domingo, 20 de janeiro de 2013

Pessoa com deficiência tem benefícios na CNH, mas paga mais no Brasil

 Pessoa com deficiência física e direção
 http://noticias.r7.com/carros/noticias/cnh-especial-e-seus-beneficios-20130813.html
 
Maioria dos brasileiros conhecem a habilitação especial para pessoas com deficiência. No entanto, poucas pessoas sabem se podem ou não ter em mãos este tipo de CNH. Com benefícios atraentes, como liberação de rodízio e isenção de impostos como IPI, IOF e ICMS, muitas pessoas buscam as aulas em auto-escolas especializadas neste segmento de condutores.

Luciane Habib, gerente da auto-escola Javarotti, especializada neste tipo de condutor na Grande São Paulo, declara que muitas pessoas que vão à auto-escola comentam que nem imaginavam ter o direito de possuir CNH especial. "Muitas pessoas poderiam se beneficiar, mas desconhecem o que a lei aprova”, diz a gerente. Um problema para os responsáveis dos locais de ensino é a especialização dos instrutores. “Não há curso para instrutores especiais. Nunca consegui contratar instrutores capacitados. Até porque cada auto-escola tem seu modo de trabalho. Sendo assim, preferimos capacitá-los”, afirma a gerente da empresa em relação à preparação destes profissionais.

Já em relação ao condutor, uma das complicações é a localização de auto-escolas especializadas próximas ao local de moradia do candidato. Guilherme Silva, que está no processo de avaliação da primeira habilitação, sugere que as auto-escolas tentem desenvolver este sistema de aulas para pessoas com deficiência e que sejam mais acessíveis. “A quantidade de aulas depende da necessidade. Você passa por orientação pra fazer a prova. Mas bem que a aula podia ser mais perto de casa. Até tem algumas auto-escolas por aqui, mas nenhuma faz carta especial”, responde o estudante.

A Carteira de Habilitação vem com algumas restrições no local das observações na parte traseira do documento. Sendo assim, o condutor, mesmo com restrição mínima, não pode voltar a guiar normalmente. Estas observações vêm mostradas apenas com letras, desde 2008, pois somente os órgãos responsáveis terão conhecimento da especialidade de cada caso, tendo diferenças entre quem precisa de acelerador e freio manuais e quem dirige um modelo com câmbio automático, por exemplo.

Quando a pessoa com deficiência compra o veículo, os benefícios vem com algumas restrições de período. Caso tenha pedido somente a isenção do IPI, ele não poderá vender o veículo até 2 anos depois da compra. Porém, se tiver conseguido a liberação de outra taxa, fica impedido de vender o automóvel durante 3 anos após a compra.

Para o grupo de pessoas que querem ter habilitação especial, as especificações que as qualificam como condutoras são: paraplegia (paralisia de ambos os membros inferiores e, geralmente, da região dorsal inferior), paraparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo dos membros inferiores que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento), monoplegia (paralisia de um só membro ou grupo muscular), monoparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de um só membro que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento), triplegia (paralisia de três membros), tetraparesia (paralisia parcial dos quatro membros, pois há um pouco de força em alguns deles), triparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de três membros que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento), hemiplegia (paralisia de uma parte do corpo; exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho da função),hemiparesia (paralisia incompleta de nervo ou músculo de um dos lados do corpo que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento), amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita adquirida e câncer de mama (nos casos comprovados por médicos que a pessoa perdeu a força nos membros). Além destas especificações, algumas doenças também fazem parte do quadro da carta especial, como: artrite reumatóide, artrose, AVE (acidente vascular encefálico), esclerose múltipla, mastectomia (retirada da mama), quadrantectomia (parte da mama), paraplegia, tetraparesia, amputações, nanismo (baixaestatura), próteses internas e externas, talidomida, paralisia, poliomielite, doenças degenerativas, doenças neurológicas, manguito rotatos, artrodese, renal crônica (fístula), Parkinson, linfomas, neuropatias diabéticas, escolioseacentuada e encurtamento de membros de má formação.

Pessoas que não podem conduzir, mas que também recebem os benefícios da carta especial, sendo enquadradas como não-condutoras, são as que possuem deficiência visual, deficiência mental severa e profunda, física tetraplegia ou autismo. A pessoa não-condutora deve passar por perícia de um médico credenciado no SUS (Sistema Único de Saúde), sendo importante levar o formulário da Receita Federal. Para o grupo dos não-condutores não é preciso que o deficiente tenha habilitação para dirigir, já que o motorista será uma outra pessoa indicada por ele.

Quando o não-condutor tem até 16 anos, os representantes legais podem recorrer ao benefício da isenção do IPI por ele. Porém, se o deficiente tiver mais de 16 anos, os responsáveis terão que ir à Justiça para pedir por esse direito. O automóvel com desconto sai no nome do deficiente. No entanto, os representantes legais dirigem ou podem indicar até três condutores para conduzir o veículo.

Sem muita dor de cabeça e com um laudo anterior diferenciado, a CNH Especial para Deficientes não demora a sair e não custa mais que a habilitação comum. Pelo menos o custo oficial não é o mesmo. Porém, em sites que discutem e debatem a vida e a acessibilidade para pessoas com deficiência, há muitas reclamações sobre o custo extra em algumas cidades do interior e em estados como Mato Grosso do Sul, onde as auto-escolas dizem haver um gasto extra com as adaptações dos automóveis para as aulas com candidatos especiais. Sendo assim, o valor pago pelo cliente “seria” justo.

O Detran de São Paulo informa que não existe na legislação federal nenhuma norma que obrigue o CFC (Centro de Formação do Condutor) a dispor de atendimento para pessoas com deficiência física e que cada empresa pode atuar de modo livre, pois são estabelecimentos comerciais.
 http://noticias.r7.com/carros/noticias/cnh-especial-e-seus-beneficios-20130813.html

Cresce número de professores afastados por problemas psicológicos

Profissionais revelam que ameaça de agressão gera rotina de estress.
15 % das licenças médicas foram concedidas aos profissionais da educação.

Diz o ditado popular que o trabalho dignifica o homem. Porém, em alguns casos, ele também pode causar estresse ou distúrbios psicológicos. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), profissões como médico e professor estão entre as mais desgastantes gerando uma alta incidência de licença por afastamento.

A pesquisa que mostra o retrato do educador brasileiro, feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores, revela que cerca de 20% dos professores pediram afastamento por licenças médicas. Em cada licença, o educador fica em média três meses fora da sala de aula.

Em Alagoas essa realidade é bastante comum. De acordo com a superintendente da Perícia Médica do Estado de Alagoas, Marilourdes Monteiro, de janeiro a outubro de 2012, foram concedidas 7.891 licenças médicas aos profissionais que trabalham no Estado e, estima-se que, pelo menos 15 % delas foram concedidas aos profissionais da educação. Em todas as profissões, 22,54% dos profissionais são afastados por transtornos psiquiátricos.

Para a vice-presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Alagoas, Girlene Lázaro, o aumento dessa estatística esta diretamente ligada a mudança cultural em sala de aula. “A dinâmica educacional mudou e os alunos já não têm o mesmo respeito que tinham em relação ao professor em outros tempos. As condições de trabalho são precárias, o salário é baixo e tudo isso influi”, frisou.

Sintomas
De acordo o chefe da Unidade de Atenção à Saúde do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Educação do Estado, Júlio César Nascimento, o afastamento do professor, pode comprometer a qualidade de vida deste profissional, comprometendo o ensino na rede pública. Os sintomas mais frequentes de afastamento são: problemas na voz e transtornos psiquiátricos.

“Nosso Núcleo foi criado há dois anos e já atendemos muitos professores. A principal queixa desses profissionais é o desgaste da voz. Em seguida, o estresse. Eles reclamam que a rotina é complicada e que muitas vezes são ameaçados. Nós os acolhemos e encaminhamos para especialistas. Na maioria dos casos, eles voltam para a sala de aula”, revelou Nascimento.

Pressão
Cinco licenças. Esse é o número de vezes que uma professora que trabalha em três escolas estaduais foi afastada das suas atividades. Ela ensina há 16 anos e revela que a rotina é estressante. “Mal vejo a hora de me aposentar. Já tive problemas na voz e fui ameaçada várias vezes pelos alunos. É muito humilhante, nós professores ganhamos pouco e ainda temos que nos submeter a isso”, desabafa a educadora que prefere não ser identificada.

