quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mãe de sertanejo pede justiça por morte: 'A única arma dele era o violão'

Perícia diz que cantor Boni Júnior foi baleado; reconstituição será feita na quinta (12), em Goiatuba Goiás (Foto: Arquivo pessoal)
A Polícia Civil investiga se a morte do cantor sertanejo José Bonifácio Sobrinho Júnior, conhecido como Boni Júnior, foi um homicídio. Boni tinha 28 anos e morreu no dia 28 de outubro deste ano. Segundo versão da Polícia Militar (PM) na época, ele se envolveu em um acidente com um carro da corporação após furar um bloqueio policial na GO-515, que liga Panamá a Goiatuba, e atirou contra os militares. 

A família, no entanto, contesta a versão. “Meu filho nunca portou arma de fogo. Ele não era bandido. Era cantor, músico e intérprete. A única arma dele era o violão”, declarou ao G1 a mãe da vítima, a secretária Terezinha Luiz Vinhal, de 54 anos.

Nesta quinta-feira (13) a polícia marcou para as 16h a reconstituição do dia da morte do cantor. Segundo um dos delegados responsáveis pela investigação, Ricardo Chueire, ficou comprovado pela perícia técnica que a cena da morte foi alterada e que o artista foi alvejado com um tiro na cabeça. Corpo do sertanejo deverá ser exumado para ajudar nas investigações, mas a data ainda não foi definida.

Na época do acidente, os PMs contaram que o cantor estaria fazendo manobras perigosas na cidade de Panamá e, quando percebeu a presença da polícia, teria tentado fugir para Goiatuba. De acordo com eles, uma barreira foi montada na pista para deter o músico, mas ele não teria parado e bateu no carro da polícia. Os PMs contaram também que Boni Júnior atirou contra os carros da polícia e, por isso, os militares teriam disparado contra o carro que ele conduzia.

Segundo Chueire, há a hipótese de que a arma supostamente usada pela vítima para atirar contra os policiais tenha sido plantada.

 Cantor morre em acidente de Goiatuba, GO (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
“Desde o dia da morte, a família imaginou que tinha algo errado e a perícia comprovou alteração no local da cena do crime. A versão é que ele estava fugindo de outra viatura e teria atirado contra os policiais da barreira. Segundo a PM, ele veio atirando e eles tiveram que abrir fogo. Mas no carro da vítima não tem sinais de disparo de arma de fogo e ele foi atingido na cabeça. A perícia comprovou ainda que os tiros na viatura não foram disparados por ele, pois isso seria fisicamente impossível”, explica Chueire.

“Ele era um menino tranquilo, sorridente, feliz, brincalhão. Meu filho não merecia isso. Fizeram de maldade e eu quero Justiça, só Justiça”, declarou Terezinha Vinhal.

De acordo com ela, a morte do filho “foi uma verdadeira comoção”. “O Boni nunca teve problemas com a polícia. Para se ter ideia, até o padre ficou revoltado e pediu que a Justiça fosse feita ainda aqui na Terra”, lembra a secretária.

 Exumação

 Polícia Civil vai reconstituir a morte de Boni Júnior em Goiatuba, Goiás (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com o delegado Gustavo Carlos Ferreira, que também acompanha as investigações, na época, não se falou do tiro que o cantor recebeu na cabeça porque ele teve um traumatismo craniano. “Se sabia que os policiais tinham aberto fogo contra a vítima. Mas na perícia ficou constatada a perfuração por arma de fogo na cabeça, sem local de saída do projétil”, detalha.

Em função disso, a Polícia Civil informou que também fará a exumação do corpo de Boni Júnior, uma vez que a bala não foi retirada. “Isso vai nos ajuda a saber de qual arma saiu a bala e quem o matou”, explica Chueire.

