quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ônibus cai em ribanceira, mata 13 e deixa 37 feridos no Equador

Ônibus caiu em ribanceira de cerca de 300 metros.

 Um acidente de trânsito registrado na noite de quarta-feira (26) na província de Tungurahua, no centro andino do Equador, deixou 13 mortos, incluindo três menores de idade, e 37 feridos, informaram as autoridades locais.

De acordo com o site do governo local, o acidente envolveu um ônibus do transporte público, que, após ter apresentado supostas falhas mecânicas, saiu da estrada em uma curva e caiu em uma ribanceira com cerca de 300 metros, a qual é chamada de La Joaquina.

A governadora de Tungurahua, Lira Villalva, e o diretor de Saúde Enrique Lana explicaram que a situação é de extrema emergência e, por isso, já disponibilizaram um reforço dos serviços de resgate e assistência médica aos feridos.

As autoridades ainda desconhecem as causas do acidente, embora os investigadores suspeitem que uma falha mecânica tenha feito com que o ônibus, que percorria a rota entre as cidades de Ambato e Píllaro, com cerca de 30 km, perdesse o controle.

Ángel Moya, um dos sobreviventes, indicou que o ônibus "estava cheio e que o motorista perdeu o controle em uma curva", segundo o jornal "El Comercio".

"Depois tudo foi uma verdadeira confusão. Três pessoas morreram junto de mim. Consegui me salvar, mas tudo isso é muito traumatizante", completou o sobrevivente.


Assaltantes usam roupas de Papai Noel para roubar lotérica



As imagens das câmeras de segurança de uma casa lotérica que foi assaltada por homens que usavam gorros de Papai Noel no último domingo (23), foram divulgadas nesta quarta-feira (26) pela Polícia. 

O crime aconteceu no final do expediente, em uma casa lotérica que fica dentro de um supermercado no bairro do Catolé, em Campina Grande.

O vídeo do circuito interno de segurança mostra o momento em que os assaltantes entram no local usando roupas vermelhas, gorros de Papai Noel e com uma caixa de presente nas mãos, que eles disseram se tratar de uma entrega para uma das funcionárias, quando a porta do local onde ficam os caixas foi aberta, os dois homens armados anunciaram o assalto.

s atendentes da casa lotérica foram obrigadas a entregar todo o dinheiro dos caixas e também a abrir o cofre do estabelecimento, o assalto durou menos de três minutos e os dois homens deixaram o local como se nada tivesse acontecido, levando o dinheiro dentro de uma mochila, logo em seguida é possível ver quando uma das atendentes sai e pede por ajuda.

As imagens mostram ainda a presença de uma criança, que se aproxima do guichê de atendimento no momento exato em que o assalto acontecia. A quantia em dinheiro levada pelos assaltantes não foi informada. O vídeo está sendo analisado pela Polícia para tentar identificar os suspeitos do assalto, mas até a segunda-feira (24) nenhum suspeito do assalto ainda havia sido preso.

 http://www.noticiaspoliciais.com.br/noticia/6281/assaltantes-usam-roupas-de-papai-noel-para-roubar-loterica.html

TRÊS BARRAS PR: Pai e filho são detidos por cultivar maconha em casa


Na véspera de Natal, por volta das 09h00, a PM/Policia Militar de Três Barras do Paraná recebeu um chamado no telefone de emergência, dizendo que havia um indivíduo juntamente com seu filho transportando um 01 pé de maconha, para replantar no Morro da Formiga próximo a Torre, Bairro Jardim Floresta. 

O denunciante informou também que atrás do terreno da residência do acusado poderia haver outros pés de maconha plantada.

A polícia foi até o endereço denunciado e realizou busca por toda a região e não pode constatar nenhuma irregularidade. Depois de algum tempo a equipe foi até a residência de João Alexandre Pimentel, localizada no Morro da Formiga, Jardim Floresta. Ele autorizou a entrada dos policiais para vistoriar os fundos do terreno de sua casa. A PM encontrou duas plantas de Cannabis Sativa, conhecida por “maconha” medindo 60 cm e outra de 1,45 cm.

João recebeu voz de prisão e seu filho de 17 anos foi apreendido. O adolescente indicou o local onde havia mais uma planta da droga medindo 90 cm, sendo que esta estava localizada próxima a torre no Jardim Floresta.