E os casos de violência não pararam por ai. Outra professora que também prefere ter a identidade preservada revela que, além de ser agredida verbalmente, por pouco não foi agredida fisicamente por uma aluna de 17 anos.

“Ela nunca compareceu às minhas aulas. Só vim conhecê-la no último dia quando estava entregando as últimas notas. Ela veio dizer que tomava remédios controlados e que por isso não estava indo para a escola.  Eu disse que não poderia fazer nada e ela me xingou bastante. Sai no meio da aula e não voltei”, relembrou a professora.

A professora disse ainda que pediu para sair da escola temendo novas agressões. “Naquela escola eu não coloco mais os pés. Se soubesse que passaria por isso, não tinha escolhido essa profissão. Acho sublime você poder contribuir na formação de um profissional, mas não vale a pena”, desabafou.

Mudança
A Escola Estadual Geraldo de Melo dos Santos viveu em 2012 um período marcado pela violência. No mês de setembro a escola registrou um incêndio criminoso que acarretou na destruição de parte da estrutura da instituição. Além disso, traficantes da região ordenaram o fechamento da escola durante alguns dias e professores chegaram a ser ameaçados.

Após o ocorrido, o Governo do Estado decidiu implantar um sistema de policiamento mais rigoroso nas proximidades da escola, adotando inclusive a revista dos alunos. O secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico, confirmou que a prática ainda está sendo realizada, mas com menor intensidade.

Segundo a diretora da escola, Irineide de Araújo, após todo o histórico de violência, a unidade deu a volta por cima. “Tivemos um aumento de 200% no número de matrículas e 30 alunos conseguiram boas notas no ENEM e garantiram uma vaga na universidade pública. Estamos trabalhando com o jovem para que ele entenda que eles precisam do professor”, disse.

 http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/01/cresce-numero-de-professores-afastados-por-problemas-psicologicos.html

PMs de SP são acusados de montar farsa para encobrir morte de inocentes

Segundo investigações, 5 PMs forjaram pedido de reforços após execução de César Dias de Oliveira e Ricardo Tavares da Silva, ambos de 20 anos.

Um policial chama o Copom, a Central de Atendimento da PM de São Paulo, e diz que bandidos estão em fuga. De repente, ouve-se um estampido. Parece real. Mas, segundo as investigações, foi uma farsa montada por cinco PMs para encobrir um crime, a execução de dois jovens inocentes: o tecelão César Dias de Oliveira e o ajudante de mercado Ricardo Tavares da Silva, ambos de 20 anos.

Esta semana, o Fantástico teve acesso à investigação completa do caso, que inclui o depoimento de duas testemunhas fundamentais.

Repórter: Quem atirou nessa história?
Testemunha: Polícia.

Por causa de tudo o que sabem, agora elas fazem parte do Programa de Proteção a Testemunhas. “O que eu tenho que acrescentar é que eu temo pela minha vida”, diz uma delas.

Com base nos depoimentos e nas investigações do departamento de homicídios da polícia civil, o Fantástico reconta como foi, de verdade, a ação da polícia.

No começo da madrugada de domingo, 1º de julho de 2012, no bairro Rio Pequeno, Zona Oeste da Capital Paulista, um dependente de drogas foi abordado na rua por PMs. Por ter antecedentes criminais, andava com alvará de liberdade provisória no bolso. Tinha acabado de comprar cinco pedras de crack em um ponto de drogas.

“Pediram para eu retornar com eles ao local. Falaram que iriam me prejudicar”, diz a testemunha.
Ele diz que foi levado até um batalhão, em Osasco. No quartel, três policiais mandaram que ele indicasse onde era o ponto de drogas. E então foram todos para lá, em um carro vermelho. Os PMs estavam à paisana.

“Parecia ser um carro particular. Tinha roupas dentro”, diz a testemunha.

Segundo a testemunha, ao chegar ao local e encontrar os traficantes, os três PMs atiraram: “Tinha um cara em pé, com uma pistola na mão. Os policiais sacaram as armas e começaram a atirar. E esses caras correram todos”.

A testemunha diz que, na sequência,  os policiais entraram no carro vermelho e o levaram junto. Perto do ponto de drogas, avistaram uma moto, com dois rapazes de capacete. Eram César e Ricardo, que não tinham nada a ver com a história.

Os PMs pediram reforço. “Chamaram a outra viatura, que era a viatura que tinha me abordado, mandando seguir a moto”, revela a testemunha.

Os amigos César e Ricardo moravam a 30 quilômetros de distância dali, em Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo.

Segundo a família, César estava no bairro Rio Pequeno porque tinha ido à casa de um primo, terminar uma tatuagem.

“Meu filho era digno, decente. Ele jamais faria uma coisa errada”, garante Daniel de Oliveira, pai de César.

César, um fanático por histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses, dirigia a moto, comprada recentemente. Ricardo estava na garupa.

De acordo com as testemunhas, os policiais militares cruzaram com os rapazes a cerca de um quilômetro do ponto de venda de drogas, ainda em São Paulo.

Segundo as investigações, às 2h40, os PMs atiraram nos dois rapazes que desciam a rua de moto. A testemunha conta que os três policiais que estavam no carro vermelho, voltando do ponto de drogas e vestidos à paisana, chegaram em seguida.

“Eles tiraram aquela roupa que eles estavam e colocaram as fardas”, diz a testemunha .

Os tiros foram até de metralhadora, sem nenhuma abordagem anterior e sem nenhuma reação dos jovens, dizem as testemunhas.

“Pegaram o que estava dirigindo e ele ficou gritando: ‘socorro, várias vezes. Não me mata, não me mata’”, diz uma testemunha.

Os PMs acusados da execução são os soldados Cringer Prota, Denis Martinez e Raphael de Arruda; o sargento Marcelo Oliveira; e o aspirante a oficial Rafael Salviano, que chefiava a equipe.

“Essa operação foi feita fora da área de atuação deles. Ingressaram numa operação sem nenhuma informação. Não havia a menor suspeita de que aquelas pessoas poderiam ser os traficantes que eles trocaram tiros anteriormente”, diz o promotor de Justiça José Carlos Cosenzo.

Na época, os policiais alegaram que foi resistência seguida de morte. Os rapazes teriam atirado primeiro.

O eletricista Daniel, pai de César, nunca acreditou nessa versão. “Ele nunca teve arma, nem de brinquedo. Ele não gostava de violência”, garante.

Durante 27 dias, o pai de César esteve na região em que o filho dele e o amigo foram mortos. Inconformado com a versão da polícia, ele fez o papel de investigador: levantou provas e conseguiu convencer uma testemunha a prestar um depoimento: a mulher que disse ter visto César implorando para não ser morto.

Ela fez outra denúncia grave. A principal testemunha do caso conta que viu os policiais fazendo uma encenação. Pelo rádio, diziam à central da PM que estavam no meio de um tiroteio. Mas, segundo a testemunha, tudo era mentira. Os rapazes já tinham sido baleados e os policiais davam tiros para o alto, na tentativa de enganar o comando da PM.

“Tipo uma manipulação: ‘a gente está perseguindo, a gente está numa ocorrência’. E dando tiro para o alto”, lembra.

As investigações indicam que os PMs ainda deixaram uma arma perto da moto de César, para simular que era dos rapazes. “Em nenhum momento eles estavam com a arma”, diz a testemunha.

Os policiais levaram os dois inocentes, ainda com vida, para um hospital de Osasco. César em uma viatura, Ricardo em outra.

Segundo o Ministério Público, ao analisar os dados do GPS, o monitoramento por satélite, os investigadores descobriram que o carro que estava socorrendo Ricardo parou no caminho.

“Pararam 11 minutos em um local ermo e foi ai que essa pessoa foi fuzilada”, diz o promotor de Justiça.
Ricardo morreu com três tiros, cerca de onze horas depois.  César levou cinco tiros e morreu após dar entrada no hospital.

“Não foi uma operação desastrada, foi uma operação absolutamente criminosa”, afirma o promotor de Justiça.

