terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rugai se matricula em biomedicina em universidade federal do RS


 
 19/02/2013 - Gil Rugai chega ao Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, nesta terça-feira para o segundo dia de seu julgamento. (Foto: André Lessa/Estadão Conteúdo)
 
Tese da defesa
O advogado Thiago Anastácio disse que a acusação tentou criar a imagem de Gil como um psicopata. “Construíram um psicopata. O caso Richthofen não é o caso do Gil”. A afirmação foi feita durante a argumentação da defesa na fase de debates do julgamento.

Durante o debate, os advogados de Gil Rugai apresentaram a linha do tempo que colocaria o réu fora da cena do crime e desqualificaram os depoimentos das testemunhas. “Um analfabeto fala que viu Gil Rugai sair de capa caramelo”, disse Anastácio tentando descredenciar o depoimento do vigia que afirmou ter visto Gil na casa onde ocorreram os crimes.

Durante uma hora e meia, os defensores tentaram plantar dúvidas no júri.  “Temos telefonemas que confirmam que Gil não estava na cena do crime. Às 21h54, um vizinho ligou para o motorista no dia do crime para relatar ter ouvido disparos. Às 22h12, Gil no telefone fixo da produtora dele, ligando para ele. Estava a 4 km de distância. Pergunto: Gil estava na cena do crime?”, afirmou o outro advogado de Gil Rugai, Marcelo Feller.

“E às 22h13, o vizinho liga novamente para o vigia perguntando sobre o barulho. E às 22h14, uma mulher chama a PM. Por que os vizinhos só chamaram a PM 44 minutos depois?”, contou tentando provar que seu cliente não estava presente na casa onde Luis Carlos Rugai e Alessandra Troitino.

Acusação
Durante sua fala, o promotor Rogério Leão Zagallo afirmou que o réu “tem dupla personalidade”. “Tangencia entre a normalidade e psicopatia”, disse o representante do Ministério Público (MP). A Promotoria afirmou ainda que Gil Rugai mentiu no júri ao dizer que não sabia que o pai havia trocado as chaves da produtora Referência Filmes. “À Polícia Civil, Gil havia dito no passado que soube dessa troca. Outras testemunhas, funcionários da empresa confirmaram isso”, disse Zagallo.

A tese do promotor é que a troca ocorreu porque o pai de Gil descobriu que o filho fraudou a empresa e não queria ele mais trabalhando nela e morando na mesma casa. Para o MP, Gil matou o casal porque teve medo de seu pai levar adiante a ameaça de denunciá-lo à polícia pelo desvio de dinheiro.

O promotor também questionou os álibis de Gil. O réu afirma que não estaria na cena do crime. “Se assim fosse, a amiga que o viu no Shopping Frei Caneca e a outra pessoa que falou que consertaria o telefone celular dele teriam sido arroladas como testemunhas, mas não foram”.

Outro depoimento apresentado foi o de um funcionário da Referência Filmes, que disse que Gil lhe teria afirmado que gostaria de o pai morto. “Uma funcionária ouviu Gil dizer: ‘eu seria mais feliz se meu pai morresse’”, relatou Zagallo. “Ele também se referiu ao pai como ‘fedido’”.

O objetivo do promotor foi o de tentar traçar o perfil psicológico de Gil. Após isso, começou a comentar as provas do crime, como a arma.

Cronologia Gil Rugai - V2 (Foto: Arte/G1)

Ele poderá cursar faculdade na Universidade Federal de Ciências da Saúde.
Rugai conquistou a vaga pela nota do Enem, constando na lista do Sisu.

Condenado a mais de 33 anos de prisão pela morte do pai e da madrasta, em março de 2004, Gil Rugai se matriculou em Biomedicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Com o direito de responder em liberdade garantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Rugai, de 29 anos, conquistou a vaga por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e consta na lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgada em janeiro.

Em contato com o G1 nesta terça-feira (26), a universidade confirmou a matrícula do aluno, mas disse que não há registro de presença de Rugai nesta segunda-feira (25), primeiro dia do ano letivo. Ele já morou no Rio Grande do Sul em 2008 e chegou a ser preso no mesmo ano por mudar de endereço sem comunicar à Justiça.

A reportagem tentou entrar em contato com os advogados de Rugai, mas eles não foram localizados.

Entenda
Gil Rugai foi condenado a 33 anos e nove meses pelo assassinato do pai, Luis Carlos Rugai, e da madrasta, Alessandra Troitino, em março de 2004. Como Rugai tem uma liminar do STF que lhe garante liberdade, não tem antecedentes criminais e não pode mais interferir no processo (que já foi encerrado), o juiz permitiu que ele recorra em liberdade. A defesa disse que irá recorrer e tem até sexta-feira (1º) para isso.

O primeiro passo deverá ser pedir a anulação do julgamento ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Se ganhar, haverá novo júri popular. Se perder, ainda pode levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. Com isso, deve levar um bom tempo para que o condenado Gil Rugai comece a cumprir a pena.

A sentença é o resultado de cinco dias de julgamento, encerrado na última sexta-feira (22) no Fórum da Barra Funda, em São Paulo. Neste período, foram ouvidas 15 testemunhas (sendo cinco de acusação, sete de defesa e três do juízo), além do réu, que foi interrogado pelo juiz, por seus advogados e pelo promotor.

Na sentença, o juiz Adilson Paukoski Simoni chamou o condenado de dissimulado e "extremamente perigoso". Entretanto, determinou que ele poderá recorrer em liberdade. Segundo o juiz, Rugai pode pedir progressão para o regime semiaberto com o cumprimento de 5 anos, 7 meses e 15 dias de pena. Ele já cumpriu cerca de dois anos.

