segunda-feira, 4 de março de 2013

Hackers acessam senhas criptografadas de usuários do Evernote

O mês de março começou agitado para o Evernote que assumiu publicamente uma falha de segurança em seu sistema. De acordo com a equipe de operações e segurança da companhia, no dia 28 de fevereiro foi descoberta e bloqueada “uma atividade suspeita na sua rede” que não resultou em nenhum incidente mais grave com os dados.

Usuários do Evernote em computadores, smartphones ou tablets devem ficar atentos e redefinir suas senhas (Foto: Reprodução / Blog Evernote)Usuários do Evernote em computadores, smartphones ou tablets devem ficar atentos e redefinir suas senhas (Foto: Reprodução/Blog Evernote)
 
Segundo investigação da própria Evernote, hackers acessaram informações de seus mais de 50 milhões de clientes como nomes de usuário, endereços de e-mail e senhas criptografadas. Entretanto, a empresa com sede na Califórnia (EUA) garante que, embora a informação sobre a senha tenha sido acessada, todas as senhas são protegidas e codificadas por uma criptografia de “mão única”, o que faz com que elas não sejam descodificadas e compreendidas facilmente.

Tem alguma dúvida sobre o Evernote? Comente no Fórum do TechTudo!
A Evernote afirmou ainda que não foi encontrada nenhuma evidência de que o conteúdo armazenado na nuvem do Evernote tenha sido acessado, modificado ou perdido. O mesmo se aplica aos dados de pagamento de Evernote Premium e Evernote Business.

Mesmo citando sua criptografia como robusta e confiável, a Evernote está orientando seus usuários a redefinir suas senhas para garantir que seus dados pessoais fiquem seguros. A empresa caracterizou a medida como um “exagero de cautela” mas se dirigiu por e-mail a todos os seus usuários pedindo que visitem o seu site para redefinir a senha.

“Pedimos desculpas pela inconveniência da mudança de senha, mas, no final das contas, nós acreditamos que este simples passo irá resultar em uma experiência mais segura com a Evernote”, disse a equipe de segurança da Evernote em comunicado.

Também serão distribuidas atualizações para os aplicativos para facilitar o processo.

O Evernote é um aplicativo para organizar anotações e atividades pessoais no seu computador ou celular e sincronizar todas elas em uma nuvem para ter acesso ao seu conteúdo em qualquer lugar. Há versões premium (pagas) e incluem mais funções.

 http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/03/hackers-acessam-senhas-criptografas-de-usuarios-do-evernote.html

Família do ex- goleiro Bruno que mora no Piauí assiste julgamento

Bruno é suspeito pelo desaparecimento da ex-amante Eliza Samudio.
'Acredito na inocência dele e será absorvido', diz irmão do jogador.

A família do ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, suspeito pelo desaparecimento da ex-amante Eliza Samudio, acompanha as notícias do julgamento no Bairro Vila Bandeirantes II, em Teresina. De acordo com alguns familiares o jogador não teria coragem de cometer o crime.

Edna Rodrigues, madrasta do ex-goleiro, fala que mesmo depois de famoso Bruno nunca deixou faltar nada pra família. A madrasta relata que nunca presenciou um comportamento violento por parte dele. “Ele não é esse monstro que estão falando, sempre teve um comportamento tranqüilo e brincalhão”, disse.

Além da madrasta Bruno tem outros parentes que moram em Teresina, uma delas é a irmã paterna, Pâmela de Sousa, de 23 anos, os dois viveram juntos durante parte da infância no Piauí. “É meu sangue, dói ver ele nessa exposição toda, acredito na inocência dele e será absorvido”, desabafa a irmã.

De acordo com a madrasta, depois do acontecimento nunca mais teve contato com o jogador e espera que ele seja absorvido.  “Passamos 20 dias com ele no Rio de Janeiro, mais foi o suficiente para conhecer de perto o carisma dele, agora vamos só esperar o resultado do julgamento”, finaliza.
Desaparecimento
A paranaense Eliza Samudio, de 25 anos, sumiu no início de junho de 2010. A ex-amante do goleiro suspenso do Flamengo, Bruno Fernandes, brigava na Justiça para que o atleta reconhecesse a paternidade do filho.