Durante a reconstituição desta quinta-feira, a polícia vai confrontar as provas apresentadas pela perícia técnica com a versão contada pelos policiais militares. O resultado tem prazo de 10 dias para ficar pronto. Se ficar constatado o homicídio, os PMs podem ser autuados e responder por homicídio qualificado e fraude processual. “Já está provado que a cena do crime foi alterada. Mas temos que delimitar quem o matou. Vamos comprovar de uma vez por todas a alteração do local do crime, que provavelmente aconteceu para encobrir o homicídio”, explica Chueire.

O corregedor da Polícia Militar de Goiás, Coronel Lourival Camargo, informou ao G1 que caso seja comprovado que Boni Júnior foi vítima de homicídio, os policiais envolvidos serão penalizados: “A mesma preocupação que a Polícia Civil tem em desvendar o caso nós também temos, pois a instituição não é conivente com essa conduta. Se de fato eles tiverem envolvimento no crime, serão submetidos a procedimento ético e a até a uma provável exclusão da corporação”.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/12/mae-de-sertanejo-pede-justica-por-morte-unica-arma-dele-era-o-violao.html

Preso suspeito de esfaquear e tentar estuprar jovem grávida de 8 meses


 


 Crime aconteceu no Setor São José, em Goiânia, na quarta-feira (12).
Adolescente de 16 anos saiu de casa para lanchar quando foi surpreendida.

A polícia prendeu um homem de 26 anos suspeito de esfaquear e tentar estuprar uma adolescente de 16 anos grávida de oito meses, no Setor São José, em Goiânia, na quarta-feira (12).

De acordo com testemunhas, a jovem tinha saído para lanchar e colocar crédito no celular e ao voltar foi surpreendida na porta de casa pelo suspeito.“Ela está completamente machucada, ele conseguiu cortar o queixo dela, a mão dela. Ela vai ter de fazer uma cirurgia na mão”, conta a sogra da vítima que não quis se identificar.

O namorado da jovem foi à Delegacia da Mulher acompanhar o caso. A preocupação também é com o estado de saúde do bebê que está perto nascer. “A preocupação maior também é com ele. Estou até agora sem acreditar, como acontece uma coisa dessa”, disse sem se identificar.

A adolescente foi encaminhada o Hospital Materno Infantil, na capital e está em observação. A polícia suspeita que o rapaz, que já foi preso por furto estava embriagado quando tentou estuprar a adolescente. “Ele estava aparentemente embriagado com cheiro de bebida alcoólica”, diz o tenente Leonardo Rodrigues.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/12/preso-suspeito-de-esfaquear-e-tentar-estuprar-jovem-gravida-de-8-meses.html

Homem tenta receber pagamento e atira no interior de construtora em Londrina

Um homem foi detido na manhã desta quinta-feira (13) depois de atirar contra uma construtora na Avenida JK, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Higienópolis, região central de Londrina. Ele teria ido cobrar uma dívida e disparou ao ficar irritado.

Vilmar Coribe teria prestado serviços para a empresa em obras realizadas em Santa Catarina, onde mora. Tentando receber o pagamento há quatro anos, resolveu vir a Londrina para buscá-lo e usar uma arma para pressionar a quitação da dívida.

Segundo informações da rádio Paiquerê AM, o homem não conseguir receber o valor pedido e acabou atirando no interior do prédio, após ameaçar as pessoas que estavam no local. Policiais militares, inclusive do Pelotão de Choque, estiveram na construtora e fizeram a prisão.

O homem teria assumido que perdeu a cabeça e foi levado para a 10ª Subdivisão Policial de Londrina. Também foi preso um amigo de Coribe que o acompanhava e um adolescente de 17 anos, que seria o proprietário do revólver calibre 38 usado no crime.

http://londrina.odiario.com/policia/noticia/711295/homem-tenta-receber-pagamento-e-atira-no-interior-de-construtora-em-londrina/

Homem confessa que estuprou a filha de 12 anos

Menina confirma que os estupros eram frequentes. O caso foi denunciado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente

Um serralheiro de 40 anos confessou que estuprou a filha de 12 anos. Ele foi preso na última sexta-feira (07) em casa no Jardim Liberdade, na região noroeste de Goiânia. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) recebeu a denúncia por telefone na noite de quinta-feira (06). O denunciante relatou que ouvia o choro da menor e que os dois iriam se mudar do local.