Gil Rugai negou o crime. "Não fui eu [quem matou]. Agora quem foi eu não sei", disse. As principais provas apresentadas contra o réu foram a pegada de Gil Rugai em uma porta arrombada no local do crime e a localização da arma que matou o casal. Ela pertencia ao jovem.

Tese da acusação
Os jurados acreditaram na tese do promotor do caso de que Gil matou o casal porque teve medo de que seu pai levasse adiante a ameaça de denunciá-lo à polícia por causa de um desvio de dinheiro ocorrido na produtora da vítima, a Referência Filmes.

O promotor também apontou o que chamou de outras contradições no interrogatório de Gil. Uma delas é sobre o local onde ocorreu uma discussão entre pai e filho dias antes do assassinato. Gil disse que não esteve na produtora do pai. Já em interrogatório prestado anteriormente, afirmou que após jantar com Luis em um restaurante, concluiu a conversa na sede da Referência Filmes.

No mesmo processo pelo homicídio, Gil responde ainda à acusação de ter dado um desfalque de mais de R$ 25 mil, em valores da época, à empresa do pai, razão pela qual havia sido expulso do imóvel cinco dias antes do crime. Ele cuidava da contabilidade da ‘Referência Filmes’.


http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/02/rugai-se-matricula-em-biomedicina-em-universidade-federal-do-rs.html

Empresária conta que matou marido após traição, ser xingada e apanhar

Mulher chamada de 'gorda' alega legítima defesa por atirar na vítima em SP.
Crime foi há um mês na Zona Leste de SP; acusada segue em liberdade.

nvestigada pela Polícia Civil de São Paulo como suspeita de assassinar o marido há um mês, uma empresária de 28 anos alega estar sendo injustiçada e conta como matou o representante comercial de 33 anos. Para o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o crime foi premeditado, mas para a mulher tudo não passou de “legítima defesa.”

Indiciada por homicídio doloso qualificado, quando há intenção de matar e por não ter dado chance de defesa para a vítima, Andressa Ramos de Araujo falou ao G1 que só atirou em Sergio Francisco para se defender. Ela ainda não disse ao seu filho de 4 anos que matou o pai dele.

A mulher alegou que, assim que descobriu a traição do marido, foi xingada de "gorda" e acabou agredida por ele. Com medo, disse ter pegado uma arma numa gaveta e atirado. O caso ocorreu na madrugada do dia 24 de janeiro na residência do casal, na Zona Leste. A arma do crime foi descartada pela acusada e ainda não foi localizada.

“Foi um disparo acidental”, alegou Andressa, que aceitou dar a entrevista sob a condição de que seu rosto não fosse mostrado. Ela responde pelo crime em liberdade.
'Gorda'
Após matar o marido, a mulher arrastou o corpo dele com uma coberta até um cômodo para que a criança não o visse. Chegou a colocar a casinha do cachorro na frente de Francisco. No rosto dele, um saco preto. Saiu da casa, ligou para um advogado, que acionou a Polícia Militar. Cinco dias depois, ela se apresentou ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Para a investigação, Andressa pode ter premeditado o assassinato de Francisco, planejando o crime.

A motivação ainda é apurada, mas parentes e vizinhos da vítima disseram à polícia que a empresária é "possessiva" e já havia batido no marido em público antes por "ciúmes".

Andressa nega. Na sua versão, o marido chegou bêbado em casa, a chamou de “lixo”, expulsou ela da cama, confirmou que estava tendo um caso extraconjugal e ainda a agrediu com socos. A acusada disse ter visto mensagens da suposta amante no celular dele, que confirmavam a traição.
Davi Gebara Neto (Foto: Kleber Tomaz / G1)Davi Gebara Neto
“Ele chegou embriagado, gritando: ‘hoje eu é que vou dormir na cama. Sai daí’. Depois vi os ‘torpedos’. Em seguida, gritou para eu parar de mexer nas coisas dele. Então eu perguntei se era isso o que ele fazia enquanto trabalhava e cuidava do nosso filho e de nossa casa”, disse Andressa.

O teor do depoimento da indiciada à reportagem é quase o mesmo que ela deu ao DHPP. “Ele falou que eu não sabia me cuidar. Me chamou de 'gorda' e por isso buscava outras mulheres na rua”, disse a mulher, que alega ter jogado a arma fora após o crime.

O laudo da Polícia Técnico-Científica ainda não ficou pronto, mas peritos informaram que o disparo fatal atingiu a cabeça da vítima. Um tiro perto da nuca, muito preciso, o que fez a polícia desconfiar da versão de Andressa de que o disparo foi acidental.

"Ele me viu e falou que iria me matar. Depois escutei um disparo e me escondi. Não tive intenção de matá-lo. Foi uma tragédia. Acabei com a minha vida e a do meu filho. Por isso, peço perdão à família dele pelo que ocorreu. Estou arrependida, mas não tenho culpa", afirmou Andressa.

“Eu tive medo dele tirar a arma de mim e me matar. A arma nem era minha. Com certeza era dele porque estava na gaveta dele"
 
Andressa Araujo, casada 14 anos com a vítima
 
Defesa
Procurado para comentar o assunto, o advogado de Andressa, Davi Gebara Neto, afirmou que “se a vítima não tivesse levado a arma para dentro da casa, nada disso teria acontecido”. Segundo ele, sua cliente já registrou queixa no passado por ter sido agredida pelo marido.

A reportagem também tentou entrar em contato com a família da vítima e com o advogado que a representasse, mas não conseguiu localizá-los.

