sábado, 30 de março de 2013

Rumores sobre Facebook Phone se intensificam: anúncio previsto para abril

Especulação aponta que lançamento seria um aparelho dedicado à rede social

Facebook está cada vez se focando mais na mobilidade Foto: Getty Images
Facebook está cada vez se focando mais na mobilidade
Foto: Getty Images
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, vem insistindo há tempos que a rede social não planeja lançar um telefone. 

"Um Facebook Phone não faz sentido", afirmou ele em uma entrevista em setembro do ano passado - declaração que reiterou em janeiro deste ano: "Não vamos desenvolver um telefone". Porém, novas especulações dão conta de que a empresa tem planos de fazer um anúncio envolvendo smartphones no evento marcado para o dia 4 de abril. As informações são do Huffington Post.

O Facebook pode não estar construindo um telefone, no sentido de desenvolver hardwares "do zero", fabricar aparelhos e os colocar à venda. A promessa da rede social de desvendar sua casa "nova no Android", no entanto, alimenta boatos de um smartphone com foco na empresa. Especialistas sugerem que uma versão modificada do Android - o sistema operacional do Google - será apresentada, e a novidade terá diversas funcionalidades extras voltadas para o Facebook.
Outros relatos apostam que o software que está para ser anunciado poderá mostrar conteúdo das contas dos usuários na tela inicial do aparelho - a primeira imagem visível quando o smartphone é ligado. O lançamento estará disponível inicialmente em telefones da HTC, porém a rede social está procurando mais parceiros para a empreitada, de acordo com o The Wall Street Journal.

"Imagina a integração do Facebook com o iOS 6, porém muito maior, e construída pelo próprio acebook. Poderia ter uma forte dependência em aplicativos nativos, como o Messenger, e compartilhamento social facilitado de qualquer lugar do telefone, e mais", escreveu Josh Constine, do TechCrunch.

De acordo com o site The Next Web, o Facebook já havia tentado criar um telefone antes, em 2010. Mas o projeto foi abortado diversas vezes e só recentemente a empresa decidiu que precisava trazer mais usuários através de um disposotivo móvel próprio.

http://tecnologia.terra.com.br/rumores-sobre-facebook-phone-se-intensificam-anuncio-previsto-para-abril,6f8563d1887bd310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Polícia do DF prende suspeito de matar professora achada em carro

Segundo agentes, ele apresentou três versões para o crime.
Enterro da vítima ocorre às 11h deste sábado, em Taguatinga.

Professora Cristiane Silva Matos, que foi encontrada morta dentro do carro no estacionamento do Parque da Cidade (Foto: TV Globo/Reprodução)Professora que foi achada morta dentro do carro
no estacionamento do Parque da Cidade
(Foto: TV Globo/Reprodução)
 
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na noite dessa sexta-feira (29) o suspeito de ter estrangulado a professora Cristiane Silva Matos, de 36 anos. O corpo dela foi encontrado dentro do carro no estacionamento do Parque da Cidade na noite de quinta. Segundo agentes, ele confessou o crime.

Ainda segundo a polícia, o suspeito apresentou três versões para o crime. O homem mora e foi detido em Santa Maria e, de acordo com agentes, não tem passagem.

A polícia disse que chegou a ele por meio de impressões digitais deixadas no veículo da vítima.
O enterro da professora está marcado para as 11h deste sábado, em Taguatinga.

Entenda o caso
O marido da vítima registrou o desaparecimento dela após a professora não ter ido buscar os dois filhos na escola, às 17h30 de quinta-feira, como de costume. O carro da professora foi achado no estacionamento 9 com a porta aberta e com estilhaços de vidro ao lado do veículo.

A bolsa e a carteira da professora, com documentos e cartões, não foram levadas. O marido contou à polícia que Cristiane saiu de casa para ir a um shopping comprar ovos de Páscoa. Depois, ela pegaria os filhos, de 2 e 7 anos.

 http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/03/policia-do-df-prende-suspeito-de-matar-professora.html

Foto mostra Kim Jong-un com possível mapa de alvos nos Estados Unidos

Outra imagem mostra o líder norte-coreano em frente a um computador semelhante a um iMac, da Apple

