sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A VIOLÊNCIA QUE ASSOLA NOSSA SOCIEDADE



A violência, gradualmente, vem invadindo a sociedade, cerceando a liberdade de cidadãos que, atemorizados, escondem-se por de trás de verdadeiros aparatos bélicos, cuja eficácia varia de acordo com a condição sócio-econômica de cada indivíduo. No entanto, nos últimos dias, houve uma avalanche de situações de extrema barbárie, que evidenciaram a total ineficácia do Estado no combate à criminalidade e demonstraram, ainda, a absoluta insegurança que assola todo o país e ignora os muros altos de condomínios luxuosos, a existência de seguranças armados, a presença de policias e todos os outros mecanismos que até pouco tempo geravam uma falaciosa sensação de segurança para aqueles que deles pudessem se valer.
A partir das notícias veiculadas na mídia escrita e televisiva, nas quais as favelas cariocas emergiram-se como verdadeiros campos de batalha, onde, ainda, demonstrava-se o completo despreparo dos agentes públicos para lidar com a delicada situação, surgiram diversas reportagens abordando o tema da violência e que acrescentaram dados preocupantes, principalmente em relação ao número de homicídios praticados no Brasil, que equivale e até supera muitas guerras ocorridas no mundo.

O cenário calamitoso que, de forma avassaladora toma conta das cidades, principalmente das grandes capitais brasileiras é o reflexo das políticas governamentais de segurança pública até agora implementadas. Reiteradamente, observa-se a torpe postura dos ocupantes de cargos públicos que, ignorando a realidade fática, preocupam-se em ocupar tribunas para proferir discursos panfletários e vazios em conteúdo e apresentar projetos, projetos e mais projetos de lei, criando novos crimes. Tantos quantos forem necessários para se acender na população uma falsa chama de esperança que logo se esvai, diante da patente ineficácia de tais medidas, mas que, no entanto, é suficiente para garantir os votos necessários para a eleição seguinte.
Ademais, a impunidade, hoje uma marca constante nos processos penais, consiste em fator preponderante para o incremento da indústria do crime, na medida em que o público alvo do direito penal já está mais do que definido e, com raras exceções, somente são condenados e cumprem pena as pessoas desprezadas pela estrutura social: indivíduos pobres, feios, fedorentos e sujos, cujo encarceramento chega a propiciar um alívio aos olhos daqueles que transitam nas ruas e não mais precisam encarar a face encardida daquele mendigo que estiver trancafiado.
No entanto, a nefasta estrutura jurídico-penal, que ao invés de punir os verdadeiros criminosos, apenas segrega parcelas hipossuficientes da população tende a se perpetuar, diante da atual estrutura política, na qual as campanhas eleitorais são financiadas por empresários que, evidentemente, romperiam o elo com seu “financiado” diante de ações públicas efetivas no combate à impunidade das lesões milionárias aos cofres públicos com sonegação de impostos, contribuições previdenciárias e diversos outros crimes cujo tratamento dispensado hoje pelo ordenamento jurídico é ínfimo, apesar da magnitude da agressão.

A situação é grave, principalmente ao analisar-se a crescente corrupção que vem dominando a estrutura governamental.
Verifica-se uma total inconsistência das medidas oficiais para o combate à violência e percebe-se uma má vontade dos governantes em assumirem atos concretos e eficazes para o combate à criminalidade, esta postura talvez se deva ao temor em contrariar interesses econômicos ou então à falta de preparo para a função que desempenha.
O cidadão não consegue mais viver acompanhado 24 horas do medo e da insegurança. Chega de leis penais mal feitas, inconsistentes e ineficazes, chega de projetos inócuos, chega de promessas vazias. A sociedade não se quer mais muros, mais crimes, mais penas. A sociedade deseja paz e tranqüilidade.
http://www.pontojuridico.com/modules.php?name=News&file=article&sid=36

Sargento da Aeronáutica preso acusado de estuprar cinco mulheres diz que precisa de ajuda psicológica: ‘Não sabia como parar’


O sargento Edvaldo, na delegacia

“Eu só não sabia como fazer para parar”. Foi assim que o sargento da Aeronáutica Edvaldo Silva Rodrigues, de 34 anos, justificou ter estuprado pelo menos cinco mulheres. Preso nesta sexta-feira por policiais da 25ª DP (Engenho Novo), Edvaldo chorou, pediu desculpas à sua família e às famílias das vítimas e disse precisar de ajuda psicológica. O militar teve a prisão temporária decretada pela Justiça.
 