Segundo a delegada Jamila Jorge Ferrari, do DHPP, o inquérito que apura o assassinato de Francisco ainda não foi concluído porque faltam laudos do Instituto de Criminalística (IC) e IML (Instituto Médico-Legal) para serem anexados.

“Ela alega legítima defesa, mas estamos investigando se o crime foi premeditado. A relação entre seres humanos estão corroídas. Por mais que um casal tenha brigas e discussões, acho que não pode chegar ao ponto da morte. O casal tinha um filho de 4 anos. A que ponto o ser humano chega. Isso não é amor, é uma coisa corrosiva”, disse a delegada Jamila, que aguarda os peritos marcarem a data para a reconstituição do crime.

Não há informações se após concluir o inquérito a polícia irá pedir a Justiça a prisão de Andressa.

 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/02/empresaria-conta-que-matou-marido-apos-traicao-ser-xingada-e-apanhar.html

 

Padre é flagrado fazendo sexo na casa paroquial e será indiciado por estupro de menina de sete anos

Padre também era padrinho da vítima
Não é só no Vaticano que a Igreja Católica vive às voltas com denúncias de escândalos sexuais. Em Niterói, a Polícia Civil vai indiciar um padre por estupro de vulnerável. Ele teria abusado de uma menina, hoje com 10 anos, quando ela ainda tinha 7 anos. Mas não foi só: de acordo com depoimentos prestados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, Emilson Soares Corrêa também manteve relações sexuais com outra menor, sua afilhada e irmã da outra vítima, desde quando ela tinha 13 anos.

Emilson, de 56 anos, era o responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango. Uma das vítimas era coroinha da igreja e foi batizada, aos 13 anos, pelo padre, que também foi o padrinho de batismo. A partir do batizado, "O padre passou a aliciá-la e tocá-la em suas partes íntimas em troca de presentes como sorvetes, chocolates e passeios", conforme relatou a vítima, hoje com 19 anos, à polícia.

O EXTRA teve acesso a um vídeo, feito pela vítima, que mostra Emilson fazendo sexo com uma adolescente em plena casa paroquial. Segundo a vítima, que armou a situação para denunciar o padre, a garota teria 15 anos.

A denúncia foi levada à delegacia pelo pai das meninas. Segundo ele, foi sua ex-mulher que flagrou a filha mais velha discutindo com o padre. Na ocasião, ela revelou à mãe que se relacionava sexualmente com o padrinho.

- Quando soube que minha filha mais velha estava sendo abusada, perguntei à mais nova se havia ocorrido algo com ela. Ela disse que durante um passeio a um sítio, quando tinha sete anos, o padre tocou em sua partes íntimas - contou ele.

Envolvimento emocional

Em petição enviada à delegacia, Emilson confessa ter mantido relações sexuais com a mais velha das duas irmãs, mas só a partir de quando ela completou 18 anos. Segundo o texto, ele "se sentiu envolvido emocionalmente" com a menina.

A delegada Marta Dominguez, que abriu o inquérito, explica que a denúncia só leva em consideração o estupro da irmã mais nova. Segundo ela, o caso da outra menina não se enquadra no crime: a vítima já tem mais de 14 anos, e não ficou provado que houve ameaça.

Sacerdote é suspenso pela Arquidiocese
Diante da denúncia, a Arquidiocese de Niterói informa que decidiu pela "suspensão temporária do sacerdote". Atualmente, o padre não é responsável por nenhuma paróquia. O órgão também alegou, em nota, que a acusação está sendo investigada e que "o próprio sacerdote levou a denúncia ao conhecimento do Ministério Público, para que apure a veracidade ou não da mesma".

A delegada Marta Dominguez disse que só aguarda um depoimento do pai das vítimas para encerrar o inquérito. O padre foi procurado em quatro números de telefone - inclusive aqueles citados em seu depoimento - mas não foi encontrado.

‘Pode haver estupro, mesmo sem sexo’, diz delegada Marta Dominguez
Qual denúncia será oferecida ao Ministério Público?

Ainda falta fechar o inquérito. Quero ouvir o pai das vítimas mais uma vez. Mas, em relação à irmã mais nova, houve estupro de vulnerável. No caso da mais velha, não é possível enquadrá-lo no crime.
Por quê?

Não há nenhuma prova que o padre tenha ameaçado ou violentado ela. Sem contar que ela afirma, em depoimento, ter filmado o padre fazendo sexo com ela quando já tinha mais de 18 anos.
O padre compareceu à delegacia para depôr?

Ele não depôs, mas no dia 12 de dezembro enviou uma petição confessando que havia feito sexo com a irmã mais velha, mas só quando ela já era maior, depois de 2012.

Ele pode ter feito sexo com a irmã mais nova?
Ela fez exame de corpo de delito e, no resultado, comprovou-se que ela ainda é virgem. Mas o relato da menina, em que ela afirma que o padre tocou em suas partes íntimas, já basta para a concretização do crime.

O flagrante
O pai das vítimas, em depoimento, diz que armou com a filha o flagrante do padre: ele afirma que "determinou que sua filha mantivesse relação sexual com o acusado e filmasse com o telefone celular".

A filmagem
No vídeo, filmado pela vítima, já com 19 anos, uma menina faz sexo com o padre na casa paroquial, nos fundos da igreja. Ao fundo, é possível ver uma reprodução da Santa Ceia. Segundo o denunciante, a menina que aparece no vídeo teria 15 anos.

A confissão
O pai das duas vítimas afirmou, em depoimento, que, no dia 22 de novembro do ano passado, chamou o padre em sua casa e, exigindo explicações, mostrou o vídeo. Ele relata que, na ocasião, o padre pediu perdão.