Atrás do presidente da Coreia do Norte, é visível um mapa dos Estados Unidos: ali estariam marcados alvos em potencial Foto: Reuters
Atrás do presidente da Coreia do Norte, é visível um mapa dos Estados Unidos: ali estariam marcados alvos em potencial
Foto: Reuters
Fotos divulgadas nesta sexta-feira pela Coreia do Norte mostram o líder Kim Jong-un dentro de seu centro de comando militar assinando a ordem de colocar foguetes em estado de prontidão para atacar o território americano. As imagens, publicadas no jornal estatal Rodong, mostram o presidente cercado por seus generais com mapas e diagramas em larga escala dos Estados Unidos. Neles, estariam apontados alvos do possível ataque norte-coreano: as cidades de Washington D.C., Los Angeles, Atlanta e Honolulu (Havaí).
Um gráfico marcado como "plano de ataque aos Estados Unidos" em caracteres coreanos aparece no fundo de uma das fotografias, feita durante uma reunião de emergência em local não revelado. Em seu habitual tom belicista, os meios norte-coreanos publicaram ontem que seu líder, Kim Jong-un, ordenou apontar seus mísseis para atacar a "qualquer momento" alvos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Além do mapa que traça linhas sofre o território americano, outro fato chamou a atenção na mesa de trabalho de Kim Jong-un: um computador que parece um iMac, da Apple. A empresa mantém um embargo comercial na Coreia do Norte, e chama atenção para o meio como o produto foi obtido, além de revelar um paradoxo em meio à tensão entre o país comunista e seus rivais dos Estados Unidos. Em fevereiro, uma foto do líder norte-coreano usando um smartphone já havia provocado muita especulação.
O líder norte-coreano Kim Jong-un preside reunião de emergência em Pyongyang nesta sexta; ao lado, o que parece ser um iMac, da Apple Foto: Reuters
O líder norte-coreano Kim Jong-un preside reunião de emergência em Pyongyang nesta sexta; ao lado, o que parece ser um iMac, da Apple
Foto: Reuters
 http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/,f2532abfcd8bd310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
 

Estudo mostra que Santo Sudário pode ter pertencido à época de Jesus

Santo Sudário não é falsificação medieval, aponta pesquisa: tecido data de período entre 300 a.C. e 400 d.C.

Comparativo entre o manto original (esq.) e um negativo (dir.): tecido marcado por sangue de alguém que foi crucificado pode ter mesmo coberto o corpo de Jesus, segundo novos testes infravermelhos Foto: Wikimedia
Comparativo entre o manto original (esq.) e um negativo (dir.): tecido marcado por sangue de alguém que foi crucificado pode ter mesmo coberto o corpo de Jesus, segundo novos testes infravermelhos
Foto: Wikimedia
Venerado por muitos como o manto que cobriu o corpo de Jesus após sua morte e questionado por outros como uma farsa medieval, o Santo Sudário pode mesmo pertencer à época em que Cristo viveu. O anúncio foi feito por cientistas após análises de um pedaço da peça de linho revela que o tecido é datado de um período entre 300 a.C. e 400 d.C. As informações são do Daily Mail.

Os pesquisadores realizaram testes forenses para comparar fibras do sudário com uma série de amostras de tecido antigos. Foi descoberto que o material pode ter sido fabricado na época em que Jesus viveu. Os resultados contradizem um estudo de 1988, liderado pelo Museu Britânico, que determinou através de datação por radiocarbono que o manto era de uma época compreendida entre 1260 e 1390.
O tecido - também conhecido como Sudário de Turim - mostra a imagem de um homem barbudo com ferimentos consistentes com os de alguém que sofreu traumatismos físicos ao ser pregado em uma cruz. A pesquisa anterior havia apontado que a peça de 4,5 metros de comprimento teria sido fabricada durante a Idade Média - mais de mil anos após a crucificação de Jesus - e seria, portanto, uma farsa.

Cientistas da Universidade de Pádua, porém, aceditam que os resultados originais possam ter sido distorcidos por séculos de ação da água e por danos de fogo. A descoberta é apresentada em um novo livro chamado Il Mistero della Sindone ("O Mistério do Sudário", em tradução livre), lançado nesta Sexta-Feira Santa. Para chegar à conclusão, os autores - o especialista em medição mecânica e térmica Giulio Fanti e o jornalista Saverio Gaeta - examinaram fibras do sudário e as compararam com amostras de tecidos datados desde 3 mil a.C. até a era moderna.

Três testes, envolvendo procedimentos químicos e mecânico, foram fundamentais para a descoberta: os primeiros foram realizados com luz infravermelha, e o outro foi feito com espectroscopia Raman, que mede a radiação através do comprimento de onda e é normalmente utilizada na ciência forense.

