quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ex-chefe do tráfico na Rocinha, Nem é condenado a 12 anos de prisão

Processo investigava laboratório de cocaína que era controlado por traficante.
Aliado de Nem, que chefiava tráfico no Morro São Carlos, foi absolvido.

O traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado por tráfico de drogas. No processo julgado pela 36ª Vara Criminal da Capital, o ex-chefe da favela da Rocinha é apontado como dono do laboratório de refino da pasta base de cocaína na comunidade. Além deste processo, Nem responde a outros inqúeritos, nos quais é acusado de tráfico e homicídio.

Desde novembro de 2011, quando foi preso, ele cumpre pena no Presídio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
 Nem pega 12 anos de prisão por tráfico (reprodução Globo News)
A decisão foi dada pelo juiz Marcel Luna Duque Estrada na quarta-feira (23). Segundo o Tribunal de Justiça, na mesma sentença, Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, chefe do tráfico de drogas do Morro São Carlos e aliado de Nem, foi absolvido por falta de provas.

O traficante Coelho também está no presídio federal de Campo Grande.

Liderança criminosa
Na sentença, o juiz destaca a liderança criminosa de Nem na Rocinha como um fato notório, cabalmente demonstrado nas provas e nos depoimentos das testemunhas, o que desencadeou em sua condenação.

"Verifica-se que a culpabilidade do réu é intensa, na medida em que ele tinha posição de chefia no grupo criminoso e atuava com desfaçatez e desenvoltura, articulando tramas criminosas por longo período de tempo e sem a preocupação de se expor na comunidade em que vivia, afrontando a todos como marginal declarado", completou o magistrado.

Segundo denúncia do Ministério Público estadual, Nem e Coelho se associaram para aquisição, transporte e fornecimento de insumos ou produtos químicos para produção de cocaína entre agosto de 2007 e maio de 2009, na favela da Rocinha e no Morro de São Carlos, no Estácio
 
 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/ex-chefe-do-trafico-na-rocinha-nem-e-condenado-12-anos-de-prisao.html

Segurança é preso após dar tiro acidental no próprio pênis

Caso foi registrado em Trinidad e Tobago.
Segurança foi acusado de porte ilegal de arma.

Homem atirou no próprio pênis com revolver calibre 38 (Foto: Foto ilustrativa) 


Um segurança de 33 anos foi preso após atirar acidentalmente no próprio pênis em Rio Claro, em Trinidad e Tobago.

Sob a escolta de policiais, o homem foi levado para o hospital geral de San Fernando, segundo o jornal trinitário "Guardian".

O segurança foi acusado de porte ilegal de arma.

A polícia encontrou o homem depois de receber uma denúncia de um morador que tinha ouvido o barulho de um tiro vindo de um carro estacionado. Com ele, os agentes apreenderam um revólver calibre 38.

 http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/01/seguranca-e-preso-apos-dar-tiro-acidental-no-proprio-penis.html

Justiça manda cortar adicionais de servidores municipais de Cascavel


 


Benefícios são pagos desde 1991 e representa quase um terço do salário.
TJ-PR considerou que o pagamento é inconstitucional.

A prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, cortou o pagamento de adicionais e gratificações dos servidores. Os benefícios são pagos desde 1991 e, para muitos funcionários, representam quase um terço do salário. De acordo com o secretário de Administração Alisson Ramos da Luz, a prefeitura cumpre uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que considerou o pagamento inconstitucional.

“Eles foram considerados ilegais por uma decisão do Tribunal de Justiça que foi provocado pelo Ministério Publico. Então, como não existe mais dispositivo legal que respalde o pagamento, durante a folha do mês de janeiro nenhum servidor receberá essas gratificações e esses adicionais”, explicou.

Os cortes nos pagamentos atingem 6.500 dos 7.300 servidores da prefeitura. Deste número, 1% é de funcionários comissionados. Segundo a administração, a prefeitura está fazendo estudos para alterar a forma de cálculo dos pagamentos. Para os concursados, por exemplo, os adicionais e as gratificações serão pagos de acordo com o salário base de cada cargo. Já os comissionados terão um acréscimo de salário. Contudo, não vão mais receber os adicionais.

O Município deve enviar, no começo do mês de fevereiro, um projeto de lei para Câmara de Vereadores adequar a situação do pagamentos de adicionais. “A nossa expectativa é que haja agilidade para isso. A prefeitura está disposta a resolver isso, mas no mês seguinte, nos deixando, então, a ter prejuízos no mês de fevereiro”, argumentou o presidente do sindicado dos servidores municipais Ricieri D’Estefani Junior.

 http://g1.globo.com/parana/noticia/2013/01/justica-manda-cortar-adicionais-de-servidores-municipais-de-cascavel.html

Mulher tenta usar álcool para aquecer comida e panela explode

Acidente aconteceu nesta quinta-feira (24), em Sarandi, no norte do Paraná.
Ela e a filha de um ano ficaram feridas; as duas não correm risco de morrer.

Sem ter como aquecer a comida, a mulher colocou o álcool dentro de uma panela e ateou fogo. A intenção era colocar outra panela por cima, para esquentar o prato.

As duas tiveram queimaduras pelo corpo e foram levadas para o Hospital Metropolitano de Sarandi. Ainda de acordo com os Bombeiros, elas não correm risco de morrer.

http://g1.globo.com/parana/noticia/2013/01/mulher-tenta-usar-alcool-para-aquecer-comida-e-panela-explode.html

Vândalos destroem posto de saúde e deixam moradores sem atendimento

Caso aconteceu no bairro Jardim Sabiá, em Ponta Grossa, nesta quinta.
Além de quebrar porta de vidro, vândalos furtaram computador.

Moradores do Jardim Sabiá, em Ponta Grossa, não puderam ser atendidos na manhã desta quinta-feira (24), na unidade de saúde que fica no bairro. O motivo foi a destruição que vândalos provocaram no prédio durante a madrugada.

Quando os funcionários chegaram para trabalhar, por volta das 7h, encontraram a porta de vidro destruída. Além disso, os vândalos também furtaram o computador da unidade, que continha dados de todos os pacientes que frequentam o local.

A unidade foi inaugurada há cerca de seis meses e atende por volta de 4,5 mil pacientes.
Segundo a polícia, a depredação de patrimônio público é crime. Além de multa, os culpados estão sujeitos a seis meses de prisão pela prática.

Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no Twitter e por RSS.

 http://g1.globo.com/parana/noticia/2013/01/vandalos-destroem-posto-de-saude-e-deixam-moradores-sem-atendimento.html

 

Vou tentar recomeçar', diz mulher estuprada por grupo em Curitiba


 


Marido não aceitou fim do casamento de 17 anos, segundo a polícia.
'Passei mal quando soube que ele era o responsável', diz mulher.