O pai de uma das vítimas de Edvaldo esteve na delegacia. O militar do Exército, de 55 anos, disse que sua filha, de 23, foi rendida pelo sargento no último dia 23. Ele abordou a jovem de manhã, quando saía de casa, numa rua movimentada no bairro do Riachuelo, na Zona Norte do Rio.
 
- Minha filha entregou a bolsa, pois achava que era um assalto. E ele disse: “Não quero a bolsa. Quero você. Se não fizer o que eu quiser, te mato” - contou o militar do Exército.

O crime foi flagrado por uma vizinha. Edvaldo fugiu depois de obrigar a vítima a fazer sexo oral nele.

A mulher do sargento também esteve na 25ª DP. Ela disse estar envergonhada com os crimes do marido. Os dois - que se conhecem desde a adolescência - completariam um ano de casado neste domingo.
 
- Ainda não caiu a ficha. Nunca ia imaginar que ele faria uma coisa dessa. Ainda é difícil de acreditar - disse a mulher.

Segundo as investigações, Edvaldo agia de manhã. Ele saía de moto - que tem a figura de uma caveira na traseira - à procura das vítimas. Os agentes dizem que o sargento é um homem frio.

A mulher do sargento também esteve na 25ª DP. Ela disse estar envergonhada com os crimes do marido. Os dois - que se conhecem desde a adolescência - completariam um ano de casado neste domingo. A caveira na traseira da moto
A caveira na traseira da moto Foto: Fabiano Rocha / Extra
  - Ainda não caiu a ficha. Nunca ia imaginar que ele faria uma coisa dessa. Ainda é difícil de acreditar - disse a mulher.
Segundo as investigações, Edvaldo agia de manhã. Ele saía de moto - que tem a figura de uma caveira na traseira - à procura das vítimas. Os agentes dizem que o sargento é um homem frio.

http://assuntosdepolicia.blogspot.com.br/2012/12/sargento-da-aeronautica-preso-acusado.html

O pioneiro dos sistemas antivírus John McAfee é detido na Guatemala e pode ser deportado


 


CIDADE DA GUATEMALA (AFP) – O pioneiro dos sistemas antivírus John McAfee foi detido na noite de quarta-feira 5 pela polícia da Guatemala para esclarecer sua situação migratória, depois que o americano solicitou asilo político ao denunciar uma perseguição do governo de Belize.

“Agentes da Interpol e da Polícia Nacional Civil conduziram o senhor John David McAfee às autoridades de Migração. Ele está irregularmente em nosso país e está sendo colocado à disposição das autoridades de Migração”, disse à AFP o porta-voz da polícia, Pablo Castillo.

Castillo deu a entender que o gênio da informática pode ser deportado para Belize ou repatriado aos Estados Unidos.

McAfee desembarcou na Guatemala na segunda-feira 3 por considerar-se um perseguido político em Belize, onde mora desde 2009. O dono do antivírus McAfee é procurado há mais de três semanas pelas autoridades para ser interrogado sobre o assassinato de seu vizinho e compatriota Gregory Faull.

Apesar de ter sido detido na Guatemala por ter virado um foragido após ser acusado de assassinato, envolvimento com drogas e porte de armas em Belize, onde residia, John McAfee não conseguiu ficar longe da internet: o criador de um dos antivírus mais famosos do mundo deu um jeito de conseguir um computador e acessar a internet de sua cela – e escrever sobre isso.

Em seu site oficial, que já era constantemente atualizado, McAfee criou durante a madrugada de ontem (05) uma postagem chamada “Blogando da prisão”, em que conta que pediu – e ganhou – acesso a um computador e um copo de café. O responsável por ceder o aparelho teria sido um “carcereiro gentil e cavalheiro” do local.

Durante as horas seguintes, possivelmente por causa do tédio da prisão, o acusado fez várias postagens, algumas delas relatando o que acontece no local. Em uma postagem, ele fala que um juiz acabou de chegar ao local, enquanto em outra ele comenta sobre a tentativa de recorrer à embaixada dos Estados Unidos para tentar voltar ao país. Para ficar ligado nos textos de McAfee, é só visitar a página do sujeito.


A polícia da Guatemala deteve o norte-americano John McAfee nesta quarta-feira (5) por entrar ilegalmente no país e disse que vai tentar mandá-lo de volta para Belize, de onde ele saiu enquanto era procurado para responder sobre a morte do vizinho.