O manto, uma das relíquias mais controversas do Cristianismo, foi descrito pelo papa João Paulo II como "um ícone de sofrimento em todos os tempos".

 http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/,34a8a8e06a8bd310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Documento do FBI relata descoberta de 'discos voadores' em 1950

Relatório se tornou o mais popular no site da polícia federal dos EUA

Documento de 1950 divulgado pelo FBI apresenta relato sobre encontro com objetos voadores não identificados
Foto: AP
Documento de 1950 divulgado pelo FBI apresenta relato sobre encontro com objetos voadores não identificados Foto: APUm memorando do FBI - a polícia federal dos EUA - descrevendo um vago e não confirmado relatório sobre "discos voadores" encontrados no Estado americano do Novo México em 1950 tornou-se o arquivo mais popular no site da instituição. O documento, datado de 22 de março daquele ano, foi enviado ao então diretor J. Edgar Hoover pelo chefe do escritório do FBI em Washington, Guy Hottel.

Segundo o FBI, o memorando foi divulgado ao público pela primeira vez no final da década de 1970, e mais recentemente ficou disponível em uma sala eletrônica de leitura lançada pela agência em 2011. O documento foi visto quase um milhão de vezes - o mais lido entre os cerca de 6,7 mil documentos públicos do FBI.

Escrito vagamente, o relatório descreve uma história contada por uma pessoa cujo nome não é mencionado. A fonte afirma que um investigador da Força Aérea americana declarou ter recuperado três discos voadores no Novo México, mas não explica exatamente onde. Cada uma das naves estaria ocupada por três pequenos corpos humanoides com menos de um metro de altura cada, vestidos com pano metálico de uma textura muito fina.
O informante garantiu ainda que "cada corpo estava enfaixado de maneira semelhante às roupas utilizadas por pilotos de teste". Os objetos voadores não identificados (OVNIs) teriam caído porque um poderoso radar do governo na área interferiu em seus controles.

O FBI arquivou o documento naquele mesmo ano e não levou as investigações adiante. O nome do informante para quem são creditadas algumas informações foi escondido no memorando publicado online. O caso não parece estar relacionado ao relato de Roswell em 1947, quando membros da Força Aérea dos Estados Unidos afirmaram ter recuperado um OVNI - antes de se retratarem e dizer que era apenas um balão de pesquisa.

 http://noticias.terra.com.br/ciencia/,b54bd3af5e7bd310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Número de estudantes chineses com HIV aumenta 24,5% em 2012

O número de estudantes chineses infectados com o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), causadora da aids, aumentou em 24,5% anualizado em 2012, e a principal causa das novas infecções é a transmissão homossexual, informou hoje a agência Xinhua.

Segundo uma representante da Comissão de Planejamento Familiar e da Saúde Nacional da China, Yu Jingjin, em 2012 houve novos 1,7 mil estudantes com HIV.

Entre os novos casos, 64,5% se infectou por contato homossexual, explicou Yu, citada pela Xinhua, que acrescentou que no ano passado 87% dos casos de HIV se originou por transmissão sexual. Na China, mais de 7.000 estudantes vivem com aids.

Em 2012, esta doença causou 17.740 mortes de janeiro a outubro, o que representa aumento de 8,6% frente ao mesmo período do ano anterior, segundo o Ministério da Saúde.

Pequim quadruplicou suas despesas contra a aids dos US$ 124 milhões em 2007 para US$ 530 milhões em 2011, um investimento que foi louvado pela ONU ao se transformar a China em um dos cinco países que mais contribuem com a campanha global para combater a síndrome.

No entanto, a aids é ainda um grave problema no país, não só pelo número de pessoas que afeta, mas também pela desinformação e desconhecimento que rodeia a doença e que faz com que ainda seja muito estigmatizada.

 http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/numero-de-estudantes-chineses-com-hiv-aumenta-245-em-2012,7c90a7af252bd310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

China: chance de sobrevivência de 83 mineiros soterrados é mínima

Imagem de vídeo mostra equipes de resgate trabalhando no local Foto: Reprodução de vídeo / Reuters

Um porta-voz do governo da região do Tibete disse que o salvamento das pessoas soterradas em uma mina no local é difícil devido ao tamanho e altitude da área afetada. Um deslocamento de terra na área, no sul da China, soterrou 83 trabalhadores após atingir o assentamento no qual estes trabalhavam, segundo informaram hoje as autoridades locais através da agência Xinhua.