"Passei mal quando descobri que meu ex-marido era o responsável. Nós éramos uma família, tivemos dois filhos", afirmou a mulher de 38 anos, estuprada por um homem e dois menores de idade em novembro de 2012, em Curitiba. A ordem do homem, segundo o delegado Amarildo Antunes, responsável pelo caso, era estuprar e matar. O suspeito foi preso na terça-feira (22), já os três homens envolvidos no caso foram capturados na quarta (23) junto com os dois adolescentes.

A mulher contou que, desde a separação do casal, há quatro anos, sofria agressões e perseguições do ex, com quem ficou junto por 17 anos. "No meu primeiro relacionamento depois do divórcio, ele invadiu a minha casa, me agrediu e disse que ia me matar". Na época, a vítima disse não ter procurado a polícia a pedido da ex-sogra.

De acordo com o relato da mulher, o ex-marido já havia tentado atear fogo na casa dela, além de riscar o carro e furar os pneus do veículo. Até que, em outubro de 2012, segundo a mulher, ele incendiou o automóvel da vítima, que estava estacionado na vizinhança. "Eu nem mandava consertar mais [o carro] porque não vencia cobrir os riscos".
A mulher explicou que, apesar da suspeita de que o ex-marido era quem agia contra ela, não fez a denúncia por falta de provas e medo de que ele conseguisse reverter a situação e a acusasse de calúnia e difamação.

Ela contou que não entendia porque o ex-marido agia dessa maneira, já que ele se casou novamente e, durante o casamento deles, nunca demonstrou ser agressivo ou ciumento. "Nossa casamento tinha sido bom. Acabou por causa de uma crise financeira", relembrou.  A mulher, que é enfermeira, tinha dois empregos e largou um dos trabalhos. A falta de dinheiro fez com que o casal brigasse e se separasse. O ex-marido trabalhava como motorista.

 Após o divórcio, o filho caçula de 19 anos foi morar com o pai, enquanto o mais velho, de 21 anos, optou em morar com mãe. Porém, com a influência do pai, segundo ela, acabou saindo de casa também. Segundo a vítima, o ex-marido colocou os dois filhos contra ela ao inventar boatos de que ela se drogava e era promíscua. "Procurei sempre fazer com que meus filhos não acreditassem nas coisas que ele falava".

Na noite do crime, a enfermeira tinha ido jantar na casa da mãe e logo após chegar em casa, foi atender aos três homens que a chamaram pelo apelido, alegando que o irmão dela precisava de socorro. "Eles renderam meu ex-namorado, pediam dinheiro e droga. Bateram muito em mim e me violentaram. Sangrei muito. Levei murros e chutes. Levei marteladas na cabeça antes de eles irem embora. Acho que desmaiei mesmo", relatou.

Ao acordar, ela foi até o banheiro, onde o ex-namorado ficou preso, e foi pedir ajuda ao vizinho, que chamou o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e a polícia.

A enfermeira disse que foi à Delegacia da Mulher denunciar o caso, mas não foi atendida porque não conhecia os agressores. "Até pensei se levaria essa história para frente. Pensei em não seguir. Queria ser acolhida. Estava em pânico". Segundo a mulher, ela foi orientada a procurar o distrito policial da região aonde vive e, só depois, foi à Delegacia de Furtos e Roubos fazer a denúncia.

"Voltei para casa só para tirar as coisas. Fiquei com medo do que pudesse ainda acontecer", afirmou. Desde o estupro, a enfermeira ficou sem residência fixa, morando na casa de parentes e amigos.

"Agora com o desfecho de tudo, estou com sensação de alívio. Vou tentar recomeçar. Dói ainda", disse a mulher, que está tendo acompanhamento psicológico e tomando remédio para dormir.

 "Ele foi tão cruel que foi ao local e esperou que os três homens fizessem 'o serviço'. Ele queria que ela ficasse totalmente deformada, caso sobrevivesse. E, se morresse, queria que ela não tivesse direito a um velório com o caixão aberto, por isso mandou que o rosto dela fosse desfigurado", afirmou o delegado.

Ainda segundo Antunes, o ex-marido, além de negar ser o mandante do crime, reservou-se ao direito de falar apenas em juízo.  O delegado informou que os suspeitos irão responder por formação de quadrilha, estupro, roubo qualificado e tentativa de homicídio.

 http://g1.globo.com/parana/noticia/2013/01/vou-tentar-recomecar-diz-mulher-que-foi-violentada-mando-do-ex.html

Polícia desconhece chefes do tráfico na zona Sul de Ribeirão, diz capitão

Serviço de inteligência da PM ainda não identificou suspeitos, diz Gritti.
Reportagem flagrou jovens vendendo drogas em conjunto habitacional.

A Polícia Militar desconhece quem são e onde estão os traficantes que controlam o tráfico de drogas no Conjunto Habitacional João Rossi, na Zona Sul de Ribeirão Preto (SP). A afirmação foi feita nesta quinta-feira (24) pelo capitão da PM Marco Aurélio Gritti, após a equipe de reportagem da EPTV flagrar a comercialização de entorpecentes em plena luz do dia na região.

Gritti disse que a Central de Inteligência da PM monitora o bairro diariamente e conhece os principais pontos de venda dos entorpecentes, mas os responsáveis pelo tráfico ainda não foram identificados. "Nós não temos uma informação precisa de quem é o traficante que comanda o João Rossi. As estatísticas mostram que existe um varejo naquele local, mas que está sendo combatido", afirmou.

Flagrante
Na quarta-feira (23), a EPTV registrou a compra, a venda e até o consumo de cocaína na Avenida Lygia Latuf Salomão, em meio à movimentação de pedestres. Sem saber que estava sendo filmado, um adolescente brinca com pinos de cocaína, enquanto espera pelos clientes. Outro menor chega de bicilceta e lhe entrega mais drogas. Em pouco tempo, vários compradores ficam parados próximos aos dois jovens.

 Capitão da PM Marco Aurélio Gritti em Ribeirão Preto, SP (Foto: Paulo Souza/EPTV)
Após assistir às imagens, o capitão explicou que o problema no bairro é agravado justamente porque adolescentes como os que são mostrados na reportagem estão sendo aliciados em outros bairros para trabalhar na venda de drogas na Zona Sul. "Isso acontece porque constantemente menores são detidos e deixam de atuar no local, razão pela qual são trazidos outros meninos para fazer o serviço", afirmou Gritti.

Outra dificuldade apontada pelo capitão é que a PM não pode agir dentro do conjunto habitacional porque isso colocaria os moradores em risco. Gritti explicou que o trabalho da polícia tem sido apenas nas avenidas ao redor dos prédios para inibir a venda de drogas.