Na Arquidiocese
Em seu depoimento à polícia, o pai das vítimas também conta que levou o vídeo ao arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias para que fossem tomadas providências em relação ao caso. Segundo o relato, o arcebispo estava acompanhado de dois advogados na ocasião. No final do diálogo, na saída da Arquidiocese, o pai afirma que "percebeu que estava sendo seguido por dois homens que se encontravam no local".

No Vaticano
Segundo o jornal italiano "La Repubblica", o Papa Bento XVI, que já anunciou sua renúncia para o mês de março, teria decido deixar a Igreja depois de receber um dossiê de mais de 300 páginas com detalhes de práticas de corrupção, promiscuidade e o mapeamento de uma rede de prostituição homossexual dentro do Vaticano.

VatiLeaks
Em janeiro de 2012, partes do documento já haviam sido roubados no episódio conhecido como VatiLeaks. A expressão é uma comparação com o fenômeno Wikileaks.

http://extra.globo.com/casos-de-policia/padre-flagrado-fazendo-sexo-na-casa-paroquial-sera-indiciado-por-estupro-de-menina-de-sete-anos-7673180.html

Padre é indiciado por abusar sexualmente de criança, no RJ


 


 Emilson Soares Corrêa abusou de menina de 7 anos e da irmã dela.
Pai das meninas teria gravado vídeo para provar crime. 

A Polícia Civil indiciou um padre da Igreja Católica por ter abusado sexualmente de uma menor de idade em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, conforme informou o Jornal Extra. O caso teria ocorrido há três anos, quando a menina tinha 7 anos, de acordo os depoimentos dados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município.

Além da menina, Emilson Soares Corrêa, de 56 anos, também teria se relacionado sexualmente com a irmã dela, que era afilhada do padre, desde quando ela tinha 13 anos.

O padre, que fora responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango, teria sido flagrado fazendo sexo com a adolescente na casa paroquial, mas, segundo a Polícia Civil, o vídeo não foi entregue à delegada que investiga o caso, Marta Dominguez.

Em entrevista à Rádio Globo, o pai das vítimas, Ubiratan Once, confirmou a existência do vídeo, gravado por ordem dele. "Esse vídeo é uma prova da pouca vergonha." A jovem que aparece fazendo sexo com o padre é a filha dele.

Emilson Soares confessou ter mantido relações sexuais com a irmã mais velha, mas apenas quando ela completou 18 anos. Apesar disso, ele vai responder por estupro de vulnerável, por conta do abuso da mais nova. As relações com a outra vítima, por ter mais de 14 anos e não ter sido constatada ameaça, não foram incluídas no processo.

A Arquidiocese de Niterói informou, por meio de nota, que está apurando o caso e que o padre Emilson Soares Corrêa foi suspenso temporariamente de suas funções. A entidade garantiu que o indiciado não é responsável por nenhuma paróquia.

 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/padre-e-indiciado-por-abusar-sexualmente-de-crianca-no-rio.html

Jovem com câncer no cérebro é aprovado na USP em Ribeirão Preto

Alexandre Mendes, de 21 anos, começou a cursar informática biomédica.
Rapaz chegou a perder movimento das pernas e a abandonar estudos.

Passar no vestibular é motivo de comemoração em dobro para Alexandre Mendes Castanheira Monteiro, de 21 anos. O jovem de Ribeirão Preto (SP) conseguiu ser aprovado com uma vaga em informática biomédica na USP diante de uma série de provações em razão de um câncer no tronco cerebral - que prejudica as funções motoras do organismo.

As marcas dessas vitórias ele ostenta com orgulho. Os cabelos raspados e a abreviação do curso em sua testa foram por causa do ‘trote’ que amigos, parentes e colegas lhe deram em comemoração à sua aprovação na Fuvest para o curso que ele começou nesta segunda-feira (25). Já a cicatriz de 17 centímetros na parte de trás da cabeça, bem mais dolorosa, veio de uma biópsia, um dos vários procedimentos médicos que ele tem combatido desde que descobriu o tumor, em julho de 2010.

Família que descobriu doença de Alexandre em 2010 hoje comemora sucesso do filho no vestibular (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)

A cicatriz foi necessária para que o ribeirão-pretano e sua família confirmassem a suspeita de neoplasia até então manifestada por sintomas como problemas de visão e perdas de movimentos nos membros. Uma piora de estado que começou em 2004 com o que parecia uma simples tontura, enquanto Alexandre jogava tênis, e que se agravou para uma espécie de tetraplegia temporária que, em 1º de dezembro de 2010, no dia de seu aniversário, fez com que ele tivesse que ser carregado pelo pai para prestigiar a festa que seus amigos haviam preparado em sua casa.

“O momento bem crítico foi bem no meu aniversário. Eu tinha feito quimioterapia uma semana antes. Eu não tinha força para levantar copo e minha fala estava abafada, só minha mãe me entendia, eu ficava com raiva, não conseguia comer sozinho”, lembra.

Alexandre começou suas aulas na USP de Ribeirão nesta segunda-feira (25) (Foto: Luara Gallacho / G1)

 










Nos meses que antecederam o pior estágio de sua doença, Alexandre, então com 18 anos, se distanciou da rotina de um pré-vestibulando para se dedicar aos tratamentos contra o tumor em sua cabeça. Em razão da crescente dificuldade para andar e da necessidade de usar muletas, ele abandonou o cursinho após dois meses, sem expectativa de voltar a estudar. “Dava para ver a minha piora semanal. Parei o cursinho quando vi que precisava de ajuda”, lembra o adolescente.

