domingo, 17 de março de 2013

Fifa visita Maracanã e mantém data de entrega do estádio para 27 de abril

Membros da entidade e do Comitê Organizador Local (COL) foram ao local.
Indígenas protestam e não aceitam desocupação para Museu Olímpico.


Representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) fizeram, neste sábado (16), uma vistoria nas obras do Maracanã. O discurso foi de confiança no cumprimento dos prazos. Como mostrou reportagem exibida no RJTV, a visita estava prevista para o dia 6 de março, mas foi adiada por causa da chuva que transformou o estádio em piscinão. A data para entrega do Maracanã está mantida para 27 de abril.

Seis mil e quinhentos operários trabalham dia e noite na preparação do estádio. Segundo o Comitê Organizador Local, esta visita não muda o cronograma de obras, mas define alguns ajustes.

Durante a vistoria, ônibus da comitiva ficou encalhado nas obras, que também tomam conta do entorno do estádio. No entanto, o problema foi resolvido rapidamente e não gerou transtornos.

"O estádio ainda está em obras, assim que ele ficar pronto, esses problemas não acontecerão mais", ressaltou Thiago Paes, gerente-geral de Integração Operacional do COL.

Impasse no Museu do Índio
Na sexta-feira (15), a secretária estadual de Direitos Humanos, Renata Sepúlveda, um procurador do estado e um oficial de justiça, foram impedidos de deixar o Museu do Índio, depois de entregar uma decisão judicial com a determinação de desocupar o local em 72 horas.

No documento, a Justiça manda que o governo providencie nova moradia até que seja construído o centro de referência indígena. A Defensoria Pública da União já entrou com recurso contra a decisão.
No lugar do antigo Museu do Índio, no Maracanã, onde vive o grupo, será construído o Museu Olímpico, para 2016.

 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/03/fifa-visita-maracana-e-mantem-data-de-entrega-do-estadio-para-27-de-abril.html

Único hospital de transplante de rim em crianças suspende serviço no RJ

Hospital de Bonsucesso paralisou serviço em pacientes com menos de 40 Kg.
Governo diz que em abril, Hospital da Criança vai fazer transplantes.


O estado do Rio de Janeiro não tem nenhuma unidade de saúde que faça transplantes de rim em crianças pequenas. Apenas quando o paciente tem mais de 40 quilos é possível submetê-lo a uma cirurgia. O único hospital do estado com equipe especializada para este tipo de procedimento era o de Bonsucesso, no Subúrbio, que suspendeu o serviço.

O Ministério da Saúde informou que apenas um transplante de fígado foi feito numa criança este ano. O órgão admitiu que a equipe de médicos foi reduzida e que a central de transplante está desativada por falta de profissionais capacitados. Agora, o drama de crianças do Rio que precisam de um rim ficou ainda maior, como mostrou reportagem do RJTV neste sábado (16).

Apesar da pouca idade, Daiana, 10 anos, e Claiton, 12, têm uma rotina cansativa e desgastante. Eles fazem quatro horas de hemodiálise três vezes por semana no Hospital Geral de Bonsucesso.

“Tem vezes que eu não tenho nem dinheiro de passagem, e ela passa muito mal, fica ruim mesmo, corro o risco até de um perder minha filha”, desabafou a mãe de Daiana, Diana de Souza.

A vida das crianças é cheia de restrições e as famílias sofrem. “Não é a aquela criança que pode fazer tudo o que quer. É aquela luta, não pode comer, nem aula direito pode assistir”, explica a avó de Taís, Suely Santos.

Drama
Do lado de fora, o péssimo estado de conservação do Hospital Geral de Bonsucesso é visível. Mas lá dentro, os problemas da área de saúde se revelam ainda mais urgentes.

Segundo médicos e a Associação de Renais Crônicos do Rio, desde o fim do ano passado, nenhum transplante foi feito no Hospital Geral de Bonsucesso em adultos ou crianças. Mas, no caso das crianças, a situação é mais grave porque este era o único centro transplantador de rim e fígado em todo estado.

Na sexta-feira (15), uma menina em Macaé, no Norte Fluminense, morreu na fila de espera por um rim. Segundo o Ministério da Saúde, não havia doador compatível. E mesmo se ela conseguisse um, nada poderia ter sido feito.