"A ação de fora para dentro é muito complicada porque nós podemos envolver pessoas de bem que moram no local. Nós não temos a intenção de envolver os cidadãos do João Rossi naquilo que os marginais estão fazendo do lado de fora", disse.
O capitão afirmou ainda que a existência de veículos abandonados e vendedores de lanche ambulantes em situação irregular também prejudicam o trabalho dos policiais. "Tudo isso serve como esconderijo para os materiais."

Balanço
Em 2012, a PM registrou 115 flagrantes de tráfico de drogas na região do Conjunto Habitacional João Rossi, que representaram 11,4% do total de ocorrências desse tipo em Ribeirão. Segundo Gritti, a maioria dos casos foi resolvido porque moradores denunciaram os pontos de venda anonimamente pelo telefone 190.

"A PM vem fazendo operações em parceria com a Polícia Civil e a Prefeitura, mas é importante que as pessoas continuem ligando e passando mais detalhes sobre o bairro para que possamos encontrar os responsáveis pelo tráfico."


Jovem vende drogas livremente em avenida da zona Sul de Ribeirão, SP (Foto: Reprodução EPTV) 

 http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/01/policia-desconhece-chefes-do-trafico-na-zona-sul-de-ribeirao-diz-capitao.html


Justiça decreta prisão de 6 PMs suspeitos de participar de chacina

 PMs suspeitos de chacina têm prisão ordenada (Reprodução/TV Globo)

Chacina, a 1ª do ano, ocorreu no dia 4 de janeiro, no Campo Limpo. Sete pessoas morreram, entre elas o DJ Lah. 

A Justiça decretou nesta quinta-feira (24) a prisão temporária de seis policiais militares suspeitos de participar da primeira chacina deste ano em São Paulo. A chacina ocorreu em 4 de janeiro. Sete pessoas morreram e duas ficaram feridas no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. Entre os mortos, está o DJ Lah.

Os cinco homens e uma mulher já cumpriam prisão administrativa por determinação da Corregedoria. Segundo a investigação, a perícia comprovou que três cápsulas encontradas no local do crime pertencem às armas de policiais militares do 37º Batalhão da PM, que cuida da região onde aconteceu o crime.

 O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também descobriu que um dos policiais suspeitos forjou um boletim de ocorrência onde dizia que a arma dele, usada no crime, havia sumido.
  
                        Secretário diz que mais PMs podem estar envolvidos em chacina

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, disse que outros policiais militares podem estar envolvidos na chacina que deixou sete mortos no dia 4 de janeiro no bairro do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. Nesta quinta-feira (24), a Justiça decretou a prisão temporária de seis policiais militares, cinco homens e uma mulher, suspeitos de participar das mortes.

Grella disse, em entrevista na sede da secretaria, no Centro de São Paulo, que as investigações e diligências vão continuar para tentar confirmar a eventual participação de outros policiais no crime e identificá-los.

Os seis PMs com prisão decretada vão responder por sete homicídios qualificado e por duas tentativas de homicídio, já que duas pessoas ficaram feridas na ação dos policiais. Entre os mortos, está o DJ Lah. As vítimas estavam em um bar, na rua Reverendo Peixoto da Silva, a mesma onde quatro PMs foram filmados matando um servente de pedreiro, em novembro passado, quando foram atingidas. Segundo o secretário, os policiais negaram envolvimento no crime.

“Há relatos de testemunhas de que seriam até 14 policiais envolvidos na chacina, mas tudo isso será confirmado nas diligências”, disse Grella. Os seis policiais militares, cinco homens e uma mulher, já cumpriam prisão administrativa por determinação da Corregedoria da PM.

Foram presos o sargento Adriano Marcelo do Amaral, a cabo Patrícia Silva Santos e o soldado Carlos Roberto Alvarez, que estavam em um carro da Força Tática, dando apoio aos demais policiais, durante a suposta ação criminosa. De acordo com o secretário, o tablet instalado no veículo ficou desligado por cerca de 54 minutos na data da chacina.

Além deles, foi preso o soldado Anderson Francisco Siqueira, que, na função de armeiro do 37º batalhão naquela data, teria facilitado a saída de uma espingarda calibre 12 utilizada no crime. Os peritos constataram que o DJ Lah havia sido atingido no rosto pela coronha de uma arma pesada. A perícia comprovou que na coronha da espingarda havia sangue humano, mas o exame do DNA ainda não está pronto.
  Secretário (centro) fala sobre a prisão de policiais (Foto: Marcelo Mora/G1)
Na casa do soldado Fabio Ruiz Ferreira, outro PM preso, os corregedores e investigadores do DHPP encontraram toucas ninjas e placas frias dos carros utilizados nas ações. Dois dias depois da chacina, o policial registrou o roubo de sua pistola .40, despertando a suspeita da Corregedoria. A arma não foi localizada até o momento.

Por último, foi preso o soldado Gilberto Eric Rodrigues. A perícia comprovou que ao menos três projéteis, sendo que dois deles foram encontrados em duas vítimas diferentes, partiram da pistola .40 dele.

No local da chacina, os peritos recolheram três cápsulas de pistolas .40, 41 de pistolas 380 e cinco de espingarda calibre 12. “Além disso, outros estojos foram recolhidos por policiais militares, segundo testemunhas”, disse o secretário.

Para ele, todos estes indícios foram suficientes para justificar a prisão temporária dos policiais militares.  “Só foi possível chegar a esse primeiro passo graças ao trabalho conjugado da Corregedoria da PM, do DHPP e da Polícia Técnico-Científica. Foi graças a essa união de forças que conseguimos colher elementos de provas robustas contra esses policiais. São exceções, obviamente. Todas as instituições têm problemas, mas o que é preciso é que não se jogue o problema para debaixo do tapete”, disse.

O que teria motivado a ação criminosa dos PMs ainda será mais investigado, segundo o secretário. “Parece que tem relação com outro crime que ocorreu bar em frente ao local da chacina dois  meses antes. Estamos empenhados em esclarecer todos estes detalhes”, afirmou. Os policiais suspeitavam que teria sido o DJ Lah, como é conhecido o rapper Laércio Grimas, o responsável por filmar o servente de pedreiro sendo morto, o que acabou não se confirmando, posteriormente.

 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/01/justica-decreta-prisao-de-6-pms-suspeitos-de-participar-de-chacina.html

Sobreviventes e corpos de reféns na Argélia chegam a Tóquio

Um grande contêiner de carga foi visto sendo descarregado do avião.
Ocupação com reféns durou quatro dias e deixou 37 estrangeiros mortos. 

Sete sobreviventes japoneses feitos reféns na Argélia chegam a Tóquio; junto desembarcaram os corpos de nove colegas (Foto: AFP)
Um avião transportando sete sobreviventes japoneses que haviam sido feitos reféns na Argélia junto com os corpos de nove de seus colegas chegou à Tóquio nesta quinta-feira (24), testemunharam jornalistas da agência de notícias France Presse.