A ideia de cursar uma universidade só voltaria a parecer possível para Alexandre no começo de 2012, depois que ele superou tratamentos de quimioterapia e de radioterapia, que aos poucos melhoraram sua saúde e lhe devolveram autonomia para coisas básicas como tomar banho e caminhar. Mesmo com limitações e com uma prescrição mensal de corticoides, nesse período ele retomou as aulas do cursinho pré-vestibular, decisão que pouco tempo depois resultou na aprovação na USP de Ribeirão. “As pessoas falam que sou herói, mas não acho que sou tudo isso. Eu soube lidar com a situação. Houve dias que foram péssimos, mas na maioria deles eu conseguia conviver com aquilo.”

Para o pai de Alexandre, o dentista Luiz Antônio Monteiro, de 63 anos, a história de superação é um aprendizado para toda a família. “Ele é um exemplo de garra, de amor à vida. Ele sempre confiou que o milagre poderia acontecer, mas acho que esse milagre já aconteceu, ele está aqui comigo hoje”, disse.

Alexandre superou dificuldades com câncer e passou no vestibular da Fuvest (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)

 Alexandre superou câncer e passou no vestibular da Fuvest

Ao recordar de tudo que passou, Alexandre se deixa levar pelas lágrimas, mas logo recompõe um semblante menos triste do que otimista, atitude que, segundo sua mãe, tem sido uma constante do jovem no decorrer de sua luta contra o câncer. “Ele nunca se questionou, nunca se revoltou com a situação”, afirma a artista plástica Mara castanheira Monteiro, de 54 anos.

Após uma trajetória marcada por diferentes tratamentos, dores, enjoos, falta de ar, entre outros transtornos, Alexandre ainda não está curado do câncer, mas vive dias melhores e de esperança. O ingresso na USP trouxe um novo respiro para a luta pessoal do ribeirão-pretano, que recentemente iniciou um novo tratamento de quimioterapia que deve se estender por pelo menos um ano e meio. “É muito cedo para falar. Agora estou estável, mas curado não. De vez em quando ainda faço ressonância de controle para ver o controle do tumor. (...) Vou continuar fazendo quimioterapia até melhorar”, diz.

Quando indagado sobre o próprio futuro, Alexandre prefere se preocupar com coisas práticas que farão diferença em sua nova rotina universitária. “Outra preocupação é de como andar lá dentro da USP, que é muito grande. Talvez eu precise usar cadeira de rodas na transição dos blocos das salas de aula.”

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/02/jovem-com-cancer-no-cerebro-e-aprovado-na-usp-em-ribeirao-preto.html

Microsoft lança Internet Explorer 10 para usuários do Windows 7

Antes, navegador estava disponível apenas para Windows 8.
Empresa diz que IE 10 é 20% mais rápido do que seu antecessor.

A Microsoft liberou nesta terça-feira (26) o download do navegador Internet Explorer 10 para os usuários do sistema operacional Windows 7. A nova versão do navegador estreou no Windows 8 e estava disponível, até agora, apenas para usuários do novo sistema.

A maior fabricante mundial de software disse que o IE 10 é 20% mais rápido ao fazer o download de sites do que seu antecessor, o IE 9, e permite comandos em telas sensíveis ao toque. Lançado em 26 de outubro junto do Windows 8, o navegador agora está disponível para os 700 milhões de usuários do Windows 7.
Microsoft disponibilizou o Internet Explorer 10 para Windows 8 (Foto: Reprodução)Microsoft disponibilizou o Internet Explorer 10 para Windows 8 (Foto: Reprodução)
 
A Microsoft espera que os usuários de PC e notebooks gostem do novo navegador ao ponto de considerar comprar tablets com Windows 8 em vez do iPad, que não roda o Internet Explorer. Segundo a Microsoft, o Internet Explorer 10 para o Windows 7 "tem as mesmas características de uso e para a criação de aplicativos on-line do que o navegador para o Windows 8".

Várias versões do Internet Explorer ainda dominam o mercado de navegadores em desktops, com 55% de participação. Mas, nos últimos anos, o IE tem perdido fatia de mercado para o Firefox, da Mozilla, e o Chrome, do Google. No mercado de navegadores móveis, o Safari, da Apple, é líder com 61% de participação, enquanto o navegador do Android tem 21%.

De acordo com o site "Cnet", embora o Windows 8 tenha sido lançado em 26 de outubro, muitos usuários ainda estão atualizando seu sistema para o Windows 7, o que justifica um lançamento do IE 10 para o sistema.

 http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/02/microsoft-lanca-internet-explorer-10-para-usuarios-do-windows-7.html

 

Separe os documentos para declarar o Imposto de Renda 2013 já nesta sexta

Restituição chega antes para quem aproveita os primeiros dias do prazo.

Chega o mês de março e o brasileiro precisa prestar contas à Receita Federal e informar toda sua "vida financeira", ou seja, os gastos e os ganhos, durante o ano anterior – no caso, 2012.

Em 2013 não será diferente e quem entregar a declaração do Imposto de Renda nos primeiros dias do prazo também poderá receber antes a restituição, se tiver grana a ser reembolsada. Os contribuintes têm de 1º de março até 30 de abril para declarar os rendimentos.

A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74. O valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido. No ano passado, 406 mil contribuintes entregaram a declaração de Imposto de Renda fora do prazo.


Mesmo que você não tenha nada a receber, quanto antes você despachar o IRPF de 2013 (ano-calendário 2012), mais cedo você vai se livrar do compromisso anual com o Fisco.

O R7  preparou, com a ajuda do Cenofisco, uma lista de documentos indispensáveis para preencher a declaração do IR. Comece já a separar a papelada, evite correrias e a dor de cabeça de vasculhar a casa toda em busca de documentos, perto do fim do prazo.