O suspeito explicou que apenas fazia sexo anal com a menina para mantê-la virgem. O Laudo do Instituto Médico Legal (IML) não confirmou os abusos, já que a última relação havia acontecido há uma semana e o músculo se regenerou.

Devido aos resultados dos exames, o homem não pode ser preso em flagrante por estupro de vulnerável. Mas a titular da DPCA, Renata Vieira, solicitou ao poder judiciário a prisão preventiva pelo crime. “Pedimos a prisão porque temos a confissão do suspeito e o relato com riqueza de detalhes da vítima”, explica.

Outro crime

O serralheiro foi detido por outro crime. Ele foi preso em flagrante pela Lei Maria da Penha, já que xingou e bateu no rosto da menina. Ele foi autuado por injúria e via de fato. A fiança é de R$ 12 mil.

A violência sexual começou em novembro de 2011 e aconteciam sempre que o serralheiro desejasse. A garota será encaminhada nesta segunda-feira (10) para exames complementares no Hospital Materno Infantil (HMI). A mãe da menina a abandonou logo que ela nasceu. A adolescente está com a tia da ex-madrastra, que ajudou a cuidar dela.

Vermes como remédio

Para muitos seres vivos, seu meio ambiente é outro ser vivo. São animais, bactérias e vírus que vivem dentro de um hospedeiro. A relação entre esses seres e seu meio ambiente é complexa, pois o ambiente é vivo e capaz de reagir à presença do hóspede.

Em alguns casos, o hóspede é agressivo e destrói rapidamente seu ambiente. É o caso do vírus Ebola, capaz de matar o humano infectado em questão de dias. Em outros, a sobrevivência do hóspede é impossível, como no caso de um vírus de sarampo que tenta se acomodar no corpo de uma criança vacinada. O vírus é destruído em questão de horas por um sistema imune alerta e preparado.

Mas existem casos em que hóspede e hospedeiro convivem amigavelmente e se ajudam. É o caso das bactérias nas raízes de plantas como feijão e soja. Elas invadem as raízes e são muito bem recebidas. Vivem dos nutrientes recebidos da planta hospedeira, mas em troca transformam o nitrogênio no ar em compostos nitrogenados necessários para o crescimento do hospedeiro. Como as plantas não são capazes de produzir esses compostos, a relação é do tipo ganha-ganha.

No nosso corpo também há uma relação cordial entre nosso intestino e as bactérias que lá habitam. As dezenas de espécies de bactérias que constituem nossa flora intestinal têm um papel importante na nossa digestão e no bom funcionamento do sistema digestivo.

Desde que o homem moderno surgiu, há mais de 200 mil anos, convivemos com uma variedade enorme de seres que vivem e se reproduzem dentro de nosso corpo. São vírus, bactérias, fungos, amebas e diversos tipos de vermes. Nossa relação com cada um desses hóspedes varia. Em alguns casos, eles nos matam; em outros, ajudam; e muitas vezes são simplesmente tolerados e controlados por nosso sistema imune.

O Homo sapiens foi selecionado e sobreviveu por milhares de anos na presença desses outros seres, mas nos últimos 200 ou 300 anos aconteceu um fenômeno novo. Com o desenvolvimento da medicina, descobrimos que muitos desses seres são responsáveis por doenças. Essa descoberta levou o Homo sapiens a desenvolver métodos poderosos para tornar a vida desses hóspedes impossível. São os antibióticos, os antifúngicos, os vermífugos e as vacinas.

Essas novas tecnologias acabaram com muitas doenças e, infelizmente, no início do século 20 nos levaram a crer que todo e qualquer ser vivo que habitasse nosso corpo deveria ser exterminado. A água encanada e tratada, os alimentos higienizados e outras tecnologias também diminuíram muito nossa exposição a esses seres vivos. No auge desse movimento, até a lavagem periódica dos intestinos chegou a ser recomendada.