A ocupação terrorista, que durou quatro dias, terminou no sábado (19) em um ataque final das forças especiais do Exército argelino que deixou 37 estrangeiros mortos. As forças argelinas libertaram 685 funcionários argelinos e 107 estrangeiros, segundo informações divulgadas no sábado (19).
 
Sete sobreviventes japoneses feitos reféns na Argélia chegam a Tóquio; junto desembarcaram os corpos de nove colegas (Foto: AFP)
 
O avião do governo aterrissou no aeroporto de Haneda antes das 7h (horário local) e foi recebido por um grupo de oficiais.

Veículos do aeroporto se dirigiram até a entrada da escada do avião e homens de preto usavam guarda-chuvas para proteger os sobreviventes dos flashes das câmeras.

Um grande contêiner de carga foi visto sendo descarregado do avião onde estariam os caixões das vítimas do ataque no deserto, à exceção de uma.

O ataque se transformou em uma das maiores crises com reféns internacional das últimas décadas, colocando a questão da militância islâmica do Saara no topo da agenda global.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/01/sobreviventes-e-corpos-de-refens-japoneses-na-argelia-chegam-a-toquio.html

Confira o desconto na tarifa de luz para cada distribuidora de energia


 Conta de luz - 24.01 v.1 (Foto: Editoria de Arte/G1)


Plano que barateia energia começou a valer nesta quinta-feira (24).
Desconto para consumo residencial varia de 18% a 25,94%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na tarde desta quinta-feira (24) o percentual do desconto que será aplicado à conta de luz dos consumidores de baixa tensão (como residências) de cada uma das 63 distribuidoras de energia do país. (veja a lista no final da reportagem)

Nesta quinta-feira passou a valer o plano de barateamento de energia do governo federal, com desconto mínimo de 18% para residências e até 32% para indústrias. A medida vai exigir do Tesouro aporte de R$ 8,46 bilhões apenas em 2013.

O desconto total na conta de luz só vai começar a ser sentido por todos os brasileiros a partir do final de fevereiro, quando a entrada em vigor do plano completar um mês. Isso acontece porque cada distribuidora tem uma data diferente para a leitura dos relógios que marcam o consumo de energia e, consequentemente, o fechamento da conta.

O percentual de corte no valor da tarifa de energia para a baixa tensão, de acordo com a lista da Aneel, varia do mínimo de 18% até 25,94%, maior desconto da tabela e que foi garantido aos clientes da distribuidora Nova Palma Energia, que atende a 14,5 mil unidades consumidoras em nove cidades da região central do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Aneel, a variação no desconto está ligada ao fim da cobrança de encargos na conta de luz para subsidiar programas do governo federal, entre eles o que garantia financiamento para geração de energia por fontes alternativas e outros que beneficiavam agricultores.

O valor dos subsídios era dividido entre os consumidores da distribuidora onde os recursos eram aplicados. A partir dessa quinta, eles deixam de incidir sobre a conta de luz e vão passar a ser custeados com recursos do Orçamento da União, via Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Tesouro
De acordo com o governo, a redução nas contas de luz dos brasileiros vai custar, em 2013, R$ 8,46 bilhões aos cofres Tesouro Nacional. Esse dinheiro será depositado na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que ficará responsável por financiar ações do governo, entre elas as medidas necessárias para promover o desconto na conta de luz.

Abaixo, o percentual de desconto para cada distribuidora de energia:
AES SUL - 23,62%
AMAZONAS - 18,22%
AMPLA - 18,00%
BANDEIRANTE - 18,08%
BOA VISTA - 18,14%
CAIUA - 18,08%
CEA - 18,04%
CEAL - 18,00%
CEB - 18,11%
CEEE - 18,13%
CELESC - 18,48%
CELG - 18,00%
CELPA - 18,83%
CELPE - 18,04%
CELTINS - 18,20%
CEMAR - 18,00%
CEMAT - 19,29%
CEMIG - 18,14%
CEPISA - 18,00%
CERON - 18,00%
CERR - 18,04%
CFLM - 20,92%
CFLO - 18,00%
CHESP - 18,01%
CJE - 18,34%
CLFSC - 19,66%
CNEE - 19,69%
COCEL - 18,41%
COELBA - 18,96%
COELCE - 18,05%
COOPERALIANÇA - 18,01%
COPEL - 18,12%
COSERN - 18,00%
CPEE - 23,38%
CPFL PAULISTA - 18,07%
CPFL PIRATININGA - 18,39%
CSPE - 18,01%
DEMEI - 18,36%
DMED - 18,08%
EBO - 18,00%
EDEVP - 18,16%
EEB - 18,65%
EFLUL - 18,17%
ELEKTRO - 18,47%
ELETROACRE - 18,01%
ELETROCAR - 18,07%
ELETROPAULO - 18,25%
ELFJC - 18,04%
ELFSM - 18,97%
EMG - 18,14%
ENERSUL - 18,24%
ENF - 18,07%
EPB - 18,01%
ESCELSA - 18,01%
ESSE - 18,00%
FORCEL - 18,01%
HIDROPAN - 18,50%
IGUACU - 18,11%
LIGHT - 18,10%
MUXFELDT - 18,55%
RGE - 22,00%
SULGIPE - 18,33%
NOVA PALMA - 25,94%

 http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/01/confira-o-desconto-na-tarifa-de-luz-para-cada-distribuidora-de-energia.html

PM de Campinas deixa vazar ordem para priorizar abordagens em negros

 

Documento feito por capitão da cidade era contra roubos a residências. Comando da PM na capital afirma que carta foi 'deslize de comunicação'.

O comando da Polícia Militar em Campinas (SP) deixou vazar uma mensagem enviada à equipe do bairro Taquaral, com uma ordem determinando a abordagem focada em "indivíduos da cor parda e negra". O pedido, assinado pelo capitão Ubiratan de Carvalho Góes Beneducci, foi enviado no fim de dezembro e valeu até esta segunda (21). A PM classifica o episódio como "deslize de comunicação".

A ordem do capitão pede a intensificação do policiamento em ruas próximas ao Colégio Liceu aos sábados das 11h às 14h,  "focando em abordagens a transeuntes e em veículos em atitude suspeita, especialmente indivíduos de cor parda e negra com idade aparentemente de 18 a 25 anos".

Segundo o porta-voz da PM em São Paulo, o capitão Eder Antonio de Araújo, as características citadas na ordem do comando foram baseadas em uma carta enviada por moradores da região, que descreviam um grupo que praticava roubos a residências naquelas imediações.

"A forma como foi colocada a ordem de serviço, ela generaliza. Ela não tem uma ação específica", disse Edna Almeida Lourenço, integrante do movimento negro e fundadora da entidade Força da Raça Campinas. Na avaliação dela, a mensagem deveria informar, também, outras características dos suspeitos.

