terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Indústria de automóveis prevê novo recorde de vendas de carros em 2013


 


Mesmo sem isenção de IPI, expectativa de crescimento nas vendas é de 4%.
Concessionárias oferecem descontos e brindes para convencer clientes.

Nas concessionárias, a ordem é manter o recorde de vendas de carro do ano passado. Bom para o consumidor, que ainda encontra promoções e descontos.

O ano de 2012 foi do carro zero para muita gente. “Paguei mais barato e ainda consegui desconto maior no carro”, conta Andre Luiz Santos Saad, advogado.
O brasileiro aproveitou a redução do IPI para sair de carro novo. Cristina Eleutério comprou no finalzinho de dezembro e veio fazer o seguro. O desconto conseguido com o IPI fez toda a diferença. “Dá para pagar outras coisas, então você acaba aumentando o benefício no bem que você está adquirindo por conta de um desconto. Na verdade não sobra dinheiro, você aproveita”, afirma a técnica de enfermagem.

Com o incentivo do governo, as vendas de automóveis no país em 2012 bateram recorde e cresceram 4,6% em relação a 2011. Apesar disso, a produção caiu 1,9% no ano, por causa da queda de 20% nas exportações. Culpa do cenário internacional.

“Acho que foi bastante razoável, tendo em vista o nosso crescimento de praticamente 1% em 2012. Foi um dos setores que apresentou um desempenho bastante positivo”, afirma Tereza Fernandez, diretora da MB Associados.

Na virada do ano, o governo começou a aumentar, gradualmente, o IPI, que até julho voltará ao patamar do início do ano passado. Consequentemente, os preços subiram um pouco.

Para atrair o consumidor, as concessionárias lançam mão de estratégias de marketing. Descontos e brindes ajudam a convencer o cliente a fechar negócio e a não deixar as vendas despencarem em janeiro.

Algumas montadoras oferecem o desconto equivalente ao valor do o IPVA. Outras garantem revisão grátis. Funcionou. “A gente esperava uma queda, como é de se esperar todos os anos, e agora aumentaram as vendas consideravelmente, comparando até dezembro”, ressalta Gustavo Lira, vendedor.

Helder de Lima ainda esta na fase da pesquisa. Indeciso entre dois modelos de montadoras diferentes, está pesquisando para fazer um bom negócio. “Comparando as concessionárias da mesma marca e algumas conseguem um desconto melhor do que outras concessionárias da mesma marca”, afirma o empresário.
Tem gente que procurou tanto que ainda conseguiu achar concessionária vendendo carro com IPI reduzido. “Pode-se dizer que eu dei sorte”, brinca Decio Monteiro, estudante de economia.

Rodrigo Fisler não vai bater o martelo antes de conseguir um desconto. “Quando o negócio é bom para os dois lados, eu acho que dá tudo certo para todo mundo”, diz o administrador de empresas.

Mesmo sem o incentivo do governo com a isenção do IPI, a indústria de automóveis prevê para este ano um crescimento de até 4% nas vendas.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/01/industria-de-automoveis-preve-novo-recorde-de-vendas-de-carros-em-2013.html

Secretaria de Saúde investiga faltas de médicos em hospitais do DF


 

A secretaria não soube explicar porque os médicos de plantão não apareceram para trabalhar, mas informou que abriu sindicâncias.





Antes mesmo de abrir a sindicância, a Secretaria de Saúde explicou que o caos, do último domingo, não foi por causa de um exame de residência, já que, ainda segundo a secretaria, apenas uma médica teria faltado ao plantão por causa da prova.

Agora, os outros médicos que não foram ao plantão vão ser investigados e podem ser punidos. Depois do caos durante o fim-de-semana, voltamos ao hospital onde não tinha médico. Em Ceilândia, a 30 quilômetros de Brasília, o paciente mal consegue caminhar. Nenhum funcionário apareceu para ajudar. 

A maca foi levada por um homem que também aguardava atendimento. “Desumana essa situação”, lamenta Tiago Silva, paciente.

“Tomara que eu seja atendido”, diz um homem.

Depois de oito horas de espera, Rosa Maria Sampaio ainda estava na fila. “Estou tentando vir todo dia. Nunca tem médico”, conta a faxineira.

No domingo, a direção do hospital admitiu: estava sem nenhum médico na clínica e na enfermaria do pronto socorro, durante todo o dia. Era um aviso para que os Bombeiros não levassem ninguém para lá.

O mesmo pedido foi feito pelos hospitais de Samambaia, de Santa Maria e pela Unidade de Pronto Atendimento do Recanto das Emas. O hospital de Brazlândia relatou o excesso de pacientes.

A Secretaria de Saúde não soube explicar porque os médicos escalados para o plantão não apareceram para trabalhar, e se negou a divulgar os nomes completos deles, mas informou que foram abertas sindicâncias.

O secretário anunciou também que será feita uma auditoria nos hospitais e centros de saúde do Distrito Federal para comprovar se tem médico descumprindo horário.

“A escala, em parte, pode ter alguma insuficiência, mas nos estamos com um lamentável numero significativo de faltas. Faltas essas nem sempre justificadas. Algumas justificadas, geralmente por licenças médicas, mas outras injustificadas. E nós tomaremos providências nesse sentido”, afirma Elias Miziara.

A reclamação é constante nos 16 hospitais públicos do Distrito Federal. “Isso é uma palhaçada. A gente quer médico aqui agora”, diz.

“Tem gente passando mal, morrendo. Eles só mandam aguardar. Aguardar o que, a morte”, questiona.
“É um descaso e um desrespeito com a população pequena. Se a gente não precisasse a gente não vinha”, ressalta Felicidade Costa, dona de casa.

A sindicância deve ser concluída em 15 dias. As penas podem ir de simples advertência até a exoneração do cargo.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/01/secretaria-de-saude-investiga-faltas-de-medicos-em-hospitais-do-df.html

MEC divulga nova lista de cursos superiores com avaliação ruim

Instituições terão de cumprir exigências e melhorar o conceito dos cursos. Lista inclui universidades federais e particulares.

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação publicou na edição desta terça-feira (8) do “Diário Oficial da União” uma nova relação de cursos de graduação obtiveram resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2011.