A declaração também informou que as baixas temperaturas, abaixo de três graus Celcius, afetaram o sentido de olfato dos cachorros e que as possibilidades de sobrevivência das vítimas são mínimas.
O presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, ordenaram maximizar os esforços para resgatar os trabalhadores.

O corrimento de terras ocorreu cerca às 6h da manhã da sexta-feira, na comarca de Maizhokunggar, cerca de 68 quilômetros da cidade de Lhasa, capital da região, na mina Tibete Huatailong.

As vítimas trabalhavam na filial mineradora do Grupo Corporativo China National Gold. Cinco máquinas escavadeiras, cinco caminhonetes e um automóvel 4x4 foram enterrados no desastre.

A área afetada mede cerca de três quilômetros de comprimento com cerca de dois milhões de metros cúbicos de barro, rochas, e resíduos, segundo o Departamento de Publicidade do Governo regional, citado pela agência oficial.

G1

Em 3º dia de internação, governo não divulga novidades sobre Mandela

O ex-presidente sul-africano e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela completa neste sábado seu terceiro dia no hospital, após seu ingresso à meia-noite da quarta-feira por causa de uma "recaída" de uma "infecção pulmonar".

O porta-voz da Presidência sul-africana, Mac Maharaj, assegurou não poder dar novas informações sobre o estado de Mandela, informa a agência sul-africana de notícias Sapa.

Maharaj indicou na sexta-feira que Mandela, de 94 anos, estava "animado" e fazia "progressos constantes" em sua recuperação.

Anteriormente, o porta-voz tinha anunciado que Mandela estava "consciente", tanto no momento de sua hospitalização como depois de internado.

Trata-se da terceira entrada de Madiba no hospital - como Mandela é conhecido em seu país - nos últimos quatro meses.

Madiba, que durante 67 anos lutou contra o sistema de segregação racial do "apartheid" imposto pela minoria branca na África do Sul, sofre problemas respiratórios surgidos durante seus 27 anos de reclusão por parte do citado regime.

 http://noticias.terra.com.br/mundo/africa/em-3-dia-de-internacao-governo-nao-divulga-novidades-sobre-mandela,2d80a7af252bd310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Acidente com ônibus mata 3 e fere 27 em São Paulo. Veículo caiu em ribanceira


Funcionário da Cometa é a terceira vítima fatal do acidente desta sexta. Veículo fazia a linha São Paulo-Campinas e tombou na altura de Vinhedo.

Ônibus
Ônibus caiu em ribanceira na Rodovia Anhanguera
(Foto: Gilberto Nascimento Pereira / VC no G1)
 
Morreu na noite desta sexta-feira (29), no Hospital Dr. Mário Gatti em Campinas (SP), a terceira vítima do ônibus que caiu em uma ribanceira na Rodovia Anhanguera, em Vinhedo (SP). Segundo a assessoria da unidade médica, o homem, de 34 anos, teve traumatismo craniano, chegou a ser atendido, mas não resistiu. Outras 27 pessoas ficaram feridas.

O ônibus rodoviário intermunicipal fazia o itinerário São Paulo-Campinas com 34 passageiros. De acordo com a assessoria do Mário Gatti, Edson Rodrigo da Silva era funcionário da Viação Cometa e pegava carona no veículo.

Segundo a concessionária responsável pelo trecho, a AutoBan, 16 pessoas tiveram ferimentos leves e outras quatro ferimentos moderados. Os outros sete feridos, segundo a polícia, tiveram escoriações, receberam atendimento no local e foram liberados em seguida. O restante dos passageiros do ônibus não se feriu.


Volante puxado por passageiro
A concessionária informou que o veículo passava pelo quilômetro 79, no sentido interior, quando o acidente ocorreu. O motorista do ônibus relatou à reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo no interior paulista, que o acidente teria sido provocado por um passageiro que tentou segurar a direção do ônibus durante o trajeto.


Do nada, ele saiu e puxou a direção. Não falou nada. O carro não tem cabine [separando os passageiros do condutor] porque é usado em viagens curtas, contou o motorista Reginaldo Gomes enquanto recebia atendimento médico com as outras vítimas no local do acidente.