'Deslize de comunicação'
Para Araújo, a mensagem não tem teor racista. Ele afirma que o caso pode ser considerado um "deslize de comunicação". "O documento foi escrito de forma descuidada e com informações descontextualizadas. A partir do momento em que foi constatado, o caso foi imediatamente corrigido", disse Araújo.

De acordo com o oficial de São Paulo, duas pessoas com as características descritas foram presas no período em que a patrulha foi intensificada. A PM informou que, inicialmente, não pretende punir o autor da mensagem e que não será aberta sindicância para apurar o caso.

No exterior
Nos Estados Unidos há uma polêmica de casos de policiais que decidiram investigar pessoas por causa da etnia, raça ou religião. O ‘racial profiling’, como esse tipo de discriminação é chamado em inglês, tomou força após 2001 quando ocorreram os ataques terroristas no país e grupos específicos passaram a ser mais visados nas investigações. No mesmo ano, o ex-presidente George W. Bush chegou a se pronunciar contra a prática.
Ordem de serviço enviada pela Polícia Militar em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Ordem de serviço enviada pela Polícia Militar em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

G1

MEC divulga os aprovados para as bolsas de estudo do Prouni

Estudantes têm até o dia 31 para apresentar documentos.
Sistema registrou recorde de 1,03 milhão de inscritos para 162 mil bolsas.

Ministério da Educação disponibilizou na manhã desta quinta-feira (24) o sistema de consulta dos candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni). Acesse o sistema do Prouni.

Para saber se obteve uma das 162.329 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, o estudante deve inserir o número de inscrição e a senha do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e digitar os caracteres que aparecem na tela.

Acesso ao resultado está na página inicial do site do Prouni (Foto: Reprodução)O prazo para matrícula na instituição de ensino e apresentação dos documentos nas instituições de ensino vai até o dia 31. Estes documentos devem comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição, entre eles os comprovantes de rendimentos. Para concorrer à bolsa integral (100% do valor da mensalidade), o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% do valor da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Acesso ao resultado está na página inicial do site
do Prouni
(Foto: Reprodução)

Ao receber a documentação entregue pelo candidato, a instituição deve, obrigatoriamente, entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Contudo, o candidato deve ficar atento, pois esse procedimento não afasta eventual exigência de entrega de documentos adicionais caso seja julgado necessário pelo coordenador do Prouni na instituição.

No dia 8 de fevereiro será feita a segunda chamada de pré-selecionados, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 19.

VEJA O CALENDÁRIO DO PROUNI
24/01Resultado da 1ª chamada
24/01 a 31/01Comprovação de informações
- 1ª chamada
08/02Resultado da 2ª chamada
08/02 a 19/02Comprovação de informações
- 2ª chamada
24/02 e 25/02Prazo para participar da Lista de Espera
28/021ª convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições
28/02 a 05/03Comprovação de informações
- 1ª convocação lista de espera
08/032ª convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições
08/03 a 13/03Comprovação de informações
- 2ª convocação lista de espera
Fonte: MEC
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 24 a 25 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 28 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula até 5 de março. A segunda, em 8 de março, com prazo até o dia 13 de março.

1,03 milhão de inscritos
O Prouni registrou 1.032.873 inscritos, segundo o Ministério da Educação. O prazo de inscrições terminou às 23h59 de segunda-feira. Como cada candidato teve a oportunidade fazer até duas opções curso, o total de inscrições foi de 2.011.538.

O programa oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% em instituições particulares de ensino superior para estudantes de baixa renda. São oferecidas 162.329 bolsas distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. O total de bolsas integrais é de 108.686; o de parciais (50% do valor da mensalidade), 53.643.

São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos, segundo o MEC: 187.489. Em seguida estão Minas Gerais (141.839), Rio de Janeiro (75.935), Bahia (71.651) e Rio Grande do Sul (70.855).
O estado de São Paulo é também a unidade da federação que oferece mais bolsas, as instituições paulistas oferecem 56.289 bolsas, sendo 33.824 integrais e 22.465 parciais (50% da mensalidade). Além de São Paulo, Minas Gerais, com 17.923 bolsas, e Paraná, com 12.671, são os estados com maior oferta (veja quadro abaixo).

Bolsas do Prouni por estado (Foto: Divulgação/MEC)
Bolsas do Prouni por estado (Foto: Divulgação/MEC)
 
O programa é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.

Para pleitear a bolsa, o aluno precisava ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero.

De acordo com o edital do Prouni, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:

Primeira chamada: 24 a 31 de janeiro
Segunda chamada: 8 a 19 de fevereiro

Nota mínima no Enem
A principal novidade é a mudança da nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os candidatos devem ter atingido a média geral de 450 pontos no Enem de 2012 para concorrer às bolsas do Prouni. No ano passado, a exigência era de 400 pontos. Participantes que tiraram nota zero na redação também não puderam participar.

As bolsas são divididas em duas modalidades: integrais e parciais. A integral custeia todo o valor da mensalidade e é destinada a candidatos que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já a parcial custeia 50% da mensalidade e é oferecida a quem possui renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Números do Prouni (Foto: Reprodução/TV Globo)
Números do Prouni (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
No ato da inscrição, os estudantes podiam optar por até duas opções de curso de institutições de ensino superior conveniadas em todo o país. Os candidatos que obtiveram as maiores notas no Enem ficam com a vaga escolhida na primeira opção. Quem não tiver nota suficiente para o primeiro curso, passa a concorrer ao curso escolhido como segunda opção.

Podem participar do programa estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido bolsa integral em instituições particulares. Os candidatos também não podem ter diploma de ensino superior nem estar cursando uma faculdade pública pública. Neste caso, se o candidato for aprovado no Prouni, vai ter que optar por uma das duas instituições.

Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar. Os professores só podem se inscrever para cursos de licenciatura para formação na educação básica. O site do Prouni traz um "tira-dúvidas " sobre o programa.

                                                                          Documentação necessária
 
Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações.

É vedado ao coordenador do Prouni solicitar a autenticação em cartório das cópias dos documentos, que devem ter a autenticidade atestada por meio da apresentação das vias originais no momento de aferição das informações prestadas pelo candidato.

