terça-feira, 2 de abril de 2013

Comando da equipa que matou Bin Laden morre em acidente de paraquedismo



Nova Iorque – Brett Shadle, um dos membro das forças especiais da Marinha norte-americana que fez parte da equipa que participou na operação que culminou com a morte de Osama Bin Laden, em 2011, morreu quinta-feira em consequência de um acidente de paraquedismo, no Arizona, EUA.

Brett Shadle, 31 anos, membro da "Seal Team Six" (Equipa Número Seis da Seal), não é o primeiro membro da equipa que participou na operação que matou Bin Laden, no Paquistão, a 02 de Maio de 2011, a falecer, juntando-se à lista que outros comandos mortos, que os "media" já chamam de "maldição de Bin Laden".

Em Agosto de 2011, três meses depois da "Operação Gerónimo", que envolveu 25 militares, um helicóptero da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) caiu no Afeganistão e morreram 38 soldados, 22 deles parte da "Seal Team Six".

O acidente de helicóptero foi causado por disparos de talibãs e as autoridades norte-americanas não conseguiram impedir a divulgação das identidades dos militares mortos, mas desmentiram a sua participação na Operação Gerónimo.

Brett Shadle morreu num acidente de pára-quedas, durante um exercício em Arizona, juntando-se à lista dos restantes 22 militares da Operação Gerónimo mortos.

Outro militar da Navy Seal ficou ferido no acidente de pára-quedas, mas a sua identidade não foi revelada.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2013/3/14/Comando-equipa-que-matou-Bin-Laden-morre-acidente-paraquedismo,f8fe8a19-4b23-4d76-b76c-343d62a29254.html

Mais quatro infetados com vírus H7N9 na China


 
A China identificou mais quatro pessoas infetadas com o H7N9, um vírus aviário que apareceu pela primeira vez em humanos, elevando para sete o número total de doentes.
 
foto AFP
Mais quatro infetados com vírus H7N9 na China
É a primeira vez que o vírus H7N9 foi detetado em humanos
 
Os quatro novos casos de infeção são três mulheres, de 45, 48 e 32 anos, e um homem de 83, informou o gabinete de saúde da província oriental de Jiangsu em comunicado.

Todos os pacientes estão em tratamento e ainda não há qualquer prova de que haja ligação entre os quatro, que vivem em quatro cidades diferentes da mesma província, adiantou a mesma fonte.

A China informou, no fim de semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) de que dois homens, com 87 e 27 anos, morreram em Xangai, no início de março, infetados com o vírus H7N9. A presença do vírus só foi confirmada na sexta-feira.

Em conferência de imprensa, esta terça-feira, em Genebra, a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, disse ter sido "a primeira vez que [o vírus] H7N9 foi detetado em humanos", mas assegurou que até agora não há indicação de que possa transmitir-se de pessoa para pessoa.

"O papel da OMS será seguir com as autoridades chinesas esta situação. É a primeira vez que o H7N9 é detetado em humanos e claro que é uma preocupação para nós", afirmou.

Especialistas da OMS em Genebra reúnem-se hoje por teleconferência com o gabinete da organização em Pequim para melhor compreender a situação, que fez reavivar temores relacionados com a transmissão no passado, também na China, de vírus de origem animal para os humanos, como a gripe aviária do subtipo H5N1.

Essa epidemia matou mais de 360 pessoas em todo o mundo entre 2003 e março deste ano, segundo a OMS.

 http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=3142228&page=-1

Carlos Cruz entregou-se esta manhã na prisão da Carregueira

Apesar de ainda não ter sido emitido um mandado de detenção, o ex-apresentador entregou-se na manhã desta terça-feira para cumprir a pena de prisão a que foi condenado no processo Casa Pia.
Carlos Cruz foi condenado a seis anos de prisão por crimes de pedofilia no processo Casa Pia Rui Gaudêncio
Eram 10h40 quando Carlos Cruz se entregou esta manhã na prisão da Carregueira, no concelho de Sintra, para cumprir o resto da pena de seis anos a que foi condenado por pedofilia no processo Casa Pia.

Como já havia anunciado, o apresentador preferiu entregar-se a ser detido pelas autoridades, o que viria inevitavelmente a acontecer uma vez que perdeu os derradeiros recursos judiciais que têm evitado, desde 2010, altura em que foi condenado em primeira instância, a sua prisão.

Os recursos não se esgotaram, no entanto, por aqui: Carlos Cruz apresentou uma queixa contra o Estado português no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem que continua a aguardar resposta e o seu advogado irá interpor, nos próximos meses, um pedido de revisão da sentença que o condenou.

“Carlos Cruz apresentou-se voluntariamente no Estabelecimento Prisional da Carregueira ao abrigo do regime legal que permite tal entrega voluntária junto de qualquer estabelecimento prisional”, esclarece o advogado Ricardo Sá Fernandes num comunicado enviado esta tarde às redacções. “Aí ficou preso, após ter cumprido o respectivo procedimento de ingresso.”

É também na Carregueira, prisão conhecida por acolher condenados por crimes sexuais, que se encontra já a cumprir pena o antigo motorista da Casa Pia, Carlos Silvino.

“Carlos Pereira Cruz não cometeu os crimes por que foi condenado, reafirmando, mais uma vez, que nunca esteve no local onde supostamente teriam sido cometidos (num prédio da Av. das Forças Armadas, em Lisboa), nem conhecendo, a qualquer título, as alegadas vítimas ou quaisquer outros envolvidos”, refere o mesmo comunicado, segundo o qual o apresentador televisivo foi “vítima de um gravíssimo erro judiciário”, razão pela qual “persistirá na defesa da sua dignidade em ordem a assegurar a reabertura do processo e a proclamação da sua inocência”.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/carlos-cruz-entregouse-na-prisao-da-carregueira-1589895