“Quando a gente vê uma criança na maca, morrendo, a gente fica entristecido. É um crime o que está se fazendo neste estado, paralisando tanto de criança como de adulto”, afirmou o presidente da Associação dos Renais Crônicos, Roque Pereira Da Silva.

Dificuldade no transplante
O diretor do Sindicato dos Médicos denuncia ainda que mesmo quem tem doador não consegue fazer o transplante.

“Tem duas crianças que estão prontas para realizar o transplante renal, os doadores são os pais. E essas estão em risco de vida, e não conseguem fazer o transplante porque o Hospital Federal de Bonsucesso está parado”, disse Roque Pereira da Silva.

O governo do estado disse que em abril o Hospital da Criança, em Vila Valqueire, na Zona Oeste, vai passar a fazer transplantes de rim e fígado.

“fica sem ir pra escola, fica sem fazer atividades, andar de bicicleta, bola....chora”, contou a mãe do menino Claiton, Fabiana da Silva.

A central de transplante do governo do estado informou que este ano providenciou o transplante de rim, em uma criança de sete anos. Ela foi levada para São Paulo, onde fez a cirurgia.

O problema também é grave para as crianças que esperam por um transplante de fígado. O Ministério da Saúde informou que este ano só foi feito no Hospital Federal de Bonsucesso um  único transplante deste tipo em uma criança com mais de 40 quilos. O Ministério também prometeu que em 15 dias vai recompor as equipes e que os transplantes de rim e fígado voltarão a ser feitos normalmente no hospital.

 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/03/unico-hospital-de-transplante-em-criancas-no-rio-suspende-servico.html

Lista reúne tatuagens bizarras exibidas por criminosos nos EUA

Na Flórida, preso exibiu tatuagem de 'olho gigante’ na testa.
Na Califórnia, criminoso tatuou xingamento 'fuck you' na testa.

Na semana passada, o americano Adam G. Roberts, de 24 anos, chamou atenção da polícia ao ser preso em Godfrey, no estado de Illinois (EUA), por exibir uma caveira tatuada no rosto. Abaixo, o G1 reúne esse e outros criminosos com tatuagens inusitadas.
Acusado de roubo, Adam G. Roberts, de 24 anos, exibiu uma caveira tatuada no rosto (Foto: Divulgação)Acusado de roubo, Adam G. Roberts, de 24 anos, exibiu uma caveira tatuada no rosto (Foto: Divulgação)
Uma tatuagem inusitada que o norte-americano Elias Sedale Jones tem na testa ajudou a polícia de Newport News, no estado da Virgínia (EUA), a prendê-lo em 2010. Ele tatuou um cifrão entre os olhos (Foto: Divulgação)Uma tatuagem inusitada que o norte-americano Elias Sedale Jones tem na testa ajudou a polícia de Newport News, no estado da Virgínia (EUA), a prendê-lo em 2010. Ele tatuou um cifrão entre os olhos (Foto: Divulgação)
Anthony Brandon Gonzales foi preso após roubou uma casa em 2010 no estado do Colorado (EUA). Ele foi reconhecido por sua tatuagem no rosto. Gonzales traz as palavras ‘East Side’ (lado leste, em Português) escritas no ‘bigode’ e o número 13 abaixo do lábio inferior (Foto: AP)Anthony Brandon Gonzales foi preso após roubou uma casa em 2010 no estado do Colorado (EUA). Ele foi reconhecido por sua tatuagem no rosto. Gonzales traz as palavras ‘East Side’ (lado leste, em Português) escritas no ‘bigode’ e o número 13 abaixo do lábio inferior (Foto: AP)
Em 2011, um homem foi preso no estado americano da Califórnia suspeito de roubo, falsificação e receptação de mercadoria roubada, além de violação de condicional por delitos cometidos anteriormente, segundo a polícia. Mas o que chamou a atenção da polícia foi a tatuagem que ele levava na testa, com um xingamento (Foto: Divulgação)Em 2011, um homem foi preso no estado americano da Califórnia suspeito de roubo, falsificação e receptação de mercadoria roubada, além de violação de condicional por delitos cometidos anteriormente, segundo a polícia. Mas o que chamou a atenção da polícia foi a tatuagem que ele levava na testa, com um xingamento (Foto: Divulgação)
Ao posar para a foto depois de ser preso na Flórida (EUA) em 2010, um jovem fez gracinha e usou uma tatuagem em um dos dedos para criar um ‘bigodinho’ inusitado (Foto: Divulgação)Ao posar para a foto depois de ser preso na Flórida (EUA) em 2010, um jovem fez gracinha e usou uma tatuagem em um dos dedos para criar um ‘bigodinho’ inusitado (Foto: Divulgação)
Depois de ser preso em março de 2012 pelo policial Woody Wallace, o americano Jonathan Thompson, de 30 anos, tatuou em sua perna uma mensagem ofensiva ao policial (Foto: Divulgação)Depois de ser preso em março de 2012 pelo policial Woody Wallace, o americano Jonathan Thompson, de 30 anos, tatuou em sua perna uma mensagem ofensiva ao policial (Foto: Divulgação)
Em 2012, o americano Ronald Morris Walsh foi preso em Orlando, no estado da Flórida (EUA), após forçar um homem com deficiência a engolir um cigarro. Mas o que chamou atenção da polícia ao prender o suspeito do ataque foi uma tatuagem de ‘olho gigante’ que Walsh ostentava na testa (Foto: Divulgação)Em 2012, o americano Ronald Morris Walsh foi preso em Orlando, no estado da Flórida (EUA), após forçar um homem com deficiência a engolir um cigarro. Mas o que chamou atenção da polícia ao prender o suspeito do ataque foi uma tatuagem de ‘olho gigante’ que Walsh ostentava na testa (Foto: Divulgação)
Acusado de crime sexual, o americano Jason Richard Budrow tatuou na testa 666, que é conhecido como o número do satã (Foto: AP)Acusado de crime sexual, o americano Jason Richard Budrow tatuou na testa 666, que é conhecido como o número do satã (Foto: AP)
 