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR
O coordenador do Prouni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificação:
  • Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação.
  • Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade.
  • Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto.
  • Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes.
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso.
  • Passaporte emitido no Brasil.
  • Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS).
2. COMPROVANTES DE RESIDÊNCIA
O coordenador do Prouni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de residência em nome do bolsista ou de membro do grupo familiar:
  • Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel).
  • Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.
  • Declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.
  • Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
  • Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB).
  • Contracheque emitido por órgão público.
  • Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional.
  • Fatura de cartão de crédito.
  • Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, corrente ou poupança.
  • Extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira.
  • Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
  • Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
3. COMPROVANTES DE RENDIMENTOS
I - Comprovante de rendimentos do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar, referentes às pessoas físicas e a eventuais pessoas jurídicas vinculadas.
II - Para comprovação da renda devem ser apresentados documentos conforme o tipo de atividade.
III - Para cada atividade, existe uma ou mais possibilidades de comprovação de renda.
IV - Deve-se utilizar pelo menos um dos comprovantes relacionados.
V - A decisão quanto ao(s) documento(s) a ser(em) apresentado(s) cabe ao coordenador do Prouni, o qual poderá solicitar qualquer tipo de documento em qualquer caso e qualquer que seja tipo de atividade, inclusive contas de gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do IPTU, faturas de cartão de crédito e quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.
3.1 - ASSALARIADOS
  • Três últimos contracheques, no caso de renda fixa.
  • Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra.
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • CTPS registrada e atualizada.
  • CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica.
  • Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis últimos meses.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
3.2 - ATIVIDADE RURAL
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.
  • Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.
3.3 - APOSENTADOS E PENSIONISTAS
  • Extrato mais recente do pagamento de benefício, obtido por meio de consulta no endereço eletrônico http://www.mpas.gov.br
  • Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso.
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
3.4 - AUTÔNOMOS
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso.
  • Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos..
3.5 - PROFISSIONAIS LIBERAIS
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso.
  • Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
3.6 - SÓCIOS E DIRIGENTES DE EMPRESAS
  • Três últimos contracheques de remuneração mensal.
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ.
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.
3.7 - RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
  • Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.
4. COMPROVANTE DE SEPARAÇÃO, DIVÓRCIO OU ÓBITO DOS PAIS
  • Comprovante de separação ou divórcio dos pais ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do estudante, por estas razões.
  • Caso a ausência, no grupo familiar, de um dos pais do estudante ocorra em função de motivo diverso dos constantes acima, este deverá apresentar declaração, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a situação fática específica, a critério do coordenador do Prouni.
5. COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA
  • Cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta de membro do grupo familiar.
6. COMPROVANTES DE ENSINO MÉDIO
  • Comprovantes dos períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em escola pública, quando for o caso.
  • Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em instituição privada, emitido pela respectiva instituição, quando for o caso.
  • O estudante que tenha cursado o ensino médio no exterior deverá apresentar as vias originais dos documentos referidos nos itens acima, e a respectiva tradução para o português, por tradutor juramentado, nos termos do art. 224 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil.
  • Para a comprovação de conclusão do ensino médio, o estudante poderá apresentar certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou dos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Neste caso, o estudante não poderá ter cursado, em algum momento, o ensino médio em escola particular, exceto se na condição de bolsista integral da própria escola.
7. COMPROVANTE DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, quando for o caso
  • Comprovante de efetivo exercício do magistério na educação básica pública integrando o quadro de pessoal permanente da instituição.
8. COMPROVANTE DE DEFICIÊNCIA, quando for o caso
  • Laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID.
9. COMPROVANTES DE UNIÃO ESTÁVEL, quando for o caso
A comprovação da existência de união estável no grupo familiar, quando for o caso, deve ser efetuada por meio de pelo menos um dos seguintes documentos, a critério do coordenador do Prouni:
  • Atestado de união estável emitido por órgão governamental;
  • Declaração de imposto de renda em que um dos interessados conste como dependente;
  • Declaração firmada em cartório;
  • Certidão ou documento similar emitido por autoridade de registro civil;
  • Comprovação de união estável emitida por juízo competente;
  • Certidão de casamento religioso;
Na impossibilidade de apresentação dos documentos mencionados, deverão ser exigidos pelo menos dois dos seguintes documentos, com tempo mínimo de um ano, nos casos dos itens 1, 2, 3 e 4:
  • 1. Disposições testamentárias que comprovem o vínculo;
  • 2. Apólice de seguro de vida na qual conste um dos interessados como instituidor do seguro e o outro como beneficiário;
  • 3. Escritura de compra e venda, registrada no Registro de Propriedade de Imóveis, em que constem os interessados como proprietários, ou contrato de locação de imóvel em que figurem como locatários;
  • 4. Conta bancária conjunta;
  • 5. Certidão de nascimento de filho havido em comum;
  • 6. Declaração, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a existência da união estável.
Atenção: É facultado ao coordenador do Prouni na instituição solicitar quaisquer outros documentos eventualmente julgados necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar.

Banco Central projeta aumento de 5% para gasolina em 2013

Valor ficou abaixo dos 7% de reajuste que a Fazenda considerou 'plausível'.
Banco Central não informa, porém, quando aumento pode ser aplicado.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta quinta-feira (24), por meio da ata de sua última reunião, quando a taxa básica de juros foi mantida estável em 7,25% ao ano, que espera um reajuste de 5% no preço da gasolina neste ano. O BC não informou, porém, quando esse reajuste poderá ser aplicado.

O valor citado pelo Copom, do Banco Central, ficou abaixo dos 7% de aumento que o Ministério da Fazenda informou considerar "plausível". A declaração foi dada na última semana pelo O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique da Silveira.

O aumento para a gasolina, no decorrer deste ano, já foi confirmado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras. "Certamente, haverá aumento em 2013. Não é nada excepcional isso. Neste ano, teve aumento. O preço vai subir. No momento correto, a Petrobras anunciará o reajuste. Haverá aumento no momento adequado, que não sei dizer. Se soubesse, não diria porque mexe com o mercado", afirmou ele em dezembro de 2012.

Último aumento
No fim de junho de 2012, a Petrobras anunciou um aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias. A gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94%, desde 25 de junho.

Entretanto, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). "Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento", informou na ocasião.

Como a Cide já está zerada, um eventual novo reajuste seria necessariamente repassado para os preços ao consumidor.

Petrobras
Em outubro do ano passado, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou que um aumento de combustíveis no Brasil é algo que ocorrerá "certamente", mas acrescentou que ainda não há prazo para isso acontecer.

"O aumento de combustíveis certamente virá. Quando? Não tem data, é importante dizer", afirmou ela. Graça ressaltou, naquele momento, que o aumento não ocorreria no curto prazo.

"Não há previsão para aumento de combustíveis. Se você olha o longo prazo, médio prazo, eu diria que sim [que haverá alta]. Mas quando você olha o curto prazo, não há previsão para aumento de combustível no país", declarou a presidente da Petrobras na ocasião

Petróleo é achado em fundo de casa de moradora do Lobato, em Salvador

Família de dona Tereza (de óculos) e o pedreiro Edvaldo Silva,de blusa verde, que achou o petróleo no terreno da moradora.

Bairro é onde o primeiro poço do Brasil foi descoberto, no ano de 1939.
'Tive medo de algum acidente', diz moradora, cuja casa está em obra.

