quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MUTUALISMO E PARASITISMO



 MUTUALISMO – É a relação em que dois seres participam e ganham através de convivências harmônicas entre seres vivos de duas espécies diferentes, onde se  beneficiam mutuamente dessa associação. Essa relação é de suma importância para a sobrevivência de ambas as espécies. Trata-se de uma forma de cooperação em que o benefício individual e o benefício de grupo são servidos simultaneamente, sem sacrifício, havendo um ganho social pela soma dos dois.

 Esta ideia de ajuda mútua, com vantagens recíprocas  configura uma espécie de seguro, constitui uma forma coletiva de organização para conseguir em comum os objetivos.  O mutualismo é uma doutrina social, um conjunto sistematizado de ideias que reflete atitudes e comportamentos que não se conseguem alcançar  individualmente, senão através do esforço, da união e recursos de muitos. É um processo cooperativo e fascinante de ajuda e benefício em que todos devem participar.

No mutualismo não pode existir a figura  do Predador-Presa, ou  Parasita-Hospedeiro porque se houver à pressão imposta pelos predadores  sobre as presas e  parasita-hospedeiro , ambos responderão com uma contra adaptação ou reação para evitar a pressão. Não existem disputas antagônicas entre si, mas, unem-se de maneira que estabeleçem uma relação mútua e não transformando em uma complexa teia de relações.

A relação entre a alga e o fungo que forma o líquen substância importante para sobrevivencia de ambos, é um exemplo perfeito de mutualismo, ou seja, o fungo se beneficia do alimento produzido pela alga e a alga se beneficia da proteção e de substância fornecidas pelo o fungo. Este é o  tipo de relação que deve atrair de forma particular a nossa atenção e de grande importancia para as pessoas dentro de um organização, porque aqui nós encontramos facilmente uma analogia de sentimentos como a amizade, união e altruísmo.

O Mutualísmo é um tipo de comportamento e ações em que os  seres  se beneficiam,  onde podemos chamar de caminho que nos leva à iluminação. São atitudes que  pode ser interpretada como claridade se bem relacionada com os interesses do próximo.  A vida só tem significados maiores quando somos úteis e nos sentimos mais ativos socialmente ajudando uns aos outros buscando sempre o bem comum só que existem pessoam que vivem em uma organização e ainda não descobriram a importância de viver em grupo.

Já o  Parasitismo é a relação entre dois organísmos que vivem juntos, sendo que um é prejudicado e o outro é beneficiado. O ser beneficiado, chamado de parasita, que se instala no corpo de outro organísmo, o hospedeiro busca somente prejudicá-lo..

Podemos citar como exemplo de parasitas, as lombrigas e bactérias  que se instalam no intestino de seres humanos com objetivo de fazer o corpo se enfraquecer, desfalecer ou se decompor injetando seu DNA destruidor e maldito  mais precisamente dentro do corpo do hospedeiro  para se alimentar, aproveitar e extrair os nutrientes que precisam para se fortalecerem, deixando o corpo do hospedeiro vulnerável a ataques severos de insetos destruindo primeiro a permeabilidade da parede intestinal através da liberação de toxinas prejudiciais, causando-o infecções graves provocando erosões e ulcerações ao nosso organismo, ou seja,  procuram de todas as formas eliminar as  nossas forças, nossos ideais e  propósitos de mudança.  
Enfim! Um ser que se diz racional, tem a obrigação de evoluir, não pode se dar ao luxo de ostentar um modelo arcaico e ineficiente por uma simples questão histórica ou de comodidade aparente.
 
Jairton Santos