Após ouvir depoimento de dois suspeitos, a polícia diz que Eliza teria sido sequestrada com seu filho no Rio de Janeiro no dia 4 de junho e levada para Minas Gerais. Segundo a polícia, a jovem teria sido mantida com o filho no sítio de Bruno e, dias depois, teria sido morta na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

 http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/03/familia-do-ex-goleiro-bruno-que-mora-no-piaui-assiste-julgamento.html

Jovem tenta pular cerca de show, fica presa e exibe calcinha na Austrália

Mulher ficou com bermuda enganchada na grade de proteção.
Roupa chegou a rasgar, revelando 'mais do que deveria' para o público.

Durante o festival de música Melbourne Soundwave na Austrália , uma jovem se tornou famosa no YouTube depois de mostrar “um pouco a mais” do que deveria quando ficou com a roupa presa ao tentar pular uma grade no local .

Na gravação, a mulher é vista subindo na grade (o que era proibido) e, ao tentar descer, a bermuda da jovem fica presa, expondo mais do que deveria. Além da pose constrangedora, a roupa da mulher não teve salvação e acabou rasgando. O vídeo, gravado no último sábado (02) se espalhou pela rede, e já possui mais de 234 mil visualizações.

 Jovem tentou pular grade para ficar mais perto do palco e acabou mostrando calcinha para o público (Foto: Reprodução)

Cardeais falaram de relatório secreto na reunião desta segunda, diz agência

Eles querem ler texto sobre corrupção no clero, segundo cardeal sênior.
Documento foi encomentado por Bento XVI após o escândalo VatiLeaks.

Os cardeais que participam das reuniões a portas fechadas que antecedem ao conclave para escolher o sucessor do Papa Emérito Bento XVI querem receber informações sobre um relatório secreto sobre um escândalo de corrupção e disputa de poder no Vaticano, disse uma fonte sênior nesta segunda-feira (4) à agência Reuters.

No ano passado, três cardeais escreveram um relatório para Bento XVI sobre a crise na Cúria Romana, documento que será entregue ao novo Papa, mas não aos cardeais. Os três autores do relatório estão nas congregações gerais, mas não no conclave, por terem mais de 80 anos e não serem eleitores.
A fonte, um prelado com mais de 80 anos, disse à Reuters que o relatório foi tema das discussões matinais, mas não deixou claro se o pedido de acesso às informações foi apresentado formalmente, nas conversas informais do café, ou em ambos os momentos.

"Eles querem ser informados sobre o relatório", disse o cardeal, que falou sob anonimato. "Mas é um relatório longuíssimo, e tecnicamente ele é secreto."

Em duas entrevistas nesta segunda-feira, o porta-voz do Vaticano e dois cardeais norte-americanos se recusaram a falar do relatório, ou mesmo revelar se alguns cardeais haviam solicitado informações. Outros cardeais entrevistados à entrada da congregação também minimizaram a sua importância.
Cardeais reunidos nesta segunda-feira (4) em congregação pré-conclave no Vaticano (Foto: AFP)Cardeais reunidos nesta segunda-feira (4) em congregação pré-conclave no Vaticano (Foto: AFP)
O escândalo conhecido como "VatiLeaks", motivo do relatório encomendado por Bento XVI, em outubro passado, é um dos temas que pairam sobre o processo de escolha do novo pontífice, junto com o problema dos abusos sexuais cometidos por clérigos contra menores no mundo todo e dos acobertamentos desses crimes por parte da hierarquia católica.

Um eleitor do conclave, cardeal Keith O'Brien, abdicou ao comando da arquidiocese de Edimburgo, na Escócia, e desistiu de participar do processo de escolha do novo Papa por causa de suspeitas de ter tido comportamento indevido com padres e seminaristas no passado.

Com isso, o número de participantes do conclave diminuiu para 115, dos quais 12 ainda não haviam chegado a Roma nesta segunda-feira.

A data exata do conclave só será decidida quando todos os cardeais chegarem, mas o Vaticano já deixou claro que espera que o novo pontífice tome posse antes do Domingo de Ramos, em 24 de março, de modo a poder comandar as celebrações da Semana Santa.