Ainda durantes buscas pelo interior da casa do acusado a PM encontrou no teto da residência nove munições de Cal. 36 marca CBC e doze munições de Cal. 22 marca CBC todos intactos, e um punhal medindo 40 cm.

Os detidos juntamente com os objetos foram entregues na Policia Civil para os procedimentos cabíveis. 

http://www.noticiaspoliciais.com.br/noticia/6277/tres-barras-pr-pai-e-filho-sao-detidos-por-cultivar-maconha-em-casa.html

Após massacre em escola primária, americanos lotam lojas de armas

 Reprodução/Rede Record
 População teme que novas leis possam limitar o acesso à armamentos hoje disponíveis.

s lojas de armas nos EUA, nunca tiveram seus estoques tão vazios. O item mais procurado é o famoso fuzil AR-15, igual ao usado pelo atirador da escola primária de Newtown. A gerente de uma das distribuidoras conta que foi possível vender o equivalente a um mês inteiro, só nos últimos 3 dias .

—Não temos mais nenhum exposto na parede, acabou tudo.

Após o massacre que deixou 27 mortos, o presidente Barack Obama anunciou uma força-tarefa para propor leis que dificultem a compra de armas e munições nos EUA. O presidente quer aproveitar o momento de comoção para pressionar os parlamentares a votar as mudanças ainda em janeiro.
 
Atirador dos EUA era fã de vídeo games e tinha autismo.

A imprensa norte-americana continua tentando traçar um perfil do jovem Adam Lanza, o autor de um massacre no último dia 14, que deixou 27 pessoas mortas em Newtown, no Estado norte-americano de Connecticut. O objetivo é descobrir o que motivou a tragédia que chocou o país.

Adam seria fã de games violentos e portador da síndrome de Asperger, um transtorno semelhante ao autismo, porém mais leve.

De acordo com a mídia americana, Adam era fã em particular do jogo Call of Duty, no qual o participante utiliza pistolas, rifles, metralhadores e outras armas para ganhar pontos matando oponentes.

A imprensa também divulgou que Adam tinha síndrome de Asperger. Seu principal sintoma é um interesse obsessivo por um só assunto, mas causa dificuldade para interpretar situações sociais e relacionar-se com outras pessoas.

As leis que regulamentam as armas no país são determinadas localmente. Em alguns Estados, como o Texas, por exemplo, uma pessoa comum pode comprar qualquer arma de fogo sem precisar de registro.
Hoje, há trezentos milhões de armas nas mãos dos americanos. Só na região norte de Nova York são mais de 44 mil pessoas.
Um especialista em segurança afirma que além da possível proibição, a corrida às lojas de armas tem outros motivos: quando tragédias acontecem, as pessoas se sentem mais vulneráveis e acham que devem se proteger.

 http://noticias.r7.com/internacional/atirador-dos-eua-era-fa-de-games-violentos-e-era-portador-de-sindrome-24122012

Metade dos medicamentos são consumidos de forma errada, diz OMS


Remédios 

Cerca de 35% dos medicamentos no Brasil são comprados sem indicação médica.
 
 A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 50% dos remédios são ingeridos de forma inadequada. As causas são automedicação, prescrição errada ou abuso na dosagem. Não há estatística sobre o número de hipocondríacos – pessoas que usam medicamentos em excesso. Mas a prática é facilitada pela ampliação da distribuição das drogas na rede pública.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que 35% dos medicamentos são adquiridos sem indicação de um médico. Nos casos de intoxicação, 75% são por hipertensivos, anti-inflamatórios ou anticoncepcionais, vendidos no Brasil sem exigência da receita.

O brasileiro não tem consciência de que remédio “não é chocolate, não é alimento”. A afirmação é do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), João Batista Gomes Soares. Ele faz veemente defesa da receita médica na compra de medicamentos.

Custo/benefício

“É competência do médico definir o que o paciente deve tomar. Quando ele faz isso, assume as consequências do uso”. João Soares diz que todo remédio tem “efeito adverso” e cabe ao profissional da saúde avaliar o custo/benefício e orientar o paciente.