A lista (veja aqui) tem 38 cursos de 20 instituições de ensino superior, sendo quatro universidades federais, cinco universidades particulares, quatro institutos federais e sete centros universitários.

Os vestibulares para estes cursos não serão suspensos. No entanto, as instituições que organizam os cursos terão de cumprir medidas cautelares preventivas de ajustes para melhoria da avaliação destes cursos. Todas as instituições que tiraram igual ou menor que 2 no CPC serão convocadas a estabelecer um protocolo de compromisso junto ao MEC e terão de gerar relatórios a cada dois meses sobre o andamento das mudanças. Elas terão 60 dias para cumprir as exigências relacionadas ao corpo docente, como contratar novos mestres ou doutores, por exemplo; e 180 dias para se adequar na questão da infraestrutura, como criação ou reforma de laboratórios ou bibliotecas.

O CPC avalia o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa em 15% do total; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%.

Em 2011, foram avaliados 8.665 cursos, sendo 6.083 do sistema federal de ensino, das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

Do total, 4.458 tiveram CPC satisfatório, sendo 1.272 federais e 3.186 particulares. Dos cursos avaliados, 672 tiveram CPC insatisfatório, sendo 124 federais e 548 particulares. Outros 1.114 cursos ficaram sem conceito.

Suspensão

Em dezembro, o MEC divulgou a lista de 207 cursos superiores que tiveram seus vestibulares suspensos por terem obtido índice insatisfatório (nota menor de 3) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) nas últimas medições realizadas, em 2008 e 2011. Ao todo, o ingresso para 38.794 vagas estará suspenso.

 http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/01/mec-divulga-nova-lista-de-cursos-superiores-com-avaliacao-ruim.html

Banheiro de conservatório no Paraná tem estrutura transparente


 

Tudo que é feito dentro pode ser visto do lado de fora.
Conservatório de música custou R$ 3 milhões.


Os frequentadores do novo prédio do conservatório de música no Paraná que forem ao banheiro terão uma surpresa: total transparência.

O prédio construído para a prática de atividades culturais ganhou um espaço que está dando o que falar. Os banheiros seguem a mesma estética do restante da arquitetura da obra pública. São todos em vidro, transparentes.

Tudo que é feito dentro pode ser visto do lado de fora. “Das duas uma: ou fizeram para chamar a atenção, ou erraram o projeto”, afirma a estudante Lorena Max. “Muito ruim, eu nunca usaria um banheiro desse, nunca”, diz o técnico de montagem Rafael Teleska.

O conservatório de música custou R$ 3 milhões e foi inaugurado há menos de um mês. Agora, o período é de férias, mas, a partir de fevereiro, o local vai ser usado por crianças e adultos. Se depender de quem passa pelo local, pelo menos os banheiros vão ter de ser reformados.

'Ou fizeram para chamar a atenção ou erraram o projeto', diz estudante Outro detalhe que chama a atenção são as portas, também de vidro. Foram colocadas no andar de cima como saída de emergência, mas nenhuma escada foi instalada, e agora não levam para lugar algum. Em nota, a prefeitura disse que a empreiteira que fez a obra será chamada para consertar os problemas.

A partir de fevereiro, após o período de férias, o conservatório de música será usado por crianças e adultos. A estética dos banheiros, que permite ver do lado de fora tudo o que acontece na parte interna, não agradou os moradores. “Ou fizeram para chamar a atenção ou erraram o projeto”, comentou a estudante Lorena Max.

“Muito ruim, eu nunca usaria um banheiro como esse. O cara [o autor do projeto] não pensou que todo mundo poderia passar aqui e ver”, afirmou o técnico de montagem Rafael Teleska.

Além dos banheiros transparentes, ainda há outra curiosidade na construção. As portas, que também são de vidro, colocadas no andar superior são saídas de emergência e estão à espera de uma escada do lado de fora.  “Nem no ‘Big Brother Brasil’ é assim. Está, totalmente, errado. Só em Ponta Grossa acontecem essas coisas”, disse o manobreiro Diego Bech.

O Secretário de Planejamento, João Ney Marçal, informou que a obra deve passar por adaptações e que a empreiteira responsável irá ser chamada para consertar o problema.


 http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/01/banheiro-de-conservatorio-no-parana-tem-estrutura-transparente.html
 http://www.tribunahoje.com/noticia/51274/brasil/2013/01/07/predio-publico-no-parana-tem-parede-de-banheiro-transparente.html

Sites promovem troca de serviços sem uso de dinheiro


 


Na era das redes sociais, escambo é negócio. Redes sociais de comércio colaborativo ganham força.

A internet ressuscitou o escambo, o comércio que não envolve dinheiro, só a troca de serviços ou mercadorias.

Navegando em uma rede social, Marcelo Spinassé viu uma conversa entre três amigas. A primeira ia dar uma festa, a segunda fazia decoração e a terceira apresentou as duas. Surgiu a ideia: um site para juntar necessidade e habilidades, sem que ninguém tivesse que colocar a mão no bolso.

O WinWe (veja aqui) é uma rede social de comércio colaborativo. Quem ensina manutenção de computadores ou faz tradução do inglês, por exemplo, anuncia de graça. Quem precisa paga com aulas de tênis ou de esgrima.

O site entrou no ar em agosto do ano passado. No primeiro mês, mais de 4 mil pessoas se cadastraram. Hoje, são quase 13 mil. "Se você for contratar alguém, pode saber quais os amigos comuns que tem com essa pessoa e até pegar algum tipo de indicação, saber a distância que essa pessoa tem de você. Às vezes, pessoas do teu prédio, bairro, rua, fazem um serviço interessante e você não conhece", diz Marcelo, criador do site.

Outros sites oferecem serviços parecidos na internet. O dicionário tem vários nomes para isso. Troca, permuta, escambo, que é aquilo que os índios faziam. Uns tinham muitos peixes, outros tinham mais frutas do que conseguiam comer, eles se encontravam, faziam a troca e ia todo mundo feliz para casa. Só que, na era das redes sociais, escambo não é mais programa de índio, é negócio.