McAfee, que estava foragido há três semanas, atravessou a fronteira para a Guatemala com a namorada de 20 anos para escapar das autoridades de Belize que estão atrás dele para interrogá-lo como "pessoa de interesse" sobre o assassinato do também norte-americano Gregory Faull.

"Ele entrou ilegalmente no país e vamos buscar a expulsão dele por esse crime", disse o Ministro do Interior Mauricio López Bonilla. McAfee foi detido pela polícia guatemalteca e um membro da Interpol dentro do hotel Intercontinental na Cidade da Guatemala.

Um dos primeiros empreendedores do Vale do Silício a conquistar uma fortuna com a internet, o empresário de 67 anos ganhou milhões de dólares através do software antivírus que carrega seu nome.
A vida de McAfee tem sido marcada por polêmicas nos últimos anos, mas não existe mandado de prisão contra ele. A polícia de Belize diz que ele não é um suspeito principal.

Fernando Lucero, porta-voz do departamento de imigração da Guatemala, descartou uma deportação imediata para McAfee. O advogado do empresário, Telesforo Guerra, estava buscando um habeas corpus para libertá-lo e o norte-americano disse em seu blog (acesse, em inglês) que ele não voltaria a Belize até que um juiz de corte superior avaliasse seu caso.

McAfee foi levado a uma residência de propriedade do departamento de imigração, sob proteção de um pequeno grupo de policiais.

Ele vinha buscando asilo político na Guatemala, que trava uma prolongada disputa territorial com Belize.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/guatemala-detem-pioneiro-de-software-antivirus-mcafee.html  

Conselho de Medicina de SP reprova mais da metade dos recém-formados


 


Brasília – Mais da metade dos alunos recém-formados em medicina no estado de São Paulo foi reprovada no exame do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). A prova foi realizada em novembro deste ano e é obrigatória a todos os formandos do estado.

Dos 2.411 participantes, 54,5% acertaram menos de 60% da prova, ou seja, menos de 71 das 120 questões. O exame contou com a presença de 2.525 estudantes das 28 escolas médicas paulistas que funcionam há mais de seis anos. Desses, 114 tiveram suas provas invalidadas.

Ao todo, 2.943 recém-formados se inscreveram na avaliação. Desses, 71 (2,5%) não compareceram. Dos 2.872 presentes, 119 (4,2 %) tiveram as provas invalidadas (114 de São Paulo e cinco de outros estados), sendo que 86 boicotaram o exame, assinalando a letra “b” em todas as questões, e 33 apresentaram outros padrões de respostas consideradas pelo Cremesp como inconsistentes.

Compareceram à prova recém-formados de 51 cursos de medicina de outros estados (347, do total de 2.872 presentes) que irão se registrar no Cremesp e atuar em São Paulo.
O exame contou com 120 questões objetivas de múltipla escolha que abrangem problemas comuns da prática médica, de diagnóstico, tratamento e outras situações, em nove áreas básicas: clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, saúde mental, epidemiologia, ciências básicas e bioética.

Áreas de conhecimento
Médias (% de acertos)
Saúde Mental
41,0
Saúde Pública
46,1
Clínica Médica
53,1
Pediatria
55,3
Ginecologia
55,4
Ciências Básicas
61,0
Obstetrícia
63,1
Clínica Cirúrgica
66,7
Bioética
66,9
Fonte: Cremesp
 
Os resultados apontam que a média (percentual de acertos da prova) foi maior entre os cursos de medicina públicos (63,74% de acertos), quando comparados com os participantes oriundos de instituições privadas (54,38 % de acertos).

De acordo com o Cremesp, o comprovante de participação na prova será exigido para o registro profissional do médico no órgão, mas o registro não dependerá do desempenho ou da aprovação no exame. O resultado é confidencial.

“Por força de lei, o Cremesp não pode condicionar o registro à aprovação em um exame. Isso exigiria uma lei federal, como a que instituiu o exame da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], o que está em tramitação no Congresso Nacional”, informou o conselho em nota.

Os inscritos que faltaram ao exame do Cremesp no dia 11 de novembro deverão apresentar justificativa.

http://www.cartacapital.com.br/saude/conselho-de-medicina-de-sp-reprova-mais-da-metade-dos-recem-formados/

Brasileiros já pagaram R$ 1,4 trilhão em impostos no ano


 Brasileiros já pagaram R$ 1,4 trilhão em impostos no ano. (Foto: Reprodução)

Impostômetro da ACSP atingiu marca nesta sexta-feira (7).
Valor foi alcançado com antecedência de 6 dias na comparação com 2011.