Pane em Brasília prejudica emissão de passaportes no Rio

Na segunda-feira (25), trabalho foi suspendo até o meio-dia.
Previsão é de que nesta terça (26) o sistema volte ao normal, segundo a PF.

Uma pane em Brasília prejudicou a emissão de passaportes em vários estados, inclusive no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (25), quando o trabalho foi suspendo até o meio-dia. A previsão é de que nesta terça (26) o sistema volte ao normal, conforme mostrou o Bom Dia Rio.

A orientação da Polícia Federal para quem foi prejudicado é voltar ao posto da PF com os comprovantes que o atendimento estava marcado par segunda-feira (25). Esta é a terceira vez, só em 2013, que a emissão de passaportes foi suspensa por problemas operacionais.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/pane-em-brasilia-prejudica-emissao-de-passaportes-no-rio.html

Ministério da Saúde aponta risco de epidemia de dengue em Porto Velho

Pesquisa foi realizada em janeiro deste ano; Palmas é outra capital em risco.
MS repassará R$ 2,2 milhões para RO usar em ações de combate a doença.


Porto Velho é uma das duas capitais brasileiras em risco de epidemia de dengue (Foto: Larissa Matarésio/G1)Focos de dengue também estão em igarapés poluídos (Foto: Larissa Matarésio/G1)
 
De acordo o Ministério da Saúde (MS), Porto Velho é uma das duas capitais brasileiras em risco de epidemia de dengue. O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) tem o objetivo de servir como alerta para estados e municípios para combinar ações nas casas, segundo o MS. No primeiro semestre de 2013, o Ministério da  Saúde deverá repassar R$ 2,2 milhões para Rondônia utilizar em ações de combate a dengue.
O repasse de R$ 2,2 milhões ao estado de Rondônia será distribuído entre os 52 municípios. Os valores correspondem a 20% do total que cada cidade recebe anualmente para as ações de vigilância e combate a doenças.

“Essa parcela deve ser aplicada exclusivamente em ações de combate a dengue”, afirmou a diretora geral da Agência Estadual de Vigilância a Saúde (Agevisa), Arlete Baldez. O valor deve ser repassado ainda no primeiro trimestre de 2013.

Segundo a Agevisa a situação também é grave nos municípios de Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Alvorada do Oeste e Pimenta Bueno. Em 2012, Rondônia registrou 17 casos graves da doença e uma morte.

O Liraa foi realizada em janeiro deste ano em 983 municípios brasileiros, e apontou que 267 municípios estão em risco de epidemia, 487 estão em situação de alerta e 238 em situação satisfatória. Em 2012 a pesquisa foi realizada em 765 cidades, e mostrou que 146 foram consideradas em risco, 384 em alerta e 235 em situação satisfatória.

Além de Porto Velho, Palmas é a outra capital brasileira que está em risco de contrair epidemia. Para evitar a propagação da doença no Brasil, o MS lançou a campanha ‘Dengue é fácil combater, só não pode esquecer’.

 http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/02/ministerio-da-saude-aponta-risco-de-epidemia-de-dengue-em-porto-velho.html

Edição do dia 26/02/2013 26/02/2013 09h28 - Atualizado em 26/02/2013 09h28 Agentes da repressão militar são identificados e prestarão depoimento



Após nove meses de trabalho, a Comissão da Verdade concluiu que 50 mil pessoas foram detidas em 1964, ano do golpe militar.

A comissão Nacional da Verdade concluiu que pelo menos 50 mil pessoas foras presas pelo Regime Militar em 1964, ano do Golpe Militar. Várias agentes da repressão foram identificados e vai ser convocados a prestar depoimento e não podem se recusar a dar explicações.

Em nove meses de trabalho, foram tomados 40 depoimentos, 15 deles de agentes da repressão. Por causa da Lei da Anistia, ninguém será punido pelo que fez durante o Regime.

30 milhões de documentos: é sobre esse extenso arquivo que a comissão da verdade se debruça. Em nove meses de trabalho, já surgiram revelações do passado. 50 mil pessoas foram detidas em 1964, ano do golpe militar. A ditadura levou cerca de 600 presos políticos para navios e até estádios de futebol.

Os números e a descrição dos fatos dão a dimensão da violência logo no início do regime e fazem parte de uma investigação que não pode punir, mas tem o poder de revelar a identidade dos agentes da ditadura militar.

O fim de alguns codinomes foi anunciado por um integrante da comissão. “Aqueles que estão vivos, nós temos várias dúziasde pessoas identificadas com nome, endereço, RG. A gente está fazendo um esquema para pegar e ouvir todos e convocar para serem ouvidos”, disse o membro da Comissão Nacional da Verdade, Guaracy  Mingardi.

Quem se recusar a comparecer pode ser processado por crime de desobediência. Na última segunda-feira (26), em Brasília, o grupo se reuniu com comissões estaduais e entidades parceiras. Mas segundo o presidente da Comissão, só existe estrutura de trabalho em seis estados.

Mas, segundo o presidente da Comissão, só existe estrutura de trabalho em seis estados.

“Falei com o governador Sérgio Cabral, e outros, pedindo que as instalações das Comissões da  Verdade já aprovadas sejam concluídas, e isso é uma ajuda decisiva”, destacou o coordenador da Comissão, Paulo Sérgio Pinheiro.

A Comissão tem até maio do ano que vem para concluir os trabalhos e aí um relatório final vai ser entregue para a presidente Dilma Rousseff.

 http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/02/agentes-da-repressao-militar-sao-identificados-e-prestarao-depoimento.html

Morador de rua pode ganhar US$ 150 mil por devolver brilhante

Um morador de rua americano pode receber US$ 150 mil depois de ter devolvido um anel com diamante à uma mulher que o perdeu por engano.

