polícia de Nova Orleans mostra homem atirando em multidão neste domingo (12) (Foto: AP)Imagens divulgadas pela polícia de Nova Orleans mostra homem atirando contra multidão no domingo (12). Ele seria Akien Scott, de 19 anos. (Foto: AP Photo)
Akien Scott, de 19 anos, vem sendo procurando pela polícia. (Foto: Bill Haber / AP Photo) 
Akien Scott, de 19 anos.
(Foto: Bill Haber / AP Photo)
 
A polícia de Nova Orleans, nos Estados Unidos, prendeu nesta quarta-feira (15) o suspeito de atirar durante um desfile do Dia das Mães, no último domingo (12), deixando 19 feridos.

Akien Scott, de 19 anos, reconhecido por várias testemunhas, foi preso no leste da cidade. A polícia não forneceu detalhes sobre a prisão, mas segundo a “CNN”, até uma equipe da SWAT foi mobilizada para realizar a prisão.

A recompensa pela prisão do rapaz era de US$ 10 mil.

Para a polícia local, Scott seria o homem que aparece em imagens gravadas por uma câmera de segurança atirando contra a multidão. Ele tem várias passagens pela polícia.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/05/suspeito-de-atirar-contra-multidao-em-nova-orleans-e-preso-diz-policia.html

Irmãos Cravinhos retornam à P2 em Tremembé após saída temporária

Eles foram beneficiados na saída temporária de Dia das Mães.
Essa foi a primeira vez, desde 2002, que eles recebem o benefício.

Os irmãos Cristian (esq.) e Daniel Cravinhos, em foto de 23 de janeiro de 2006 (Foto: Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo) 
Os irmãos Cristian (esq.) e Daniel Cravinhos, estão presos em Tremembé desde 2002. Eles foram condenados pela morte do casal Richthofen. (Foto: Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo)
 
Os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos de Paula e Silva retornaram na tarde desta quarta-feira (15) à penitenciária Doutor José Augusto Salgado, a P2 de Tremembé (SP), após serem beneficiados pela saída temporária de Dia das Mães. Essa foi a primeira vez que eles deixam o presídio desde 2002, quando foram presos condenados pela morte dos pais de Suzane von Richthofen.

A informação do retorno dos irmãos foi apurada pela TV Vanguarda. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não informa individualmente os dados do retorno de presos às unidades do Estado. O balanço oficial ainda não foi divulgado.

Cristian e Daniel, beneficiados pelo regime semi aberto em fevereiro, deixaram a unidade na manhã da última sexta-feira (10), na companhia dos advogados. Eles ficaram cinco dias em liberdade e segundo a advogada Gislaine Jabur, permaneceram na companhia da família no período.

Nesta quarta, eles retornaram antes das 18h, prazo limite determinado pela juíza Wania Regina Gonçalves da Cunha, da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Taubaté. Nenhum dos 117 presos do regime semi-aberto da unidade desrespeitaram o prazo.

Os presos terão direito novamente ao benefício em agosto, para a saída temporária de Dia dos Pais.
Regime semi-aberto
Os irmãos foram beneficiados pela saída temporária do Dia das Mães, benefício previsto aos presos do regime semiaberto ao qual os Cravinhos foram inseridos em fevereiro deste ano por "bom comportamento", segundo a Justiça

A autorização judicial  para a saída dos irmãos foi concedida na última quinta-feira (9) pela VEC de Taubaté, três meses depois de a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani atender ao pedido da defesa dos irmãos de progressão de regime.

O crime aconteceu em 2002 na casa da família de Suzane, na zona sul de São Paulo. Manfred e Marísia Richthofen eram contra o namoro da filha Suzane com Daniel Cravinhos. Os pais de Suzane foram assassinados enquanto dormiam em sua mansão na Rua Zacarias de Góis, no Brooklin. O casal levou golpes de barras de ferro na cabeça e Marísia ainda foi asfixiada com uma toalha e um saco plástico.