 http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/03/lista-reune-tatuagens-bizarras-exibidas-por-criminosos-nos-eua.html

 

Papa diz que decidiu nome após frase de cardeal brasileiro

'Não se esqueça dos pobres', disse cardeal Dom Claudio Hummes.
Papa falou em encontro com a imprensa neste sábado, no Vaticano.

O Papa Francisco disse, neste sábado (16), em um encontro com a imprensa na sala Paulo VI, no Vaticano, que escolheu seu nome de líder da Igreja Católica após falar com o cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que participou do conclave que o elegeu.

"Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a 2/3, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o Papa. [...] Ele me abraçou, me beijou e disse: 'Não se esqueça dos pobres'. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis."

O Papa também relembrou que Francisco de Assis era um homem da pobreza e da paz. “Como eu queria uma Igreja pobre, e para os pobres”, afirmou.
Papa Francisco acena ao chegar ao encontro com jornalistas no Vaticano, neste sábado (16) (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)Papa Francisco acena ao chegar ao encontro com jornalistas no Vaticano, neste sábado ( (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)
No encontro, ele ainda brincou com a escolha do novo nome, ao falar de "sugestões" recebidas. "Algumas pessoas fizeram brincadeiras, falando que deveria ser Adriano porque Adriano VI foi um homem das reformas, ou Clemente, Clemente XV, para 'se vingar' de Clemente XIV, que suprimiu a Companhia de Jesus. São brincadeiras, é claro."

Ele me abraçou, me beijou e disse: 'Não se esqueça dos pobres'. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis."
 
Papa Francisco, sobre o amigo e cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes e a escolha do nome
Logo no início de seu discurso, o Papa Francisco retomou um ponto bastante falado desde que foi eleito: a humildade diante de Cristo. “Cristo é o centro de tudo, não o sucessor de Pedro.”

O novo Papa disse que a imprensa e a Igreja têm "pontos de proximidade por trabalharem com a comunicação" e que o "lugar da mídia cresceu muito, a ponto de se tornar indispensável para mostrar ao mundo os rumos da história". Enquanto falava do trabalho dos jornalistas nos últimos dias, o Papa, com um sorriso no rosto, falou: “e vocês trabalharam bastante, não?”

