domingo, 16 de dezembro de 2012

Homem suspeito de atacar mulheres enquanto vestia saia é detido em SC


 

 Rapaz atacava mulheres em Florianópolis e foi preso em Joinville.
Segundo delegada, suspeito abordava de moto e se masturbava. 

A Polícia Civil de Florianópolis prendeu um homem suspeito de atacar mulheres enquanto usava uma saia (veja vídeo). Além disso, segundo a polícia, a maioria das mulheres também estava de vestido ou saia no momento da abordagem.

A prisão foi feita em Joinville, no Norte de Santa Catarina, mas as vítimas eram mulheres de Florianópolis, dos bairros Lagoa da Conceição, Trindade e Itacorubi, que foram abordadas, inclusive, na região da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Os ataques, segundo a polícia, ocorreram durante o dia (veja vídeo ao lado).

Ele tem 25 anos, é casado, tem filhos e não teve o nome revelado. Ele tem uma tatuagem nas costas e uma no braço. Após a prisão algumas mulheres que foram abordadas foram chamadas para fazer o reconhecimento do suspeito. "Com base no reconhecimento fotográfico nós efetuamos a prisão do suspeito. 
Ainda na noite desta sexta-feira (14), nós chamamos duas mulheres, que sem dúvidas reconheceram ele como autor dos delitos", afirmou a delegada Michele Alves Corrêa, que investiga o caso.

Uma das vítimas foi uma universitária de 22 anos, abordada no dia 6 de novembro, de manhã, quando saia de casa. "Eu saí, fechei o portão do prédio, dei um passo e este homem, que já estava em uma moto, saiu do veículo, ainda de capacete, veio por trás, levantou meu vestido e passou a mão em mim. Neste momento, eu fiquei muito assustada e gritei. Ele deve ter se assustado também e correu", contou a jovem, que não quis se identificar.

De acordo com a polícia, os ataques aconteciam há quase um ano, sempre com abordagens semelhantes. "Ele abordava de moto, na rua, em pontos de ônibus, se masturbava na frente delas, tirava a roupa, mas não houve nenhum crime mais grave, cometido com violência", disse a delegada. Ainda de acordo com ela, ele deve ficar detido temporariamente por 30 dias.


 http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/12/homem-suspeito-de-atacar-mulheres-usando-saia-e-detido-em-florianopolis.html

 

Cinco policiais do Rio são presos por suspeita de extorsão e sequestro

Mandados de prisão foram cumpridos neste sábado (15).
Crime aconteceu em 2010 e policiais já estavam afastados.

Agentes da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) cumpriram neste sábado (15) cinco mandados de prisão contra policiais civis, suspeitos de envolvimento em crime de extorsão mediante sequestro, cometido em 2010.

Foram presos o delegado Túlio Antonio Pelosi e os inspetores Marco Antônio Ribeiro de Carvalho, Ricardo Luiz Fernandes e Silva, Alex Martins de Oliveira e Paulo Cesar Barros. Todos  eram lotados na Divisão de Caputras da Polinter quando o crime foi cometido. Eles foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) e tiveram pedido de prisão preventiva decretado.

Segundo MP-RJ, um outro policial envolvido, Hélio José Ribeiro Rodrigues, está foragido.
 
O caso
 
De acordo com a denúncia do Gaeco, de 10 de dezembro de 2010, o contador Odilon Soares Motta foi sequestrado no bairro Extensão do Bosque, em Rio das Ostras, depois que os agentes descobriram que ele teria participação em um suposto milionário esquema de fraudes de recolhimento de ICMS. Investigações revelaram que os policiais prepararam uma espécie de dossiê com informações do suposto desvio de verbas e fotos de familiares, com a intenção de ameaçar a vítima.

De acordo com a ação, o grupo chegou em Odilon após o policial Alex, acompanhado de outros homens não identificados, em viatura da Polícia Civil, abordou a mulher da vítima que andava de bicicleta elétrica perto de casa, com o pretexto de que ela não poderia estar sem capacete e ordenou que o marido fosse ao local resolver. Assim que o contador chegou, diz a denúncia, Alex informou que havia um dossiê contra ele, o colocou algemado dentro da viatura e seguiu para a sede da Polinter, no Rio, exigindo R$ 110 mil para não acusá-lo de envolvimento na suposta fraude. Odilon, então, ligou para pedir dinheiro para um amigo, que desconfiou e avisou a Corregedoria.

Na Polinter, segundo o MP-RJ, Alex avisou ao delegado Pellosi e ao inspetor Marco Antônio, que determinaram então que o agente Paulo Cesar tomasse o depoimento do contador, com declarações já prontas que o envolviam no suposto esquema de fraudes, que renderiam R$ 12 milhões.

Após ser ouvida, a vítima teria feito contato novamente com o amigo e combinou encontro na Rodoviária Novo Rio para a entrega do dinheiro. Os homens que acompanhavam Odilon até o local desconfiaram da presença de policiais da Coinpol e o levaram de volta à Polinter, contando o fato para o policial Hélio. Odilon foi obrigado a marcar outro encontro, desta vez, nas proximidades do Hospital do Andaraí, local definido, de acordo com investigações, por Hélio. Perto da unidade, novamente, os homens desconfiaram da presença de agentes e o liberaram.