Mas, no século 20, ao mesmo tempo que muitas dessas doenças desapareceram, surgiu um novo problema, o crescimento muito rápido de diversas doenças autoimunes, ou seja, o sistema imune de um corpo passa a atacar esse próprio corpo. Entre essas doenças está a colite ulcerativa e a síndrome de Crohn, que afetam nosso intestino.
Por volta de 1990, alguns cientistas tiveram uma ideia radical. Será que parte dessas doenças autoimunes não seria causada pela eliminação desses nossos hospedeiros nas sociedade moderna? Assim como as bactérias presentes no intestino são necessárias para seu bom funcionamento, eles imaginaram que a eliminação dos vermes de nosso intestino poderia ser a causa da síndrome de Crohn e da colite ulcerativa.

Para testar essa hipótese, decidiram tratar pacientes com vermes vivos. Escolheram um verme que infecta tanto homens quanto porcos, que sobrevive somente algumas semanas no nosso intestino e não causa doenças. O verme, Trichuris muris, foi produzido em porcos e seus ovos, depois de limpos, foram administrados aos pacientes.

Em 2005, no primeiro teste, um único paciente engoliu 2,5 mil ovos vivos. Semanas depois, os sintomas desapareceram e ele melhorou. No segundo experimento, três pacientes foram tratados e os bons resultados, confirmados. Num teste maior, 29 pacientes com doença de Crohn foram tratados com ovos desse verme. Após 24 semanas, 80% deles estavam melhor e 72% deixaram de apresentar todos os sintomas. Resultados semelhantes foram obtidos em testes com pessoas com colite ulcerativa.

Esses resultados levaram companhias farmacêuticas a iniciar o desenvolvimento de remédios para essas doenças baseados na ingestão de parasitas vivos e levaram muitos cientistas a investigar como a presença de vermes no intestino evita a reação autoimune.

Hoje esses remédios estão nas últimas fases dos testes clínicos e já se compreende como a presença desses hóspedes em nosso intestino evita o aparecimento dessa doença. Tudo indica que nosso sistema imune evoluiu para combater e controlar esses parasitas e, na sua falta, a capacidade bélica de nosso sistema imune se volta contra nosso próprio corpo.

Ingerir ovos vivos de vermes para evitar doenças autoimunes é desagradável, mas talvez o erro da humanidade tenha sido eliminar de nosso corpo todo e qualquer verme, tanto os que causam doenças como os necessários para a manutenção da saúde. A melhor evidência de que a medicina transformou vermes em inimigos é a aversão que temos à ideia de ingerirmos ovos de vermes - mas o curioso é que as mesmas pessoas que têm nojo de vermes já se habituaram a ingerir iogurtes com bacilos vivos para manter saudável sua flora intestinal.

Surgimos e convivemos por 200 mil anos com seres vivos no corpo. Agora temos de aceitar que parte deles provavelmente é necessária para nos mantermos saudáveis. É mais uma dimensão de nossa íntima relação com os seres vivos, tanto os que nos cercam por fora quanto por dentro.

 

 http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,vermes-como-remedio-,972810,0.htm

Homem bate carro ao fazer sexo ao volante e mata 2 mulheres nos EUA

Mark Anders Chalin foi condenado pela morte de duas mulheres em acidente (Foto: Blue Earth County Jail)

Mark Anders Chalin foi condenado pela morte de duas mulheres em acidente (Foto: Blue Earth

Um homem de 24 anos foi condenado pela morte de duas mulheres em um acidente de trânsito em Minneapolis, nos Estados Unidos.
 