Lucila Pereira, de 77 anos, só toma remédios com receita, mas a lista não é pequena: a vitamina Fosamak, Alendromato, Cálcio B3, Clinfar, Pressat, Moduretic e Neosoro, além de um colírio cujo nome não lembra, Rivotril e Sedilac. A idosa acha normal ter em casa uma farmácia tão grande e gosta de consultar médicos.

Por outro lado, Wagner Silva, de 48 anos, usa anti-inflamatórios por causa de uma dor no joelho e Neosaldina três vezes ao dia para combater a dor de cabeça. Prefere não ir ao médico. “Não tenho muito tempo e já sei de que remédios eu preciso”.

Pesquisa

Pela complexidade do tema, o Ministério da Saúde decidiu fazer uma pesquisa, em 2013, para mapear o acesso e o uso de medicamentos no Brasil. O principal objetivo é saber se o brasileiro consegue pagar pelos medicamentos de que precisa e se a oferta gratuita em programas governamentais é suficiente.

Mas o professor da Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFRGS) Sotero Serrate Mengue esclarece que a automedicação, “problema complexo”, também será medida pela pesquisa.

“As pessoas sabem que estão fazendo errado. É como fumar, como beber e dirigir. Mas pensam: ‘sei que estou errado, mas nunca acontece nada’ e insistem no erro”. Os pesquisadores vão buscar estratégias para identificar o que leva a tantos equívocos.

 http://www.hojeemdia.com.br/minas/metade-dos-medicamentos-s-o-consumidos-de-forma-errada-diz-oms-1.72494

Homem é assassinado com 21 tiros na porta do "Bar do Neném" em Betim

Um homem foi assassinado com 21 tiros na madrugada desta quinta-feira (27) em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, outros dois homens também foram atingidos, mas não correm risco de morrer. A Polícia Militar (PM) informou que as duas últimas vítimas foram baleadas ocasionalmente, pois, o alvo dos suspeitos seria apenas o primeiro homem.

Conforme militares do 33° Batalhão da PM, Marcos Antônio Vieira dos Santos, de 22 anos, Giovane Lopes de Andrade, 20, e Tiago Henrique Barros, 20, estavam tomando cerveja na calçada em frente ao Bar do Neném, localizado na rua Domingos José Diniz Costa, no bairro Dom Bosco, quando dois homens em uma motocicleta pararam em frente ao estabelecimento e efetuaram vários disparos, acertando 21 deles em Marcos. Giovane levou um tiro de raspão na cabeça e Tiago foi atingido na mão esquerda. Ambos foram socorridos para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Sete de Setembro.

Ainda segundo a PM, Marcos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Policiais civis realizaram perícia e encaminharam o corpo ao Instituto Médico-Legal (IML). A polícia informou que o homem possui diversas passagens por uso e tráfico de drogas. A suspeita é que a morte tenha ligação com um suposto acerto de contas envolvendo esses crimes.

http://www.hojeemdia.com.br/minas/homem-e-assassinado-com-21-tiros-na-porta-do-bar-do-nenem-em-betim-1.72481

Sem orçamento, governo vai remanejar R$ 1 bi para aumentar salário mínimo

 
Medida é necessária porque novo texto só será aprovado em fevereiro.

O governo brasileiro irá remanejar cerca de R$ 1 bilhão para garantir o pagamento do novo salário mínimo a partir de janeiro do ano que vem. O novo valor foi fixado por decreto em R$ 678. A informação foi dada na última quarta-feira (26) pelo relator do Orçamento de 2013, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

A medida é necessária porque os parlamentares não conseguiram aprovar a peça orçamentária neste ano. Jucá anunciou que governo e oposição chegaram a um acordo para votar a proposta no dia 5 de fevereiro.
A votação será realizada logo após a eleição da nova Mesa Diretora do Senado, que deve ocorrer nas sessões realizadas entre os dias 1° e 4 de fevereiro.

Por conta do adiamento da votação, o governo a prepara a edição de uma medida provisória para garantir a aplicação, ainda em janeiro, de desonerações tributárias previstas e da abertura de créditos para ministérios.
Até lá, o governo só poderá executar 8,3% do que estava previsto na proposta orçamentária. A presidente Dilma Rousseff tem até do dia 31 de dezembro para editar a medida provisória.

Jucá garantiu ainda o pagamento do reajuste de grande parte do funcionalismo já para janeiro, uma vez que a lei determina a liberação mensal de um doze avos do valor previsto para o custeio da máquina pública.