Este mês, Fernando Grella, o novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, anunciou uma medida que teve muito repercussão: agora, em casos como lesão corporal grave e homicídio, inclusive os que envolvem confronto policial, policiais civis e militares do estado não podem mais socorrer as vítimas. Devem chamar o resgate, o Samu ou o serviço local de emergência.

“O risco de a pessoa morrer antes de chegar o socorro existe em qualquer condição. A finalidade dessa resolução é fazer com que a pessoa gravemente ferida tenha um atendimento de qualidade e permitir que o policial também preserve o local”, diz o secretário.

A medida também pode ajudar a inibir futuras ações criminosas, encenações, cometidas por policiais. “Ela acaba evitando também essas ocorrências que, por vezes, infelizmente, nós temos notícia”, destaca o secretária.

O então chefe da equipe acusada de envolvimento na execução de César e Ricardo responde em liberdade. Hoje, Rafael Salviano não é mais aspirante. Passou a tenente, e alega inocência.
“Ele não sabe o que aconteceu. Ele chega no local onde aconteceu essa troca de tiros depois do fato acabado”, afirma Daniel Bialski, advogado de Rafael Salviano.
Os outros quatro policiais estão presos. O advogado deles diz que as testemunhas mostradas na reportagem mentiram e que os PMs mantêm a versão de que os jovens mortos atiraram primeiro.

Para a defesa, não tem lógica a acusação contra os policiais. “Não teriam feito ali. Porque, se a gente admite a tese da execução, então, nós temos que pensar o quanto eles foram incompetentes, burros, na acepção do termo, de executar dois jovens em uma das principais avenidas daquele bairro”, declara Ivon Ribeiro, advogado dos policiais.

O eletricista Daniel, o pai que ajudou a investigar a morte do filho, fez uma tatuagem, em que chama césar de "Meu herói".

“Foram tirados os elementos da rua, que não tinham condições de estar fardados. Nisso aí, eu me sinto aliviado. Mas a dor aqui dentro, pela morte dele, continua a mesma, não alivia”, lamenta.

 http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/01/pms-de-sp-sao-acusados-de-montar-farsa-para-encobrir-morte-de-inocentes.html

Mulher é agredida pelo marido com capacete de moto em Arapiraca

Caso aconteceu em plena via pública. Apesar de ter feito buscas na região. PM ainda não encontrou o suspeito.

Mais um caso de violência contra a mulher foi registrado na madrugada deste domingo (20), no município de Arapiraca, no agreste de Alagoas. Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, testemunhas contaram que a vítima, identificada como Adriely da Silva Guido, 19 anos, teria sido agredida pelo próprio marido em plena via pública, no bairro de Olho d'água dos Cazuzinhos.

De acordo com o relatório divulgado pela Polícia, o suspeito, Abel dos Santos Pereira, 22 anos, teria utilizado o capacete de sua moto para desferir golpes na esposa. Além da ação, foi dito ainda que ele forçou a esposa a aproximar os braços e o rosto no cano de escape da moto, provocando queimaduras na vítima.

A Polícia Militar foi acionada logo em seguida, fez buscas na região, mas o suspeito não foi localizado.Após prestar depoimento, Adriely da Silva Guido foi orientada a procurar a Delegacia de Defesa da Mulher para formalizar um boletim de ocorrência.

 http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/01/mulher-e-agredida-pelo-marido-com-capacete-de-moto-em-arapiraca.html

PM suspeito de homicídio vai se apresentar nesta segunda, diz polícia

Soldado teria discutido com a vítima na praça central da cidade de Pilar. Ele entrou em contato com a corporação e informou que vai se apresentar.

O soldado da Polícia Militar de Alagoas, João Cleber Vieira Chagas, 26, é suspeito de um assassinato que aconteceu na madrugada deste domingo (20), no município de Pilar.

O jovem João Paulo de Oliveira Silva, 24, foi atingido por um tiro no peito, na Praça Nossa Senhora das Graças, no centro da Chã do Pilar, por volta de 1h. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), o policial militar, que pertence ao Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) e estava de folga no momento do crime, teria atirado na vítima durante uma discussão. Uma guarnição motorizada da PM esteve no local, mas o soldado não foi encontrado.

O major Amorim, da assessoria da PM, informou que o soldado já entrou em contato com a corporação e disse que vai se apresentar na delegacia nesta segunda-feira (21), junto com um advogado. “Apesar do soldado ter informado que vai se apresentar, não sabemos se foi legítima defesa ou não. A Polícia Militar deverá abrir sindicância para apurar a participação dele no crime", observou o major.

 http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/01/pm-suspeito-de-homicidio-vai-se-apresentar-nesta-segunda-diz-policia.html

Mulher é assassinada a facadas no bairro da Levada, em Maceió

Testemunhas disseram que ela tentava roubar quando foi esfaqueada. Caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios. 

 Uma mulher foi assassinada, na tarde deste domingo (20), a golpes de faca, próximo ao Mercado da Produção, bairro da Levada, em Maceió. A desempregada Gilvânia Sarmento de Oliveira, 28, conhecida como “Zelinha”, morava no bairro do Vergel do Lago, e foi esfaqueada no pescoço, no braço e nas costas.

O crime aconteceu por volta de 15h. Segundo informações da Delegacia de Homicídios, testemunhas contaram que a mulher estava tentando roubar uma barraca de frutas quando foi surpreendida prelo proprietário, que não teve o nome divulgado. O homem teria esfaqueado a mulher e fugido.

No local, a polícia encontrou duas facas com marcas de sangue, que podem ter sido usadas pelo assassino. Equipes do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local e fizeram os primeiros levantamentos do crime. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Maceió.

 http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/01/mulher-e-assassinada-facadas-no-bairro-da-levada-em-maceio.html

Atirador adolescente mata 5 no estado americano do Novo México

Um adolescente de 15 anos é acusado de ter matado a tiros dois adultos e três crianças em uma casa em Albuquerque, no estado americano do Novo México, informaram as autoridades locais neste domingo (20).

Ele foi processado por assassinato e outras acusações, incluindo abuso infantil resultando em morte.
Aaron Williamson, porta-voz da polícia do condado de Bernalillo, disse que os motivos do autor, assim como seu parentesco com as vítimas, não eram conhecidos.

Os policiais receberam o aviso sobre o tiroteio na noite de sábado.

Morreram um homem, uma mulher, duas meninas e um menino, segundo a polícia. As identidades do suspeito e das vítimas não foram reveladas.

No local, a polícia encontrou muitas armas e munições.

 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/atirador-adolescente-mata-5-no-estado-americano-do-novo-mexi_172166/

Protesto-Rio: Lula "ganha" "algemas de ouro" de manifestantes anticorrupção

RIO DE JANEIRO, RJ, 20 de janeiro (Folhapress) - Grupo que tem promovido desde meados de 2011 manifestações contra a corrupção, o Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade, do Rio de Janeiro, anunciou hoje que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o político mais votado, via Facebook, em enquete sobre políticos que, na visão dessas pessoas, praticaram atos de corrupção.

Lula "ganhou" as "algemas de ouro" com 9.557 votos, segundo o grupo. O ex-senador Demóstenes Torres (sem partido), cassado pelo Senado em meio ao escândalo envolvendo Carlos Cachoeira, recebeu as "algemas de prata", enquanto o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), ficou com a terceira colocação.

Uma pessoa que usava a máscara do senador José Sarney (PMDB) fez a entrega -ele foi o vencedor do ano passado. A manifestação foi realizada no Leblon, zona sul do Rio.

Preso traficante que vendia armas para grandes assaltos no RS

Um dos maiores traficantes de armas do Rio Grande do Sul foi preso na noite de sábado na cidade de Cristal. Nilton José Cassol é suspeito de ter fornecido o armamento pesado utilizado no assalto a uma fábrica de joias em Cotiporã, no final do ano passado, segundo informou ao Terra o delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). A polícia acredita que ele obtinha as armas de fogo no Uruguai e as revendia para grandes quadrilhas no Estado, em especial às dedicadas ao roubo de bancos.