G1

 

'Julgamento está bastante tumultuado', diz Dayanne

 Estadão Conteúdo

Bem mais séria do que pela manhã, quando chegou a sorrir na sala do júri, em Contagem (MG), a ré Dayanne Rodrigues disse rapidamente à reportagem nesta segunda-feira que é difícil prever o que vai acontecer nas próximos dias porque o "julgamento está bastante tumultuado". "Vamos ver", limitou-se a dizer, durante intervalo de cinco minutos. Ex-mulher de Bruno Fernandes de Souza, Dayanne Rodrigues é acusada do sequestro e cárcere privado do bebê dele com Eliza Samudio. Dayanne e Bruno começaram a ser julgados hoje pelo caso.

'Julgamento está tumultuado', diz ex-mulher de BrunoAntes do intervalo, a juíza Marixa Rodrigues interrogava a delegada Ana Maria dos Santos sobre o início das investigações, que segundo a testemunha ocorreram a partir de um denúncia anônima. Ela confirmou que, durante as diligências no sítio de Bruno, houve um conflito de versões dadas pelo funcionário do sítio José Roberto, que admitiu a presença de crianças no sítio, e o administrador Elenilson Vitor, que numa segunda diligência negou essa informação.

Entenda o caso. Ex-amante do goleiro Bruno Fernandes de Souza, Eliza Samudio desapareceu em junho de 2010 quando viajou do Rio para o sítio do jogador em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Acompanhada de seu bebê, filho de Bruno, ela fez seu último contato, para uma amiga, por telefone em 9 de junho. Poucos dias depois, a polícia recebeu denúncia de que a jovem estaria morta.

Um primo de Bruno, então com 17 anos, foi apreendido na casa do goleiro, no Rio, após a polícia receber denúncia de que o rapaz havia participado da execução de Eliza. À polícia ele revelou a participação de mais sete suspeitos no crime e disse que o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, teria matado a jovem. Seu corpo, no entanto, nunca foi encontrado.

O primo de Bruno foi condenado a três anos de internação pelo sequestro e morte de Eliza. No fim de 2010, a Justiça mineira determinou que Bruno, Macarrão, Bola e Sérgio Rosa Sales fossem julgados por júri popular pelo sequestro e morte de Eliza e que Dayanne, Fernanda, Vítor da Silva e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, respondessem por sequestro e cárcere privado. Macarrão já foi condenado no ano passado.
Goleiro Bruno volta a se sentar diante de um júri popular - 1 (© Tasso Marcelo AE)

Tasso Marcelo AEMOSTRAR MINIATURAS1 de 8
Um dos réus mais notórios do País, o ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes das Dores de Souza, de 28 anos, volta a se sentar diante de um júri popular a partir do dia 04/03
 http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/julgamento-est%C3%A1-bastante-tumultuado-diz-dayanne-1

Com quase 2 mil casos, Barretos vai à Justiça para conter dengue

FRANCA - Barretos vive uma epidemia de dengue com exatos 1.995 casos positivos confirmados somente neste ano. Mas, mesmo assim, muitos moradores se negam a receber os agentes de saúde. Diante disso, a prefeitura tem ido à Justiça e com liminares para entrar nos imóveis. Já foram emitidas seis autorizações do tipo, das quais três já foram cumpridas.

Sem contar os casos confirmados, a cidade contabiliza ainda 3.272 notificações da doença. Para se ter ideia da dimensão desse número, durante todo o ano passado foram 741 casos suspeitos e somente 296 positivos. Por isso o trabalho de fiscalização nos bairros foi ampliado, inclusive, com a contratação emergencial de mais pessoas que analisam se existe água para em quintais, nos vasos, garrafas e outros recipientes.

Quando ocorre a recusa, antes de ir à Justiça o Setor de Controle de Vetores ainda tenta convencer o morador da necessidade de vistoria através do supervisor da área. Mesmo assim, mantido o impedimento, é feito então o caminho jurídico. E, se até mesmo com o oficial de Justiça não for possível entrar no imóvel -talvez até pela ausência do morador, é providenciado o arrombamento e o proprietário pode ser multado em até R$ 100 mil.