Mark Anders Chalin foi acusado de fazer sexo enquanto dirigia no momento do acidente. A mulher que estava com ele e a motorista de outro carro, que foi atingido na colisão, morreram, segundo a emissora "CBS".
Segundo as autoridades, Chalin dirigia um Chevy Cobalt quando bateu em outro carro. Ele alega não se lembrar dos momentos anteriores ao acidente, mas testemunhas relataram que uma das vítimas, Amber Menezes, de 23 anos, estava sentada em seu colo, com as pernas em volta de seu corpo, bloqueando sua visão da pista.
As investigações apontaram que o veículo de Chalin estava a uma velocidade entre 96 e 104 km/h, enquanto o outro veículo seguia a cerca de 30 km/h. De acordo com a perícia, o jovem não freou o carro antes da colisão.
Além de Amber, a motorista do outro veículo, Jonna Martin, de 35 anos, também morreu.
Chalin se declarou culpado pelo acidente, e disse que trocaria sua vida pelas duas mulheres. Ele foi sentenciado a pelo menos quatro anos de prisão nesta segunda-feira (10).
 
 

Toque de recolher em São Paulo: a ordem vem do crime?

Onda de violência em São Paulo desencadeou uma série de denúncias de toques de recolher, afetando comércio, escolas e faculdades

Era uma quarta-feira de outubro, quando J., 40 anos, proprietária de um bar e lanchonete em São Miguel, na zona leste de São Paulo, recebeu um recado de um vizinho, também comerciante. A ordem, supostamente dada por criminosos, era clara: todos deveriam baixar as portas mais cedo. J., que costuma fechar o estabelecimento por volta das 23h, não questionou. A exemplo de outros comerciantes, obedeceu ao que determinava o aviso. Naquele dia, encerrou as atividades às 19h.
A história de J. está longe de ser caso isolado. Denúncias de “toque de recolher” voltaram a aparecer desde que o Estado de São Paulo passou a viver uma nova onda de violência, cujo pavio foi aceso no fim de maio, após ação da Rota que terminou com seis mortos na zona leste. Os relatos passaram a se multiplicar à medida que a criminalidade no Estado se agravava — sobretudo nos últimos dois meses.
 
Se por um lado o poder público nega, categórico, a existência desse tipo de coação, por outro, uma parcela da população não esconde que se sente ameaçada e, na dúvida, acaba se submetendo ao que entende ser uma “ordem do crime”.
 
O R7 ouviu histórias de moradores de diferentes regiões da capital e de cidades vizinhas e constatou que, resultado de rumor ou não, os casos de toque de recolher estão pulverizados e têm alterado a rotina de alguns bairros, especialmente na periferia.
A funcionária pública C., 25 anos, que o diga. Ela vive em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e, desde outubro, não sai à noite porque tem medo de “pagar para ver”, como ela mesma enfatizou.
 
— Está geral. Os comerciantes estão até acatando, mas a polícia manda abrir, dizendo que não há toque de recolher, que não precisa fechar. Só que alguns estão fechando [o estabelecimento mais cedo]. Eu tenho um filho pequeno para criar. Pelo sim, pelo não, você acaba se privando de fazer as coisas. Não vou arriscar a minha vida. Eles [criminosos] não têm nada a perder.
 
C. conta que há dois meses ela e familiares vivem uma tensão cotidiana.
— Todas as pessoas que conheço, quando dá 20h, vão para dentro de casa. A minha mãe saia às 19h30 do serviço. Geralmente, chegava umas 21h, 21h30. Ela passou a sair mais cedo para chegar em casa às 20h. Minha prima trabalhava das 14h às 20h e chegava em Taboão por volta das 22h. Ela mudou de emprego. Arrumou outro por aqui, nas redondezas, e agora trabalha das 7h às 16h.
A funcionária pública se diz insegura e abalada emocionalmente em razão da onda de violência.
— Meu estado emocional está crítico. Saio para trabalhar às 5h. Ainda está escuro. Para mim, alguém vai entrar no ônibus e tacar fogo. Vai jogar aquele coquetel de garrafa [molotov]. É horrível. Isso não é vida.
 