Bom comportamento
Segundo o Tribunal de Justiça, para conceder a progressão de regime em fevereiro, a magistrada levou em consideração o bom comportamento carcerário, atestado pelo diretor da unidade prisional.

O Ministério Público também apresentou parecer favorável a progressão do regime fechado para o semiaberto. Segundo a promotoria, não havia nenhum argumento que fosse contra o pedido dos irmãos Cravinhos. Desde então, os irmãos foram transferidos para o pavilhão de regime semiaberto da P2, onde ficaram em observação por 40 dias.

Suzane von Richthofen
Em 21 de março deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de progressão para o regime semiaberto formulado pela defesa de Suzane von Richthofen. Com a decisão, ela continua presa em regime fechado em Tremembé. Na cadeia, Suzane convive com outras detentas envolvidas em casos de grande repercussão, como Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da menina Isabella Nardoni e Elize Matsunaga, acusada pela morte do executivo da Yoki, Marcos Matsunaga.

 http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/05/irmaos-cravinhos-retornam-p2-em-tremembe-apos-saida-temporaria.html

Justiça mantém decisão do governo que limita socorro de PM a vítimas

Ivan Sartori alega que resolução da SSP não impede apoio policial.
Na terça-feira (14), decisão judicial havia suspendido a resolução.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, concedeu liminar nesta quarta-feira (15) que mantém uma norma do governo estadual que limita a ação de policiais militares na remoção de vítimas de violência para socorro médico.

A decisão de Sartori derruba decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública, publicada na terça-feira (14). A 4ª Vara da Fazenda tinha acolhido as alegações dos promotores que questionam a norma e querem que a PM socorra feridos antes da chegada de equipes especializadas.

De acordo com resolução da Secretaria da Segurança Pública (SSP), de 7 de janeiro, policiais devem primeiro acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou outro serviço local de emergência.

Em entrevista nesta quarta, o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o comandante geral da PM, Benedito Roberto Meira,  e o delegado geral, Maurício Blazeck, negaram que os PMs não possam fazer remoções, mas informaram que há padrões específicos para que isso ocorra (veja nota abaixo).
Decisão
Em sua decisão, o presidente do TJ afirmou que a resolução da SSP dá permissão nos casos em que a ajuda de equipes especializadas não podem ocorrer em tempo hábil.

“A esse respeito, o procedimento operacional padrão divulgado com a Resolução – e que regulamenta sua aplicação pelos policiais – prevê que o socorro pode ser por eles (policias militares) prestado caso os serviços de emergência não estejam disponíveis, disponibilidade que abrange, a toda evidência, tanto os casos de inexistência de meios como de impossibilidade de prestação dos socorros pelos agentes especializados em tempo hábil”, argumentou Sartori em sua liminar.

A decisão de suspender a resolução da Secretaria da Segurança tinha sido do juiz Marcos Pimentel Tamassia, da 4ª Vara da Fazenda Pública Central, com base em ação civil pública movida pelo Ministério Público de São Paulo.

Em sua decisão, o juiz argumentou que "o objetivo primordial da edição da Resolução SSP 05/2013 não foi criar melhores condições de socorro a vítimas de crimes, mas sim estabelecer regras para preservação do local, com vistas à investigação criminal, valor esse secundário relativamente ao direito à vida”. E completou: “No entanto, como é evidente, o caso não pode aguardar a chegada do SAMU, sob pena de perecimento da vida".

Nota da secretaria de Segurança
Confira a íntegra da  nota:

"1.  A resolução instituiu um procedimento padrão para, prioritariamente, preservar a vida das vítimas e, como característica secundária, favorecer o trabalho da perícia policial. É simplesmente falso dizer que a resolução "proíbe policiais de prestar socorro". Isso não está escrito em lugar nenhum.
2.  É falso dizer que a resolução coloca a preservação do local do crime acima da vida da vítima. A resolução contribui para a defesa da vida. Basta ver que, desde sua publicação, os homicídios entraram em processo de queda. Em janeiro de 2013, o índice foi 17,13% superior a janeiro de 2012. Em fevereiro de 2013, o índice foi 12,5% maior que o de igual mês do ano passado. Em março, foi 2,28% superior. Em abril de 2012, já devemos ter uma redução em números absolutos. Da mesma forma, o número de mortos decorrentes de intervenções policiais caiu 40% desde a publicação da resolução. Enquanto isso, a produtividade da polícia aumentou. Estamos prendendo mais pessoas e esclarecendo mais crimes. E, com certeza, a resolução é um fato primordial para termos alcançado estes dados.
3.  A resolução orienta os policiais a acionar de imediato o socorro médico especializado para vítimas de crimes que tenham causado lesões corporais graves. Esse procedimento já é adotado comumente hoje pelos policiais quando eles atendem ocorrências em que cidadãos tenham sido vítimas de crimes ou de acidentes de trânsito.
4.  Desde sempre, se um policial atende uma ocorrência e há uma vítima de crime com lesão corporal grave, sua primeira providencia é avisar o COPOM, que chama o SAMU.
5.  A resolução apoia-se na legislação em vigor, como o Código de Processo Penal, e segue parâmetros internacionais. Portanto, não existe nenhuma possibilidade de que os policiais incorram em omissão de socorro, que é crime previsto no Código Penal.
6.  A resolução não proíbe policiais de, quando julgarem necessário, transportarem vítimas de lesões corporais graves para um local onde possam receber atendimento médico. Tanto é que há uma norma de Procedimento Operacional Padrão da PM que, com base na resolução, determina textualmente que “na ausência dos meios indicados, o socorro poderá ser providenciado por policiais”.
7.  A resolução também não proíbe que o policial, orientado e monitorado por equipe médica do serviço de resgate ou Samu, preste os primeiros socorros ou realize o transporte da vítima quando isto for considerado necessário após avaliação feita por meio de contato com a equipe de resgate.
8.  A resolução tem o aval de entidades internacionais e nacionais que atuam na defesa dos direitos humanos. E também de organismos federais, como a Secretaria Especial de Direitos Humanos. Se houvesse omissão de socorro ou qualquer sinal de que a resolução atentasse contra a vida, tais entidades, que são respeitadas, não a teriam endossado.
9.  Se o policial chamar o Samu ou a unidade de resgate e não houver viatura disponível ou se o tempo estimado para a chegada do pessoal especializado implicar risco à vida da vítima, é evidente que o policial é quem vai socorrer, sob orientação e comando dos especialistas responsáveis pela equipe de socorro. Essa orientação deve ser dada pelos meios de comunicação disponíveis, telefone ou rádio.
10. É preciso ressaltar que o tempo médio de resposta do Samu na capital é de 12 minutos. O tempo médio do serviço de resgate do Corpo de Bombeiros é de 13 minutos. Ou seja, esse é o parâmetro para que o policial possa, em conjunto com a equipe médica de socorro, avaliar se o tempo estimado de resposta é alto ou não. É claro que também deve ser levado em conta a avaliação da gravidade do ferimento, a ser feita pela equipe de socorro considerando as informações passadas pelos policiais.
11. O policial está orientado a chamar o Samu ou unidade de resgate para que seja dado o socorro especializado. Isso não significa que ele deva ou possa impedir que familiares ou outras pessoas façam o transporte da vítima. Se a pessoa ferida for suspeita de crime, o policial deverá acompanhar o transporte para impedir qualquer tentativa de fuga.
12. É uma falácia dizer que as equipes do Resgate e do SAMU ficaram sobrecarregadas por conta da resolução. Os casos de feridos com disparos de armas de fogo, por exemplo, correspondem a apenas 0,07% dos chamados de socorro do serviço de resgate do Corpo de Bombeiros.
13. A resolução é positiva e necessária para o bom trabalho da polícia. Ela deveria, inclusive, ser modelo para o Brasil."

 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/05/presidente-do-tj-sp-revoga-decisao-que-permitia-pms-socorrerem-vitimas.html