A diretora da Vigilância em Saúde de Barretos, Sueli Vieira Martins, lamenta a necessidade de uso da Justiça para enfrentar a dengue. Ela diz ser preciso que os moradores se conscientizem do problema para que a cidade consiga reduzir o número de casos. Atualmente são em média 40 casos suspeitos da doença diariamente e até algumas semanas atrás eram 80. Na cidade, todos os pacientes com suspeita de dengue são encaminhados para o Posto de Saúde Central, que coleta material para que seja realizado o exame capaz de confirmar a contaminação.

http://estadao.br.msn.com/ciencia/com-quase-2-mil-casos-barretos-vai-%C3%A0-justi%C3%A7a-para-conter-dengue

Padre italiano queima foto de Bento 16 durante missa

CIDADE DO VATICANO, 4 Mar (Reuters) - Um padre italiano ateou fogo a uma foto do papa Bento durante a missa de domingo, em protesto contra a sua abdicação, falando para uma congregação em choque que o ex-pontífice tinha abandonado seu rebanho.

"Foi maravilhoso", disse o reverendo Andrea Maggi, da igreja Santo Stefano Protomartire, na pequena aldeia de Castel Vittorio, ao jornal La Repubblica, defendendo seu ato.

Ele comparou Bento 16, que renunciou ao cargo de papa na última quinta-feira, ao capitão Francesco Schettino, que é acusado de abandonar o navio de cruzeiro Costa Concordia que naufragou na costa italiana antes que todos os passageiros fossem resgatados.

O prefeito do município, Gian Stefano Orengo, da região da Ligúria, no noroeste, disse a uma rádio italiana que a ação tinha feito com que metade da congregação se retirasse.

"Antes de iniciar o sermão, o padre tirou a foto do papa e disse que este não era um papa, este não era um pastor, ele abandonou seu rebanho", afirmou Orengo, acrescentando que Maggi então usou a chama de uma vela acesa para colocar fogo na foto de Bento.

Orengo disse que iria informar as autoridades da Igreja sobre o incidente, acrescentando que Maggi estava passando por um momento "frágil" do ponto de vista psicológico.

http://noticias.br.msn.com/padre-italiano-queima-foto-de-bento-16-durante-missa

Cardeais começam encontros que preparam conclave para eleger Papa

Congregações gerais discutem destinos da Igreja e perfil do novo pontífice.
Data do início da escolha do sucessor de Bento XVI não deve sair agora.

Os cardeais da Igreja Católica começaram na manhã desta segunda-feira (4) a primeira das congregações gerais que precedem o início do conclave para eleger o novo Papa.

O encontro, marcado para as 9h30 locais (5h30 de Brasília), começou com alguns minutos de atraso.
Vários cardeais entraram a pé. Muitos conversaram com a imprensa.

Outros entraram de carro, e um grupo chegou em uma van.
Cardeais são saudados pela Guarda Suíça ao chegar para o encontro da manhã desta segunda-feira (4) no Vaticano (Foto: AP)Cardeais são saudados pela Guarda Suíça ao chegar para o encontro da manhã desta segunda-feira (4) no Vaticano (Foto: AP)
Expectativa
"É uma jornada espiritual de que temos que participar. Vamos trocar informações", disse o cardeal indiano Baselios Cleemis Thottunkal, de 53 anos, o mais novo do conclave. "É a primeira vez que participo; não sei o que vai acontecer. Vamos decidir juntos e analisar juntos as questões que a Igreja tem de enfrentar, como a Igreja vai enfrentar."

Questionado sobre se acha se o próximo Papa tem de ser italiano, ele afirmou que "a Igreja não é um continente, de uma língua. Ela é universal".

O arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, disse que não dá para antecipar as questões que serão discutidas no conclave.

"Tem tanta coisa que é preciso que ele [o novo Papa] seja capaz de fazer, além de ser poliglota, de ser um homem de fé e de rezar, de ser capaz de compreender civilizações diferentes, de diálogo, de escuta...", disse, ao ser questionado sobre o perfil do novo pontífice.

O cardeal André afirmou que "não é indispensável" que o próximo Papa seja jovem.