Francisco também disse que a Igreja "não tem característica política, mas essencialmente espiritual", e que "Cristo está presente e dirige sua Igreja. Em tudo o que aconteceu, o protagonista é, em última instância, o Espírto Santo. Ele inspirou a decisão de Bento XVI pelo bem da Igreja. Ele influenciou na decisão dos cardeais."
Após falar por cerca de 10 minutos, ele cumprimentou no palco alguns funcionários do Vaticano responsáveis pelo trabalho com a imprensa, assim como alguns poucos jornalistas. No fim, Papa Francisco lembrou que nem todos presentes do auditório eram católicos, mas afirmou que todos são filhos de Deus, e deu uma benção final.

Ele recebeu os cumprimentos de sacerdotes, que entregaram lembranças ao sumo pontífice, e de jornalistas. Um deles recebeu um carinho especial. Um deficiente visual foi abençoado junto com seu cão-guia na sala Paulo VI.

Encontro com Cristina
Segundo a agência de notícias EFE, Francisco receberá na próxima segunda-feira, às 12h50 (horário local, 8h50 de Brasília), a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. A informação foi passada pela assessoria de imprensa do Vaticano. Essa será a primeira audiência de Francisco com um chefe de governo e acontecerá na Casa de Santa Marta, onde o pontífice está hospedado enquanto não toma posse de seus quartos no Palácio Apostólico.

A presidente argentina viajará para Roma para assistir à missa inaugural do religioso, prevista para a próxima terça-feira, na qual deverão estar presentes cerca de 150 chefes de Estado e de governo.

O papa também almoçará no próximo sábado com o pontífice emérito Bento XVI na residência apostólica de Castel Gandolfo, ainda segundo a assessoria de imprensa do Vaticano. O porta-voz Federico Lombardi já antecipara a intenção do papa de visitar o seu antecessor, que ficará em Castel Gandolfo até o fim das obras de reestruturação do mosteiro, no interior dos muros do Vaticano, onde viverá após sua renúncia.

Papa ao lado da guarda suíça na sala Paulo VI, no Vaticano (Foto: Paul Hanna/Reuters)Papa ao lado da guarda suíça na sala Paulo VI, no Vaticano (Foto: Paul Hanna/Reuters)
 
 http://g1.globo.com/mundo/novo-papa-francisco/noticia/2013/03/papa-diz-que-decidiu-nome-apos-frase-cardeal-brasileiro.html

'Carnaval acabou', avisou Papa após eleição

Frase foi dita ao dispensar capa cerimonial usada por Bento 16; em 3 dias, papa já deu amostra do que deve ser o 1º pontificado de um jesuíta.

Os primeiros três dias de pontificado do Papa Francisco já deram ao mundo uma amostra do que será um jesuíta, pela primeira vez na história, como líder dos 1,2 bilhão de católicos no mundo.

Minutos após o resultado da eleição no conclave ter sido declarado na Capela Sistina, um funcionário do Vaticano chamado de Mestre de Cerimônias ofereceu ao novo Papa a tradicional capa vermelha decorada com pele que o seu antecessor, Bento 16, usava com orgulho em cerimônias importantes. "Não, obrigado, monsenhor", teria afirmado o Papa Francisco. "Você pode vesti-la. O Carnaval acabou!", disse.

Esse foi apenas um pequeno sinal de muitos nestes dias de que, como comentou um dos mais ácidos colunistas italianos, Massimo Franco, do jornal "Corriere Della Sera", "a era do Papa-rei e da corte do Vaticano acabou".
Primeiros dias de pontificado de Francisco foram pontuados por vários sinais de possíveis mudanças (Foto: Gettyimages/BBC)Primeiros dias de pontificado de Francisco foram pontuados por vários sinais de possíveis mudanças
(Foto: Gettyimages/BBC)
Era só olhar os rostos chocados de muitos dos membros da corte quando perceberam de repente o significado do que havia acontecido e entenderam que aquilo realmente havia acabado.