Foi durante o trabalho em uma obra nos fundos da casa de Tereza Barbosa, 57 anos, no subúrbio ferroviário de Salvador, que o pedreiro Edvaldo Silva, 24 anos, encontrou um poço de petróleo há pouco mais de uma semana. “Os meninos [colegas de obra] estavam tirando pedra e viram o tubo. Eles pensaram que era óleo, eu pensei que era esgoto. Senti o cheiro [de combustível], lembrei que aqui [na região] foi o primeiro lugar que se encontrou petróleo [no país] e coloquei a mão onde estava vazando. Vi que era petróleo e chamei a dona da casa”, descreveu o rapaz.

A casa afortunada está localizada na Rua Getúlio Vargas, no Lobato, bairro onde o primeiro vestígio de petróleo do país foi encontrado, no ano de 1939, justamente a alguns metros da casa de Tereza. "Quando meu irmão chegou aqui, riu e disse que sempre sonhou em ver essa cena porque esperávamos, dede pequenos, encontrar petróleo em algum lugar do bairro", disse Tereza, que residiu no bairro do Lobato há alguns anos e voltou a morar no local há cerca de um ano e meio. Ela e a família são de São Roque do Paraguaçu, localizada na cidade de Maragojipe, no recôncavo baiano.

O bairro do Lobato fica no subúrbio ferroviário e é considerado um bairro pobre. Algumas das ruas não têm nem sequer asfalto. A rua em que fica a casa 76 D, inclusive, leva o nome de Getúlio Vargas, presidente que criou a campanha "Petróleo é Nosso" logo após a descoberta da riqueza no Brasil. O bairro é cercado pela Baía de Todos os Santos, uma das maiores do país.

A plataforma usada para a exploração de petróleo da área está desativada desde o fim da década de 1980, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Bem perto da extinta área produtiva, foi feita uma praça com quadra de esportes, tem um pequeno galpão abandonado e um monumento que indica o marco histórico do petróleo no país.
petróleo vaza de poço em terreno de imóvel no Lobato, em Salvador, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)petróleo vaza de poço em terreno de imóvel no
Lobato, em Salvador (Foto: Lílian Marques/ G1)
Ao se aproximar do tubo de onde vaza o combustível na casa de Tereza, o cheiro forte logo acusa a existência do petróleo. A dona de casa conta que ficou assustada ao ser informada da descoberta do oléo no terreno que comprou nos fundos da sua casa. Ela afirma que não pensou em dinheiro, mas nos riscos ao meio ambiente e à segurança da comunidade humilde em que mora.

"Tive medo de algum acidente, não sabia o risco que estava correndo. Tinha medo de explodir, de algum desastre ambiental, não pensei no meu bem estar, fiquei preocupada com a minha família, com a comunidade. Hoje, penso nas melhorias que isso pode trazer aqui para a comunidade, o Lobato é um bairro rico, mas não é valorizado", declarou.

A iniciativa de Tereza ao saber do petróleo foi ligar para a ANP para receber orientações de como proceder. Após os primeiros técnicos da agência visitarem o local, foi solicitado que a família parasse a obra. Engenheiros da ANP estiveram novamente no terreno na quarta-feira (23) e os trabalhos no local continuam suspensos.

A proprietária explicou que a obra era para ampliar a casa onde mora, que já tem dois andares. “Eu moro aqui embaixo com o meu marido e a minha filha mora no andar de cima com o meu genro. O objetivo da gente é ampliar para fazer um lugar para minha mãe e também para meu outro filho”.
A terra da pequena encosta que ficou no terreno após a escavação para a obra está deslizando um pouco, motivo que deixa a família preocupada. "Nós colocamos uma lona para segurar a terra até que se resolva a situação", disse dona Tereza.
Petróleo em casa de Salvador, Bahia (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)Morador mostra mão melada de petróleo (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)
Exploração

O engenheiro de petróleo Martinho Sobral Rocha, especialista em regulação da ANP na Bahia, visitou o terreno e confirmou que a substância é petróleo, porém a única coisa que deve ser feita no local é contenção do vazamento. Por se tratar de um poço de petróleo antigo, que está inativo, a exploração não deve ocorrer, segundo explica.

"É um poço antigo do campo de produção de petróelo que existia no Lobato. Ele foi devolvido à ANP por ser antieconômico e por estar localizado dentro de uma comunidade. Está sendo providenciada a correção do vazamento. Para fins comerciais, não existe nenhuma possibilidade de produção", acrescentou.

A Agência Nacional de Petróleo informou, por meio de nota, que o campo não "apresenta volume de óleo significativo a ser produzido, pois os reservatórios existentes já estão esgotados". A agência reguladora informou ainda que os poços da região, explorados a partir de 1939, foram extintos e "encobertos por aterros de grande extensão". Sobre eles, se desenvolveu a atual comunidade. A ANP explica também que não há possibildades dos poços serem reutilizados e que não se espera obter um volume adicional de óleo naquela região.

Caso o petróleo seja encontrado em um terreno particular e caso seja comprovado que o poço é produtivo, segundo o engenheiro Martinho Sobral, a concessionária interessada na extração da substância deve pagar 1% do que explora para o dono da terra. Na Bahia, essas situações são comuns em cidades como Madre de Deus, São Sebastião do Passé, onde fica a Refinaria de Petróleo Landulpho Alves, e outras da região metropolitana como Catu e Pojuca, disse o engenheiro.
Poço abandonado; petróleo em Salvador (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)Obra no terreno de dona Tereza está parada há mais de uma semana até que o vazamento de petróleo seja sanado pela ANP. (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)
Área onde ficava plataforma da petrobrás, segundo morador, na Bahia (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)Primeira plataforma de exploração de petróleo do Brasil ficava nessa área, no bairro do Lobato, subúrbio de Salvador. (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia

Senador quer obrigar motociclistas a usarem colete com airbag

Devido ao alto custo, produto pode receber isenção de impostos por cinco anos.

O alto número de acidentes envolvendo motocicletas motivou o senador Humberto Costa (PT-PE) a apresentar projeto (PLS 404/2012) para obrigar os condutores a usar um novo tipo de equipamento de proteção. Os coletes com airbag, segundo o senador, são uma invenção recente que pode proteger os motociclistas de lesões graves, especialmente no cóccix, na coluna vertebral, no peito e no pescoço.

O colete é acionado em caso de forte impacto. Um cartucho libera gás CO2, que infla a jaqueta e protege o motorista do impacto. Na opinião do senador, o colete atua de forma complementar ao capacete, equipamento de uso obrigatório previsto pelo código de trânsito.

Na justificativa do projeto, o senador explica que os congestionamentos das vias e o alto preço dos combustíveis, aliados à facilidade do crédito, têm gerado aumento no número de motos em circulação. “O fato é que as motocicletas estão cada vez mais substituindo os automóveis nas vias urbanas”, afirmou o senador, que classificou de alarmante o número de acidentes com motos .