O francês também disse que o próximo Papa terá de tratar da questão do VatiLeaks, escândalo de vazamento de documentos sigilosos do Vaticano.
O arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, é cercado por repórteres ao chegar ao encontro de cardeais nesta segunda-feira (4) no Vaticano (Foto: Juliana Cardilli/G1)O arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, é cercado por repórteres ao chegar ao encontro de cardeais nesta segunda-feira (4) no Vaticano (Foto: Juliana Cardilli/G1)
 
O acesso dos cardeais, durante o conclave, a um dossiê feito a pedido do agora Papa Emérito Bento XVI, em resposta ao VatiLeaks, e que conteria relatos sobre irregularidades no Vaticano, vem sendo um dos temas tratados antes do início do processo de escolha papal.

André Vingt-Trois disse que "não necessariamente" quer ter acesso ao documento.

O arcebispo emérito de Sevilha, Carlos Amigo Vallejo, disse que o novo Papa deve "estar abraçado a Deus".

"Pode ser um latino-americano, todos os homens batizados podem ser Papa. Eu não estranharia se fosse um Papa negro, branco, latino, do Congo, em absoluto. A Igreja é universal, no sentido de que todos participam, é algo a que todos pertencem.”

O cardeal espanhol, ao ser questionado pelo VatiLeaks, disse que está pensando "nas comunidades em geral", e não nos "pequenos assuntos".

Data de início
Nestas reuniões, os cardeais irão definir os detalhes do conclave – e, mais importante, a data de seu início. Uma segunda congregação está marcada para as 17h (13h de Brasília), segundo a Santa Sé.

As congregações ocorrem quatro dias após a histórica renúncia de Bento XVI, que deu início ao período conhecido como Sé Vacante, em que a liderança da Igreja Católica fica desocupada.

Na quinta-feira (28), o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou que o cardeal decano, o italiano Angelo Sodano, já convocou formalmente os cardeais eleitores e não-eleitores (com mais de 80 anos) para o conclave de 207 cardeais, 115 deles eleitores, nesta sexta.

No sábado, Lombardi informou que 75 cardeais moram em Roma, e 66 outros já havia chegado ou estavam chegando à cidade, na qual fica cravado o Estado do Vaticano, para participar das congregações. Esse número deve ser atualizado nesta segunda, segundo o padre Lombardi.

As congregações serão realizadas na Sala dos Sínodos, uma grande sala de audiências localizada na Aula Paulo VI, no Vaticano.
Fieis se reúnem neste domingo (3) na Praça de São Pedro, no Vaticano; foi um domingo atípico, sem a tradicional hora do Angelus (Foto: AFP)Fieis se reúnem neste domingo (3) na Praça de São Pedro, no Vaticano; foi um domingo atípico, sem a tradicional hora do Angelus (Foto: AFP)
 
Nas congregações, os cardeais discutem os problemas da Igreja, debatem o perfil do novo pontífice e acertam os detalhes que envolvem o conclave.

Eles também irão definir a data de início da eleição.

Segundo o padre Lombardi, apenas quando todos os cardeais eleitores estiverem em Roma (menos aqueles que notificarem formalmente que não irão participar da eleição, dois até agora), será possível acertar a data em que o conclave será iniciado. Segundo Lombardi, as reuniões de segunda não devem definir a data;

O blog Vatican Insider, do jornal italiano "La Stampa", afirma que a data provável do início do conclave é 11 de março, uma segunda-feira.

Nada foi definido oficialmente por enquanto.

A Igreja espera ter um novo Papa antes das importantes celebrações da Páscoa, que começam no Domingo de Ramos, em 24 de março.

Temas
Alguns temas que devem ser abordados nas reuniões são a reforma da Cúria Romana (o governo da Igreja) e a investigação interna sobre o caso "VatiLeaks" (vazamento de documentos confidenciais do Vaticano), assim como os escândalos e polêmicas dos últimos anos: as acusações de acobertamento da pedofilia, a corrupção, a secularização em muitas regiões, a influência de outras religiões e os problemas morais relacionados com a família.

Não há um favorito claro entre os 115 cardeais-eleitores -- os cardeais com até 80 anos de idade. Por isso, discretamente os participantes vão usar os encontros preliminares para avaliar potenciais candidatos.