Graziela Freitas é empresária e consultora de moda. Na loja, faz palestras e organiza happy hours para mulheres. Na rede social, descobriu que Célia Queiroz faz doces personalizados. Experimentou. "Um dia, eu vi lá que alguém me contratou no meu e-mail. Fiquei toda feliz", afirma Célia.

Os doces foram pagos com maquiagem e conselhos de moda de Graziela para as filhas de Célia, que iam a uma festa. A permuta deu certo. "O que era para ser uma experiência de um dia acabou virando uma parceria para meses. Até agora foram umas cinco parcerias, mas nós já estamos conversando sobre os próximos meses", diz Graziela.

E devem ser meses bons, porque os negócios aumentaram. "Clientes para que ela fornece os cupcakes que já ficaram sabendo da minha loja e vieram", afirma a empresária.

Célia também tem planos. Já quer anunciar os bolos que faz em um site próprio. “Estou te falando: o cara vai fazer o site para mim, eu vou fazer inglês e vou pagar com bolinho", diz.

 http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/01/sites-promovem-troca-de-servicos-sem-uso-de-dinheiro.html

 

Sony aposta em celular que 'passa' músicas para alto-falante com toque


Celular Xperia Z resiste à água (Foto: Reprodução)                                                                                                                                                                                                               Aparelhos conectados querem revolucionar sala de estar
Empresa também apresentou televisores com definição 4K.

A Sony tentou mostrar que é possível transformar a sala de estar ao conectar os aparelhos com o smartphone sem a necessidade de grandes configurações em sua apresentação na Consumer Electronic Show (CES). Para passar uma música do Xperia Z para um alto-falante da casa, basta encostar o telefone na caixa acústica.

O celular, a central de entretenimento da casa na visão da companhia, tem uma tela Full HD (1080p)  de 5 polegadas que, segundo a Sony, usa a mesma tecnologia dos televisores da linha Bravia. “Se temos a melhor linha de TVs, qual o motivo de não usarmos esta tecnologia e sua equipe de desenvolvimento para a tela do Xperia Z?”, disse Phil Molyneux, presidente da Sony Electronics durante apresentação.

O smartphone ainda tem uma câmera de 13 megapixels e vídeo HDR e resiste até três minutos na água, o que dá tempo para salvar o aparelho em caso de um pequeno acidente.
Mas o destaque do Xperia é a conectividade com alto-falantes. Por meio da tecnologia Near field Communication (NFC), basta tocar o aparelho nos alto-falantes compatíveis para que a música que está sendo reproduzida no celular passe para a caixa acústica por meio de conexão Bluetooth - e é possível espalhar estas caixas por toda a casa.

Executivo apresenta a Sound Bar da Sony, caixa de som sem fio (Foto: Reprodução) 
Phil Molyneux, presidente da Sony Eletronics, apresenta a Sound Bar da Sony, caixa de som sem fio (Foto: Reprodução)
O “Sound bar”, como é chamado o alto-falante, vem para substituir os rádios toca-CD e prometem som de alta qualidade. Mas há alto-falantes pequenos “Audio Balls”, caixas acústicas pequenas em formato de bola para se levar para qualquer lugar. Há um botão na bolinha que permite atender ligações telefônicas.
Tocar o telefone na TV transmite qualquer conteúdo de vídeo que está em reprodução no aparelho para que se possa assistir no televisor.

TVs 4K

As TVs ganham mais resolução com a tecnologia 4K (ou Ultra High Definition), quatro vezes mais definição do que um televisor Full HD. As Bravia 4K chegam ainda este ano aos Estados Unidos em tamanhos de 55 e 65 polegadas. Molyneux disse que estes modelos serão mais acessíveis, embora não tenha revelado quanto vão custar.

Os aparelhos serão vendidos junto com o irmão maior, de 84 polegadas voltado para o mercado de luxo.
TV 4K tem quatro vezes mais definição do que um televisor Full HD (Foto: Divulgação)TV 4K tem quatro vezes mais definição do que um televisor Full HD (Foto: Divulgação)
O grande problema de se ter uma TV 4K hoje é que não há praticamente nenhum conteúdo no formato de altíssima definição. Pensando nisso, a Sony anunciou o lançamento de filmes em 4K. Produções como a refilmagem de “O Vingador do Futuro” e “O Espetacular Homem-Aranha” terão versões no novo formato vendidas em discos de Blu-ray tradicionais.

Já os compradores da TV de 84 polegadas receberão “de presente” um tablet que controla o aparelho e acessa um servidor repleto de filmes na resolução 4K. O serviço de distribuição destes filmes pela internet chega aos Estados Unidos na metade do ano. “Este é o primeiro serviço de distribuição de filmes 4K do mundo”, disse o executivo.

Ainda no ramo das TVs, e seguindo o exemplo das rivais Microsoft e Nintendo, com o SmartGlass e a Nintendo TVii, respectivamente, a Sony apresentou seu serviço de segunda tela para conteúdo de Tvs, o TV SideView. O aplicativo é instalado em tablets e apresenta uma grade com o conteúdo da TV em tempo real. O usuário pode ver se um filme está passando naquele momento e procurar informações sobre a produção e o elenco on-line.

Kaz Hirai, presidente da Sony, apresenta os novos produtos da empresa na CES 2013 (Foto: Divulgação)Kaz Hirai, presidente da Sony, apresenta os novos produtos da empresa na CES 2013
(Foto: Divulgação)
Um pequeno erro

Pensando no futuro, a Sony quis mostrar um protótipo do seu aparelho de TV 4K de OLED com 56 polegadas. Ela quis, pois no momento em que Kaz Hirai, presidente da Sony, foi mostrar o aparelho, a imagem de uma paisagem sumiu apareceu a famosa tela “azul da morte do Windows”. E ali ficou sem ninguém, nem mesmo um técnico especializado poder fazer nada, apenas ouvir Hirai falando o quanto a TV tinha a melhor imagem. Imagem que ninguém viu.

Raio abre buraco em casa durante tempestade no Guarujá, SP

Incidente aconteceu em quarto onde estavam mãe e filho pequeno.
'Meu neto gritava que ia morrer', diz moradora da casa.