O valor pagos pelos brasileiros neste ano em impostos federais, estaduais e municipais atingiu na madrugada desta sexta-feira (7), por volta da 1h, a marca de R$ 1,4 trilhão, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Na comparação com o ano passado, a marca foi registrada com seis dias de antecedência, já que em 2011 esse valor só foi registrado no painel no dia 13 de dezembro.
 
Brasileiros já pagaram R$ 1,4 trilhão em impostos no ano. (Foto: Reprodução)

Em 2011, foi arrecadado R$ 1,512 trilhão durante o ano todo. Para 2012, a expectativa da associação comercial é que o "Impostômetro" deverá ultrapassar a marca de R$ 1,6 trilhão até o último dia do ano.

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, defende a necessidade de dar transparência aos impostos pagos. “Realizamos esta semana o ato ‘Não Veta, Dilma’. Queremos que a presidente sancione o Projeto de Lei 1472/2007, que servirá para informar o cidadão sobre os impostos pagos na hora da compra de bens ou serviços", afirmou, em comunicado.

Inaugurado em abril de 2005 pela ACSP, em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o painel eletrônico que calcula a arrecadação em tempo real está instalado na sede da associação, na Rua Boa Vista, região central da capital paulista.

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet na página do "Impostômetro". Na ferramenta é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.

 A carga tributária brasileira, que é o valor de todos os impostos pagos pelos cidadãos e empresas na proporção das riquezas produzidas no país, somou 35,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, estabelecendo nova marca recorde, informou nesta quinta-feira (29) a Secretaria da Receita Federal. O recorde anterior para a carga havia sido registrado em 2008, quando somou 34,54% do PIB.

 Arrecadação X PIB 

Os números do Fisco mostram que foram arrecadados no ano passado, em tributos federais, estaduais e municipais, R$ 1,46 trilhão (valor não inclui multas e juros), enquanto o PIB do mesmo período somou R$ 4,14 trilhões. Em 2011, a arrecadação de impostos e contribuições havia somado R$ 1,26 trilhão, enquanto o PIB do mesmo período totalizou R$ 3,77 trilhões. 

Segundo a Receita Federal, a maior parte dos tributos foi arrecadada pelo governo federal, no ano passado. A União arrecadou em 2011, ainda de acordo com dados oficiais, R$ 1,02 trilhão, o correspondente a 70% da receita total. Ao mesmo tempo, os estados foram responsáveis pela arrecadação de 357 bilhões, e os municípios responderam pela arrecadação de R$ 80,7 bilhões.
 
Crescimento econômico e Refis da Crise
 
A explicação para o crescimento da carga tributária no ano passado tem relação com o crescimento da economia brasileira, que avançou 2,7%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a geração de empregos formais e, também, com o Refis da Crise – programa de parcelamento de débitos em atraso com o governo federal. Por meio do Refis da Crise, o governo arrecadou R$ 26,7 bilhões. 

Com a economia crescendo mais, sobe também a arrecadação dos impostos diretos (Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre Lucro Líquido, por exemplo). O impacto do crescimento econômico, entretanto, também acontece nos chamados "impostos indiretos", ou seja, aqueles que estão embutidos nos preços dos produtos, como o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual.

Além disso, a Receita Federal lembrou que também houve aumento da alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as operações de crédito das pessoas físicas. A alíquota diária avançou de 0,0041% para 0,0082%. Mesmo corrigindo a tabela do Imposto de Renda, que baixa a arrecadação e reduzindo a tributação sobre o microempreendedor individual, entre outros, as alterações na tributação geraram um acréscimo de R$ 1,4 bilhão nas receitas do governo.
 
Estudo do IBPT
 
De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que considera 30 países, o Brasil continuou sendo, em 2011, o país que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade. 

"A Austrália, seguida dos Estados Unidos, da Coréia do Sul e do Japão, são os países que melhor fazem aplicação dos tributos arrecadados, em termos de melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos", informou o IBPT.

Segundo o IBPT, o Brasil, com arrecadação" altíssima e péssimo retorno desses valores", fica atrás, inclusive, de países da América do Sul, como Uruguai e Argentina.
  
http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/12/brasileiros-ja-pagaram-r-14-trilhao-em-impostos-no-ano.html