Bento XVI encerrou na quinta-feira seu complicado pontificado de oito anos prometendo obediência incondicional ao sucessor. Ele é o primeiro papa em quase seis séculos a deixar o cargo com vida, o que cria uma série de situações praticamente inéditas para a vida da Igreja.

Os conclaves estão entre as eleições mais misteriosas do mundo, sem candidatos declarados, sem campanha eleitoral explícita, e com eleitores que muitas vezes conhecem poucos dos seus colegas. Todos eles juram manter segredo sobre os detalhes da votação.

Tradicionalmente, os conclaves começam 15 dias depois da declaração de "Sé Vacante", o que inclui o tempo para o velório e sepultamento de um Papa que morre. Mas Bento XVI baixou um decreto, dias antes de renunciar, autorizando a antecipação do processo eleitoral.

Relatório secreto
Os cardeais não terão acesso a um relatório secreto que foi preparado para Bento XVI por três cardeais não-eleitores, no qual eles detalham casos de má-gestão e disputas internas na Curia Romana, a burocracia vaticana. Mas os três autores do documento estarão nas congregações gerais e irão orientar os eleitores a respeito das suas conclusões.

 http://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/03/cardeais-comecam-encontros-que-preparam-conclave-para-eleger-papa.html

Cientistas dos EUA anunciam 'cura funcional' de criança com HIV

Eles dizem que é o 1° caso do tipo; bebê foi tratado logo após nascer.
Vírus não foi erradicado, mas ficou indetectável nos exames comuns.

Pesquisadores dos Estados Unidos apresentaram neste domingo (3) o que, segundo eles, é o primeiro caso documentado de “cura funcional” de uma criança infectada pelo HIV.

A cura funcional ocorre quando a presença do vírus é tão mínima que ele se mantém indetectável pelos testes clínicos padrões e discernível apenas por métodos ultrassensíveis.

Ela é diferente da cura “por esterilização” (que pressupõe uma erradicação completa de todos os traços virais do corpo), mas significa que o paciente pode se manter saudável sem precisar tomar remédios por toda a vida.
A virologista Deborah Persaud, da Johns Hopkins (Foto: AP Photo/Johns Hopkins Medicine)A virologista Deborah Persaud, coordenadora do estudo. 
 
O estudo foi realizado por cientistas do Centro da Criança Johns Hopkins, da Universidade do Mississippi e da Universidade de Massachusetts, e apresentado em um congresso médico em Atlanta.
A descoberta, segundo eles, pode ajudar a abrir caminho para eliminar a infecção pelo vírus em outras crianças.

Tratamento precoce
O bebê acompanhado pela pesquisa nasceu de uma mãe infectada pelo HIV. Ele começou a receber um tratamento com antirretrovirais, os remédios usados contra esse problema, 30 horas após o nascimento.

O procedimento usado pelos médicos foi diferente do que é aplicado atualmente nesse tipo de caso. Normalmente, recém-nascidos de alto risco -- filhos de mães com infecções pouco controladas ou que descobrem o HIV na hora do parto – recebem os antirretrovirais apenas em doses profiláticas até as seis semanas de vida. As doses terapêuticas só começam se e quando a infecção é diagnosticada.

No caso da criança do estudo, que foi tratada a partir das primeiras 30 horas de vida, exames mostraram a diminuição progressiva da presença viral no sangue, até que atingiu níveis indetectáveis 29 dias após o nascimento.

O tratamento continuou até os 18 meses de idade. Dez meses depois de parar de tomar os remédios, a criança passou por repetidos exames. Nenhum deles detectou a presença de HIV no sangue.
Exames que detectam anticorpos específicos do HIV, que são a indicação clínica da infecção pelo vírus, também tiveram resultado negativo.

Mecanismo
Para a virologista Deborah Persaud, coordenadora da pesquisa, a rápida administração do tratamento provavelmente levou a criança à cura porque deteve a formação de reservatórios difíceis de serem tratados – células inativas responsáveis por reiniciar a infecção na maioria dos pacientes com HIV, semanas depois de parar o tratamento.

Segundo os pesquisadores, este caso particular pode mudar o tratamento padrão de recém-nascidos de alto risco. No entanto, eles recomendam cautela e dizem que não têm dados suficientes para recomendar mudanças imediatas, antes que outros estudos sejam feitos.