A prisão ocorreu em meio a investigações sobre a ação de assaltantes no Rio Grande do Sul. O traficante de armas foi descoberto enquanto almoçava às margens da BR-116. Em seu veículo foram encontrados um fuzil e dois carregadores escondidos no fundo falso do porta-malas. Na casa de Cassol, em Pelotas, foram apreendidas mais armas e munição, de acordo com a Polícia Civil.

O delegado Juliano Ferreira estima que o traficante tenha negociado cerca de 30 armas em dezembro, quando ocorreu o assalto à fábrica de joias na serra gaúcha. Cassol foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre e será indiciado por tráfico internacional de armas.

Crime cinematográfico
Os assaltantes utilizaram explosivos para arrombar o estabelecimento, localizado na região central do município de Cotiporã, que tem pouco menos de 4 mil habitantes. Armados, eles renderam um grupo de pessoas que bebia num bar e usaram os reféns como "escudo humano" em frente à fábrica, enquanto explosivos eram utilizados para arrombar cofres que guardavam as joias.

Os bandidos chegaram a libertar parte dos reféns, mas entraram em confronto com a polícia durante a fuga. Três criminosos morreram, entre eles, Elisandro Rodrigo Falcão, o assaltante mais procurado do Estado. Dois PMs ficaram feridos. Na fuga, os assaltantes passaram por uma chácara nas proximidades, onde abandonaram um veículo Astra e fizeram outros reféns, totalizando nove pessoas em poder dos criminosos.

De acordo com a BM, mais de 100 policiais, inclusive de Porto Alegre, foram mobilizados para as buscas. O local era de difícil acesso e cercado por morros, riachos e mata fechada, o que dificultava o trabalho das forças de segurança, que contaram ainda com a ajuda de cães farejadores e helicóptero. Policiais da região se reuniram na prefeitura da cidade para acompanhar os trabalhos.

A polícia encontrou, após o assalto, várias bolsas com as joias roubadas da fábrica após o roubo. Cotiporã é considerada pacata e de janeiro a novembro de 2012 foram registrados 23 furtos, dois roubos e oito delitos relacionados a armas. A quadrilha que protagonizou o assalto na cidade era conhecida da polícia pelo uso de dinamite para roubos a comércios e bancos no interior do Estado.

http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/preso-traficante-que-vendia-armas-para-grandes-assaltos-no-rs,8947f94748d4c310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
  

Batmóvel original da série de TV é vendido por US$ 4,2 milhões

Comprador terá que pagar ainda US$ 420 mil de comissão.
Transformação do Lincoln Futura 1955 custou US$ 15 mil.

Primeiro Batmóvel será leiloado em janeiro pela Barrett-Jackson (Foto: Divulgação) 

O Batmóvel original de 1966 foi vendido no sábado (19) por US$ 4,2 milhões em um leilão promovido pela Barrett-Jackson, uma das principais casas de leilão de carros antigos. Além do valor de US$ 4,2 milhões, o comprador terá que pagar um adicional de cerca de US$ 420 mil de comissão – um total de US$ 4,62 milhões.

A venda do primeiro Batmóvel da série (e posteriormente filme), estrelada por Adam West, foi acompanhada no palco do evento no Arizona (EUA) pelo seu criador, George Barris, famoso customizador de carros para o cinema – entre suas criações estão o General Lee, Kitt (A Super Máquina), Munster Koach, entre outros.

A história do Batmóvel original começa em 1955, quando a Ford criou o protótipo Lincoln Futura, desenhado pelo estúdio Ghia Body Works e apresentado no Salão de Chicago daquele ano na cor Frost Blue. O modelo serviu como laboratório de tecnologias, trazendo equipamentos como microfones exteriores que captavam o som do tráfego e transmitiam aos ocupantes e um botão que servia como alavanca de câmbio.
 Espectadores comemoram a venda do Batmóvel original por US$ 4,2 milhões durante leilão da Barrett-Jackson  (Foto: Joshua Lott/Reuters)
 Em 1959, já pintado de vermelho, o modelo foi usado no filme It Started with a Kiss, estrelado por Debbie Reynolds e Glenn Ford. Após as gravações, George Barris compra o Lincoln Futura da Ford por US$ 1. No final de 1965, o estúdio 20th Century Fox Television contrata Barris para criar o carro do Batman, que dentro de alguns meses ganharia uma série na TV. Com apenas 15 dias e US$ 15 mil para bolar um carro, o customizador então decide usar o próprio Lincoln Futura.

Batmóvel original é exibido durante o leilão da Barrett-Jackson, no Arizona (EUA) (Foto: Joshua Lott/Reuters)
 Primeiro Batmóvel foi leiloado pela Barrett-Jackson

“O Batmóvel de 1966 criado por George Barris é um dos carros mais famosos de Hollywood e se tornou um verdadeiro ícone que atravessa as gerações de Batmóveis. Esse modelo não só marca a estreia do logotipo do Batman na porta, como também uma época na televisão onde desafiava-se todas as improbabilidades de fazer do automóvel a verdadeira estrela do show”, disse Craig Jackson, CEO da Barrett-Jackson.

 http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/01/batmovel-original-da-serie-de-tv-e-vendido-por-us-42-milhoes.html

Policiais do Bope libertam mulher de sequestro-relâmpago no Rio

Equipe seguia para ocupação em favela quando suspeitou de carro.
Um homem foi preso e um menor apreendido; com eles havia uma pistola.

Carro com os sequestradores bateu (Foto: Reprodução site da PM) 

Uma mulher que estaria sendo vítima de sequestro-relâmpago foi libertada por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que ainda prenderam dois suspeitos do crime, na noite de sábado (19).

Segundo a PM, os policiais seguiam para uma ocupação na Favela do Rato Molhado quando suspeitaram de três ocupantes de um Kia Cerato. Eles deram ordem para o carro parar, mas o motorista não obedeceu.

Na perseguição, o Kia bateu em um poste na Rua Pedro II, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Ao abordarem os ocupantes do veículo, souberam tratar-se de um sequestro-relâmpago.

Um homem foi preso em flagrante e um adolescente apreendido. Com eles, havia uma pistola 9 milímetros. O registro do caso foi feito na 6ª DP (Cidade Nova).

 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/policiais-do-bope-libertam-mulher-de-sequestro-relampago-no-rio.html

Casal foge do Recife nos anos 40 e hoje comemora 70 anos de união


Benedito e Maria do Monte comemoram Bodas de Vinho no Recife (Foto: Lorena Aquino/G1) 


Família da noiva era contra casamento e eles fugiram juntos em 1942.
Atualmente, eles trem três filhos, quatro netos e três bisnetos.

Aos 25 anos, Benedito Pinto Pessoa caminhava pela rua, no Recife, quando um bonde passou na avenida. Dentro dele, havia uma bela moça. Era Maria do Monte Andrada, aos 18. Trocaram olhares. Ele pegou o carro, seguiu o bonde, viu onde a bela moça desceria e foi atrás dela no portão de casa, na Avenida Rosa e Silva. Este foi o primeiro encontro dos dois na Zona Norte do Recife, no ano de 1942. Em janeiro do ano seguinte, eles já estariam casados - às escondidas.

Maria é de Olinda e Benedito, de João Pessoa. Quando se conheceram, os dois moravam no Recife. Ele, a trabalho. “O pai dela não queria que ela casasse, não. Ele achava que eu não tinha condições de cuidar da filha, então eu roubei” conta Benedito, com calma e um tom descontraído.
Setenta anos depois, por volta das 12h30 neste sábado (19), Maria do Monte Andrada, agora também Pinto Pessoa, chega em casa  com cabelo e maquiagem impecáveis para comemorar as Bodas de Vinho em um almoço intimista na própria casa, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, com a presença dos filhos, netos e bisnetos.

Maria conta a história sentada à mesa, junto a várias mulheres que também anseiam por ouvir tudo novamente. Vez por outra, a senhora arrisca uma dancinha ao som da música ambiente. “O bonde passou e ele ficou olhando pra mim. Eu pensei que ele ia esquecer e não ia mais aparecer. Mas apareceu”, conta ela, aos 88 anos de idade. “Ele tomou o carro dele e foi acompanhando o bonde. Desceu atrás de mim”, explica. Naquele momento, conversaram pela primeira vez e desde então começou um romance que dura até hoje. A história é longa e duradoura, e o Sr. Benedito, hoje com 95 anos, alerta: “Cuidado para não fazer confusão!”