Trânsito e resgate
Equipes dos bombeiros, Samu, Polícia Militar Rodoviária e da concessionária trabalharam no resgate das vítimas. O trânsito foi interrompido na faixa da direita e no acostamento, o que causou lentidão no trecho e um quilômetro de congestionamento. O tráfego foi liberado totalmente e voltou à normalidade às 19h30, segundo a AutoBan.


Em nota, a assessoria de imprensa da Viação Cometa informou que apura as causas do acidente e que está dando toda a assistência necessária aos passageiros e familiares. Segundo a Polícia Rodoviária, o caso será registrado na delegacia do município de Vinhedo, que fica responsável por apurar as causas do acidente.
Ônibus
Ônibus saiu de São Paulo e acidente ocorreu na altura do município de Vinhedo (Foto: Reprodução / EPTV)
Empresário registrou resgate
 
O microempresário Gilberto Nascimento Pereira, de 43 anos, mora nas imediações do local do acidente e foi um dos primeiros a chegar à rodovia após a queda do veículo. Ele conta que ele e os vizinhos ouviram o barulho da batida e acionaram imediatamente o resgate.

Fonte: G1
 

Governo deve adiar aumento do IPI para veículos


Imposto subiria na segunda-feira; governo estaria planejando congelar alíquotas no patamar atual por tempo indeterminado


Adriana Fernandes e Eduardo Cucolo - Agencia Estado
BRASÍLIA - O governo federal deve adiar o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, previsto para subir no dia 1º de abril. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a equipe econômica pode, até, congelar as alíquotas no patamar atual por tempo indeterminado. Pelo cronograma divulgado em dezembro, estavam previstos três aumentos do tributo. O reajuste de janeiro se confirmou. O imposto deveria subir novamente em abril e julho.

A informação de que o imposto não subiria em abril foi publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, na última quarta-feira (27). O anúncio da prorrogação deve ser feito na segunda-feira (01/04) pelo Ministério da Fazenda.

O fraco desempenho das vendas no primeiro trimestre de 2013 fez o governo rever a decisão de aumentar gradualmente o tributo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se reuniram na quinta-feira (28) para avaliar a situação do setor neste início de ano.

Entre maio e dezembro de 2012, o governo reduziu o IPI dos veículos flex de até 1.000 cilindradas de 7% para zero. Em 1º de janeiro de 2013, a alíquota dessa categoria subiu para 2% e deveria subir para 3,5% a partir de segunda-feira (01/04), voltando aos 7% originais em 1º de julho, segundo cronograma divulgado pelo governo no final do ano passado.

Para os veículos flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI caiu de 11% para 5,5% até 31 de dezembro, subiu para 7% em 1º de janeiro e deveria ir a 9% na segunda-feira (01/04). Para veículos a gasolina nessa faixa, o IPI original saiu de 13% para 6,5% entre maio e dezembro do ano passado, foi para 8% em 1º de janeiro e a previsão era chegar a 10% a partir de abril. Já para os veículos utilitários, a alíquota de 8% ficou em 1% até dezembro, subiu para 2% em janeiro e deveria ir para 3% agora.

Estoques elevados
Nesta semana, o vice-presidente de assuntos corporativos da Ford para a América do Sul, Rogelio Golfarb, afirmou estar "reticente" se a projeção de crescimento do mercado automotivo da Anfavea para 2013, de 3,5% a 4,5%, irá se concretizar, citando a questão do IPI. "Apesar de janeiro ter registrado vendas fortes, o resultado só ocorreu por causa da venda de veículos em estoques com redução total de IPI." Em fevereiro, segundo ele, houve queda nas vendas em relação a fevereiro do ano passado. "E os números de março, até agora, ainda estão aquém."

A lenta recuperação da economia tem levado a Fazenda a rever o fim de vários incentivos tributários desde o ano passado. E o setor automobilístico é um dos mais sensíveis para o governo, por conta do seu peso na indústria, no varejo e no emprego. A indústria automobilística representa quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. Desde que o ministério derrubou o IPI, em maio do ano passado, já houve quatro prorrogações.

A produção de veículos cresceu 18,4% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período de 2012, o que surpreendeu analistas do setor. As vendas, no entanto, decepcionaram. Os números de fevereiro foram os piores para este mês do ano desde 2010. Em março, o mercado de carros novos não reagiu, como se esperava, e os estoques seguiram elevados, beirando os 40 dias, segundo dados da Anfavea.

 http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,governo-deve-adiar-aumento-do-ipi-para-veiculos,148957,0.htm