Eles afirmam que um único caso de cura por esterilização foi reportado até hoje, com um homem HIV positivo tratado com um transplante de medula óssea para leucemia. A medula veio de um doador com uma rara característica genética que deixa algumas pessoas resistentes ao HIV, e o benefício foi transferido para o receptor. Esse complexo tratamento, no entanto, não é factível de ser aplicado nos 33 milhões de pessoas ao redor do mundo infectadas pelo HIV.

Os pesquisadores também afirmam que, apesar da esperança que esse novo estudo pode trazer a recém-nascidos infectados, a prevenção da transmissão do vírus de mãe para filho deve continuar a abordagem principal.

 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/cientistas-dos-eua-anunciam-cura-funcional-de-crianca-com-hiv.html

Homem mata três pessoas da mesma família em Macabu, RJ

Ex-sogra, ex-cunhada e filho dela morreram após o ataque à casa da família. Ex-esposa do suspeito também foi ferida e está em estado grave.

Três pessoas da mesma família foram assassinadas em uma casa em Conceição de Macabu, no Norte Fluminense. Uma quarta pessoa também foi ferida, mas sobreviveu e está em estado grave. O principal suspeito dos crimes é o ex-marido de uma das vítimas e, segundo a polícia, teria cometido o crime por vingança. O ataque aconteceu na noite de sábado (2), por volta das 20h30. As vítimas fatais são  a ex-sogra, a ex-cunhada e o filho dela. A ex-esposa dele levou um tiro na cabeça e está internada.

O crime foi na Rua Jorge Sardinha, no bairro Vila Nova. Segundo informações da Polícia Militar, Amariza Alves dos Santos de Moraes, 59 anos, Simone dos Santos, 39 anos e Marcelo Santos da Silva, 17 anos, morreram na hora. Cátia dos Santos, 35 anos, que era ex-esposa do suspeito, teria levado um tiro na cabeça e está internada em estado gravíssimo na Unidade de Pacientes Graves (UPG) do Hospital Ferreira Machado (HFM) em Campos dos Goytacazes.

No momento do crime duas crianças estariam dentro da casa e teriam se escondido, uma delas seria filho do suspeito. Ainda segundo a Polícia Militar, testemunhas confirmaram ter visto Cristiano Maurício de Castro, 35 anos, cometido o crime. Ele é considerado suspeito pela polícia e está sendo procurado.
Fábrica de gelo foi interditada em Conceição de Macabu, RJ (Foto: Luan Santos/ Arquivo Pessoal)Fábrica de gelo foi interditada em Conceição de Macabu, RJ 
 
Ainda de acordo com a PM, o homem seria o dono de um estabelecimento comercial que foi interditado no último dia 19 de fevereiro por suspeita de vender água mineral adulterada. Desde então, a esposa teria se separado dele e ido morar na casa da mãe, onde o crime ocorreu.
Os corpos das três vítimas foram velados na 4ª Igreja Batista de Conceição de Macabu e o enterro aconteceu às 16h deste domingo (3).

 http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/03/homem-mata-varias-pessoas-da-mesma-familia-em-macabu-rj.html

MP aponta policial aposentado como novo suspeito no caso Eliza

Ele teria se encontrado em motel com Macarrão antes do crime.
Procurado, ele não quis se pronunciar sobre as acusações.

Às vésperas do julgamento do goleiro Bruno Fernandes, acusado de mandar matar a ex-amante Eliza Samúdio, um policial civil aposentado pode ser incluído na lista de envolvidos no crime. Esse novo personagem teria agido junto com os amigos do jogador, segundo informou o Ministério Público de Minas Gerais em reportagem exibida pelo Fantástico .

Bruno e a ex-mulher Dayanne Rodrigues vão a júri popular a partir de segunda-feira (4). Ele é acusado de mandar matar Eliza para não pagar pensão alimentícia ao filho, Bruninho. Dayanne responde pelo sequestro e cárcere privado do filho de Eliza com o goleiro. O julgamento acontece no Fórum de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O julgamento do Bola, que foi desmembrado, está marcado para o dia 22 de abril.