Buraco aberto por raio em casa de Guarujá, SP (Foto: Silvio Muniz/G1)

Uma família de Guarujá, no litoral de São Paulo, passou por um grande susto no último final de semana. Durante uma tempestade, um raio atingiu a casa e abriu um buraco no quarto onde estava uma mulher e uma criança pequena. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Alguns aparelhos eletrônicos ficaram danificados.

O incidente aconteceu quando uma forte chuva caiu sobre a cidade, acompanhada de muitos raios. Fernanda Dantas de Albuquerque, dona da casa, estava com o filho de sete anos no quarto. Ele estava almoçando em uma mesa no quarto e ela sentada na cama, quando ouviram um estouro e sentiram pedras caindo sobre a cama. “Na hora só pensei em sair com meu filho”, conta Fernanda.

Além do buraco na parede, uma televisão de 20 polegadas da família queimou com o raio. Fernanda não se feriu, mas ficou com o braço inchado. “Acho que foi pela força que fiz para pegar meu filho e correr", explica.

Maria de Fátima Dantas, mãe de Fernanda, estava na casa da irmã quando o raio caiu sobre a casa. “Ouvimos um barulho bem alto. Logo pensei na minha filha e liguei para ela. Meu neto estava nervoso, gritando que ia morrer. Ele não quis voltar para casa”, lembra.

 A criança disse que sentiu várias pedras batendo nas costas. “Tomei um susto. Minha mãe me puxou e saiu correndo”. Outros vizinhos também ouviram o barulho do raio.

“Um vizinho correu para a rua achando que tinha aberto um buraco na rua”, disse Fátima.

Moradores de casas vizinhas também tiveram prejuízos. Na casa de Luani Martins da Silva e Ronaldo Xavier, um aparelho de DVD e uma televisão queimaram. Já Márcio Antonio Costa Alves estava na frente da própria casa quando viu o raio cair. “Vi o clarão e sai correndo. Nunca tinha visto isso. Meu coração ficou acelerado e senti um pouco de tontura na hora”, conta o morador, que também teve um aparelho de TV danificado pelo raio.
Descarga elétrica causou prejuízos em equipamentos eletrônicos da casa (Foto: Silvio Muniz/G1)Descarga elétrica causou prejuízos em equipamentos eletrônicos (Foto: Silvio Muniz/G1)

Segundo os moradores, existe um pára-raios que fica em uma antena distante das casas. Embora nunca tenha acontecido algo parecido no bairro, os moradores se preocupam que outra situação semelhante aconteça. “Temos duas creches aqui perto e uma escola. Nunca aconteceu, mas se acontecer de novo, sem proteção, é mais perigoso”, alerta Fátima.

Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.

 Casa não possui pára-raios. O equipamento mais próximo fica em uma antena distante das casas (Foto: Silvio Muniz/G1)
 Casa não possui pára-raios. O equipamento mais próximo fica em uma antena

Receita abre nesta 3ª consulta a lotes da malha fina do IR de 2008 a 2012

  Lotes referem-se a contribuintes regularizaram situação com o fisco.
R$ 198 milhões em restituições serão pagos no dia 15 de janeiro.

A Receita Federal abre nesta terça-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao lote multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (exercícios 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008). O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina do Leão, mas que regularizaram sua situação fiscal.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas pelo site da Receita Federal, ou pelo telefone 146. O órgão lembrou que o contribuinte também pode fazer a consulta por meio de aplicativo para tablets e smarthphones - que facilita consulta a declarações de IR e situação cadastral no CPF.

De acordo com o Fisco, as restituições deste lote serão pagas no dia 15 de janeiro de 2013 para um total de 107.094 contribuintes, totalizando R$ 198 milhões. Para o exercício de 2012, serão creditadas restituições para um total de 79.484 contribuintes, totalizando R$ 144,4 milhões, já acrescidos da taxa selic de 6%.

Autorregularização

A Receita Federal confirmou recentemente que o processo de autorregularização, pelo qual os contribuintes podem saber se há inconsistências em seu Imposto de Renda nos últimos anos, ainda segue valendo. Em posse das informações, os contribuintes podem fazer as correções necessárias em seu IR, por meio de uma declaração retificadora, e sair da malha fina.

Para saber se há problemas em suas declarações do IR dos últimos anos, o contribuinte pode entrar no "extrato" da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR

O contribuinte que caiu na malha fina, e que prefere mesmo assim não fazer o processo de autorregularização, considerando que não está com a declaração errada, pode aguardar ser chamado pelo Fisco para apresentar "documentação comprobatória". Entretanto, caso a Receita julgue que o contribuinte não está com a razão, cobrará o imposto devido com uma multa de 75%, além dos juros (taxa Selic).
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.

 http://g1.globo.com/

Arroz e feijão puxam alta da cesta básica, mostra Dieese

 
Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta segunda-feira, mostrou que alguns produtos da cesta básica do brasileiro registraram alta de preços generalizada nas 17 capitais pesquisadas em 2012, com destaque para o arroz, feijão, óleo de soja, manteiga e café.

O Dieese realizou o estudo da variação de preços em 12 meses encerrados em dezembro nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

O preço do arroz subiu mais de 10% em todas as cidades. As altas mais expressivas foram em Belém (69,01%), Natal (46,41%) e Aracaju (46,22%). Na avaliação dos técnicos da instituição, o preço do arroz sofreu impacto principalmente da redução de área plantada, o que ocasionou diminuição da oferta do produto do mercado interno ao longo de 2012.

Já o preço do feijão passou de 20% também em todas as localidades pesquisadas. Em 2012, os principais avanços foram verificados em Belém (46,64%), Rio de Janeiro (44,27%) e Aracaju (43,33%). Segundo o Dieese, assim como no caso do arroz, a oferta do feijão também sofreu reveses devido a adversidades climáticas no momento do plantio, resultando em queda de produtividade média das lavouras.

No caso do óleo de soja, os técnicos da instituição disseram que o aumento do preço ocorreu em razão da alta da soja nos mercados internacionais, principalmente no segundo semestre, devido à quebra de safras nos principais países produtores e também à especulação de preços nas bolsas internacionais de grãos. Os principais aumentos do óleo de soja em 2012 ocorreram em São Paulo (27,44%), Vitória (27,05%) e Porto Alegre (26,81%).