A história se desenrolou em um shopping de rua em Kansas City, no Estado do Missouri, segundo as televisões americanas CNN e KCTV.
 Anel de brilhante. Foto: BBC
 Sarah perdeu anel de brilhante como este, mas o recebeu de volta do morador de rua

Billy Ray Harris vive nas ruas, onde pede dinheiro às pessoas que fazem compras no Country Club Plaza. Ele recebeu uma esmola da americana Sarah Darling que deixou cair sem querer o anel de diamantes que recebera do noivo, como aliança de noivado.

Horas depois, Darling ficou desesperada ao perceber que havia perdido o anel. Ela voltou ao local e disse a Harris que tinha deixado cair algo muito valioso. O morador de rua perguntou se se tratava de um anel, e ela respondeu que sim.

"O anel era enorme e eu sabia que era autêntico e muito caro", disse Harris à televisão local KCTV.
"Me sinto especialmente sortuda de estar com o anel de volta. Eu sinto que tive um ótimo carma", disse Darling à CNN.

Para retribuir a boa fortuna, o noivo de Darling resolveu montar uma conta no site giveforward.com, que arrecada doações para boas causas. O casal promete que o dinheiro será repassado a Harris.

Até terça-feira, o site já havia arrecadado US$ 150 mil – com doações de mais de 6 mil pessoas.

 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130226_anel_semteto_dg.shtml

Ex-professor que anda de bicicleta pode ser sucessor dos Castro em Cuba

Informal e com perfil progressista, o ex-professor universitário Miguel Díaz-Canel, de 52 anos, tornou-se um dos principais políticos cotados para suceder os irmãos Castro ao ser eleito neste fim de semana vice-presidente de Cuba pelos próximos cinco anos.

A especulação em torno do seu nome cresceu após o agora reeleito presidente Raúl Castro confirmar diante da Assembleia Nacional que este será seu último mandato.
Apontado para o cargo em 2006 para substituir temporariamente o irmão, Fidel Castro, e depois eleito oficialmente em 2008, Raúl manifestou assim seu respeito à medida reformatória instaurada em seu próprio governo, que limita em dois o número de mandatos de presidentes na ilha.

Esta é a primeira vez que o cargo de vice-presidente cubano será ocupado por um dirigente que não lutou na revolução – algo que está sendo interpretado por analistas como uma aposta da velha guarda em uma nova geração para dar continuidade ao socialismo no país num momento em que o regime passa por uma série de reformas e medidas de abertura.

A idade média dos 31 membros do novo Poder Executivo do país após as últimas eleições de domingo é de 57 anos, enquanto a maior parte dos que pegaram em armas na Sierra Maestra já é octogenária.

Progressista

Díaz-Canel foi professor universitário, membro da Juventude Comunista e primeiro-secretário do Partido Comunista nas províncias de Villa Clara e Holguín. Em 1991, foi nomeado membro do Comitê Central e em 2003 chegou ao Politburo, instância máxima do Partido.

Ele pertence a um grupo de líderes partidários que chefiaram governos provinciais distantes da capital, o que permitiu bastante independência e capacidade de manobra.

No caso de Villa Clara, a personalidade de Díaz-Canel se imprimiu ao seu governo, de forma que houve na província uma vida cultural e tolerância raramente vistas em outras partes da ilha, com festivais nacionais de travestis e tatuagens, além de um alto número de bandas de rock.

Além disso, em contraste com o estilo de muitos secretários de outras províncias, Díaz-Canel usava a bicicleta como meio de transporte, vestindo bermuda e camiseta, e chegou a dar uma entrevista à BBC Mundo em uma pizzaria.

 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130226_perfil_miguel_diaz_canel_cuba_jp.shtml

Balão com turistas pega fogo e mata 18 no Egito

Balão caiu em plantação próxima à cidade de Luxor Foto: Reuters
Pelo menos 18 pessoas morreram e três ficaram feridas nesta terça-feira depois que um balão com turistas de várias nacionalidades pegou fogo na cidade de Luxor, a cerca de 700 quilômetros ao sul do Cairo, informou à agência EFE o Ministério da Saúde. Anteriormente, a agência de notícias estatal Mena tinha anunciado 19 vítimas fatais. 

O diretor do gabinete do ministério em Luxor, Mohammed Rabia, disse que um egípcio e dezessete estrangeiros morreram, entre os quais há britânicos, franceses, chineses e japoneses.  Rabia informou ainda que dois britânicos e um egípcio ficaram feridos, segundo dados enviados pela empresa que organizou o passeio de balão.

Ele ainda afirmou que os corpos estão carbonizados, o que dificulta a identificação das vítimas, por isso as autoridades estão estudando a possibilidade de enviar um especialista em DNA do Cairo para o local.
Vinte e uma pessoas viajavam no balão, que voava a 300 metros de altura sobre Qurna quando teve um início um incêndio no aeróstato, o que provocou uma explosão. O piloto e um turista se salvaram ao pular da cesta antes do balão bater no chão, informou uma funcionária da empresa que administra o balão, a Sky Cruise. Os dois estão internados, disse a mesma fonte.

"É terrível, realmente terrível", declarou a funcionária por telefone à AFP. "Não sabemos exatamente o que aconteceu", completou.

O balão sobrevoava Luxor, uma das áreas arqueológicas mais famosas do Egito, no sul do país, a 700 km do Cairo, e caiu sobre uma plantação. O acidente aconteceu por volta das 6h (1h de Brasília).
Balão explode no ar e mata turistas; veja
Balão explode no ar e mata turistas; veja
Em abril de 2009, treze turistas estrangeiros sofreram ferimentos quando um balão se chocou contra uma torre de telefonia, também em Luxor, e em março de 2007, quatro americanos, três franceses e dois egípcios ficaram feridos quando um aparelho caiu nesta cidade.