De acordo com o Ministério Público, o policial aposentado José Lauriano de Assis Filho, conhecido como Zezé, teria se encontrado com Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, no motel em Contagem (MG) onde estavam Eliza e o filho. As investigações apontam uma intensa troca de telefonemas entre os dois, antes e depois da morte da jovem.

A promotoria afirma que vai denunciar o policial. “O Ministério Público tem convicção da participação do Zezé. Ele pode ser responsabilizado pelo homicídio, pelo sequestro de Eliza e de sua criança e também pela ocultação do cadáver da moça”, afirmou o promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro.

A hipótese de um encontro em um motel em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, surgiu após análise das antenas das quais as ligações entre Zezé e Macarrão se originavam. De acordo com o Ministério Público, entre o segundo dia do sequestro de Eliza e a noite do crime, houve 39 ligações.

Em determinado momento, os telefonemas são feitos com os homens a mais de 20 quilômetros de distância um do outro: Macarrão estaria no motel e Zezé na casa dele. Uma hora depois, os telefones usam a mesma antena, ou seja, estavam na mesma região.

"As antenas são claras, eles se conheciam. Eles se encontraram", afirmou o promotor.
O depoimento de uma funcionária do motel reforça a suspeita. Segundo ela, um homem moreno estacionou no pátio e subiu à suíte onde estariam Macarrão, Jorge Luiz Lisboa (primo do goleiro Bruno e adolescente na época do crime), Eliza e o filho dela. No depoimento, a mulher afirma que o homem ficou cerca de 40 minutos no local.

No domingo passado (24), Jorge Luiz Lisboa revelou que, enquanto Eliza e o filho eram mantidos sequestrados no motel em Contagem, Macarrão recebeu um telefonema. O fato teria acontecido cinco dias antes da morte da ex-amante de Bruno. Zezé é quem teria telefonado a Macarrão, segundo as investigações.

“O telefone dele tocou e, ai, ele pegou e falou assim: ô, Jorge, fique aqui que eu vou ter que sair rapidinho. Eu falei ‘normal’. Saiu, e eu peguei e fiquei. Foi uma coisa de maia hora, ele ficou lá para o lado de fora”, afirmou o primo de Bruno.

José Lauriano Ferreira foi procurado pela reportagem na casa onde mora, mas ele não estava. Por telefone, ele não quis comentar a investigação.

Mais um suspeito
Outro policial suspeito de envolvimento na morte de Eliza, segundo o Ministério Público, é Gilson Costa. O policial trabalhava com Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, para quem desempenhava funções administrativas. Entre o início do sequestro de Eliza e o dia das prisões dos suspeitos, Gilson e Bola trocaram ao menos 50 ligações. Ele foi acusado junto com Bola pela morte de dois homens em 2008.

Gilson Costa disse ao Fantástico que a troca de telefonemas entre ele e Bola ocorreu porque os dois têm propriedades próximas e, enquanto Gilson viajava a Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, Marcos Aparecido dos Santos tomava conta da residência. “Tenho uma casa próximo de onde a casa dele era arrendada, e por eu estar viajando, eu sempre ligava pra ele para ele olhar para mim lá”, contou.

Costa também afirmou estar trabalhando fora de Belo Horizonte na época do desaparecimento de Eliza e nega o envolvimento no crime.

Os nomes de Zezé e Gilson já haviam sido identificados no início das investigações, mas só agora eles estão sendo formalmente ligados ao crime. De acordo com o promotor Henry Wagner, isso ocorreu devido à complexidade do caso. “Isso decorre do amadurecimento, mesmo do olhar que se lança sobre um caso tão complexo”, disse.

O advogado do goleiro Bruno, Lúcio Adolfo, reclamou da entrada de novos investigados ao caso, o que, segundo ele, atrapalha o processo. “Essa ideia de fazer essa investigação agora é para tumultuar o processo e para criar uma dúvida maior. O mais absurdo é que se pretende, se pretendia, que Bruno fosse levado a julgamento sem menor conhecimento dos jurados de uma investigação buscando novos autores”, afirmou.

 http://g1.globo.com/minas-gerais/julgamento-do-caso-eliza-samudio/noticia/2013/03/mp-aponta-policial-aposentado-como-novo-suspeito-no-caso-eliza.html