O café em pó também ficou mais caro em todas as cidades pesquisadas. As altas mais expressivas foram observadas em Vitória (30,04%), Brasília (26,77%) e Belém (19,45%). Para os preços da manteiga, os aumentos mais significativos, em 2012, deram-se em Brasília (21,96%), Salvador (18,31%) e Florianópolis (17,93%).

Os preços da farinha aumentaram em 15 cidades no ano de 2012. As oscilações mais expressivas ocorreram nas capitais das regiões Norte e Nordeste, onde é pesquisada a farinha de mandioca: Aracaju (115,47%), Fortaleza (96,83%) e Manaus (90,58%).

Além disso, o preço do tomate subiu em 13 localidades, em 2012, com as altas mais acentuadas em Fortaleza (42,08%), Goiânia (37,68%) e Recife (37,36%). No caso da carne bovina, produto de maior peso na cesta básica, o preço do produto registrou aumento em oito capitais em 2012. As maiores valorizações foram verificados em Salvador (10,98%), Florianópolis (10,04%) e Aracaju (8,65%).

http://br.financas.yahoo.com/noticias/arroz-feij%C3%A3o-puxam-alta-cesta-b%C3%A1sica-mostra-dieese-162500722--finance.html

Classe média está mais otimista em 2013, diz pesquisa

 
SÃO PAULO – O grau de otimismo da Classe Média brasileira aumentou consideravelmente para este ano de 2013. As informações são da pesquisa "Vozes da Classe Média", realizada pelo instituto Data Popular, que apontaram que neste ano, dos oito itens analisados, apenas um passou por variação positiva em relação às melhorias nos aspectos de vida.

A satisfação do brasileiro em relação à vida profissional está pior. O quesito “minha vida profissional” passou por um recuo de 3 pontos percentuais, caindo de 77% no ano passado para 74% dos 1800 entrevistados de 54 cidades do País em 2013.

O item “minha vida financeira” foi o que apresentou maior alta no otimismo. Em 2012, 70% dos entrevistados responderam que estavam mais otimistas em relação a este quesito para o ano. Já em 2013, esse nível subiu para 79% das pessoas.

No geral, o otimismo da classe média brasileira para a melhoria de vida em 2013 elevou de 76% em 2012 para 81% em 2013.

Gastos para 2013

O Data Popular também listou as projeções das despesas da classe média no Brasil para este ano. Em 2013, os gastos deverão ser 122% maiores que em 2010 em relação aos itens de Eletrodomésticos e Eletrônicos – de R$ 23,2 bilhões gastos em 2010 para uma projeção de R$ 51,5 bilhões em 2013.

Educação e Entretenimento

Já com os itens Entretenimento e Educação, a classe média não vai aumentar tanto suas despesas. Com o primeiro, o aumento em relação ao total gasto em 2010 será de 24,3% (de R$ 15,6 bilhões para R$ 19,4 bilhões). Já com Educação, de acordo com o Data Popular, a expansão será de 21,6% (de R$ 20,3 bilhões para R$ 24,7 bilhões).

 http://br.financas.yahoo.com/noticias/classe-m%C3%A9dia-est%C3%A1-otimista-2013-174507248.html
Por fim, o item Casa (incluindo aluguel, condomínio, produtos do lar, água, energia elétrica, entre outros), também está prevista uma variação singela no aumento das despesas em 2013. De R$ 285,6 bilhões gastos em 2010 para R$ 326 bilhões projetados até o fim deste ano – alta de 14%.

Mínimo deveria ter sido de R$ 2.561,47, indica Dieese

 Reajuste de 9% no valor do salário mínimo entrou em vigor e beneficiará cerca de 45,5 milhões de brasileiros com rendimento atrelado ao mínimo – Foto ilustrativa
O salário mínimo do trabalhador brasileiro deveria ter sido de R$ 2.561,47 em dezembro para que ele suprisse suas necessidades básicas e da família, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A constatação foi feita por meio da utilização da Pesquisa Nacional da Cesta Básica do mês passado, realizada pela instituição em 18 capitais do Brasil.

Em dezembro, o Dieese passou a incluir Campo Grande no levantamento, junto com Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Com base no maior valor apurado para a cesta no período, de R$ 304,90, em São Paulo, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ter sido 4,12 vezes maior do que o piso vigente no Brasil, de R$ 622,00.

O valor é maior que o apurado para novembro, quando o mínimo necessário foi estimado em R$ 2.514,09 (4,04 vezes o piso em vigor). Em dezembro de 2011, o Dieese calculava o valor necessário em R$ 2.329,35, ou 4,27 vezes o mínimo de então, de R$ 545,00.

A instituição também informou que o tempo médio de trabalho necessário para que o brasileiro que ganha salário mínimo pudesse adquirir, em dezembro de 2012, o conjunto de bens essenciais aumentou na comparação com novembro. Na média das 18 cidades pesquisas pelo Dieese, o trabalhador que ganha salário mínimo necessitou cumprir uma jornada de 93 horas e 54 minutos em dezembro, tempo superior às 92 horas e 10 minutos exigida em novembro.

Em relação a dezembro de 2011, a jornada exigida foi menor, já que naquele mês eram necessárias 97 horas e 22 minutos. Segundo o Dieese, este movimento está associado ao aumento do salário mínimo verificado no período.

 http://br.financas.yahoo.com/noticias/m%C3%ADnimo-deveria-ter-sido-r-161200548.html

Desembargador devolve pensões de R$ 43 mil a filha “solteira” de magistrado

Pedro Saraiva, da 10ª Câmara Cível, reforma decisão de juíza que cortara o benefício após matérias do iG. Márcia Couto se casou no religioso e teve dois filhos, mas nega matrimônio.

Márcia Couto brinda ao casamento, em 1990. À Justiça, porém, nega ter sido casada por pensão de R$ 43 mil

 O desembargador Pedro Saraiva de Andrade Lemos, da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, devolveu a Márcia Maria Machado Brandão Couto, filha de magistrado morto há 30 anos, o direito a pensões mensais de R$ 43 mil. A decisão reformou a sentença da juíza Alessandra Tufvesson (15ª Vara de Fazenda Pública), que cortara os benefícios dois dias depois de o iG revelar o caso, em maio de 2012. 