Mas as categorias de servidores que obtiveram reajuste salarial em negociações posteriores a 31 de agosto terão de esperar a aprovação do novo orçamento. Entre essas categorias estão os servidores do Banco Central, da Receita Federal e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

O relator do orçamento disse que a votação da peça pela Comissão Representativa do Congresso Nacional — composta por 19 deputados e nove senadores —, como proposto inicialmente, seria legalmente viável. Mas afirmou que, em política, “sempre é melhor um bom acordo”.

O senador afirmou ainda que algumas ações do governo ficarão prejudicadas com o atraso na votação do orçamento. Entre elas, citou as desonerações fiscais e novos investimentos públicos previstos para 2013, que ainda dependem de modificações a serem feitas no projeto.

Efeitos da seca podem durar anos na Amazônia

Pela primeira vez foram avaliadas as consequências das estiagem.

A floresta amazônica pode demorar vários anos para se recuperar dos efeitos de uma grande seca, colocando em risco a sua própria sobrevivência caso esses eventos passem a ocorrer com mais frequência — como preveem alguns modelos de mudanças climáticas para a região nas próximas décadas. O alerta é de um estudo publicado na última edição da revista PNAS, que avaliou, pela primeira vez, os efeitos a longo prazo da grande seca de 2005 na Amazônia.

Segundo os pesquisadores, os impactos da estiagem ainda eram perceptíveis no dossel (cobertura) da floresta quatro anos depois, em 2009, na véspera de uma outra grande seca, em 2010, apesar de um aumento de precipitação no período intermediário. O estudo foi feito por meio de imagens de satélite no espectro de micro-ondas, que permitiram analisar variações nos parâmetros de umidade e biomassa sobre grandes áreas florestais.

Os resultados indicam que a floresta ainda sofria com os efeitos da seca de 2005 (com redução de biomassa e ressecamento do dossel) quando foi atingida pela seca de 2010. Segundo os cientistas, se as estiagens continuarem a acontecer numa frequência de cinco a dez anos, o efeito cumulativo poderá alterar significativamente e permanentemente a estrutura biológica da florestas.

A pesquisa foi liderada por pesquisadores da Nasa, nos Estados Unidos, em colaboração com os brasileiros Luiz Aragão, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e Liana Anderson, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no interior paulista.

Os dados do estudo vão até 2009, mas os pesquisadores preveem que os efeitos observados se repetiram - e provavelmente se intensificaram - nos últimos anos, desde a seca de 2010, que foi a maior já registrada na Amazônia.

Número de mortes em rodovias federais aumenta 28% no feriado de Natal

 
 Uma mulher morreu em um acidente no km 618 da BR-324, nas proximidades do Porto Seco Pirajá, em Salvador (BA), no dia 24 de dezembro

Cálculo leva em conta aumento da frota de veículos desde 2011

A Polícia Rodoviária Federal registrou, no feriado prolongado do Natal, aumento de 28% no número de mortes em rodovias federais, considerando-se o aumento da frota nacional de veículos. Entre os dias 21 e 25 de dezembro, foram 222 mortes, sendo que ultrapassagens malsucedidas foram o motivo de, pelo menos, 30% dos acidentes fatais que ocorreram durante o período.

Em 2011, o número de mortes chegou a 161 no mesmo período. Neste Natal, ocorreram sete acidentes considerados de grande proporção — com quatro mortes ou mais; que resultaram em 36 mortes. Desses acidentes, seis foram causados por batida de frente. No ano passado, foram três os acidentes de grande proporção, com 13 mortes no total.

O número de acidentes no feriado deste ano foi 3.027 e o de feridos foi 1.942, enquanto em 2011 ocorreram 3.296 acidentes, com 3.296 feridos.

A Polícia Rodoviária Federal considerou o aumento da frota nacional de veículos de 70,5 milhões, em 2011, para 75 milhões em 2012. Por isso, o cálculo do aumento de mortes cai de 38% para 28%.
 
