Estados Unidos -  James Everett Dutschke, de 41 anos, foi detido na madrugada de ontem por agentes federais dos Estados Unidos. Ele estava em sua casa, na cidade de Tupelo, no Mississippi. Trata-se do segundo suspeito de ter enviado cartas com a substância letal ricina ao presidente Barack Obama e a outros dois servidores públicos.

Instrutor de artes marciais, Dutschke não resistiu à prisão, segundo informações do chefe da polícia local, Tony Carleton. Ele já estava sendo investigado e, no início da semana, agentes do FBI, da polícia do Capitólio e membros de equipes antiterroristas da Guarda Nacional do estado fizeram buscas tanto na casa do suspeito quanto em um centro de artes marciais administrado por ele.
James Everett Dutschke, de 41 anos, foi detido por agentes federais na madrugada deste sábado, em sua casa | Foto: Reprodução Internet
James Everett Dutschke, de 41 anos, foi detido por agentes federais na madrugada deste sábado, em sua casa | Foto: Reprodução Internet
Na última terça-feira, o primeiro suspeito de ter mandado as cartas contaminadas, Paul Kevin Curtis, também do Mississippi, foi liberado pela polícia. Imitador de Elvis Presley, ele vive na cidade de Corinth e se livrou das acusações porque nenhuma prova foi encontrada para incriminá-lo.

Segundo o FBI, a polícia fez uma busca detalhada na casa e no carro de Curtis, mas não foram encontrados resíduos de ricina ou de alguma matéria-prima necessária para a sua fabricação. A análise do histórico de seu computador também não encontrou nenhum indício de pesquisa que poderia estar relacionado ao caso.

As cartas com ricina foram descobertas na semana passada, quando os Estados Unidos ainda estavam sob o impacto do atentado na maratona de Boston. Elas foram endereçadas ao presidente Obama, ao senador republicano Roger Wicker, do Mississippi, e a uma juíza de paz do mesmo estado, Sadie Holland.

Diziam: “Talvez eu terei sua atenção agora, mesmo que isso signifique que alguém tem que morrer. Isto tem que acabar. Ver um erro e não apontá-lo é tornar-se um parceiro silencioso na continuidade desse erro’. A carta destinada a Obama foi encontrada em uma estação de triagem a 6 km da Casa Branca.