Segundo a lei 285/79, o matrimônio “é causa extintiva do recebimento de pensão por filha solteira”. Originário do tempo em que mulheres não estavam no mercado de trabalho, o benefício pretende garantir a subsistência e a proteção financeira da filha do funcionário morto até que comece a trabalhar ou se case. 
Reprodução
Márcia Couto, em seu casamento, em 1990. Apesar dos dois filhos do casal, ela nega ter sido casada
Uma série de reportagens do iG mostrou que a “filha solteira” Márcia Couto casou-se no religioso e teve dois filhos com o marido – de quem depois pediu “alimentos” para os rapazes em juízo, declarando ter sido casada. Na ação popular que pede o cancelamento das pensões, porém, ela tem outra versão: nega ter tido união estável e ser “filha solteira”. 

Embora trabalhe como dentista, a filha do desembargador José Erasmo Brandão Couto recebe duas pensões por conta da morte do pai, em 1982: uma de R$ 24 mil do Tribunal de Justiça e outra de R$ 19,2 mil do RioPrevidência (12 vezes o valor médio pago pela autarquia), somando R$ 43,2 mil mensais. O expediente é visto como uma “fraude à lei” pela Procuradoria do Estado.

A sentença da magistrada que cortou o benefício diz que “o casamento religioso celebrado deve ser considerado fato idôneo para terminar o direito de recebimento de benefício previdenciário pela ré” e “um casamento que termina em separação também é um casamento”.

A decisão do desembargador Pedro Saraiva que lhe devolve o direito às pensões ocorreu em agravo de instrumento à sentença. Como relator do caso no TJ, ele já vinha mantendo, liminarmente, a pensões de Márcia, antes de a sentença da juíza determinar o corte. Os benefícios somam R$ 559 mil, por ano, ou R$ 2,8 milhões, em cinco anos.

Decisão não analisa o mérito do caso
 
A decisão de Saraiva não analisa o mérito do caso, ou seja, o fato de ela ter sido casada ou não, motivo da ação popular. A decisão se centra nos aspectos formais, e tem validade até “o julgamento final da ação popular”. A pena é de R$ 10 mil por cada dia de atraso do pagamento. Segundo ele, o restabelecimento do benefício "não trará nenhum prejuízo para o órgao previdenciário", e a revogação traria "graves prejuízos" a Márcia.

Em seu recurso, a ser analisado pela Câmara Cível, a Procuradoria do Estado defende que são necessários dois requisitos, conjuntamente, para o efeito suspensivo: "plausibilidade do direito alegado" e "perigo da demora" na espera na decisão judicial. Na opinião dos procuradores, como o desembargador não analisa o fato de a ré ter sido casada e tido dois filhos com o companheiro, a plausibilidade não estaria presente - e, portanto, o efeito suspensivo não poderia ter sido dado.

A decisão afirma que a pensão tem natureza alimentar, o que impede o Estado de reaver os pagamentos, ainda que futuramente, a Justiça casse definitivamente os benefícios.

Rio tem 30.239 pensionistas "filhas solteiras" e cortou 3.529 após matérias
Reprodução do Facebook de Márcia Couto
Ação popular questiona as duas pensões que Márcia Couto recebe do Estado
O iG mostrou que o caso de Márcia Couto não é isolado no Estado do Rio: o RioPrevidência paga a 30.239 pensionistas “filhas solteiras”, ao custo anual de R$ 447 milhões . As autoridades desconfiam que muitas mulheres, como Márcia Couto, formam família, mas evitam se casar oficialmente, com o único objetivo de não perder a pensão.

A Procuradoria Geral do Estado entende que essa admissão interrompe o direito de recebimento ao benefício.

Após as reportagens, o RioPrevidência iniciou recadastramento, para coibir fraudes e pagamentos indevidos, e anunciou o corte de 3.527 pensões de mulheres, casadas de fato, que reconheceram isso em termo de responsabilidade – 122 se recusaram a assinar o documento, e 8.327 nem apareceram. 

O Ministério Público do Estado do Rio também abriu inquérito civil para investigar a questão das "filhas solteiras".

Advogado diz que Márcia "jamais descumpriu a lei"
 
A assessoria do TJ informou que "o desembargador Pedro Saraiva de Andrade Lemos apreciou o recurso interposto, o que resultou na expedição do agravo de instrumento" e que, "neste caso, não cabe a análise de mérito". Segundo o TJ, a ré tem direito à pensão até que o processo transite em julgado. Não há previsão de quando o agravo será julgado pela 10ª Câmara.

O iG  ligou esta segunda para o advogado de Márcia, José Roberto de Castro Neves. Ele atendeu ao telefonema e disse que ligaria de volta, mas não retornou a ligação. Na ocasião da sentença, ele afirmara que “Márcia jamais descumpriu a lei”. 

Castro Neves reconheceu a legitimidade do debate sobre a pensão para “filha solteira”, mas salientou que a cliente “sempre agiu de acordo com a lei”. “Se as pessoas entendem que a lei é boa ou ruim (é outra questão)... Mas ela sempre agiu de acordo com a lei, que dá direito ao benefício”, disse. O advogado afirmou que Márcia não foi casada, mas “mãe solteira” de dois filhos, e é “uma pessoa boníssima e generosa”.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2013-01-08/desembargador-devolve-pensoes-de-r-43-mil-a-filha-solteira-de-magistrado.html

Autores da Globo se manifestam no Twitter após tentativa de boicote à série

Gloria Perez e Walcyr Carrasco usaram a rede social para comentar movimento evangélico contra a minissérie “O Canto da Sereia”

Walcyr Carrasco e Gloria Perez usaram o Twitter para se manifestar contra um protesto evangélico que está atacando a nova série da Globo, “O Canto da Sereia”, que estreia nesta terça-feira (8). Há uma tentativa de boicote, iniciada na página do Facebook de um pastor, devido ao fato de a protagonista da série, interpretada por Isis Valverde , ser bissexual. “Eta globo que não desiste ... Mas estamos aqui pra isso, pra sermos profetas e denunciar o pecado... medite neste estudo”, inicia o texto contra a atração.

