sábado, 4 de maio de 2013

Casa noturna pega fogo na área central de Porto Alegre

Incêndio, de causa ainda desconhecida, atingiu a casa noturna Cabaret antes do início das atividades da noite, sem deixar feridos.

 Foto: Diogo Sallaberry / Futura Press
Um incêndio de grandes proporções atingiu a casa noturna Cabaret, na área central de Porto Alegre, na noite deste sábado. O incêndio, iniciado antes da atividade noturna da casa, não deixou vítimas, mas danificou a estrutura do prédio, que ficará temporariamente interditado.

O fogo teve início entre 20h30 e 20h40 e foi avistado por moradores dos altos prédios da vizinhança. Muitos deixaram seus lares para evitar a aspiração da coluna de fumaça que se erguia na região. Quadras da avenida Independência foram fechadas para o trânsito, em torno do número 590, onde fica o casarão antigo em que funciona a boate. Uma pequena multidão de pessoas que transitavam pela região parou para acompanhar a operação.

Ana Caroline, 33 anos e vizinha da boate, contou que sentiu o cheiro de fumaça por volta das 20h40 e decidiu descer, ação repetida por todos os outros moradores do seu prédio. "Saí do apartamento e encontrei outros vizinhos aqui ambaixo. Havia muita fumaça", relatou. Yog Kaiser Mars, assessor da boate, relatou no Facebook o início do incêndio. "A equipe do bar ainda não havia entrado ainda na casa; nos deparamos com o incêndio assim que chegamos." Jeremy Crawshaw Heinzelmann, um dos sócios da casa, também afirmou que não havia ninguém dentro do estabelecimento.
Os Bombeiros confirmaram que o fogo teve início dentro da área da boate, mas não há ainda indício do que teria causado as chamas. “O fogo começou do meio pra trás, de cima pra baixo. O telhado desabou uma parte. O sucesso da operação se deu que nós conseguimos preservar toda a parte da frente da estrutura e não houve dano nas estruturas do lado também", disse o capitão Fabrício Jung Zaniratti.  “O Corpo de Bombeiros está interditando a estrutura em função de danos estruturais e agora vamos fazer outras avaliações", completou.

Por volta das 23h, a situação já se encontrava sob controle após a extinção dos últimos focos de possibilidade de incêndio. Cinco caminhões e pelo menos 25 bombeiros trabalharam na ocorrência. Um deles passou mal e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro.

A casa noturna Cabaret havia sido interditada no final de janeiro durante a intensificação da fiscalização de casas noturnas ocorrida depois do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria. Na ocasião, os bombeiros encontraram fiação elétrica exposta; o local passou por reformas e reabriu 20 dias depois. Zaniratti confirmou que o Cabaret, boate tradicional na noite porto-alegrense, possui alvará para funcionar normalmente. A casa, que funciona desde 1992, quando abriu como Cabaret Voltaire, receberia uma festa nesta noite. 
Incêndio na Boate Kiss
Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio deixou 241 mortos em Santa Maria (RS). O fogo na Boate Kiss começou por volta das 2h30, quando um integrante da banda que fazia show na festa universitária lançou um artefato pirotécnico, que atingiu a espuma altamente inflamável do teto da boate.

Com apenas uma porta de entrada e saída disponível, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local. Muitos foram pisoteados. A maioria dos mortos foi asfixiada pela fumaça tóxica, contendo cianeto, liberada pela queima da espuma.

Os mortos foram velados no Centro Desportivo Municipal, e a prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias. A presidente Dilma Rousseff interrompeu uma viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde prestou solidariedade aos parentes dos mortos.

Os feridos graves foram divididos em hospitais de Santa Maria e da região metropolitana de Porto Alegre, para onde foram levados com apoio de helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira). O Ministério da Saúde, com apoio dos governos estadual e municipais, criou uma grande operação de atendimento às vítimas.

Quatro pessoas foram presas temporariamente - dois sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr, conhecido como Kiko, e Mauro Hoffmann, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Luciano Augusto Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Enquanto a Polícia Civil investiga documentos e alvarás, a prefeitura e o Corpo de Bombeiros divergem sobre a responsabilidade de fiscalização da casa noturna.

A tragédia fez com que várias cidades do País realizassem varreduras em boates contra falhas de segurança, e vários estabelecimentos foram fechados. Mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul cancelaram a programação de Carnaval devido ao incêndio.