 

Nova vítima diz que levou soco ao se recusar a fazer sexo oral em sargento

Ela foi até a 25ª DP nesta quarta e disse que foi abordada por ele em Bento Ribeiro

Suspeito
Sargento chorou ao chegar à Delegacia do Engenho Novo

Mais uma vítima do segundo sargento da Aeronáutica Edvaldo Silva Rodrigues Junior esteve na Delegacia do Engenho Novo (25ª DP), nesta quarta-feira (12). Segundo o delegado Antenor Lopes Martins Júnior, a menor, de 17 anos, foi atacada no bairro de Bento Ribeiro, no dia 4 de dezembro. Ela fez o reconhecimento formal do militar. Com este, sobe para nove o número de casos registrados contra Edvaldo.
 
Na delegacia, a vítima contou que foi abordada pelo sargento, enquanto passeava com o cachorro e que ele acariciou os seios dela e a obrigou a masturbá-lo. Segundo o delegado, ao se recusar a fazer sexo oral, a vítima foi agredida com um soco.
 
— Parece até que ele estava achando que as vítimas gostavam de ser violentadas. Como ela se recusou a fazer sexo oral, ele ficou irritado e deu um soco na barriga da mulher. Ainda bem que a Justiça decretou a prisão preventiva dele, porque representa um risco à sociedade.
 
Edvaldo deve ficar preso até o julgamento. Na última terça-feira (11), mesmo dia em que o prazo da prisão temporária dele venceu, o juiz Rafael Estrela, da 35ª Vara Criminal, decretou a prisão preventiva do militar.
 
Na decisão, o magistrado relata a própria confissão de Edvaldo: “O acusado descreveu minimamente a dinâmica dos fatos, o que retrata sua personalidade inclinada à prática de delitos contra a liberdade sexual”.
 
O juiz acrescenta que casos como este têm chocado a opinião pública.
 
“Ações delituosas como estas estão assustando a sociedade, encontrando-se todos, à espera de uma pronta intervenção do Poder Judiciário, mesmo que de natureza ainda provisória, deve ser decretada a prisão do acusado para a garantia da ordem pública, da aplicação da lei penal e elucidação dos fatos”.
 
Além de responder pelos crimes na Justiça comum, o militar também é alvo de um procedimento interno aberto pela Aeronáutica. Ele será submetido ao Conselho de Disciplina, que pode decidir pela expulsão de Edvaldo.
 
"Vontade incontrolável"
 
Edvaldo Silva Rodrigues Junior disse em depoimento na Delegacia do Engenho Novo (25ª DP), que não conseguia ficar mais do que dois dias sem violentar uma mulher, pois “sentia uma vontade incontrolável”.
 
Edvaldo também disse que sentia muito prazer em se masturbar na rua e que começou a fazer isso com a intenção de que as mulheres o vissem, mas que há aproximadamente quatro meses decidiu abordá-las e obrigá-las a masturbá-lo e a fazer sexo oral nele. Ele também exigia penetração nas vítimas.

Ainda em depoimento, o militar diz que violentou dez mulheres, mas atacou outras cinco. Essas, porém, conseguiram fugir. Edvaldo ainda listou os bairros onde fez vítimas: Inhaúma, Engenho Novo, Méier, Ramos, Engenho de Dentro, Marechal Hermes, Rocha, Sampaio e Piedade, todos na zona norte.
 

Polícia do DF prende suspeito de manter mãe em cárcere privado


abusador

Suspeito também fez insinuações sexuais para mulher, diz delegada.
Aposentada, de 70 anos, disse que tinha vergonha das ameaças do filho.
 
Jovel Matias de 33 anos manteve a própria mãe em cárcere privado, dentro de casa, na Asa Sul, nesta quarta-feira (12). Ele ainda é acusado de ter cometido abuso sexual e também de ter agredido a mãe, que tem 70 anos de idade. O homem tem 18 passagens pela polícia.
 