Lei Seca

No período natalino, 25.082 pessoas passaram pelo teste do bafômetro, das quais 855 foram reprovados e pagarão multa de R$ 1.915,40, de acordo com as novas regras da Lei Seca. Dos reprovados pelo bafômetro, 393 foram presos em flagrante por crime de trânsito.

 http://noticias.r7.com/cidades/numero-de-mortes-em-rodovias-federais-aumenta-28-no-feriado-de-natal-26122012

Custo para dona de casa se aposentar sobe para R$ 34

dona de casa aposentadoria
Antes de se aposentar por idade (60 anos), segurada tem direito a outros benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e licença-saúde pela Previdência Social
Contribuição mensal ao INSS foi reajustada porque acompanha aumento do salário mínimo

 O valor da contribuição mensal para que donas de casa se aposentem por idade (60 anos) pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) subiu de R$ 31,10 para R$ 33,90.

O pagamento garante, além da aposentadoria, outros benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e licença-saúde. A família também terá direito à pensão em caso de morte da contribuinte.

O custo ficou mais caro porque acompanha o salário mínimo, que passa de R$ 622 para R$ 678 a partir de 1º de janeiro. Assim, o novo valor é equivalente a 5% da remuneração básica dos brasileiros. 

 Esse é o menor porcentual de recolhimento da Previdência Social, válido apenas aos empreendedores individuais, categoria na qual se enquadram as donas de casa, entre outros profissionais liberais.

A partir de fevereiro,  as donas de casa já pagarão o boleto com o aumento. A parcela de janeiro ainda será a antiga, de R$ 31,10, pois ainda refere-se ao mês de dezembro.

O segurado tem até o dia 20 de cada mês para realizar o pagamento da contribuição previdenciária dos empreendedores individuais. Quando esta data cai em feriado ou final de semana é transferida para o primeiro dia útil subsequente.

Boleto atrasado gera multa diária de 0,33%. O pagamento pode ser realizado em agências bancárias, caixas eletrônicos por telefone ou, ainda, via internet, mas exige inscrição prévia — saiba como no quadro abaixo.

Inscreva-se

A alíquota diferenciada para as contribuintes foi estabelecida há mais de um ano, após o governo estender a Lei nº 12.470/2011 para quem se dedica exclusivamente ao trabalho doméstico. Antes, a contribuição reduzida era voltada para o microempreendedor individual e segurado facultativo.

A contribuição reduzida é voltada para quem tem renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.356) e exige ao menos 15 anos de contribuição.

Quem ainda não fez a inscrição e pretende participar, deve se inscrever através do site da Previdência Social ou pelo telefone 135.

Para participar, é preciso que a interessada se inscreva no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), do governo federal. A inscrição geralmente é efetivada pela prefeitura da sua cidade.


O QUE É
Microempreendedores individuais que tenham renda anual de até R$ 36 mil podem contribuir com 5% sobre um salário mínimo (R$ 678). Donas de casa foram incluídas nas regras.
 
R$ 33,90 15 ANOS
Esse é o custo mensal para pagamento ao INSS com o novo mínimo de R$ 678. É o tempo mínimo de contribuição para requerer o benefício, a partir dos 60 anos de idade.
 
QUEM PODE
Além dos microempreendedores individuais, a possibilidade vale para mulheres sem renda própria, que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico. A renda familiar mensal deve ser de até dois mínimos (R$ 1.356).
 
APOSENTADORIA PROPORCIONAL BENEFÍCIOS
Não há o direito à aposentadoria por tempo de contribuição.
  • Aposentadoria por idade ou invalidez;
  • Salário-maternidade;
  • Licença-saúde;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte aos dependentes.
 
COMO PREENCHER O BOLETO CÓDIGOS PARA RECOLHIMENTO
Para imprimir a GPS, basta acessar o www.previdencia.gov.br, no campo ‘agência eletrônica: empregador/Guia da Previdência Social’.

A dona de casa tem até o dia 20 de cada mês para pagar o boleto nas centrais de autoatendimento dos bancos. Mais informações pela central de atendimento do órgão, pelo número 135.
Além das informações pessoais, a interessada deve informar o código que deseja pagar:

1929 - É o número que deve ser informado por quem desejar fazer a contribuição mensal, de R$ 33,90.

1937 - É o número que deve ser informado por quem desejar fazer a contribuição trimestral, acumulada, que totaliza R$ 101,70, sem acréscimos.
 