Seis dias após o seqüestro, segundo a denúncia, ainda suspeitando da descoberta do crime, os policiais tentaram dar uma “roupagem oficial “ e transformaram o dossiê em uma Verificação Preliminar de Informação (VPI). No mesmo dia, a vítima recebeu em casa uma intimação formal, assinada pelo delegado Pellosi e pelo inspetor Paulo Cesar, para que fosse à Polinter prestar depoimento.
 
Assassinato
 
A Coinpol conseguiu na Justiça medidas cautelares que resultaram na apreensão do dossiê. Em 17 de dezembro de 2011, Odilon foi assassinado em Rio das Ostras, fato que está sendo investigado em inquérito policial. Atualmente, Pellosi estava lotado no Departamento Geral de Administração e Finanças da Polícia Civil e os inspetores na Seção de Pessoal em Situações Diversas (SPSD).

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/12/cinco-policiais-do-rio-sao-presos-por-suspeita-de-extorsao-e-sequestro.html

Quase metade da população está acima do peso, diz Saúde

P

Percentual passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011.
De acordo com o levantamento, 52,6% dos homens estão acima do peso.
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. De acordo com o estudo, o percentual passou de 42,7% em 2006, para 
48,5% em 2011. No mesmo período, a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, um dos fatores do aumento do excesso de peso e da obesidade no Brasil é o consumo de alimentos gordurosos. Os dados revelam que 34,6% dos brasileiros comem em excesso carnes com gordura e mais da metade da população (56,9%) bebe leite integral regularmente.
Além disso, 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana. Por outro lado, apenas 20,2% ingere a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças.

Os números são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

O levantamento, divulgado anualmente pelo ministério desde 2006, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física. Em 2011 foram entrevistadas 54.144 pessoas de janeiro a dezembro.

“Alimentar-se bem é o primeiro passo para ter uma qualidade de vida saudável. Temos que ter maior oferta de produtos industrializados saudáveis. No tocante aos supermercados, o objetivo é colocar produtos saudáveis mais visíveis, como o leite desnatado”, afirmou Padilha, na coletiva de imprensa em que os dados foram apresentados.

A pesquisa revela que as mulheres comem mais frutas e hortaliças, enquanto os homens comem mais carne com excesso de gordura. Quem tem mais de 12 anos de escolaridade tende consumir mais frutas e hortaliças, de acordo com o levantamento.

 Apesar de "comer pior", os homens se exercitam mais do que as mulheres. Segundo a pesquisa, 39,6% dos homens fazem exercícios com regularidade. Entre as mulheres, a frequência é de 22,4%. O percentual de homens sedentários no Brasil passou de 16% em 2009 para 14,1% em 2011.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sedentarismo aumenta com a idade. Entre homens entre 18 e 24 anos, 60,1% praticam exercícios. Esse percentual reduz para menos da metade aos 65 anos (27,5%). Entre mulheres de 25 a 45 anos, 24,6% se exercitam regularmente. A proporção é de apenas 18,9% entre mulheres com mais de 65 anos.
Critérios
O Ministério da Saúde considera "acima do peso" as pessoas com um IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto que 25, segundo a assessoria de imprensa. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Acima de 30 no IMC faz a pessoa ser considerada "obesa".

“Existe uma tendência de aumento do peso e obesidade no país. Agora é a hora de virar o jogo para não chegarmos a países como os Estados Unidos, que tem mais de 20% de sua população obesa”, afirmou o ministro da Saúde.

Ele citou acordos feitos no ano passado entre o governo e a indústria de alimentos e escolas para a redução de sal e gordura na comida. O ministro defendeu ainda a criação de "espaços de saúde", com máquinas para exercícios em áreas públicas.

O levantamento revela que o sobrepeso é maior entre a população masculina. Mais da metade dos homens – 52,6% – está acima do peso ideal, enquanto 44,7% das mulheres apresentam sobrepeso.

A pesquisa do Ministério da Saúde mostra ainda que o excesso de peso entre homens começa na juventude. Entre os que têm entre 18 e 24 anos, 29,4% já estão acima do peso. Na faixa etária entre 25 e 34, 55% da população masculina apresenta excesso de peso. A porcentagem sobe para 63% na faixa etária entre 35 e 45 anos.

Já entre mulheres jovens (entre 18 e 24 anos), 25,4% apresentam sobrepeso. A proporção aumenta para 39,9% na faixa etária entre 25 e 34 anos, e mais que dobra entre brasileiras de 45 a 54 anos (55,9).

“Uma parte dessa tendência do aumento de peso que é que temos mais pessoas entre 18 e 24 anos com excesso de peso e obesidade. Agir sobre as crianças e adolescentes é fundamental para prevenir uma população obesa”, afirmou o ministro.
Capitais
Segundo o Ministério da Saúde, Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), seguida por Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1). Na outra ponta da lista, com a menor proporção de pessoas com sobrepeso, estão São Luís (39,8%), Palmas (40,3%), Teresina (44,5%) e Aracaju (44,5%).
São Paulo apresenta 47,9% de pessoas com excesso de peso. A proporção no Rio de Janeiro é de 49,6%, e no Distrito Federal é de 49,1%.