Matias é formado em administração de empresas e em teologia. As passagens registradas contra ele na polícia são por perturbação, desacato, lesão corporal e dano ao patrimônio.
 
Enquanto a idosa era mantida em cárcere, o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foi chamado e conseguiu negociar a liberdade da refém. A vítima foi libertada e o agressor foi preso.
 
Em outubro do ano passado, ele manteve a mãe como refém, também dentro de um apartamento. À época, na ação policial, foram mobilizadas 15 viaturas e 40 homens do Bope
 
A delegada Angela Maria dos Santos, o homem de 36 anos também fez insinuações sexuais para a aposentada, de 70 anos. “Desde a tarde de segunda-feira ele obrigava a mãe a assistir à televisão, não a deixava ir ao banheiro e nem se alimentar. Além disso, ficava se exibindo para ela”, disse.
De acordo com polícia, o homem tem 18 passagens por pequenas perturbações da ordem pública e agressividade. Nesta quarta, os vizinhos ouviram gritos e o denunciaram na delegacia. Segundo a delegada, ele está desempregado, mas é formado em administração e em teologia.
Ao ser preso, o suspeito alegou ter problemas psiquiátricos e tomar medicamentos controlados. Os policiais disseram que os remédios encontrados no apartamento não são de uso controlado.
No depoimento, a aposentada contou que o filho queria que ela entregasse o documento de um carro. Ela disse que não foi a primeira vez que ele a molestou sexualmente, mas nunca o denunciou porque tinha vergonha da situação. Ela está recebendo orientação dos psicólogos da Deam.
O homem está preso no Departamento de Polícia Especializada e, além do crime de crime de cárcere privado, vai responder por lesão corporal, tentativa de estupro e danos materiais.
 
A Polícia Militar encontrou nesta quarta-feira (5) uma mulher supostamente mantida em cárcere privado em um apartamento na quadra 911 Norte, em Brasília. No apartamento dela foram encontrados R$ 110 mil em dinheiro em uma mala. No apartamento não havia móveis. A mulher estaria dormindo no chão.

As informações da 2ª Delegacia de Polícia, a mulher tem cerca de 70 anos e estava com a saúde debilitada por não se alimentar direito e por estar sendo mantida em condições insalubres. Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mulher foi levada para o Hospital de Base em estado de choque.

Um homem ainda não identificado que também estava no apartamento e afirmou ser filho da mulher negou que ela estivesse em cárcere privado. Detido, ele afirmou desconhecer a origem do dinheiro encontrado no imóvel.

Agentes da 2ª DP chegaram até o apartamento no bloco A da quadra 911 Norte após serem chamados pelo porteiro, que também acionou os bombeiros e o Samu por causa do forte odor nque vinha do apartamento.

http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/homem-mantem-a-propria-mae-como-refem-em-casa-20121212.html
 

PF prende 46 em todo o país por fraudes em vestibulares de medicina

 
Quadrilha lucrava até R$ 2 milhões em época de provas, disse delegado.
Sete quadrilhas foram identificadas; um grupo atuava há mais de 20 anos.
 
A Polícia Federal prendeu 46 pessoas até o início da tarde desta quarta-feira (12) em todo o país suspeitas de fraudar vestibulares de faculdades de medicina em vários estados e no Distrito Federal. Uma das sete quadrilhas envolvidas nas fraudes lucrava até R$ 2 milhões na época das provas, de acordo com o delegado-chefe da operação, Leonardo Damasceno.

As investigações da operação, batizada de Calouro, ocorreram durante um ano e seis meses e identificaram fraudes em 53 provas de admissão para cursos de medicina em 11 estados e no Distrito Federal, em unidades de ensino privadas e em algumas estaduais.

O delegado informou que os candidatos pagavam até R$ 80 mil para conseguir aprovação, obtida por meio do uso do uso de documentos falsos e de cola eletrônica. Em cada prova, as quadrilhas atuavam para beneficiar pelo menos 20 candidatos.