Funcionários do Vaticano se ajoelharam e se curvaram quando o arcebispo George Gaenswein, secretário do agora Papa Emérito Bento 16 e ainda chefe da casa pontifícia, procurava o interruptor de luz enquanto o Papa observava imóvel a cena, na penumbra. "Há espaço para 300 pessoas aqui", ele teria dito. "Eu não preciso de todo esse espaço."
Nomeações
O novo Papa ainda não deu nenhuma indicação de sua escolha para o segundo cargo na hierarquia do Vaticano, o de secretário de Estado. Claramente, os cardeais e monsenhores italianos que gerenciavam o Vaticano durante o pontificado de Bento 16 gostariam de ser mantidos em seus cargos (todos os altos cargos do Vaticano expiram quando há um posto vacante na Santa Sé). Mas muitos ficarão desapontados.

O Papa Francisco espera fazer suas nomeações em seu próprio ritmo e em seu próprio tempo, e deve fazer mudanças significativas em questão de semanas, conforme a lenta burocracia do Vaticano avance.
Após eleição, papa foi pessoalmente a hotel onde estava hospedado para pagar conta e buscar malas (Foto: Gettyimages/BBC)Após eleição, papa foi pessoalmente a hotel onde estava hospedado para pagar conta e buscar malas
(Foto: Gettyimages/BBC)
O que vem fascinando os vaticanistas é que o novo Papa não tem um secretário ou assessor pessoal que o siga em todos os lados como George Gaenswein fazia com Bento 16.

Poucas horas após sua eleição, o novo pontífice escapou do Vaticano em um carro comum para rezar na basílica de Roma, onde o fundador de sua ordem rezou séculos antes. E então pediu ao motorista que parasse no hotel para clérigos no centro, onde havia se hospedado em Roma antes do conclave, para pagar suas contas e tomar seus pertences.

No dia seguinte ele novamente deixou o Vaticano, incógnito, para visitar um amigo doente no hospital. O novo Papa é um homem de hábitos frugais, um amigo dos pobres, na longa tradição de outro ícone da Igreja Católica, e cujo nome ele emprestou, São Francisco de Assis. Quando era bispo, ele costumava viajar por Buenos Aires, na Argentina, em transporte público e cozinhar sua própria comida em um pequeno apartamento.

Ele já pediu aos colegas bispos da Argentina que não gastem seu dinheiro para viajar a Roma para sua cerimônia de posse, mas para doarem o dinheiro da viagem aos pobres. Por isso, as pessoas devem se preparar para algumas novas surpresas.
Líder dos jesuítas é chamado popularmente de 'Papa Negro' (Foto: Divulgação / Companhia de Jesus)Líder dos jesuítas é chamado
popularmente de 'Papa Negro'
(Foto: Divulgação / Companhia de Jesus)
'Papa negro'
Os jesuítas não são somente a maior ordem religiosa na Igreja Católica, mas também a mais revolucionária. Fundada por um soldado que se tornou místico, Santo Inácio de Loyola, no século 16, ela tem uma tradição de rigor intelectual e espiritual que sugere que o Vaticano está prestes a passar por uma reformulação, com implicações enormes para o futuro da Igreja Católica Apostólica Romana no século 21.

A Companhia de Jesus, para dar o nome oficial da ordem, apesar de proclamar sua lealdade incondicional ao Papa em Roma, já esteve em vários períodos na história envolvida em atritos com a Cúria Romana e foi até mesmo reprimida em várias partes do mundo, para reemergir posteriormente.

Antes do conclave, houve especulações sobre a possibilidade de o conclave escolher um cardeal africano como o primeiro Papa negro da Igreja Católica. Em vez disso, os cardeais-eleitores escolheram esse jesuíta de 76 anos cuja ordem é chefiada por um sacerdote chamado de superior geral, em homenagem à origem militar de seu fundador. Ele também é conhecido popularmente como "o Papa Negro" por conta da cor de seu hábito.

O atual líder da Companhia de Jesus é um padre espanhol, Adolfo Nicolás, cujo escritório fica em frente ao Vaticano. Ele imediatamente enviou uma mensagem de congratulações ao seu companheiro jesuíta após a eleição.

Vale a pena lembrar que foi um ex-"Papa Negro", o padre Hans Kolvenbach, o primeiro a quebrar a tradição de manter o cargo de superior geral até a morte, como era a tradição também com os Papas. Ele renunciou ao cargo em 2008, ao completar 80 anos, sugerindo um novo precedente que os "Papas Brancos" também poderiam seguir.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/carnaval-acabou-avisou-papa-apos-eleicao.html