INSCREVA-SE
As inscrições podem ser registradas em qualquer agência da Previdência Social como também pela internet. Informações pelo site www.previdencia.gov.br e pela central de atendimento do órgão,
através do número 135.

 Fonte: Ministério da Previdência Social e Receita Federal

Homem dorme em linha de trem e morre atropelado em Araraquara, SP

 

Homem dorme em linha de trem e morre atropelado em Araraquara, SP
Outro rapaz de 28 anos ficou ferido e sofreu amputação nas pernas.
Polícia suspeita que dupla dormia no local após cometer furto.

Outro rapaz de 28 anos ficou ferido e sofreu amputação nas pernas.
Polícia suspeita que dupla dormia no local após cometer furto.

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido após serem atropelados por uma locomotiva que fazia a inspeção de uma linha férrea, às margens de uma estrada rural, próxima à região da Chácara Flora, em Araraquara (SP), no início da manhã desta quarta-feira (26).

Segundo a Polícia Militar, o rapaz que morreu, ainda não identificado, e outro, de 28 anos, estavam deitados e dormindo na linha do trem. No local, ficaram os calçados, bebida, comida, roupas, uma bola e duas bicicletas.

O material foi apreendido pelos policiais, que acreditam que os objetos tenham sido furtados. A perícia foi acionada ao local, e um laudo sobre a ocorrência deve ser concluído em 30 dias.

O homem que ficou ferido foi socorrido à Santa Casa de Araraquara, passou por cirurgia, e teve amputação em parte das duas pernas. A polícia ainda tenta identificar a outra vítima.

Procurada pelo G1, a América Latina Logística (ALL), concessionária que administra a malha ferroviária na região, informou que o condutor da máquina, chamada auto de linha, acionou os freios de emergência mas não foi possível parar a tempo.

Em nota, a empresa afirmou que lamenta o ocorrido e alerta a população para total atenção e respeito com a ferrovia.

“A concessionária lembra que todo ano realiza campanhas de segurança nas passagens de nível oficiais para minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens. Em Araraquara, só em 2012, foram realizadas duas campanhas, que atingiram mais de mil pessoas”, conclui a nota.
Roupas e objetos das vítimas ficaram em linha férrea após acidente em Araraquara (Foto: Claudio Dias/EPTV)
Roupas e objetos das vítimas ficaram em linha férrea após acidente


Casos de embriaguez ao volante crescem 266% nas estradas da região

Rodovia Washington Luís, em São Carlos, foi fiscalizada pela Polícia Rodoviária (Foto: Reprodução/EPTV) Rodovia Washington Luís, em São Carlos, foi fiscalizada

Balanço da Operação Natal da Polícia Rodoviária foi divulgado nesta quarta.
Número de acidentes teve um aumento de 86,3%, aponta levantamento.

Os casos de embriaguez ao volante cresceram 266% nas estradas das regiões de São Carlos, Araraquara e Jaboticabal (SP), segundo dados da Operação Natal divulgados pelo 3º Batalhão da Polícia Rodoviária nesta quarta-feira (26).

Durante a operação, que começou na última sexta-feira (21) e se encerrou às 23h59 desta terça-feira (25), os flagrantes de motoristas bêbados dirigindo em 2011 somaram três, saltando para 11 neste ano.
Foram registrados 41 acidentes neste ano contra 22 no Natal passado, o que representa um aumento de 86,3%.

Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas e, no ano passado, foram oito. Foram contabilizadas três mortes, contra apenas uma de 2011.

Dos 938 motoristas fiscalizados, 485 foram multados.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/12/homem-dorme-em-linha-de-trem-e-morre-atropelado-em-araraquara-sp.html

Rapaz com indulto de Natal é morto com 18 tiros em Rio Claro, SP

Vítima de 25 anos estava em bar no bairro Cervezão quando foi atingido.
Esse foi o terceiro homicídio registrado na cidade nesta semana.

Um rapaz de 25 anos, que foi beneficiado com a saída temporária de Natal, foi assassinado com 18 tiros na tarde desta terça-feira (25) no bairro Cervezão, em Rio Claro (SP). Esse foi o terceiro homicídio registrado no município em dois dias.

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 13h. Testemunhas disseram que a vítima estava em um bar da Rua M-13, quando chegou um indivíduo e fez os disparos.
O rapaz morreu no local e ninguém foi preso. Ele tinha diversas passagens pela polícia por roubo, furto e tentativas de homicídio.