De acordo com Damasceno, as instituições afetadas pelas fraudes colaboraram com a investigação da polícia e não agiam de forma conivente com as quadrilhas. “As instituições foram pegas de surpresa, pois não tinham dimensão de que eram o grande alvo dessas quadrilhas”, afirmou.

A PF informou que empresários, um médico, um engenheiro e um estudante de medicina comandavam as quadrilhas e, em um ano e meio, mais de mil candidatos teriam tentado se beneficiar do esquema. Seis líderes dessas quadrilhas foram presos em Goiás e um em Minas Gerais.

Entre as instituições que tiveram o resultado das provas fraudado, estão a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, a fluminense Estácio de Sá e a PUC Betim, em Minas Gerais. Também estão na lista a paulista Anhebi Morumbi e a Universidade Católica de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Equipamento usado em fruade em vestibular (Foto: Assessoria de Comunicação/ PF-ES)
Equipamento usado em fraude em vestibular
(Foto: Assessoria de Comunicação/ PF-ES)

Distrito Federal

O delegado informou que, no Distrito Federal, pelos menos 60 estudantes tentaram se beneficiar com o esquema em três vestibulares de medicina das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac) entre outubro de 2011 e novembro deste ano.

Dos 70 mandados de prisão emitidos pela Justiça nesta quarta, cinco foram no DF, onde quatro pessoas haviam sido presas até o início da tarde.

O delegado informou que, antes da operação, cinco quadrilhas já tinham sofrido repressão da polícia por fraudes em vestibulares anteriores, mas continuaram atuando porque os líderes não chegaram a ser condenados. Entre 60 e 70 pessoas também já haviam sido presas, mas continuaram atuando nos esquemas após a soltura, contou o delegado.

A operação ocorreu em Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo,Santa Catarina, Minas Gerais,Rio de Janeiro, Pará e Distrito Federal
 
A atuação

A estimativa da PF é de que sejam pelo menos 30 unidades de ensino superior afetadas em todo o Brasil pelas fraudes. "A carência de vagas na rede pública e a disputa acirrada tanto das federais quando nas particulares alimenta esse tipo de esquema, uma vez que os candidatos se atraem pela facilidade. Essas quadrilhas investigadas não atuavam nas universidades federais devido ao Enem, uma seleção muito maior e com mais restrições no momento das provas", explicou o delegado.

Damasceno detalhou que o esquema funcionava de duas maneiras. Na mais simples, uma pessoa envolvida na quadrilha falsificava documentos e fazia a prova no lugar do verdadeiro candidato. Essa pessoa que realizava a prova quase sempre era um aluno de medicina com boas notas na faculdade.
 
Resposta de questão em vestibular (Foto: Assessoria de Comunicação/ PF-ES)
 
Resposta de questão em vestibular (Foto: Assessoria
de Comunicação/ PF-ES)
Na outra modalidade, um membro da quadrilha fazia a prova rapidamente e saía da sala. Esse falso candidato que resolvia a prova era chamado pelos integrantes das quadrilhas de "piloto", pois deveria ser rápido para resolver as questões, e também era aluno de medicina.
De posse do gabarito, ele conferia o resultado e passava as informações por meio de uma escuta eletrônica ou por celular para o candidato. Antes da prova, os candidatos que contratavam os serviços das quadrilhas eram treinados para que soubessem como agir no momento de receber as respostas
A Polícia Federal comunicará às faculdades os nomes dos candidatos que foram identificados durante as investigações. "Esses alunos não possuem um vínculo permanente com a quadrilha. Nós faremos uma notificação à Justiça para que seja comunicado oficialmente e, então, sejam excluídos da instituição os candidatos que conseguiram lograr êxito em passar em uma ou outra instituição", afirmou o delegado.
Os detidos responderão a inquérito pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, falsificação de documento, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Federal.


http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/12/pf-prende-46-em-todo-o-pais-por-fraudes-em-vestibulares-de-medicina.html