A capital com mais obesos é Macapá (21,4%), seguida por Porto Alegre (19,6%), Natal (18,5%) e Fortaleza (18,4%). As capitais com menor quantidade de obesos são: Palmas (12,5%), Teresina (12,8) e São Luís (12,9%).

Em São Paulo, a proporção de obesos é de 15,5%; no Rio de Janeiro o percentual é de 16,5%; e no Distrito Federal os obesos representam 15% da população.
Pontos positivos
Se, por um lado, o avanço da obesidade preocupa, por outro, a queda do tabagismo é vista como um ponto positivo pelo Ministério. No mesmo levantamento, a taxa de fumantes ficou em 14,8% – é a primeira vez que o número cai para menos de 15%. O número de fumantes pesados – que fumam mais de 20 cigarros por dia – também caiu e está em 4,3%.

O governo também comemorou o crescimento do número de exames de mamografia feitos por mulheres com entre 50 e 69 anos de 2007 até agora.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/04/quase-metade-da-populacao-esta-acima-do-peso-diz-saude.html

Pai de suposto atirador diz estar ‘em choque’ e procura respostas

 Velas são acesas para homenagear as vítimas do tiroteio na escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut (Foto: AFP)

Em comunicado, Peter Lanza prestou condolências às famílias das vítimas.
'Não há palavras capazes de expressar nossa dor', escreveu no texto.

O pai do suposto atirador Adam Lanza, apontado pela mídia como o responsável pelas mortes de 26 crianças em uma escola infantil em Newtown, Connecticut, divulgou neste sábado (15) um comunicado expressando condolências para as famílias das vítimas do massacre.

No texto, Peter Lanza diz estar em "choque" e fala que procura "respostas para o que aconteceu". O texto está publicado no blog da CNN.

“Nossa família está sofrendo junto com todos os que foram afetados por essa grande tragédia”, escreveu. “Não há palavras capazes de expressar o tamanho dessa dor. Estamos em choque e tentando encontrar respostas para o que aconteceu”, disse em um comunicado.
 
De acordo com a agência EFE, Peter disse que cooperou 'plenamente' com os investigadores e que vai continuar fazendo isso no futuro.

O tiroteio aconteceu na escola Sandy Hook, em Newtown, nesta sexta-feira (14). Entre as vítimas está a mãe do suposto atirador, identificada pela mídia local como Nancy Lanza, que era professora na escola infantil.

Segundo a imprensa local, Peter e Nancy Lanza se divorciaram há cerca de dez anos (fato que, segundo vizinhos, afetou os dois filhos do casal). Há três anos, Peter se casou novamente.

Peter trabalha no departamento de administração de uma grande empresa, segundo a EFE, e seu filho mais velho, Ryan, de 24 anos, trabalha em Hoboken (Nova Jersey).

O irmão de Nancy Lanza, James Champion, que é agente da Polícia estadual de Connecticut, disse através de um comunicado que 'toda a família está traumatizada'.

Vítimas
Neste sábado, a polícia divulgou a lista com os nomes das vítimas, mas ainda não confirmou a identidade do atirador. O nome de Adam Lanza é dado por órgãos de imprensa que cobrem a notícia no local.

De acordo com o chefe do departamento de medicina legal, o médico Wayne Carve, as 26 vítimas do tiroteio foram todas atingidas mais de uma vez, informou neste sábado (15). Em uma entrevista coletiva para a imprensa, ele confirmou que todos morreram de ferimentos de bala, que o atirador usou um rifle como arma principal e que os casos foram classificados como homicídio.
Investigações
O porta-voz da polícia, Paul Vance tamém falou à imprensa. Ele diz que a investigação ainda está aberta e pediu privacidade para as famílias dos mortos. “Nós ainda estamos buscando ativamente por provas, e esperamos continuar a fazê-lo para as próximas 24 a 48 horas", diz ele.

Vance disse ainda que a policia está investigando se as armas eram legalmente de propriedade da mãe do atirador. Ele negou o rumor de que o atirador tenha se envolvido em uma briga na escola, antes do massacre. "Não há relatos de qualquer briga na escola envolvendo esse individuo". Vance disse ainda que "nós não identificamos oficialmente o atirador até esse momento, então não podemos discutir quaisquer fatos e circunstancias sobre ele."

Apenas um dos baleados na escola sobreviveu – uma mulher, que de acordo com Vance passa bem e será essencial para as investigações.

Por enquanto, ainda não se sabe o que levou o atirador a entrar na escola armado e atirar em alunos e professores. Segundo a agência de notícias Reuters, a mãe dele era uma ávida colecionadora de armas.

 Noah Pozner, 6 anos, e Lauren Rousseau, 30 anos, ambos vítimas do atirador (Foto: AP)Noah Pozner, 6 anos, e Lauren Rousseau, 30 anos, ambos vítimas do atirador (Foto: AP)
 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/pai-de-suposto-atirador-diz-estar-em-choque-e-procurar-respostas.html