Família de Benedito ajudou o casal a ficar junto (Foto: Lorena Aquino/G1)Vicentina, Eduardo e Lúcia, irmãos de Benedito (ao centro), ajudaram Maria (segunda da direta para a esquerda) a viajar até João Pessoa para realizar o casamento.

O “roubo” diz respeito à fuga que os dois combinaram em 1942. “Fugi de casa, fui casar em João Pessoa”, conta Maria do Monte. A filha mais velha do casal, a artista plástica Riccarda Andrada, 65 anos, explica melhor. “O pai dela, Fernando Andrada, não queria o casamento, então os dois combinaram de fugir na noite de Natal”, explica ela. A irmã mais nova de Benedito, Maria Lúcia, veio buscá-la no Recife e levou-a para João Pessoa, para que eles pudessem realizar o casamento sem problemas.

“No caminho de João Pessoa, pararam o ônibus perguntando por uma Maria. Perguntei a Lúcia o que fazer e ela pediu que eu ficasse quieta. Eu pensei ‘pronto, sou eu!’, mas não era. Meu coração bateu tanto que só Deus sabe”, conta a “noiva”. Ela afirma que foi muito bem recebida pela sogra na Paraíba, mas a tradição, no entanto, não permitia que eles ficassem juntos ainda. “Para resguardar a reputação, Lúcia levou-a para a casa da mãe de Benedito. Ele não dormia em casa com ela para a família não ficar mal falada”, conta Riccarda.

Na Igreja, correu tudo bem e a celebração aconteceu no dia 9 de janeiro. Mas como Maria era menor de idade, o casamento civil só poderia acontecer com o consentimento dos pais. Foi aí que entrou a influência de fora, segundo Riccarda, a filha mais velha. “No civil, eles casaram aqui no Recife no dia 19 de janeiro de 1943. Um juiz amigo da família disse para minha avó que se Fernando não desse autorização, ele dava, como juiz, para que eles pudessem casar no civil”, explica. E deu certo.

Maria do Monte e Benedito com a filha mais velha, Riccarda, e uma das netas, Érica. (Foto: Lorena Aquino/G1) 
Maria do Monte e Benedito com a filha mais velha, Riccarda, e uma das netas, Érica.
 
Só cinco anos depois da união nasceu Riccarda Andrada. Nesse meio tempo, eles compraram um carro, uma casa e Maria do Monte também havia começado a trabalhar como funcionária pública, como o marido, para ajudar nas despesas. "Era um amor roxo, eles viviam saindo juntos, o tempo inteiro para todo lugar", conta a filha do casal. Atualmente, o casal tem três filhos, quatro netos e três bisnetos. No caminho da mesa do almoço, Maria esquece a idade e cumprimenta os familiares arriscando outros tímidos passinhos de dança. “Comemorar 70 anos de casada pra mim foi uma felicidade só”, relata.

Para os filhos, a sensação também é grandiosa. “Foi surpreendente. Nossa família sempre comemorou datas especiais e quando descobrimos que já eram 70 anos de casados, achamos que tínhamos que comemorar, a data não poderia passar em branco”, conta Riccarda. Nos pequenos detalhes, o casal dava a entender que a celebração tinha motivo e os anos tinham valido a pena: durante o almoço, era possível ver Maria e Benedito dando-se as mãos vez por outra.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/01/casal-foge-do-recife-nos-anos-40-e-hoje-comemora-70-anos-de-uniao.html

Babá de Petrolina, PE, é encontrada morta em hotel de Portugal

Maria Aparecida vivia há seis anos em Portugal (Foto: Reprodução/TV Globo) Maria Aparecida vivia há seis anos em Portugal(Foto: Reprodução/TV Globo)

A babá Maria Aparecida Souza Lima, de 48 anos, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi encontrada morta, com sinais de enforcamento e hematomas pelo corpo, em um hotel na cidade de Faro, em Portugal. A morte aconteceu no dia 4 de janeiro, mas a família da vítima diz que só ficou sabendo no dia 16 e ainda não conseguiu autorizar o traslado do corpo. “Se completar 30 dias, ela vai ser enterrada como indigente”, disse, preocupada, a corretora Irene dos Santos, sobrinha de Maria Aparecida.

Maria Aparecida morava na cidade de Leiria há seis anos e trabalhava como babá e empregada doméstica. Ela morava com outras duas amigas. Segundo a família de Aparecida, a Polícia portuguesa suspeita que um homem que se hospedou no hotel em Faro com ela cometeu o crime. Ainda de acordo com a família de Aparecida, ele já foi identificado pela polícia, mas não foi encontrado para prestar esclarecimentos. “A gente sabe que a polícia esteve na casa da mãe dele e ela disse que ele era de maior e respondia por si mesmo. Era um namoro recente, ela caiu na lábia dele”, lamenta Irene.

“Ela nunca falou que tinha namorado. Era uma pessoa muito alegre, levava tudo na esportiva”, conta uma das amigas que morava em Portugal com ela, Nikassia Jordany.

Em Petrolina, Aparecida atuou por muitos anos como supervisora de uma indústria de refrigerantes. Segundo Irene, decidiu morar em Portugal a convite de uma amiga, pensando em melhorar na vida. “E ela conseguiu, cresceu, estava tendo as coisinhas dela, estava legalizada, ia vir passar o aniversário agora em fevereiro”, relata.
 
A luta agora é pra trazer para o Brasil o corpo de Aparecida, que está no IML de Faro. “Procurei o consulado responsável em Faro e ele é que está me dando um pouco de atenção. A gente não tem condições financeiras de ir lá cuidar disso. O que conseguimos foi juntar os R$ 15 mil para mandarem o corpo para o Recife, depois tem que arrumar a parte para enviarem do Recife aqui para Petrolina. Mas para isso eles exigem documentos, informações, certidão de óbito... E a polícia não está liberando”, disse Irene.

Irene disse ainda que a família gostaria que o Itamaraty entrasse no circuito para ajudar a trazer o corpo da tia de volta. “Que eles tratassem a gente como gente, para ela ser enterrada junto com a mãe aqui em Petrolina. Ela era uma pessoa muito querida, aqui e em Petrolina”, disse.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/01/baba-brasileira-e-encontrada-morta-enforcada-em-hotel-de-portugal.html

10 órgãos abrem inscrições para mil vagas no começo da semana

 Concursos abrem inscrição para mil vagas (Editoria de Arte/G1)

Entre órgãos estão Detran do RS e Administração Penitenciária de SP.
Salários chegam a R$ 9.035,55 na Polícia Civil de MS.

Pelo menos 10 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (21) e terça-feira (22) para 998 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.035,55 na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Só no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo são 398 vagas.

Os órgãos que abrem inscrições na segunda-feira para 968 vagas são os seguintes: Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, Prefeitura de Caraguatatuba (SP), Prefeitura de São Lourenço do Oeste (SC), Prefeitura de Tarauacá (AC), Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na terça-feira, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul abre prazo para 30 vagas de delegado.
Dia 21
Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS)

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) abriu processo seletivo para 64 vagas de examinadores de trânsito para atender à grande demanda por provas práticas desde que o departamento assumiu os exames em 2009. O  Detran/RS realiza 80 mil exames mensais (veja aqui o edital).

Os contratados emergenciais são regidos pelo regime estatutário com remuneração de R$ 1.829,35, acrescida da Gratificação de Examinador (GRAEx) correspondente a R$ 1.500 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, totalizando R$ 3.329,35.

A contratação será em caráter emergencial e temporário, pelo período de um ano. Nesse período o Detran/RS abrirá concurso público para a contratação de servidores de carreira.

O candidato deve ter possuir carteira nacional de habilitação (CNH) no mínimo há dois anos, ter escolaridade mínima de ensino médio, ter curso de formação de examinador de trânsito, idade mínima de 21 anos, não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima no último ano e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir.

O contratado emergencial terá lotação, conforme a necessidade, na sede em Porto Alegre ou em uma das regionais em Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria ou Santo Ângelo e exercerá suas atividades na circunscrição do Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com a relação de municípios que possuem Centro de Formação de Condutores – CFC.