No dia 25 de fevereiro, foi criada a Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss em Santa Maria. A associação foi criada com o objetivo de oferecer amparo psicológico a todas as famílias, lutar por ações de fiscalização e mudança de leis, acompanhar o inquérito policial e não deixar a tragédia cair no esquecimento.

 http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/casa-noturna-pega-fogo-em-porto-alegre,c7d682432c17e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html


Instalação militar síria é atacada por Israel


Caça israelense (foto: Getty)
Mídia estatal síria acura Israel de ataque aéreo a complexo militar próximo a Damasco

A TV estatal da Síria afirmou que foguetes disparados por Israel atingiram um complexo militar de pesquisas científicas em Damasco. A mesma instalação já havia sido alvo de um ataque israelense em janeiro.

Fortes explosões foram ouvidas em Mount Qassioun, uma área da capital síria na noite de sábado.
Mais cedo, militares israelenses afirmaram sob condição de anonimato que seus aviões bombardearam na sexta-feira um alvo em território sírio. O objetivo do ataque seria um suposto carregamento de armas destinado ao Hezbollah, no Líbano.

Fortes explosões foram sentidas por testemunhas nos arredores de Damasco. Um video amador publicado na internet mostra uma grande bola de fogo provocada por uma explosão na cidade.
 
Embora a origem do vídeo não tenha sido confirmada, ela se referiria a uma explosão ocorrida perto do complexo de pesquisa militar de Jamaraya.

 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130502_israel_damasco_lk.shtml


Ofensivas

"O novo ataque israelense é uma tentativa de levantar o moral de grupos terroristas que estão cambaleando devido a ataques de nosso nobre Exército", afirmou a TV estatal síria, se referindo a recentes ofensivas do governo contra rebeldes opositores.
Autoridades israelenses não se manifestaram sobre as explosões.
Forças do governo sírio e rebeldes lutam por meses pelo controle dos arredores de Damasco. Mais de 70 mil pessoas morreram no conflito desde seu início em 2011.

Assaltante estupra mulher dentro de micro-ônibus no Rio

Com uma arma na boca e em um ônibus que se dirigia ao Centro do Rio pela Avenida Brasil, uma mulher de cerca de 30 anos foi estuprada por um assaltante no fim da tarde da última sexta-feira, menos de 35 dias depois que uma turista americana foi atacada sexualmente em uma van na região metropolitana da capital fluminense.

Descrito como pardo, cerca de 24 anos, com cabelo preto corte tipo asa delta e parecendo estar sob efeito de drogas, o criminoso atacou a vítima em um micro-ônibus da linha 369 (Bangu/Carioca), depois de assaltar os passageiros e mandá-los para o fundo do veículo. O ataque sexual aconteceu na parte dianteira, ao lado do motorista, enquanto ele dirigia, e foi testemunhado por todos a bordo.

De acordo com informações da polícia civil, o homem embarcou na altura da Favela do Muquiço, em Realengo, na zona oeste da cidade, e, portando uma arma curta, anunciou o assalto. Depois de saquear dinheiro e bens dos passageiros, escolheu a mulher, levou-a para a parte da frente e a estuprou e agrediu a coronhadas. O estuprador desceu do veículo na altura do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na zona portuária da cidade - a poucos quilômetros do centro.

A polícia solicitou à empresa Transportes Campo Grande imagens das câmeras de segurança do veículo, para tentar identificar o criminoso. Descrições do suspeito feitas pelas vítimas também vão ajudar nas investigações.

A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico-Legal para coleta de material genético, visando a uma futura comparação com eventuais suspeitos. A mulher também foi levada a atendimento em um serviço de assistência social e recebeu medicamentos para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o coquetel anti-HIV, contra o vírus da Aids.

Estatística
No último dia 17, outro caso de ataque sexual chocou o Rio. Sua vítima foi uma garota de 14 anos, estuprada no Leblon, na zona sul, no fim da tarde. Estatística oficial da Secretaria de Segurança, divulgada neste sábado (4), aponta pequena queda em março no número de estupros na capital, em relação a fevereiro: 4,1%, de 146 para 140.

O novo ataque sexual em transporte coletivo aconteceu em um ambiente de crescente questionamento em relação à segurança e eficiência dos sistemas de transporte no Rio de Janeiro, principalmente ônibus, às vésperas do início dos grandes eventos internacionais. O processo se intensificou depois que, em 30 de março passado, uma turista norte-americana, que embarcara uma van para a região boêmia da Lapa, no Centro, com o namorado francês, foi sequestrada e levada para São Gonçalo, cidade da região metropolitana. No veículo com vidros escuros, a mulher foi estuprada em pelo menos oito ocasiões. Os criminosos chegaram a "oferecê-la" a outro homem, que a recusou.

 http://www.dgabc.com.br/News/6023929/assaltante-estupra-mulher-dentro-de-micro-onibus-no-rio.aspx