Gloria Perez, que cuida da supervisão de texto da trama e passou por situação parecida na estreia da novela “Salve Jorge” , foi a primeira a se manifestar: “Fizeram a mesma coisa com #SalveJorge ! Que medo desse modo talibā de ser!”, escreveu a autora em seu Twitter. 

Também indignado com manifestação contra a minissérie, Walcyr deu sua opinião em seu perfil no Twitter. “Vamos lutar por liberdade de criação. Digam não à campanha contra o #Canto da Sereia”, escreveu o autor, que será responsável pela próxima novela das nove da Globo. “Seja católico, evangélico, budista, espírita ou rosacruz como eu, a fé transforma. É sobre isso que vou falar na novela. Meu tio era pastor presbiteriano e meu primo missionário na África. Falarei com amor sobre os evangélicos”, adiantou ele.



 
 Walcyr Carrasco

'Salve Jorge' ou 'Adoradores de Ogum'?: novela causa guerra santa na internet

Evangélicos criticam o nome e o tema do folhetim, devotos do santo guerreiro rebatem acusações e a autora minimiza polêmica instaurada. Dê sua opinião

Se São Jorge, o santo guerreiro, tivesse perfil no Facebook, ele estaria pronto para a batalha instaurada nas redes sociais desde a estreia de “ Salve Jorge ”, nova novela das 21h da TV Globo. De um lado, os evangélicos criticam fervorosamente a temática da trama de Glória Perez - que faria homenagem ao orixá Ogum, correspondente a São Jorge na umbanda e no candomblé no sincretismo religioso. Do outro estão os devotos do santo homenageado, que rejeitam as observações contrárias ao folhetim.

Pastor da igreja Assembleia de Deus, em Jundiaí (SP), José Donizeti divulgou em seu perfil no Facebook uma imagem onde aponta algumas mensagens supostamente subliminares que estariam contidas na logomarca da novela. Segundo o religioso, as duas pedrinhas vermelhas colocadas ao lado da palavra “salve” simbolizam a união dos orixás e a adoração a entidades espíritas.
Reprodução
Cartaz critica na internet a novela "Salve Jorge"
“Na verdade, o nome desta novela é ‘Adoradores de Ogum’!”, alerta o pastor na imagem, que já contabiliza incríveis 52 mil compartilhamentos. “Aí vai o alerta para você. Depois, se sua vida começar a ser amaldiçoada por assistir este lixo, não reclama que Deus não te avisou!”, completa.

Procurado pelo iG, o religioso fez questão de ressaltar que sua crítica não é voltada para a TV Globo e, sim, para a novela. “Tem mensagem subliminar ali. Veja bem, o que é salve? É viva. Quando você fala viva para alguém, você está saudando. Quando é para um Deus, isso se torna uma adoração”, explica. “Deveriam usar um título mais popular, como São Jorge ou Santo Jorge. Com ‘salve’, eles entram em um aspecto que as pessoas não vão entender”.

Segundo Donizeti, nos cultos que ministra, ele não orienta os fieis presentes a não assistir à trama. “Só digo que não é certo, a pessoa toma a decisão. Na nossa igreja, é proibido proibir”, diz. “Pra gente, o que é Ogum? Nós, evangélicos, cremos em um único e verdadeiro Deus, que é o senhor Jesus Cristo. Quando se fala em adorar Ogum, em fazer algo para ele, isso vai contra a fé evangélica. É uma coisa que temos direito de alertar os fiéis”.

Membros do grupo “Exército Universal”, formado por frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus, também fazem críticas à novela global no Facebook. Na página do grupo, há uma mensagem explicando a influência espiritual de Ogum nos lares evangélicos.

“Sem que percebam e mesmo que não venerem, muitos lares evangélicos cederão seus espaços para que a entidade espiritual entre e trabalhe. Ao ressoar no recinto as palavras ‘Salve Jorge’, muitos estarão saudando inconscientemente o ‘espírito’”, alerta. “Como o Espírito de Deus não divide o espaço com ninguém, com a chegada de outro espírito, Ele certamente seausentará”.

Contra-ataque: “Nunca reparei nessas pedrinhas”
 
Em contrapartida à ofensiva evangélica, os devotos de São Jorge também se manifestam na internet. “Aos evangélicos que criticam a novela ‘Salve Jorge’: quando tiver feriado do santo, por favor, trabalhem, porque ficar de folga em homenagem a santo é adoração também”, provoca a imagem, compartilhada por quase 900 pessoas.
Reprodução
São Jorge: sem comprovação histórica
Para Manoel Alves de Souza , presidente da Federação Brasileira de Umbanda, o movimento provocado pela ala evangélica “é uma sandice desses indivíduos”. “Não tem nada a ver. Na verdade, a umbanda não adora o orixá. Ela trabalha com os orixás e os respeita. Esse negócio de adoração está na cabeça deles. Trabalhamos com os orixás, com os elementos da natureza”, explica.

Questionado sobre as pedrinhas que teriam significados, ele minimiza a hipótese. “Nunca reparei nessas pedrinhas, vou procurar para ver se descubro. Isso é crendice, especulação”, diz. “A novela é uma homenagem merecida. Ogum é um orixá muito importante para a umbanda e o candomblé. É o orixá que vence demandas. É um guerreiro, forte, que combate o mal”.

No catolicismo, a homenagem ao Dia de São Jorge é opcional desde 1969, por ordem do Vaticano. Na época, o papa Paulo VI promoveu uma reforma no calendário litúrgico e tornou a celebração opcional porque não há documentação histórica que comprove a existência do santo guerreiro nascido na Capadócia (Turquia), apenas relatos tradicionais.