As inscrições devem ser feitas de 21 de janeiro a 19 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na Coordenadoria Protocolo do Detran/RS, localizada na Rua Voluntários da Pátria, nº 1.358, térreo, bairro Floresta, em Porto Alegre. Não há taxa de inscrição.

Os candidatos serão selecionados a partir da soma dos pontos atribuídos de acordo com a categoria da Carteira Nacional de Habilitação, da perícia médica e avaliação psicológica.

Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp)

A Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp) divulgou dois editais de processo seletivo para 2 vagas em cargos de nível superior. Os salários variam de R$ 5.631,81 a R$ 6.102 (veja aqui o edital).

Para o cargo de engenheiro de segurança, os candidatos devem ter nível superior em engenharia, registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e curso de especialização em engenharia de segurança o trabalho. O salário é de R$ 6.102. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Já para analista programador júnior é necessário ter nível superior em informática, administração ou engenharia e experiência comprovada de 6 meses. O salário é de R$ 5.631,81. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas no período de 21 de janeiro a 26 de fevereiro pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 75.

A prova objetiva será aplicada no dia 28 abril, na cidade de São Paulo.
Os processos seletivos terão 1 ano de validade e poderá ser prorrogados, uma vez, pelo mesmo período.

Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo
O Hospital do Servidor Público Municipal, em São Paulo, divulgou edital de concurso público para 398 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 334,23 e R$ 2.736,17 (veja aqui o edital).

Os cargos de nível superior são para analista de gestão e infraestrutura nas funções de programador, técnico em seleção e treinamento pessoal e técnico em avaliação e desempenho pessoal, médico especialidades de anestesia, clínica geral PS, neurocirurgia PS, psiquiatria PS, pediatria PS, UTI 6º - intensivista adulto, UTI 7º - intensivista adulto, cardiologia, gastrocirurgia, oftalmologia (estrabismo e catarata), proctologia, otorrinolaringologia, clínica médica – ambulatório, endocrinologia, geriatria, nefrologia, neurologia, oncologia e psiquiatria.

As vagas de nível médio são para assistente de suporte – administrativo, assistente de infraestrutura nas funções de técnico em informática, técnico em segurança do trabalho, técnico em refrigeração, técnico em manutenção EQ. Hosp I, e técnico em enfermagem.

Os postos de nível fundamental são para agente de suporte de infraestrutura e assistência nas funções de auxiliar de serviço hospitalar, auxiliar de radiologia e motorista, agente de suporte operacional nas funções de ascensorista e telefonista, e agente de suporte em manutenção nas funções de caldeireiro, eletricista, encanador, pedreiro e pintor.

As inscrições devem ser feitas no período de 21 de janeiro a 13 de fevereiro pelo site www.cetroconcursos.org.br. A taxa é de R$ 22 para nível fundamental, R$ 32 para nível médio e R$ 45 para nível superior.

A prova objetiva será aplicada no dia 10 de março. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior.

O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Caraguatatuba (SP)
A Prefeitura de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, divulgou edital de processo seletivo para 120 vagas para professores. São 60 vagas imediatas e 60 para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 622 a R$ 1.697,79 (veja aqui o edital).

Os cargos de nível superior são para professor adjunto I e professor de educação básica II – ensino fundamental 6º ao 9º ano nas disciplinas de língua portuguesa, inglês, artes, matemática, educação física, história, geografia e ciências.

As inscrições devem ser feitas no período de 21 de janeiro a 4 de fevereiro pelo site www.epts.com.br. A taxa é de R$ 30 para professor adjunto e R$ 70 para professor de educação básica.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 17 de fevereiro. Ainda haverá prova de títulos para todos os cargos.

O processo seletivo terá validade de 6 meses e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Prefeitura de São Lourenço do Oeste (SC)

A Prefeitura de São Lourenço do Oeste (SC) divulgou edital de processo seletivo para 83 vagas e formação de cadastro de reserva para professores. Os salários variam de R$ 1.024,74 a R$ 1.573,97 (veja aqui o edital).

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível superior. Os cargos são para professor – educação infantil, professor – anos iniciais do ensino fundamental, professor – correção de fluxo, professor – reforço escolar e professor – educação especial.

As inscrições devem ser feitas no período de 21 a 23 de janeiro pelo site www.soalourenco.sc.gov.br. Não há cobrança de taxa.

Após a inscrição online, os candidatos devem se dirigir até a secretaria de educação, localizada na Avenida Brasil, 1.097 – piso superior – Centro Comercial Janczeski, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e apresentar original e cópia do documento de identidade, CPF, título de eleitor e quitação eleitoral, declaração atualizada de tempo de serviço, certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, comprovante de habilitação na área de atuação e comprovante de conclusão de cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

A seleção será feita por meio de análise curricular. O processo seletivo será válido durante o ano letivo de 2013.

Prefeitura de Tarauacá (AC)
A Prefeitura de Tarauacá (AC) divulgou edital de processo seletivo para 70 vagas de professores. São 30 vagas imediatas e 40 para formação de cadastro de reserva. Os salários vão de R$ 700 a R$ 1.025,02 (veja aqui o edital).

As vagas são para professor do ensino infantil e professor do 1º ao 5º ano. Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível médio (magistério) ou nível superior em pedagogia.

O salário é de R$ 700 para os profissionais que têm nível médio (magistério) e de R$ 1.025,02 para nível superior em pedagogia. A jornada de trabalho é de 25 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 21 e 23 de janeiro, das 8h as 12h e das 14h as 18h, na secretaria de educação, localizada na Rua Coronel Juvêncio de Menezes, s/nº. Não há cobrança de taxa.

Os candidatos devem levar a ficha cadastral preenchida (disponível no anexo I do edital), envelope com currículo atualizado e comprovado, cópia do diploma, do RG e do CPF e comprovante de estar em dia com as obrigações da Justiça Eleitoral.

A avaliação será feita por meio de análise de currículo.

O processo seletivo terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado por igual período.

Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo abriu concurso público para 200 vagas de agente de segurança penitenciária de classe I - 150 para candidatos do sexo masculino e 50 para o sexo feminino. As vagas são destinadas às unidades prisionais pertencentes à Secretaria da Administração Penitenciária. Ficam reservados 5% das vagas, por código de cargo em concurso, para candidatos com deficiência (veja aqui o edital).

Os candidatos devem ter entre 18 e 69 anos e nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 2.206,90.

As inscrições devem ser feitas no site www.vunesp.com.br de 21 de janeiro a 1º de março. A taxa é de R$ 60.

O concurso terá provas objetivas, prova de aptidão psicológica, prova de condicionamento físico e comprovação de idoneidade e conduta ilibada nas vidas pública e privada e investigação social.
A data prevista da prova objetiva é 14 de abril, no período da tarde, nos municípios de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté, com duração de 3 horas.

As candidatas habilitadas e remanescentes do concurso público para o sexo feminino, do edital de abertura de inscrições nº 010/2009, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 17 de fevereiro de 2009, homologado conforme publicação em 16 de abril de 2011, terão preferência à nomeação durante o prazo de vigência.

Os candidatos habilitados e remanescentes do concurso para o sexo masculino, do edital nº 043/2011, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 25 de outubro de 2011, a ser homologado, terão preferência à nomeação durante o prazo de vigência.

O concurso tem validade de 2 anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgou edital de concurso público para 7 vagas de nível superior. O salário é de R$ 3.362,33 (veja aqui o edital).

Os cargos de nível superior são para arquiteto e urbanista e engenheiro civil nas especialidades de construção civil, estruturas e hidrossanitário.

No salário, já está incluso o auxílio alimentação de R$ 373.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.copeve.ufms.br no período de 21 de janeiro a 17 de fevereiro. A taxa é de R$ 75.

As provas objetivas serão realizadas no dia 17 de março, às 14h, na cidade de Campo Grande.

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou seis editais de concursos públicos para 24 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33. As vagas são para as cidades de Curitiba, Palotina e Quatro Barras (veja aqui o edital).

No edital nº 314 são 10 vagas. Os cargos de nível superior são para farmacêutico, revisor de texto e técnico desportivo.

As vagas de nível médio são para técnico de laboratório física e técnico de laboratório química.
Os postos de nível fundamental são para assistente de laboratório.
O edital nº 315 oferece 1 vaga para enfermeiro (nível superior).