Custo
Na internet, os coletes e jaquetas com airbag são anunciados por preços que variam entre R$ 800 e R$ 2.900. O senador reconhece que o preço elevado dos coletes com airbag dificulta a aquisição do produto. Por esse motivo, o texto prevê a isenção, por um período de cinco anos, do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados e das alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) para esses produtos.

Após esse período de cinco anos, segundo Humberto Costa, espera-se que a produção dos coletes seja nacionalizada, o que diminuiria o custo. A produção em larga escala e o aumento do consumo também poderiam reduzir o valor do equipamento.

O projeto tramita na CAS (Comissão de Assuntos Sociais), onde tem como relatora a senadora Ana Amélia (PP-RS). Se aprovado, passará, ainda, pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), onde será apreciado de forma terminativa.


Após revisão de dados, IBGE amplia territórios de Santa Catarina e da Bahia

Com os ajustes, área total do Brasil aumentou para 8.515.767 km².

As áreas dos Estados de Santa Catarina e da Bahia ficaram oficialmente maiores nesta quarta-feira (23), de acordo com uma resolução do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicada no Diário Oficial da União.

Os dois Estados tiveram “águas” e um arquipélago incorporados ao seu território após a revisão, assinada pela presidente do IBGE, Wasmália Socorro Barata Bivar. As mudanças incluíram não só Estados, mas também as regiões e as cidades brasileiras.

A Bahia teve incorporadas as áreas insulares do Arquipélago de Abrolhos, que se encontra subordinado ao Município de Caravelas. Agora, o Estado tem 564,7 mil km².

No caso de Santa Catarina, o IBGE considera agora que a área referente às águas internas da Baía Sul e Baía Norte, entre o continente e a Ilha de Santa Catarina, passam a fazer parte do Estado. Agora, Santa Catarina possui 95,7 mil km², de acordo com o IBGE.

O texto do D.O. traz ainda que as áreas da Lagoa dos Patos (10.152 km²) e da Lagoa Mirim (2.811 km²), "incorporadas à área do Estado do Rio Grande do Sul, segundo a Constituição Estadual de 1988, não constituem área municipal". Com isso, a área do Rio Grande do Sul ficou estipulada em 281.730 km².

Território nacional
Considerando todo o território brasileiro, também houve um aumento na área de 8.514.215 km², segundo dados de 2008, para 8.515.767 km² em 2013.

O maior Estado brasileiro continua sendo o Amazonas, com 1.559.159 km². Sozinho, o Estado é maior que as áreas somadas do Sudeste (924.620 km²) e do Sul (576.774).

Na segunda posição, aparece o Pará, com 1.247.954 km² e, na terceira posição, vem o Mato Grosso, com 903.366 km².  

Justiça autoriza casamento de jovem com assassino de sua irmã gêmea

Edith Casas vem defendendo nos últimos dias o casamento com o assassino de sua irmã

O casamento havia sido suspendido a pedido da mãe da argentina.

A Justiça argentina autorizou o casamento de uma jovem com um homem sentenciado a 13 anos de prisão pela participação no assassinato de sua irmã gêmea em 2010.

A juíza Gabriela Zapata, da cidade de Pico Truncado (a 1.572 km de Buenos Aires), autorizou o enlace civil após realizar estudos psicológicos em Edith Casas, de 22 anos, noiva de Víctor Cingolani, que cumpre pena por seu envolvimento na morte de Johana Casas.

A mesma juíza havia suspendido o casamento no mês passado após uma apresentação judicial dos pais da jovem, que se opõem ao casamento.

Fontes judiciais citadas pela imprensa local indicam que os estudos realizados em Edith determinaram que a moça "não apresenta disfunção psicológica ou mental que lhe impeça de contrair matrimônio".

"Acho que já não posso fazer nada", disse hoje a mãe da moça, Marcelina Orellana, em entrevista à agência oficial Télam.

Ao solicitar em dezembro à Justiça que impedisse o casamento, a mãe de Edith tinha assegurado que sua filha não se encontrava "no pleno uso de suas faculdades", que estava "privada de sua razão e pondo em risco sua integridade física e psíquica".

Durante o julgamento que se seguiu pelo assassinato de sua irmã gêmea, Edith acusou seu futuro marido de tê-la violentado em reiteradas oportunidades, mas depois disse à imprensa local que fez isso "por pressões de sua família".

Cingolani foi considerado partícipe no homicídio da modelo Johana Casas, de 20 anos, assassinada com dois tiros em 2010, e condenado a 13 anos de prisão em junho do ano passado.

O homem, que cumpre sua pena em uma prisão de Pico Truncado, garante ser inocente na morte da jovem, que também foi sua namorada.

Marcelina Orellana disse à agência Télam que há dois meses não fala com sua filha, que, apontou, "foi embora de casa e vive com a família do assassino de sua irmã".

“Não vou me casar com um assassino, mas com o homem que eu amo”, diz argentina

Edith Casas foi alvo de diversas críticas no mundo inteiro depois de anunciar que se casaria com o assassino de sua irmã gêmea. Em entrevista ao jornal Clarín publicada neste domingo (23), Edith afirmou confiar na inocência e na liberdade do seu noivo.

— Não vou me casar com um assassino, vou me casar com o homem que eu amo; formar uma família e viver com ele pelo resto da minha vida.

Edith quer se casar com Victor Cingolani, que foi condenado a 13 anos de prisão depois de ter matado Johana, em julho de 2010, irmã gêmea de Edith.

Na época, Victor era namorado de Johana e cunhado de Edith.

A argentina diz não se sentir culpada em se apaixonar pelo ex-namorado da irmã, já que a relação dos dois foi curta.

De acordo com Edith, ela se apaixonou por Victor pela forma que ele sempre a tratou. Ela disse ainda que os dois se dão muito bem juntos e que, mesmo que ele seja julgado como culpado, ela irá aguardar sua liberdade.

A mãe de Edith entrou na Justiça para evitar o casamento, conseguindo a anulação.
Na ação, a mãe sustentou que a filha "não se encontra no pleno uso de suas faculdades mentais, está privada de sua razão e corre riscos reais de abusos de sua integridade física e psíquica", solicitando que a Justiça realize exames psicológicos em Edith.

Edith disse ao jornal Clarín que sua relação com a mãe nunca esteve bem, ainda mais nos últimos tempos.
De acordo com a jovem, a mãe nunca se importou com nenhuma das irmãs e sempre as deixou sozinhas. Por isso, ela reprova a atitude de anular o casamento.

— Já disse que vou me casar de qualquer maneira. Sou maior de idade e posso decidir o que quero. Sinto que a anulação do casamento tirou estes direitos de mim, mas não vou deixar de me casar com quem eu amo.

Edith conta que a relação com o pai e com o irmão é melhor do que com a mãe. Além disso, apesar de a relação com a irmã sempre ter sido boa, elas nunca foram unidas, e, nos últimos tempos, elas apenas se falavam, mas não eram próximas.