Toda a polêmica instaurada não afeta Glória Perez, a autora da novela. Ela diz não ser devota de São Jorge e alega ter escolhido o santo porque quis falar do mito do guerreiro que ele representa. “Estou falando de guerreiros, não estou falando de umbanda e nem de religião. Não tem nada de religião na novela. É uma história de guerreiros”, encerra a discussão.

http://gente.ig.com.br/tvenovela/2012-10-31/salve-jorge-ou-adoradores-de-ogum-novela-causa-guerra-santa-na-internet.html

Casal morre ao ser atingido por raio no litoral de São Paulo

Thiago Costa e a portuguesa Inês Pestana Cruz foram atingidos pela descarga elétrica quando saiam da água e foram encontrados de costas e de mãos dadas;

Um casal de turistas morreu no final da tarde deste domingo (06), na praia do Centro, em Bertioga, ao ser atingido por uma descarga elétrica. Os bombeiros ainda acenaram aos banhistas para que deixassem a praia com a chegada do temporal. Thiago Ribeiro da Costa, de 31 anos, e a portuguesa Inês Cruz, de 29, não tiveram tempo de correr. Eles caminhavam pela parte rasa da praia, quando foram atingidos pelo raio. Os dois foram encontrados de costas e de mãos dadas. A viatura do resgate chegou rápido ao local, mas já não havia o que fazer.
 
O casal atingido por descarga elétrica, em imagem pessoal
José Fernando Ferreira, um amigo do casal, que veio a Bertioga nesta segunda-feira para fazer o reconhecimento dos corpos, informou que o sonho dos amigos era construir uma casa em Itupeva, onde moravam.

"Eles já haviam comprado um terreno e estavam na fase de planejamento da planta e da obra em si", disse.
O corpo de Thiago foi liberado no final da tarde de segunda pelo Instituto Médico-Legal (IML) e será levado para Guaratinguetá, onde vai ser sepultado nesta terça (08). Já o corpo de Inês será levado para Portugal.

A irmã de Thiago, Edilene Cristina da Costa, lamentava a ocorrência mas dizia que foi uma fatalidade, "que nada podia ser feito". O casal se conheceu nos Estados Unidos e estava casado há quatro anos. Inês dizia sempre que adotou o Brasil como seu país de coração. Ela estava muito animada com a construção da casa, mas não abria mão de seu lazer favorito, que era a praia.
 
A incidência de raios cresceu não só na Baixada Santista, no ano passado, mas em uma série de cidades com mais de 200 mil habitantes. Especialistas acreditam que o aumento da ocorrência de raios seja causado pela alta taxa de urbanização, apontada como responsável por tempestades cada vez mais intensas.

Dados dos satélites mostram que o Brasil lidera o ranking de incidência de raios, com 57 milhões de ocorrências por ano. O segundo país é a República do Congo, com 43 milhões, seguido pelos Estados Unidos, com mais de 35 milhões de ocorrências anuais.

Bem antes da temporada de verão, e como faz anualmente, a Defesa Civil do Estado instalou faixas ao longo das praias da região, recomendando que os banhistas deixassem as praias no decorrer das chuvas e dos temporais, uma vez que anualmente, os raios atingem e matam turistas nas praias do litoral.

 http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2013-01-07/casal-morre-ao-ser-atingido-por-raio-no-litoral-de-sao-paulo.html

 

Vídeo mostra agressão de guardas sem farda contra skatistas

Desde outubro, duas entidades, uma representando skatistas, decidiram que esses esportistas poderiam usar o espaço entre 8 e 23 horas. Ficou prometida também uma pista para eles, mas pouco foi .

 Guarda sem uniforme aplicou gravata e agrediu verbalmente skatistas. Também foi usado spray de pimenta contra eles 
 
A praça Roosevelt, no Centro da capital paulista, foi local de mais um conflito entre skatistas e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). No incidente, na sexta-feira passada, dia 4, um skatista foi agredido e outros cinco, atingidos com spray de pimenta nos olhos. O episódio foi gravado em vídeo e colocado na Internet, onde já teve mais de 680 mil visualizações até a noite de ontem. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirmou ter identificou e afastado os guardas envolvidos.

Na gravação, um guarda sem uniforme aplica “gravata” e agride os skatistas verbalmente. De acordo com o autor do vídeo, Eduardo Régis, o amigo foi agredido porque rodava sobre um banco da praça. Skatistas e ciclistas cercaram os dois e começaram a protestar contra a abordagem e foram afastados com spray de pimenta.

De olhos vermelhos pelo spray, Régis diz no vídeo: “Os GCM se acham no dever de tirar a gente da Roosevelt porque estamos andando de skate”. O guarda sem farda declara que o skatista pode filmar, pois ele também tem imagens de skatistas jogando pedras contra os guardas. Nenhuma dessas imagens foi encontrada e a Secretaria não confirmou a existência delas.

Para tentar resolver conflitos como esses, as entidades Ação Local da Roosevelt e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) se reúnem desde outubro do ano passado para definir regras de ocupação da praça. Ficou decidido que os skatistas poderiam usar o espaço entre 8 e 23 horas, atualmente de verão, e que uma pista em área próxima à rua da Consolação seria reservada para a prática do esporte. Dois meses depois do acordo, pouco foi feito nesse sentido.

O presidente da Ação Local, Jader Júnior, afirmou que os skatistas têm respeitado o horário de uso, mas que o espaço da praça é totalmente ocupado por eles. “Não dá para definir uma ordem se as placas não forem instaladas e a área não for reservada”, disse. Segundo ele, grande parte dos skatistas que frequentam a Roosevelt vem de outras regiões da cidade. “Queremos conviver com todo mundo, mas desde que eles respeitem os moradores”, acrescentou

Jader Júnior afirmou ainda que, no sábado, um dia depois do conflito com os skatistas, uma criança foi atingida na cabeça por skate de pessoa que circulava na praça. O pai da criança quebrou o skate e levou o filho para o hospital.

Para o vice-presidente da CBSK, Edson Scander, os conflitos continuarão a ocorrer até que as decisões definidas por essa comissão sejam efetivadas.

De acordo com o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, reunião será marcada nos próximos dias com os secretários da Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente do Município e com a GCM para combinar a criação de grupo intersecretarial para discutir com a comunidade as regras que eles querem para o lugar. “É questão de ajuste”, garantiu. (das agências de notícias)

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

Não é a primeira vez que guardas e skatistas se estranham na praça. Em novembro, skatista foi preso depois de agredir guarda. A viatura da Guarda Civil que o levava foi cercada por amigos do detido e ele foi liberado.

Multimídia

Assista ao vídeo no link http://bit.ly/UwSacj

 http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/01/08/noticiasjornalbrasil,2984266/video-mostra-agressao-de-guardas-sem-farda-contra-skatistas.shtml