Outros casos

Um homicídio e uma tentativa de homicídio foram registrados entre a madrugada e a manhã. No bairro São João, um homem de 30 anos foi morto a tiros, e no Jardim Novo uma briga terminou com um servente de pedreiro, de 24 anos, ferido.

Por volta das 9h30 de segunda-feira (24), um homem de 39 anos foi assassinado com cinco tiros, no bairro Terra Nova. Ninguém foi preso.

Um homicídio e uma tentativa de homicídio foram registrados entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (25), em Rio Claro (SP). No bairro São João, um homem de 30 anos foi morto a tiros, e no Jardim Novo uma briga terminou com um servente de pedreiro, de 24 anos, ferido.

Segundo informações da Polícia Civil, o homicídio foi registrado por volta das 4h30, quando o homem de 30 anos andava por uma rua do bairro São João e foi surpreendido por dois homens em uma moto e levou quatro tiros.

O homem foi atingido por três disparos no tórax e um no pé e morreu no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade e a Delegacia de Investigações Gerais acompanha o caso.

Este foi o segundo homicídio registrado na cidade em menos de 24 horas. Por volta das 9h30 de segunda-feira (24), um homem de 39 anos foi assassinado com cinco tiros, no bairro Terra Nova.

Tentativa de homicídio
 
Um servente de pedreiro, de 24 anos, levou quatro facadas em uma briga com outro servente, na Rua Onze, no Jardim Novo, por volta das 6h da manhã.

Segundo a Polícia Civil, o jovem ficou ferido e foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Rio Claro. O autor das facadas foi detido e após prestar depoimento foi encaminhado para o Centro de Triagem e vai responder por tentativa de homicídio.

Marido mata a mulher por ciúmes após ler mensagem no celular no interior de SP

 violencia contra mulher Marido mata a mulher por ciúmes após ler mensagem no celular no interior de SP

Suspeito, que confessou o crime em depoimento à polícia, foi encontrado caminhando perto do local do assassinato e com a roupa toda suja de sangue, na cidade de Aguaí.

Após receber a mensagem de um homem pelo celular, uma mulher de 54 anos foi assassinada a facadas pelo marido na madrugada desta quarta-feira em Aguaí, no interior paulista. O autor confessou o crime e o motivo: ficou enciumado.
 
A vítima é Rosa Maria Ambrósio Justino, que trabalhava como acompanhante de idosos. Seu corpo foi encaminhado para exames no IML (Instituto Médico Legal) e em seguida liberado para sepultamento. O enterro aconteceu no final da tarde desta quarta-feira no cemitério de São João Batista (SP), onde reside a família da mulher. De acordo com a polícia, o crime foi registrado no bairro Bom Gosto, em Aguaí (SP).

A mulher foi encontrada morta por uma filha no interior de sua casa, localizada na rua Francisco Lotufo. A polícia então foi acionada e localizou o suspeito - que não teve o nome revelado - caminhando perto do local do crime e com a roupa toda suja de sangue.

O homem não esboçou reação e contou ter ficado transtornado ao ler o texto, cujo teor e o autor não foram divulgados. Ele foi preso por homicídio doloso e encaminhado para a cadeia pública de São João da Boa Vista. O delegado de Aguaí, Alessandro Serrano, abriu inquérito para apurar o caso.

Chefe da Polícia Militar síria desertou


 


O chefe da Polícia Militar síria desertou e fez o anúncio em vídeo. O general era um dos oficiais mais graduados do regime de Bashar al-Assad. Considera que o Exército deixou de proteger o país, convertendo-se num "grupo de assassinos" que destroem cidades e protagonizam massacres. Em quase dois anos de conflito já morreram mais de 44 mil pessoas.

O chefe da Polícia Militar da Síria, general Abdul-Aziz al Shalal, renunciou ao cargo e confirmou sua deserção em um vídeo divulgado hoje por grupos rebeldes. A saída do oficial militar é mais uma baixa para o regime de Bashar Assad nos confrontos com os opositores. 