Segundo a agência BNO News, esta é a pior tragédia da história do balonismo, superando 13 mortes em uma queda na Austrália em 1989.

De acordo com a AFP, as autoridades locais baniram o voo de balões a partir de Luxor após o acidente.

http://noticias.terra.com.br/mundo/africa/balao-com-turistas-pega-fogo-e-mata-18-no-egito,5dab998cb451d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Bento XVI terá título de "papa emérito" e vestirá batina branca

O papa Bento XVI continuará a ser chamado de "Sua Santidade", terá o título de "papa emérito" ou "pontífice romano emérito", usará a clássica batina branca, sem mantelete, e não calçará sapatos vermelhos, mas sim marrons, informou nesta terça-feira o Vaticano.

A dois dias da oficialização da renúncia, o Vaticano revelou também que, a partir das 20h locais (16h de Brasília) - momento no qual já não será papa -, Bento XVI deixará de usar o Anel do Pescador, que simboliza o poder pontifício.

O anel será destruído, assim como o selo de chumbo usado para carimbar documentos importantes, entre eles as bulas papais. A regra vaticana estabelece que o anel do papa deve ser destuído quando ele morre ou renuncia, como neste caso, para evitar qualquer eventual falsificação de documentos pontifícios.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que a decisão de como deve ser chamado Joseph Ratzinger foi tomada "principalmente" pelo próprio papa, após consultas com o cardeal camerlengo (que administra a Igreja durante a chamada Sé Vacante), Tarcisio Bertone, com a Secretaria de Estado e o colégio de cardeais que vai definir seu sucessor.

Lombardi informou ainda que Bento XVI deixará o Palácio Pontifício do Vaticano às 16h55 de Roma (12h55 de Brasília) do dia 28. Acompanhado do Secretário de Estado, o cardeal Bertone, ele irá ao heliporto do Vaticano, de onde viajará de helicóptero até Castelgandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma.

No heliporto da Vila Pontifícia, Bento XVI será recebido pelas autoridades civis e religiosas locais e, por volta das 17h30 locais (13h30 de Brasília) irá ao pórtico da residência de verão dos pontífices para saudar os fiéis daquela diocese.

Este será o último ato público do papa, e o único sinal visível que anunciará que Bento XVI já não é mais papa será dado às 20h locais, quando a Guarda Suíça que presta guarda na porta do palácio de Castelgandolfo concluirá seu serviço e deixará o local.

A partir desse momento, a Guarda Suíça deixará de prestar serviço a Ratzinger, cuja segurança continuará garantida pela Gendarmaria Vaticana.

Lombardi informou também que no dia 1º de março, já em plena Sé Vacante - o período entre o falecimento ou renúncia de um papa até que seja eleito o sucessor -, o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, convocará os cardeais às reuniões preparatórias do conclave, cuja data será decidida nos próximos dias.

Visto que o dia 1º é sexta-feira, o mais provável é que a primeira congregação de cardeais aconteça no dia 4, na semana seguinte.

Enquanto isso, Bento XVI manteve sua agenda habitual. Às terças-feiras ele não tem audiências, e dedicou o dia para rezar e ler documentos, além de preparar a mudança e ver quais documentos privados levará a Castelgandolfo - os do pontificado e os da época em que foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé ficarão no Vaticano para serem arquivados.

Amanhã, o papa realizará a audiência pública das quartas-feiras, que será a última de seu pontificado e ocorrerá na Praça de São Pedro. Já foram entregues mais de 50 mil ingressos (que são gratuitos) e espera-se que esse número dobre.

O papa pronunciará a habitual catequese e realizará o tradicional percurso entre o público no papamóvel, e a única novidade é que não haverá o beija-mão final (o reduzido grupo de cardeais, bispos e personalidades aos quais costuma saudar todas as quartas-feiras), já que - disse Lombardi - todo mundo teria vontade de se despedir, e assim se evitam preferências.

Devem participar da audiência algumas personalidades políticas como o presidente da Eslováquia, Ivan Gasparovic, os capitães regentes de San Marino e o copríncipe de Andorra, Joan Enric Vives. Essas personalidades serão cumprimentadas depois, em particular, na sala Clementina do Palácio Apostólico.

Lombardi destacou que estas últimas horas de pontificado ocorrem em clima de preces e com missa de ação de graças pelo pontificado.

O porta-voz também destacou que milhares de mensagens de todo o mundo têm sido enviadas ao papa, a quem os fiéis expressam sua gratidão e proximidade. 

 http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/renuncia-do-papa/bento-xvi-tera-titulo-de-papa-emerito-e-vestira-batina-branca,d3fc27251c21d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Desemprego fica em 5,4% em janeiro, aponta IBGE

A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País em janeiro ficou em 5,4%. Em dezembro, a taxa foi de 4,6%. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de 4,8% a 5,6%, e acima da mediana, de 5,3%. 

O rendimento médio real dos trabalhadores registrou queda de 0,10% em janeiro ante dezembro e aumento de 2,4% na comparação com janeiro de 2012. A taxa de desemprego de 5,4% em janeiro é a mais baixa para o mês desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, em 2002. Em janeiro de 2012, a taxa de desemprego tinha ficado em 5,5%.

A massa de renda real habitual dos ocupados no País somou R$ 42,5 bilhões
 
http://www.dgabc.com.br/News/6011313/desemprego-fica-em-5-4-em-janeiro-aponta-ibge.aspx