No edital nº 316 são 6 vagas. O cargo de nível superior é para médico veterinário. As vagas de nível médio são para assistente em administração, técnico de laboratório química e técnico em agropecuária.

O edital nº 317 oferece 1 vaga para técnico em agropecuária (nível médio).
No edital nº 318 são 5 vagas de nível superior para médicos nas especialidades de cirurgia vascular, nefrologia (transplante renal), otorrinolaringologia, radiologia (intervencionista e ressonância magnética).

O edital nº 319 oferece 1 vaga para médico na especialidade de endoscopia digestiva.
As inscrições devem ser feitas no período de 21 de janeiro a 22 de fevereiro pelos sistes www.nc.ufpr.br e www.progepe.ufpr.br. A taxa é de R$ 75 para nível superior, R$ 45 para nível médio e R$ 37 para nível fundamental.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 24 de março, nas cidades de Curitiba, Palotina e Quatro Barras.

O concursos terão 1 ano de validade e poderão ser prorrogados pelo mesmo período.
Dia 22
Polícia Civil de Mato Grosso do Sul

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul abriu concurso para 30 vagas de delegado de polícia substituto para as unidades do estado, exceto para o município de Campo Grande. O salário é de R$ 9.035,55 para jornada de 40 horas semanais (veja aqui o edital).

Aos candidatos que, no momento da inscrição, se declararem negros ou índios será reservada a cota de 10% e de 3%, respectivamente, das vagas.

Os candidatos devem ter idade mínima de 21 e máxima de 45 anos completos na data de encerramento de inscrições,  curso superior de direito, além de carteira nacional de habilitação, no mínimo, categoria B, e 3 anos no mínimo de atividade jurídica, comprovados até a data de inicio da matricula no curso de formação policial.

As inscrições devem ser feitas de 22 de janeiro a 8 de fevereiro no site www.concurso.ms.gov.br. A taxa é de R$ 139,68.

O concurso terá as seguintes fases e etapas: provas de conhecimento (prova escrita objetiva e prova escrita discursiva), prova de títulos, avaliação psicológica (exame psicotécnico), avaliação médica, prova de aptidão física, investigação social, prova oral e curso de formação policial. As provas serão em Campo Grande.

A prova escrita objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada em data, local e horário a serem divulgados por edital específico publicado no Diário Oficial do Estado, no endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br e disponibilizado, via internet, no site www.concurso.ms.gov.br, com previsão para o dia 17 de março.

http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/01/10-orgaos-abrem-inscricoes-para-1-mil-vagas-no-comeco-da-semana.html

Polícia de Sergipe é a primeira do Brasil a usar óculos de visão noturna


Óculos de visão noturna têm alcance de cinco quilômetros (Foto: Fredson Navarro/G1 SE)
 Óculos de visão noturna têm alcance de cinco quilômetros

Pilotos de helicóptero poderão enxergar a cerca de 5 km de distância.
Equipamento é igual aos que foram utilizados na captura do Bin Laden.

 O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Policia Militar Sergipe começou a utilizar óculos de visão noturna neste sábado (19), terceira do Pré-Caju que acontece em Aracaju. Essa é a primeira vez que o equipamento é utilizado pela força policial no Brasil.

"É de valor inestimável para a preservação
da vida", afirma Fernando Telles
O Night Vision Goggles (NVG) é importado dos Estados Unidos e só é fabricado por duas empresas no mundo. Os óculos permitem que os pilotos enxerguem até cinco quilômetros de distância em locais sem nenhuma visibilidade, o que aumenta a capacidade de alcance em uma operação.

O Governo do Estado de Sergipe investiu cerca de R$ 500 mil na compra do equipamento e treinamento da tripulação. No país, somente a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército utilizam os óculos de visão noturna, igual aos que foram utilizados na captura de Osama Bin Laden.

O equipamento será utilizado para auxiliar na segurança dos voos. Para isso, 12 policiais foram para os Estados Unidos para receberam treinamento teórico e prático.

 "Os óculos vão ser esseciais no monitoramento de grandes festas populares, além de buscas no mar, mata fechada e em lugares desertos. E um ganho de valor incontável para a preservação da vida humana", afirma o piloto Fernando Telles.

 http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/01/policia-de-sergipe-e-primeira-do-brasil-usar-oculos-de-visao-noturna.html

Pai estupra e engravida a própria filha de 14 anos, diz polícia

Crime aconteceu em Itariri, no interior de São Paulo.
Garota também foi estuprada várias vezes pelo padrasto.

A polícia de Itariri, no interior de São Paulo, prendeu nesta sexta-feira (18) dois homens suspeitos de estuprarem uma adolescente de 14 anos. Um é o pai e o outro é padrasto da garota, que está grávida de quatro meses do próprio pai.

Segundo a polícia, a mãe da adolescente desconfiou da gravidez porque a menina vomitava constantemente na escola. Por isso, a garota foi levada até uma agente de saúde. Após exames, foi constatado que a menor estava grávida de quatro meses. A garota conversou com uma assistente social e revelou que foi estuprada pelo pai, que tem 60 anos.
 
O caso foi levado à polícia e, em depoimento, a jovem afirmou que também era estuprada pelo padrasto desde os 11 anos de idade. Segundo o delegado Fernando Biazuss Rodrigues, a menina cresceu com o padrasto e a mãe. Ao descobrir que a filha era molestada pelo padrasto, o pai da menina resolveu levá-la para morar com ele e começou a abusar dela também.

Ainda de acordo com o delegado Fernando Biazzus Rodrigues, o pai costumava dar remédios abortivos para a garota. “Os acusados não assumem completamente o crime. O padrasto, por exemplo, alega que fica bêbado e não consegue lembrar o que faz”, diz Rodrigues.

O delegado afirma que a princípio a garota irá morar com a mãe. Porém, a assistência social deve acompanhar o caso, já que a mãe é solteira e tem oito filhos. A Justiça já decretou a prisão temporária do pai e do padrasto.

 http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/01/pai-estupra-e-engravida-propria-filha-de-14-anos-diz-policia.html

Oscar Maroni e jovem que leiloou a virginidade processarão um ao outro

Ingrid Migliorini leiloou a virgindade.

 Conhecido como "Rei da Noite Paulistana", Oscar Maroni, dono do da casa noturna Bahamas, vai processar Ingrid Migliorini, a brasileira que leiloou sua virgindade, e também será processado por ela. As informações são da coluna da Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S.Paulo”.

Maroni pede uma retratação pública por ela ter negado em entrevistas que passou uma noite com ele. Já a jovem moverá ações de calúnia, injúria e difamação pelo fato de o empresário ter dito que os dois tiveram contato íntimo e que ela teria oferecido a ele sua virgindade por R$ 150 mil.

Na época em que o leião veio à tona, Maroni disse que Ingrid o procurou no Bahamas, que já estava fechado pela Prefeitura de SP sob acusação de ser um prostíbulo de luxo. O segurança do local deu a ela o número do celular do empresário, e o contato foi estabelecido.

Segundo o empresário, ele aproveitou um final de semana e foi até o aeroporto de Navegantes, que serve o litoral norte de Santa Catarina. "Pode perguntar para ela. Ela se lembra do meu nome. Passamos um final de semana juntos", contou.

 http://br.omg.yahoo.com/noticias/oscar-maroni-jovem-que-leiloou-a-virginidade-processar%C3%A3o-um-ao-outro-155211268.html

Número de mortos em sequestro na Argélia pode ser maior, diz ministro


Primeiro balanço oficial argelino é de 23 reféns e 32 sequestradores mortos.
Três britânicos e um morador do Reino Unido morreram, disse premiê.

O balanço de vítimas do sequestro na usina de gás na Argélia, de 23 reféns e 32 terroristas mortos, pode ser revisado para cima, disse neste domingo (20) o ministro argelino de Comunicações, Mohamed Said.

"Desgraçadamente, temo que o balanço será revisado para cima", disse à rádio pública Chaîne 3.
Ao mesmo tempo, o premiê britânico, David Cameron, afirmou que três cidadãos britânicos e um que morava no Reino Unido estão entre os mortos.