Shalal aparece no vídeo com uniforme militar e lendo uma carta. Em seu discurso, diz que decidiu sair do regime sírio por considerar que o Exército se afastou de sua missão principal, que era proteger o país. "O Exército sírio se transformou em nada mais que uma quadrilha armada que mata e destrói cidades e vilarejos, fazendo massacres contra nossa população civil nocente que saiu para pedir liberdade e dignidade", disse. 

O Conselho Nacional Sírio, uma das principais organizações de oposição, confirmou a deserção e disse que o general está na Turquia. O Exército Livre Sírio, no entanto, diz que ele está em local seguro, mas sem dizer se o chefe da polícia saiu do país. 

O vídeo foi exibido pela emissora saudita Al Arabiya na noite de ontem. As informações sobre a deserção não podem ser confirmadas de forma independente devido às restrições impostas por Assad ao trabalho de jornalistas e organizações internacionais. 

Caso confirmada, a saída de Shalal é mais uma renúncia do grupo próximo ao ditador sírio. Em julho, o regime perdeu o general Manaf Tlass, que buscou refúgio na França, e em agosto foi a vez do então primeiro-ministro Riyad Hijab. 

A nova baixa acontece em meio à perda de controle das tropas governamentais e o aumento das forças dos rebeldes, após 21 meses de conflito. Desde março de 2011, mais de 40 mil pessoas morreram no país, segundo ativistas.

Acampamento

Hoje, rebeldes e milícias pró-Assad entraram em combate no campo de refugiados palestinos de Yarmuk, em Damasco. Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado em Londres, houve explosões durante toda a madrugada na região e tiroteio com armas de grosso calibre. 

O confronto quebra uma trégua estabelecida no acampamento na semana passada, que pedia a saída de todos os homens armados. Com o conflito na Síria, os palestinos de Yarmuk também se dividiram entre aliados e opositores ao regime, o que gerou conflitos internos na cidade. 

A área foi bombardeada diversas vezes pelo regime sírio e se tornou mais uma parte dos confrontos armados.

 O chefe da polícia militar da Síria, o general Abdul-Aziz Jassem al-Shallal, desertou e declarou lealdade à "revolução popular" contra o presidente Bashar al-Assad, de acordo com um vídeo e uma fonte de segurança.

"Sou o general Abdul-Aziz Jassem al-Shallal, chefe da polícia militar. Desertei por causa do desvio do Exército de seu dever primário de proteger o país e de sua transformação em gangues de assassinato e destruição", disse o oficial em um vídeo publicado no YouTube e veiculado pela estação de TV Al-Arabiya.
Uma fonte de segurança da Síria confirmou a deserção, mas subestimou sua importância, dizendo que Shallal deveria se aposentar e havia desertado para "brincar de herói".

Dezenas de generais desertaram desde o início da crise síria, em março de 2011, mas Shallal é um dos mais graduados e detinha um posto de alta hierarquia ao deixar o cargo. Em julho, o general  Manaf Tlass foi o primeiro membro do círculo próximo de Assad a unir-se à oposição.

No vídeo, Shallal acusou o Exército de "destruir cidades e vilas e cometer massacres contra nossa população inocente que saiu às ruas para reivindicar liberdade". Nos últimos 21 meses, milhares de soldados sírios desertaram para agora lutar do lado das forças antigoverno. Muitos citaram os ataques contra civis como a razão para mudar de lado.

Nesta quarta, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), um bombardeio do regime sírio contra a localidade de Qahtaniyeh, no norte do país, deixou ao menos 20 mortos, incluindo oito crianças e três mulheres. Um vídeo amador mostrou os corpos de dezenas de pessoas, incluindo crianças, deitadas em quarto. Alguns tinham sangue em suas roupas, enquanto era possível ouvir choros no som de fundo.

Também nesta quarta, ativistas disseram que rebeldes lançaram um ataque à base militar de Wadi Deif, na Província de Idlib, norte. A base, que fica perto da cidade estratégica de Maaret al-Numan, está sob certo há semanas.

A crise síria começou com protestos demandando reformas, mas posteriormente se tornou uma guerra civil. Ativistas contrários ao regime estimam que a violência dos últimos 21 meses deixou mais de 40 mil mortos.

 http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=351512&modulo=965
http://ultimosegundo.ig.com.br/revoltamundoarabe/2012-12-26/chefe-da-policia-militar-siria-deserta-e-une-se-a-revolucao-contra-assad.html