E vários países afirmaram que alguns de seus cidadãos seguem desaparecidos, um dia após a operação militar que encerrou o sequestro. As autoridades argelinas ainda não deram um balanço das vítimas estrangeiras.
Imagem transmitida pela emissora de TV Ennahar, da Argélia, neste sábado (19), mostra reféns se rendendo aos sequestradores do grupo rebelde islâmico no campo de gás (Foto: AFP/ Algeria's Ennahar TV)Imagem transmitida pela emissora de TV Ennahar, da Argélia, neste sábado (19), mostra reféns se rendendo aos sequestradores do grupo rebelde islâmico no campo de gás (Foto: AFP/ Algeria's Ennahar TV)
 
A ocupação, que durou quatro dias, terminou neste sábado em um ataque final das forças especiais do Exército argelino.

As forças argelinas libertaram "685 funcionários argelinos e 107 estrangeiros" e mataram "32 terroristas", segundo o governo. Entretanto, 23 reféns morreram, informou o Ministério do Interior, sem informar a nacionalidade desse últimos. Não foram divulgados os números de possíveis rebeldes sobreviventes - presos ou foragidos.

Entre os 32 sequestradores mortos estão três argelinos, os outros eram de diversas nacionalidades, não especificadas e entre eles havia especialistas em explosivos, acrescentou o comunicado.

O exército recuperou um arsenal considerável, segundo o Ministério: "seis submetralhadoras, 21 fuzis, dois fuzis com mira telescópica, dois morteiros de 60 mm com munição, seis mísseis com rampa de lançamento, dois RPG7 com oito foguetes, 10 granadas dispostas em cintos explosivos".
Foram encontradas, além disso, "uniformes militares estrangeiros, munições e explosivos", acrescentou a nota.

Os sete últimos reféns estrangeiros e 11 militantes islâmicos morreram na invasão final do Exército argelino ao complexo, segundo a agência estatal de notícias APS.

A operação ocorreu no meio da manhã, segundo uma fonte da segurança ouvida pela France Presse.
Os sete estrangeiros foram executados quando os terroristas perderam a esperança de escapar do local com vida. Em seguida, militares argelinos mataram pelo menos 11 terroristas que continuavam no complexo.

A imprensa e governos reclamaram constantemente da maneira como as autoridades gerenciaram a crise e da falta de informação confiável disponível.

Mais cedo neste sábado, forças especiais argelinas encontraram 15 corpos queimados na usina. Esforços para identificar os corpos estavam em andamento, disse a fonte à Reuters. Ainda não estava claro como eles tinham morrido.

Na quinta, por meio da agência mauritana de notícias ANI, os sequestradores afirmaram que retinham três belgas, dois americanos, um japonês e um britânico como reféns.
mapa sequestro argelia (Foto: 1)
Escalada no conflito

O ataque se transformou em uma das maiores crises com reféns internacional das últimas décadas, colocando a questão da militância islâmica do Saara no topo da agenda global.

Os militantes responsáveis pelo sequestro, ligados à rede terrorista da Al-Qaeda, ameaçaram realizar mais ataques a instalações do setor de energia na Argélia.

A crise de reféns representou uma séria escalada no conflito no noroeste da África, para onde tropas francesas foram enviadas na semana passada para combater a tomada de cidades da República do Mali por grupos islamistas.

Além disso, ela pode ser devastadora para a indústria petrolífera da Argélia, num momento em que o país se recupera da guerra civil dos anos 1990.

Imagem mostra o campo de gás de Amenas visto de cima (Foto: Reuters)Imagem mostra o campo de gás de Amenas visto de cima (Foto: Reuters)
 
Os militantes que lutam no deserto mostraram estar mais bem treinados e equipados do que a França previa, disseram à Reuters diplomatas na ONU. A organização estima que 400 mil pessoas poderiam fugir do Mali para os países vizinhos nos próximos meses.

Na Argélia, os sequestradores alertaram a população para que fique longe de instalações de empresas estrangeiras no setor de óleo e gás, ameaçando desfechar mais ataques, segundo a agência ANI, citando um porta-voz do grupo.

Foto sem data mostra entrada de campo de gás atacado por islamitas na Argélia (Foto: AFP)Foto sem data mostra entrada de campo de gás atacado por islamitas na Argélia (Foto: AFP)
 
O comandante do sequestro na Argélia é Mokhtar Belmokhtar, um veterano da Guerra do Afeganistão na década de 1980 e da sangrenta guerra civil dos anos 1990, segundo autoridades argelinas. Aparentemente, ele não esteve presente no ataque.

Balmokhtar subiu de status entre os grupos islamitas no Saara, os quais se apoderaram de armas e ganharam novos adeptos em decorrência do caos na Líbia. As potências ocidentais temem que a violência se espalhe muito além do deserto.

O argelino Anis Rahmani, um especialista em segurança autor de vários livros sobre o terrorismo e editor do diário Ennahar, disse à Reuters que cerca de 70 militantes estavam envolvidos na operação na Argélia, o grupo de Belmokhtar, que partiu da Líbia, e o menos conhecido Movimento da Juventude Islâmica no Sul.

"Eles estavam portando armas pesadas, incluindo fuzis usados ​​pelo Exército líbio durante o regime de (Muammar) Kadhafi", disse ele. "Eles também tinham lança-granadas e metralhadoras."
Trabalhadores argelinos formam a espinha dorsal de uma indústria de petróleo e gás, que tem atraído empresas internacionais nos últimos anos, em parte por causa da segurança no estilo militar.

Mali
O ataque começou na madrugada de quarta em um sítio gasífero operado pelas empresas nacional Sonatrach com as companhias British Petroleum, britânica, e Statoil, norueguesa, em Tiganturin, a 40 quilômetros de In Amenas, não muito longe da fronteira com a Líbia.
mapa mali 16/1 (Foto: 1)
Os agressores exigiram o fim da campanha militar francesa no Mali, onde mais de 2.000 soldados franceses fazem uma ofensiva terrestre contra os rebeldes, uma semana depois de o governo francês abrir fogo contra os militantes islamitas a partir do ar.

O país africano está dividido desde o ano passado, após rebeldes ligados à Al-Qaeda terem dominado o norte do território.

A Argélia permitiu que a França utilizasse seu espaço aéreo durante a intervenção militar iniciada na semana passada contra os rebeldes islamitas no Mali. Mas o ministro argelino do Interior, Dahou Ould Kablia, disse a um jornal local que o grupo agressor veio da Líbia.

 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/01/numero-de-mortos-em-sequestro-na-argelia-pode-ser-maior-diz-ministro.html

Presa quadrilha do RJ que desviava dinheiro de contas bancárias na web


 


Grupo fraudou sistema de segurança e roubou mais de R$ 2 milhões.
Jovens mantinham mansão em Búzios com aluguel de R$ 3 mil por dia.

A polícia prendeu 12 integrantes de uma quadrilha que conseguia fraudar o sistema de segurança de contas bancárias na internet. Nos últimos dois anos, de acordo com as investigações, o grupo desviou mais de R$ 2 milhões, como mostrou o Jornal Nacional deste sábado (19). Segundo a polícia, eles são especialistas em computação e foram presos por furto qualificado, formação de quadrilha e porte de drogas.

A quadrilha tinha uma mansão em Búzios, na Região dos Lagos, em frente à praia. O aluguel custava R$ 3 mil por dia. Eles fraudaram o sistema de um dos maiores bancos do país.

"São jovens, alguns universitários. Todos muito inteligentes e voltaram essa inteligência para a prática de crimes”, afirmou o delegado Ronaldo Brito, da 90ª DP (Barra Mansa).

De acordo com a polícia, o golpe funcionava assim da seguinte forma: pela internet, os hackers furavam a segurança eletrônica, acessavam contas de empresas e faziam transferências para contas de parentes e amigos. O dinheiro era sacado imediatamente, para não despertar suspeita./

“Eles gastavam R$ 20 mil por noite. Então, sempre precisavam de mais dinheiro e, assim, os golpes eram praticados todos os dias", disse o delegado Michel Floroschk.

Parte da quadrilha estava nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa, no Sul do estado do Rio. Entre os presos está a chefe do Detran de Pinheiral, Elaine Pires Vieira.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/presa-quadrilha-do-rj-que-desviava-dinheiro-de-contas-bancarias-na-web.html